Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Eduardo675br
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 27 Fev 2019, 16:24
Carro: GOL CL 1.6

Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Eduardo675br »

Boa tarde amigos!

Comprei recentemente um GOL CL 1.6AP ano 1993.
O carro é muito bom, estava parado e tive que fazer muita manutenção corretiva no arrefecimento e carburação.
Aproveitei e abri o motor (mandei abrir) para verificar a questão de borra...etc... foi feito cabeçote, trocado anéis e bronzinas de mancal e biela (tudo ainda STD).
A minha duvida é sobre o ponto de Ignição, que no manual se pede 9º.
Com a alteração da quantidade de etanol na gasolina esse valor muda? O rapaz que fez a carburação deixou regulado em 12º e o carro é bem esperto... mas acho que depois disso o motor ficou um pouco barulhento.
O que os amigos do fórum me recomendam? Volto para 9 originais ou deixo com 12?

Abraços e antecipadamente agradeço aos que responderem.

Abraços.
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

Eduardo675br escreveu:Boa tarde amigos!

Comprei recentemente um GOL CL 1.6AP ano 1993.
O carro é muito bom, estava parado e tive que fazer muita manutenção corretiva no arrefecimento e carburação.
Aproveitei e abri o motor (mandei abrir) para verificar a questão de borra...etc... foi feito cabeçote, trocado anéis e bronzinas de mancal e biela (tudo ainda STD).
A minha duvida é sobre o ponto de Ignição, que no manual se pede 9º.
Com a alteração da quantidade de etanol na gasolina esse valor muda? O rapaz que fez a carburação deixou regulado em 12º e o carro é bem esperto... mas acho que depois disso o motor ficou um pouco barulhento.
O que os amigos do fórum me recomendam? Volto para 9 originais ou deixo com 12?

Abraços e antecipadamente agradeço aos que responderem.

Abraços.

Boa tarde Eduardo,

Olha eu tenho um Voyage 93 1.6Ap tb.
Meu carro quando colocava em 9graus ele batia pino e eu deixei um pouco mais atrasado para não acontecer isso.
Essa tabela de avanço é uma salada mista na VW. tem anos q é 12 outros varias de 7,5 a 11...
Não vejo nada de mais ficar somente um pouco mais avançado, mas se estiver batendo pino, volte!
Mas tem outros mais experientes no fórum que se posicionaram sobre este tema.
Atualmente eu coloquei uma injeção e esta também pede 9graus, mas ela se adequou melhor com 13graus e estou usando assim.
Jesus é o nosso Rei!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Rodox »

Olá,

O meu Gol 1.8AP ano 1990 a gasolina e o ponto especificado para ele é 15º. Comigo também aconteceu do motor ficar mais barulhento após mudar de 9º para 12º. Meu motor não bate pino, mas notei que o motor ficou barulhento.

Outra coisa que notei é que com 9º quando eu desligava a ignição o motor ainda funcionava por um tempo, sendo que após mudar par 12º o motor desliga na hora que eu desligo a ignição. Não coloquei nos 15º que é o ponto correto devido ao barulho chato que faz o motor.

Eu uso gasolina aditivada de primeiríssima qualidade... abasteço no posto mais caro da região (Zona Sul de São Paulo/SP)... paguei este domingo R$ 4,80 no litro da gasolina aditivada DT Clean da Ipiranga.

Se a gasolina for batizada com solventes o risco é grande de bater pino, pois a octanagem cai com a adição de solventes... por outro lado se for batizado com álcool creio que a octanagem suba.

Porém acima de 27% de álcool na gasolina creio que o carburador deva ser recalibrado para funcionar bem o motor e preparado para resistir ao ataque do álcool, salvo melhor juízo, como aqueles banhos químicos que um carburardor a álcool recebe pelo menos uma vez por ano para não ocorrer a corrosão do carburador.

