[Resolvido] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

[Resolvido] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por prata2004 »

Boas galera, problemas já há alguns dias. Gol 89 AP 1.6 Gasolina deixou de funcionar no painel o marcador de temperatura. Qdo dá partida, pisca a luz vermelha e andando com o carro o ponteiro sobe pouca coisa, não chega nem a 1/4 do marcador e por lá fica. A ventuinha está acionando, mas notei também que ela liga com muito mais frequência que antes, mesmo hoje cedo com temperatura mais baixa aqui em SP, em pouco tempo andando já ligou a ventuinha e depois liga em menos de 2min mesmo com o carro em movimento.
Olhei alguns tópicos e se fala no sensor de temperatura mas tenho dúvidas pois reparei que existe um atrás do motor e outro ao lado em uma peça que faz conexão das mangueiras (o sensor fica embaixo desta peça). Qual deles seria?
Poderia ser algum problema na válvula termostática? Quando cheguei em casa pressionei com os dedos as mangueiras superiores e inferiores e todas quentes (se essa informação ajudar).

Alguma dica dos colegas?
Obrigado.
Editado pela última vez por prata2004 em 23 Abr 2018, 16:48, em um total de 1 vez.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por Rodox »

Olá,

Creio que seja culpa do "cebolão" do radiador (ver foto abaixo)... ele ficou doido... e então está esfriando demais.

Imagem

Pois se o cebolão está acionando com mais frequência que antes, então ele deve estar esfriando além da conta o motor.

Se você já trocou a sua válvula termostática a muitos quilômetros ou anos, então aproveite e faça barba e calelo, ou seja, troque o cebolão e a válvula termostática ao mesmo tempo.
Editado pela última vez por Rodox em 17 Abr 2018, 13:56, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por bleidao »

O primeiro teste a se fazer é se o ponteiro está subindo. Retire da cebolinha de temperatura e coloque o conector em alguma parte aterrada do motor. Se o ponteiro subir, você parte para o cebolão (interruptor) do radiador.
Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por prata2004 »

@Rodox - Este cebolão eu já havia trocada há uns 15 dias qdo começou o problema, mesmo não desconfiando dele troquei, pois tinha outro novinho aqui. Mas ficou do mesmo jeito.

@bleidao - Eu fiz esse teste sugerido, liguei o fio do sensor no negativo e o ponteiro subiu até o fim. Isso quer dizer que o sensor está bom?

Será que é problema no cebolão mesmo? Tanto o usado como o novo se comportam da mesma forma.

Obrigado.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por Rodox »

prata2004 escreveu:@Rodox - Este cebolão eu já havia trocada há uns 15 dias qdo começou o problema, mesmo não desconfiando dele troquei, pois tinha outro novinho aqui. Mas ficou do mesmo jeito.

@bleidao - Eu fiz esse teste sugerido, liguei o fio do sensor no negativo e o ponteiro subiu até o fim. Isso quer dizer que o sensor está bom?

Será que é problema no cebolão mesmo? Tanto o usado como o novo se comportam da mesma forma.

Obrigado.
Se os dois cebolões estão funcionando da mesma forma na minha opinião o problema não é o cebolão... geralmente quando a válvula termostastica trava aberta o motor esfria muito, mas não acho que seja o seu caso... muito esquisito isso.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por Rodox »

1. Qual é a marca do cebolão que você comprou e qual é a temperatura de tabalho dele?

2. Este novo cebolão é exatamente o mesmo do que estava a anos no seu carro?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por prata2004 »

Edit: @Rodox
O cebolão usado é da marca Wahler - temperatura: 87º - 82º.
E o novo da Mte-Thomsom com temperatura de trabalho 86º - 76º.

Pelo que me lembro, nunca mexi com a válvula, lembro que troquei a bomba há uns dois anos e nem sei se a válvula faz parte da bomba. Uso muito pouco o carro.

Obrigado.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por Rodox »

prata2004 escreveu:@Rodox - O cebolão usado é da marca Wahler e o novo da Mte-Thomsom, ambos com temperatura de trabalho 87º - 82º.
Pelo que me lembro, nunca mexi com a válvula, lembro que troquei a bomba há uns dois anos e nem sei se a válvula faz parte da bomba. Uso muito pouco o carro.

