Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintético Max Life 20W50

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintético Max Life 20W50

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Venho mostrar a vocês o vídeo abaixo que fiz sobre resultados obitidos após 1.000 km usando o óleo semi-sintético Valvoline Max Life 20W-50 API SN no meu Gol 1.8AP ano 1990 a Gasolina.


[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=SK8eVk1atyU&t=23s[/BBvideo]


"MaxLife(TM) é a primeira linha de lubrificantes específica para motores com alta quilometragem com diversas viscosidades e o exclusivo pacote de aditivos Multi-Life(TM), especialmente formulados para maximizar a compressão, prevenir vazamentos e reduzir o consumo de óleo e combustível.

Nenhum manual do proprietário recomenda a mudança de viscosidade após uma determinada quilometragem. Utilize sempre a viscosidade correta, indicada para o seu veículo".

As vantagens do Valvoline MaxLife™ :
- Condiciona dos selos do motor;
- Minimiza o consumo do óleo lubrificante;
- Maior resistência à degradação térmica;
- Reduz a formação de depósitos.


Fonte:
http://www.valvoline.com.br/produtos_ca ... motos.html


Tem alguma contra indicação de usar óleo semi-sintetico em um Gol 1.8AP ano 90?
Resp.: Do meu ponto de vista não há nada contra, o único cuidado que se deve ter é quanto a existência de resíduos que este novo óleo semi poderá limpar e gerar a formação de borra ou entupimento de canais de lubrificação, mas uma alternativa para este caso é efetuar as 2 ou 3 primeiras trocas sempre antes, por exemplo 1ª com 1000km, 2ª com 2000km, e 3ª com 4000km depois disto trocas normais conforme recomendação do fabricante. Vale lembrar que deve-se respeitar a viscosidade indicada e trocar filtro de óleo todas trocas.
Espero ter ajudado, abraços!!!
Resposta dada por Olho no óleo (Fabricio Galvani)

Assim eu sou mais conservador, então recomendo antes de usar este óleo semi-sintético e API SN, abrir o motor na parte de cima (ver o comando) e na parte de baixo (ver o virabrequim e bomba de óleo) e fazer uma limpeza manual de tudo...

Lembrando que não se deve apertar muito as porcas da tampa do comando, pois senão estraga a junta. Para isso use uma chave-canhão de 10 mm. Quanto o cárter, se fosse eu pediria para o mecânico abrir. Tem mecânico que desmonta o motor inteiro pra limpar como o do vídeo abaixo:


[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=dMiz5TAnZjg[/BBvideo]

Já o meu eu abri a mais ou menos 1 ano a tampa do comando (fotos abaixo) e vi que não tem borras. Em 2008 mandei o meu mecânico trocar as bronzinas e também fazer uma faxina na parte de baixo.

E eu troco de óleo a cada 3.000 a 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º, e ainda eu só uso gasolina de qualidade (gasolina batizada com solvente degrada o óleo e forma borra de óleo em pouquíssimos quilômetros), então no meu caso não tem nenhum problema usar este óleo. Assim, vou fazer a próxima troca com 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.


Imagem


Imagem


E vejam o vídeo abaixo como é o aspecto do referido óleo:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=DsIjnjISBgM[/BBvideo]

Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 07 Jul 2017, 19:16, em um total de 11 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por João Victor AP »

Muito top Rodox !
Show :good:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Muito top Rodox !
Show :good:
Muito obrigado, João!

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por Ricardo RCR »

Muito bem Rodox, e neste caso vc já fez tb a troca do óleo ou ainda ñ?

Obs.: Vc limpou a tampa e o defletor tb?
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu:Muito bem Rodox, e neste caso vc já fez tb a troca do óleo ou ainda ñ?

Obs.: Vc limpou a tampa e o defletor tb?
Muito obrigado, Ricardo!

Eu troquei o óleo no final de dezembro/2016 e coloquei o Valvoline Max Life 20W-50 SN, e rodei 1000 km e fiz o vídeo. Só vou trocar o óleo em junho/2017 ou se der 5000 km, o que ocorrer 1º.

Pois abri a tampa do comando, e vi que estava tudo limpo... sem borras, então não tem risco de entupir alguma galeria de óleo.

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:
Ricardo RCR escreveu:Muito bem Rodox, e neste caso vc já fez tb a troca do óleo ou ainda ñ?

Obs.: Vc limpou a tampa e o defletor tb?
Muito obrigado, Ricardo!

Eu troquei o óleo no final de dezembro/2016 e coloquei o Valvoline Max Life 20W-50 SN, e rodei 1000 km e fiz o vídeo. Só vou trocar o óleo em junho/2017 ou se der 5000 km, o que ocorrer 1º.