Assim sugiro você não passar do valor do ponto de ignição especificado no manual do seu carro.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Eduardo675br
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 27 Fev 2019, 16:24
Carro: GOL CL 1.6

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Eduardo675br »

Obrigado amigos.
Então, levei meu carro na Ajcarburadores (Alan que aparece nos videos do Tonella), e o trabalho realizado por ele é sensacional.. inclusive para quem tiver curiosidade ele subiu um vídeo do meu gol a umas 3 ou 4 semanas no canal deles no Youtube, o titulo é Gol do Eduardo de Santo André. Ele recalibrou os injetores, ajustou o ponto para 12º e o carro é uma delicia de se andar... mas notei que na marcha lenta ele fica um pouco barulhento.. não sei se sou eu quem sou tão exigente... enfim.
Acabei de comprar uma pistola de ponto, para tentar eu mesmo aferir e fazer pequenos ajustes no ponto e verificar se muda algo... mas confesso que gosto da maneira como esta (comportamento do carro).
Legal ver que você ainda posta e responde frequentemente Rodox, pois li muitos posts seus aqui e vi também muitos de seus videos no Ytube. Alias.... sei que não é o tópico correto... mas tenho curiosidade em saber se ainda usa o Valvoline Maxlife (dificílimo de se encontrar hoje) atualmente é o óleo do meu carro. Mas acho que não acharei mais, com exceção usando Ebay. Muito obrigado Rodox e Hudson pela resposta.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Rodox »

Muito obrigado pela atenção, Eduardo!

Parei de usar o MaxLife, pois não estou mais encontrado ele em Postos de Troca de Óleo. Troquei o óleo semana passada e coloquei o Shell 20W-50 - mineral... que pena! :choro: :choro: :choro:

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Rodox »

Eduardo,

O meu com ponto a 12º fica um barulho em marcha-lenta, com 9º o motor fica muito silencioso, porém fica um pouco fraco de potência.

Ele agora está com 240.000 km e a compressão está boa, com 160 psi em cada cilindro.
Editado pela última vez por Rodox em 18 Jun 2019, 22:58, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Eduardo675br
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 27 Fev 2019, 16:24
Carro: GOL CL 1.6

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Eduardo675br »

Bom dia Rodox!
Pois é.... da pra ouvir claramente que fica meio "quadrado" neh.... o meu era bem silencioso na lenta tbm.... agora se parece muito com esse seu no vídeo, porém fica uma belezinha pra andar.
Esse fim de semana vou voltar para 9º e ver como fica... se ficar muito xoxo.. deixo com 12º desencano e vou ser feliz.
O carro é muito legal!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Rodox »

Muito obrigado, Eduardo! Bom dia!

Se eu fosse você deixava no ponto especificado no seu manual, ou seja, 9º.

O meu carro eu troquei as bronzinas aos 190.000 km e hoje ele está com 240.000 km. Coloquei bronzinas STD.

Vi o vídeo do seu carro, ele está muito bonito e conservado, parabéns!

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Eduardo675br
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 27 Fev 2019, 16:24
Carro: GOL CL 1.6

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Eduardo675br »

Obrigado Rodox.
Vou acertar o ponto em 9º e manter o rpm por volta de 950/1000.
Também prefiro um pouco mais acelerado, pela questão da vibração e até mesmo lubrificação.

Assim que acertar o carro, posto as impressões por aqui ok.
Abraços amigos.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Rodox »

De nada!

Fico no aguardo.

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por bleidao »

Eduardo675br escreveu:Obrigado amigos.
Então, levei meu carro na Ajcarburadores (Alan que aparece nos videos do Tonella), e o trabalho realizado por ele é sensacional.. inclusive para quem tiver curiosidade ele subiu um vídeo do meu gol a umas 3 ou 4 semanas no canal deles no Youtube, o titulo é Gol do Eduardo de Santo André. Ele recalibrou os injetores, ajustou o ponto para 12º e o carro é uma delicia de se andar... mas notei que na marcha lenta ele fica um pouco barulhento.. não sei se sou eu quem sou tão exigente... enfim.
Acabei de comprar uma pistola de ponto, para tentar eu mesmo aferir e fazer pequenos ajustes no ponto e verificar se muda algo... mas confesso que gosto da maneira como esta (comportamento do carro).
Legal ver que você ainda posta e responde frequentemente Rodox, pois li muitos posts seus aqui e vi também muitos de seus videos no Ytube. Alias.... sei que não é o tópico correto... mas tenho curiosidade em saber se ainda usa o Valvoline Maxlife (dificílimo de se encontrar hoje) atualmente é o óleo do meu carro. Mas acho que não acharei mais, com exceção usando Ebay. Muito obrigado Rodox e Hudson pela resposta.
Vejo muitas indicações do trabalho do Alan...