Obrigado.
O novo é de temperatura errada... é muito frio!

A válvula termostástica fica acoplada na entrada da bomba d'água, mas se ela estivesse travada aberta a ventuinha iria ligar muito menos vezes que o normal, pois o motor estaria superesfriado devido ao defeito da referida válvula.

Difícil o seu caso, vamos ver o que a galera aqui vai dizer... pois acredito que a "cebolinha" (sensor que leva o sinal da temperatura de água para o termômetro do painel de instrumentos do seu carro) não deve comandar a temperatura do motor.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por Rodox »

prata2004 escreveu:Edit: @Rodox
O cebolão usado é da marca Wahler - temperatura: 87º - 82º.
E o novo da Mte-Thomsom com temperatura de trabalho 86º - 76º.

Pelo que me lembro, nunca mexi com a válvula, lembro que troquei a bomba há uns dois anos e nem sei se a válvula faz parte da bomba. Uso muito pouco o carro.

Obrigado.


Editei a mensagem acima... acho que o seu novo cebolão por ser diferente a temperatura de trabalho do usado anteriormente por anos, então isso está causando o problema.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por Rodox »

- O cebolão da Wahler - temperatura: 87º - 82º trabalha mais quente;
- O Mte-Thomsom - temperatura de trabalho 86º - 76º trabalha mais frio.

Agora qual dois dois está no seu carro, o "87º - 82º" ou o "86º - 76º"... pois acho que ele está com o "86º - 76º" que trabalha mais frio.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por prata2004 »

Agora está com o novo da MTE (86º - 76º).
Tá fazendo sentido agora esse lance de temperatura... Tá trabalhando frio por isso o marcador fica muito baixo... E talvez o cebolão anterior realmente deu problema. Ou nada a ver? A válvula termostatica trabalha com temperatura única (qual?) ou também tem variações?

Tá me iluminando aqui amigo, obrigado.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por Rodox »

prata2004 escreveu:Agora está com o novo da MTE (86º - 76º).
Tá fazendo sentido agora esse lance de temperatura... Tá trabalhando frio por isso o marcador fica muito baixo... E talvez o cebolão anterior realmente deu problema. Ou nada a ver? A válvula termostatica trabalha com temperatura única (qual?) ou também tem variações?

Tá me iluminando aqui amigo, obrigado.
Disponha!

Eu sei disso porque o meu usava um mais frio e passei a usar um mais quente e a temperatura parou de ficar na faixa branca na estrada... agora ela fica no meio com o cebolão mais quente.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por Rodox »

A válvula termostatica que está no meu carro eu não lembro (Gol 1.8AP 90), mas o catálogo MTE diz que para o seu motor ela é:

VT248.87

Temperatura 87ºC


Mas espere o povo aqui falar qual é a válvula termostastica correta para o seu carro...

Fonte:

https://cate.mte-thomson.com.br/veiculo ... 9/lp-149/1
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por Rodox »

O catálogo MTE indica dois tipos de cebolão para o seu carro:

- 705.86/76 - trabalha mais frio... 86/76ºC
- 705.92/87 - trabalha mais quente... 92/87ºC

É por isso que dá essa confusão louca quando vamos comprar ou trocar cebolão :crazy: :crazy: :crazy: :crazy: :crazy:

Na minha opinião o catálogo da MTE "pode" :paz: estar errado! Pois eu usava um parecidíssimo com esse 86/79ºC da MTE só que era da Wahler... então meu motor ficava muito frio.

Conforme recomendação do vendedor da autopeça eu coloquei um cebolão um pouco mais quente que o 86/79ºC, e então a temperatura fica no meio, ou seja no lugar correto. Ele me disse para não usar o que o catálogo falava (MTE 92/87ºC) mais quente pois na opinião dele o meu motor poderia superaquecer.

Assim se eu fosse você usava o que você sempre usou e nunca teve problemas... Wahler - 87/82ºC, pois ele é um meio termo entre os dois cebolões indicados no referido catálogo da MTE.