Pois abri a tampa do comando, e vi que estava tudo limpo... sem borras, então não tem risco de entupir alguma galeria de óleo.

Abraços,
Maravilha... Só perguntei mesmo pelo trecho do texto q diz: "...uma alternativa para este caso é efetuar as 2 ou 3 primeiras trocas sempre antes, por exemplo 1ª com 1000km, 2ª com 2000km, e 3ª com 4000km depois disto trocas normais conforme recomendação do fabricante."
Mas pelo visto ñ será necessário vc fazer isso :good: :clapaa: :clapaa: :clapaa:

Flw :good:
Abçs :bb:
Editado pela última vez por Ricardo RCR em 27 Fev 2017, 13:52, em um total de 1 vez.
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu:
Rodox escreveu:
Ricardo RCR escreveu:Muito bem Rodox, e neste caso vc já fez tb a troca do óleo ou ainda ñ?

Obs.: Vc limpou a tampa e o defletor tb?
Muito obrigado, Ricardo!

Eu troquei o óleo no final de dezembro/2016 e coloquei o Valvoline Max Life 20W-50 SN, e rodei 1000 km e fiz o vídeo. Só vou trocar o óleo em junho/2017 ou se der 5000 km, o que ocorrer 1º.

Pois abri a tampa do comando, e vi que estava tudo limpo... sem borras, então não tem risco de entupir alguma galeria de óleo.

Abraços,
Maravilha... Só perguntei mesmo pelo trecho do texte q diz: "...uma alternativa para este caso é efetuar as 2 ou 3 primeiras trocas sempre antes, por exemplo 1ª com 1000km, 2ª com 2000km, e 3ª com 4000km depois disto trocas normais conforme recomendação do fabricante."
Mas pelo visto ñ será necessário vc fazer isso :good: :clapaa: :clapaa: :clapaa:

Flw :good:
Abçs :bb:

Exatamente!

Até + !

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por bleidao »

Bom dia!

Então... Não vejo a necessidade dessas trocas prematuras. Se tivesse borra, a solução não seria trocar o óleo e sim mandar dar uma geral no motor.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Bom dia!

Então... Não vejo a necessidade dessas trocas prematuras. Se tivesse borra, a solução não seria trocar o óleo e sim mandar dar uma geral no motor.
Eu também sou pró abrir o motor para limpar a borra.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:[...]

Tem alguma contra indicação de usar óleo semi-sintetico em um Gol 1.8AP ano 90?
Resp.: Do meu ponto de vista não há nada contra, o único cuidado que se deve ter é quanto a existência de resíduos que este novo óleo semi poderá limpar e gerar a formação de borra ou entupimento de canais de lubrificação, mas uma alternativa para este caso é efetuar as 2 ou 3 primeiras trocas sempre antes, por exemplo 1ª com 1000km, 2ª com 2000km, e 3ª com 4000km depois disto trocas normais conforme recomendação do fabricante. Vale lembrar que deve-se respeitar a viscosidade indicada e trocar filtro de óleo todas trocas.
Espero ter ajudado, abraços!!![/i] Resposta dada por Olho no óleo (Fabricio Galvani)

Assim eu recomendo antes de usar este óleo semi-sintético e API SN, abrir o motor na parte de cima (ver o comando) e na parte de baixo (ver o virabrequim e bomba de óleo) e fazer uma limpeza manual de tudo...

Lembrando que não se deve apertar muito as porcas da tampa do comando, pois senão estraga a junta. Para isso use uma chave-canhão de 10 mm. Quanto o cárter, se fosse eu pediria para o mecânico abrir. [...]



Sou contra a afirmação que marquei em azul...
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Rodox escreveu:[...]

Tem alguma contra indicação de usar óleo semi-sintetico em um Gol 1.8AP ano 90?
Resp.: Do meu ponto de vista não há nada contra, o único cuidado que se deve ter é quanto a existência de resíduos que este novo óleo semi poderá limpar e gerar a formação de borra ou entupimento de canais de lubrificação, mas uma alternativa para este caso é efetuar as 2 ou 3 primeiras trocas sempre antes, por exemplo 1ª com 1000km, 2ª com 2000km, e 3ª com 4000km depois disto trocas normais conforme recomendação do fabricante. Vale lembrar que deve-se respeitar a viscosidade indicada e trocar filtro de óleo todas trocas.
Espero ter ajudado, abraços!!![/i] Resposta dada por Olho no óleo (Fabricio Galvani)

Assim eu recomendo antes de usar este óleo semi-sintético e API SN, abrir o motor na parte de cima (ver o comando) e na parte de baixo (ver o virabrequim e bomba de óleo) e fazer uma limpeza manual de tudo...