Ele realmente faz alguns milagres com carburadores. Muitas vezes, carburadores já condenados por mecânicos.
Eduardo675br
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 27 Fev 2019, 16:24
Carro: GOL CL 1.6

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Eduardo675br »

Fala Bleidao!
Realmente, só boas recomendações com o trabalho da AJ (Alan).Fantástico... acertou o carburador com uma qualidade impar! Recomendo!
Bom, ontem a noite verifiquei o ponto do meu Golzinho antes de começar a mexer..e realmente estava em 12º. (deixado pelo Alan da AJ).
Acertei a RPM em 950, desconectei a mangueirinha do avanço e deixei o ponto em 9º como solicitado no manual do meu carro.
Resultado? Um carro fraco e nitidamente precisando acelerar mais para andar. O barulho diminuiu um pouco (na marcha lenta), mas nada que justificasse deixar em 9º.
Hoje andei para o trabalho com ele em 9º e não via hora de chegar logo o horário do almoço para voltar ele para 12º.
Feito, rapidamente ajustei o ponto e é nítido como meu carro melhorou (parece outro).
Bom, baseado na minha experiencia recomendo que adiante o ponto de ignição de 9º para 12º quando as características do carro for igual ao meu.
Segundo o Alan, como se aumentou a quantidade de etanol é seguro essa pequena mudança no ponto.
Também realizou uma leve alteração na giclagem do carburador, para compensar essa mudança no combustível.

Agora é rodar... e cuidar do Golzinho que ta maravilhoso.
Bem carro de vovô é verdade.... estou me segurando para não colocar umas rodinhas e um kit turbo padaria. KKKKK
Agora não.... agora não! é muito din... deixa vovô mesmo.

Abraços meus amigos... qualquer coisa tamo junto!
Eduardo675br
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 27 Fev 2019, 16:24
Carro: GOL CL 1.6

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Eduardo675br »

Ahhhh pessoal.... desconectei a mangueira do avanço só para acertar o ponto ok... uma vez acertado voltei a mangueirinha pro devido lugar. Inclusive testei, acelerando o carro e vendo o ponto mudar devido a ação do avanço.

Abraços.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Rodox »

De nada, Eduardo!

Estou desconfiando que este barulho que o motor do meu Gol 1990 1.8AP (gasolina) faz a 12º deve ser normal, salvo melhor juízo, quem sabe eu coloque ele nos 15º.

Boa sorte e abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Rodox »

Eduardo,

Achei o tópico do link abaixo em que eu falo sobre aumentar em até 3º do ponto de ignição especificado. Eu testei até 18º :-D :-D :-D :-D :-D

Adiantar ponto de ignição 1 a 3 graus além do especificado

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 25&t=39192
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Eduardo675br
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 27 Fev 2019, 16:24
Carro: GOL CL 1.6

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Eduardo675br »

Fala Rodox, tudo na paz!
Li muito esse tópico... foi muito útil. Leio bastante o conteúdo do fórum, principalmente a parte de lubrificação e ignição!
Então, eu sinceramente acredito que ..... assim que peguei o carro (por estar a uns 18 meses parado de tudo), tive que focar na parte de arrefecimento, pois os selos do motor estavam esfarelando. Ai começa a andar... bomba vaza.... bomba de gasolina... foram aparecendo os problemas 1 a 1 de não se usar o carro... carburação etc. Resolvi fazer uma preventiva... e mandei meu mecânico de confiança abrir o motor do carro.
Aberto... retificamos o cabeçote, aproveitei para trocar anéis... bronzinas de biela e mancal.
Como o carro estava desde 93 sem ter feito nenhuma intervenção no motor... era tudo original... tudo STD, junta de cabeçote nunca havia sido trocada etc, e não foi feito uma retifica e sim uma meia sola.. como chamam por ai. Eu acredito que devido ao aumento da compressão pelo fato do cabeçote ser novo e anéis também, ele deve ter começado a mostrar uma leve... muito leve batida de pino de pistão (pois não foram trocados os pistões e pinos).
Meu carro no painel esta com 86 mil kms, mas será se são 186 mil??? 286 mil???? o Sr Baltazar que me vendeu o carro do alto dos seus 91 anos e único dono, não soube me explicar direito.
Não trocamos os pistões, porque seria jogar dinheiro fora... o correto é retificar o bloco e passar logo para uma medida acima. Mas isso é muito lá pra frente... muito... talvez nem preciso seja.