Fonte:

https://cate.mte-thomson.com.br/veiculo ... /59/lp-0/1
Editado pela última vez por Rodox em 19 Abr 2018, 08:32, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por prata2004 »

Foi de grande ajuda amigo, obrigado pelas informações. Se a fria não tá rendendo, vou botar a quente então (92/87º) e talvez aproveito e troco a válvula também.

Ainda assim se alguém tiver outra opinião, fico no aguardo, já que só vou poder mexer com isso no fim de semana mesmo.
Mais uma vez obrigado.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por Rodox »

prata2004 escreveu:Foi de grande ajuda amigo, obrigado pelas informações. Se a fria não tá rendendo, vou botar a quente então (92/87º) e talvez aproveito e troco a válvula também.

Ainda assim se alguém tiver outra opinião, fico no aguardo, já que só vou poder mexer com isso no fim de semana mesmo.
Mais uma vez obrigado.
Disponha, amigo!

Mas antes de comprar a válvula e o cebolão espere o que o pessoal aqui vai dizer...

Abraços e até amanhã!
Editado pela última vez por Rodox em 17 Abr 2018, 17:01, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por Rodox »

prata2004 escreveu:Foi de grande ajuda amigo, obrigado pelas informações. Se a fria não tá rendendo, vou botar a quente então (92/87º) e talvez aproveito e troco a válvula também.

Ainda assim se alguém tiver outra opinião, fico no aguardo, já que só vou poder mexer com isso no fim de semana mesmo.
Mais uma vez obrigado.

Eu acho esse cebolão do catálogo muito quente... (92/87ºC)... se eu fosse você continuava naquele que você usava a anos sem problema... (87/82ºC).

Pois não dá pra confiar muito no catálogo conforme disse o vendedor da autopeça que eu comprei o cebolão, pois se ficar muito quente pode superaquecer o motor... :bum: :bum: :bum: :bum: :bum: :bum: :bum:

Então em time que ganha não se mexe :friend: ... portanto use o cebolão que você usou vários anos nesse carro.

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por bleidao »

Rapaz... fiz questão de ler as mensagens.

Esse teste que você fez determinou que o ponteiro não está com problemas.

Mas a temperatura do cebolão novo que você comprou, embora a temperatura de armamento da ventoinha seja apenas 1° menor, ele a mantem ligada até 76°, fazendo com que ela fique armada por um tempo maior, até atingir a temperatura de desarme. Ele ficaria abaixo do meio, mas não tanto.

Outra coisa... se o problema fosse na válvula termostática, com o carro parado ele trabalharia na mesma temperatura (temperatura próxima aos 90°). O problema só mostra no marcador quando você está andando na pista sem parar, aí o motor não dá conta de manter os 90° porque a água estará circulando pelo radiador.

Creio que o problema possa ser no cebolão novo que está com a especificação errada ou a cebolinha de temperatura que está mandando informação errada para o painel.
Editado pela última vez por bleidao em 17 Abr 2018, 17:38, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por bleidao »

Isso porque já sabemos que o painel está funcionando e que a válvula termostática (estando ou não presente, funcionando ou travada) não apresentaria esses sintomas.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Ajuda] Marcador de Temperatura e Ventuinha

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:
prata2004 escreveu:Foi de grande ajuda amigo, obrigado pelas informações. Se a fria não tá rendendo, vou botar a quente então (92/87º) e talvez aproveito e troco a válvula também.

Ainda assim se alguém tiver outra opinião, fico no aguardo, já que só vou poder mexer com isso no fim de semana mesmo.
Mais uma vez obrigado.

Eu acho esse cebolão do catálogo muito quente... (92/87ºC)... se eu fosse você continuava naquele que você usava a anos sem problema... (87/82ºC).

Pois não dá pra confiar muito no catálogo conforme disse o vendedor da autopeça que eu comprei o cebolão, pois se ficar muito quente pode superaquecer o motor... :bum: :bum: :bum: :bum: :bum: :bum: :bum:

Então em time que ganha não se mexe :friend: ... portanto use o cebolão que você usou vários anos nesse carro.

Abraços,
92 - 87 só para veículos a álcool. O dele é gasolina.

Seria legal ver se o cebolão que ele comprou está realmente dentro da especificação.

O vendedor pode ter se confundido ou algo assim.
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”