O carro ta bom demais... eu acho que eu é quem sou muito perfeccionista é chato!! kkkkkk!!

Abraços amigos.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Rodox »

Eduardo675br escreveu:Fala Rodox, tudo na paz!
Li muito esse tópico... foi muito útil. Leio bastante o conteúdo do fórum, principalmente a parte de lubrificação e ignição!
Então, eu sinceramente acredito que ..... assim que peguei o carro (por estar a uns 18 meses parado de tudo), tive que focar na parte de arrefecimento, pois os selos do motor estavam esfarelando. Ai começa a andar... bomba vaza.... bomba de gasolina... foram aparecendo os problemas 1 a 1 de não se usar o carro... carburação etc. Resolvi fazer uma preventiva... e mandei meu mecânico de confiança abrir o motor do carro.
Aberto... retificamos o cabeçote, aproveitei para trocar anéis... bronzinas de biela e mancal.
Como o carro estava desde 93 sem ter feito nenhuma intervenção no motor... era tudo original... tudo STD, junta de cabeçote nunca havia sido trocada etc, e não foi feito uma retifica e sim uma meia sola.. como chamam por ai. Eu acredito que devido ao aumento da compressão pelo fato do cabeçote ser novo e anéis também, ele deve ter começado a mostrar uma leve... muito leve batida de pino de pistão (pois não foram trocados os pistões e pinos).
Meu carro no painel esta com 86 mil kms, mas será se são 186 mil??? 286 mil???? o Sr Baltazar que me vendeu o carro do alto dos seus 91 anos e único dono, não soube me explicar direito.
Não trocamos os pistões, porque seria jogar dinheiro fora... o correto é retificar o bloco e passar logo para uma medida acima. Mas isso é muito lá pra frente... muito... talvez nem preciso seja.

O carro ta bom demais... eu acho que eu é quem sou muito perfeccionista é chato!! kkkkkk!!

Abraços amigos.
Fala Eduardo!

Acho que não deve ser batida de pino de pistão, porque o meu Gol 1990 1.8AP só faz esse barulho em marcha lenta, quando acelera não faz mais este barulho, salvo melhor juízo.

E ainda, no seu caso o seu mecânico quando trocou os anéis deve ter analizado o estado dos pinos dos pistões, logo deve estar em ordem.

Abraços amigo,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Rodox »

Boa noite, Eduardo!

Eu vi alguns vídeos agora pouco sobre batida de pino de pistão e pensando melhor acho que o meu carro pode estar batendo pino de pistão sim, e esse problema se deve ao desgaste do motor devido estar com alta quilometragem (240.000 km).

Vou por devolta nos 9º de ponto de ignição o meu Gol 1990 , pois quero preservar o motor para ter maior vida útil... vai que essa batida de pino a 12º diminua a vida útil. Futuramente vou ter então que trocar os pistões e pinos.

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Eduardo675br
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 27 Fev 2019, 16:24
Carro: GOL CL 1.6

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Eduardo675br »

Bom dia pessoal!
Pois então Rodox, o meu eu tenho praticamente certeza que seja.
Troquei anéis.... fiz cabeçote... troquei bronzinas de mancal e biela... e fica aquele embaralhado principalmente em lenta e mais ainda quando frio (antes do material dilatar).
Como disse, acho que por aumentar a compressão pelo fato dos anéis e cabeçote serem novos o barulho se faz ainda mais perceptível.
Mas não vou mexer com isso agora não, ele esta uma delicia de andar... e o barulho é minimo.
Quando for mexer agora será uma retifica completa (vira e bloco) já inclui troca de pistões e anéis e embuchamento de bielas.
Acredito que para o meu uso, esse motor ainda deve durar muitos Kms!
Deixei o ponto em 12º, o barulho é um pouco mais perceptível..... mas fica um foguetinho de esperto.

Abraços amigos. :good:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ponto de Ignição AP-1.6 Gasolina Carburado.

Mensagem por Rodox »

Bom dia, Eduardo!

Um abraço,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”