Lembrando que não se deve apertar muito as porcas da tampa do comando, pois senão estraga a junta. Para isso use uma chave-canhão de 10 mm. Quanto o cárter, se fosse eu pediria para o mecânico abrir. [...]



Sou contra a afirmação que marquei em azul...



Dizem que os óleos de alto desempenho (API SM e SN) limpam a borra com o tempo... mas tem o risco de entupir filtro de óleo ou até alguma galeria de óleo se a pessoa rodar uns 5000 km ou mais sem trocar o óleo (se tiver borra), então eu sou conservador e prefiro abrir o motor e limpar manualmente pra tirar a borra de óleo.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por bleidao »

Tá... mas se tiver borra tem que abrir e limpar...

Se não tiver, é usar o óleo normalmente, sem trocas prematuras.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Tá... mas se tiver borra tem que abrir e limpar...

Se não tiver, é usar o óleo normalmente, sem trocas prematuras.
Exatamente! se não tiver borra a troca de óleo é no período normal...

Eu abri a tampa de válvulas a mais ou menos 1 ano, e vi que estava tudo limpo... sem borras. Em 2008 mandei o meu mecânico trocar as bronzinas e também fazer uma faxina na parte de baixo e desde então troco óleo a cada 3.000 a 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.

E ainda só uso gasolina de qualidade (gasolina batizada com solvente degrada o óleo e forma borra de óleo em pouquíssimos quilômetros). Assim como o meu motor está limpo eu vou trocar o óleo com 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:
Exatamente! se não tiver borra a troca de óleo é no período normal...

Eu abri a tampa de válvulas a mais ou menos 1 ano, e vi que estava tudo limpo... sem borras. Em 2008 mandei o meu mecânico trocar as bronzinas e também fazer uma faxina na parte de baixo e desde então troco óleo a cada 3.000 a 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.

E ainda só uso gasolina de qualidade (gasolina batizada com solvente degrada o óleo e forma borra de óleo em pouquíssimos quilômetros). Assim como o meu motor está limpo eu vou trocar o óleo com 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.
Sim, amigo... quase isso que estou falando...

Se o motor não tiver borra, só tacar o óleo e fazer as trocas normais a cada 5k km ou 6 meses. Se tiver borras, mandar dar uma geral no motor, colocar o óleo e fazer as trocas a cada 5k km ou 6 meses.

Nada de "se tiver borra, fazer a primeira troca com 1k, depois 2k depois 4k.... não ando nem 100m com borra se eu ver que tem.
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por AdrianoSocial »

Óleos modernos tem dispersantes, eles dissolvem as borras pra não entupir galerias.

E sobre trocas prematuras, quem tem moto geralmente faz trocas prematuras, a famosa troca a cada 1000km. E no manual consta troca a cada 4 mil km.
Certa vez veio um cara aqui montar um móvel e falou pra mim olhar no velocimetro da moto dele, tinha uns 7mil km, mas ele disse que já tinha virado os 100 mil e estava então com 107 mil e ele nunca abriu o motor e que fazia troca a cada 1 mil km.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por Rodox »

AdrianoSocial escreveu:Óleos modernos tem dispersantes, eles dissolvem as borras pra não entupir galerias.

E sobre trocas prematuras, quem tem moto geralmente faz trocas prematuras, a famosa troca a cada 1000km. E no manual consta troca a cada 4 mil km.
Certa vez veio um cara aqui montar um móvel e falou pra mim olhar no velocimetro da moto dele, tinha uns 7mil km, mas ele disse que já tinha virado os 100 mil e estava então com 107 mil e ele nunca abriu o motor e que fazia troca a cada 1 mil km.
Poxa .... uma CG 150cc durar 100.000 km isso é muito bom!

Li na revista Quatro Rodas acho que no início dos anos 80 que um fabricante de renome recomendava a troca de óleo mineral a cada 20.000 km... , a reportagem dizia que as outras marcas famosas de óleo recomendavam a troca a cada 10.000 km... seria market do fabricante de óleo para 20.000 km? Tomara que eu ache novamente essa reportagem para postar aqui.

Eu não confiaria rodar 20.000 km... e hoje em dia o trânsito já é outro... caótico, então troca a cada 5000 km ou 6 meses (o que ocorrer 1º) para nossos Gols Quadrados está de bom tamanho.
Editado pela última vez por Rodox em 23 Fev 2017, 16:25, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Resultado após 1000 km c/ óleo semi-sintetico Max Life 2

Mensagem por bleidao »

Rapaz... minha moto está com mais de 100mil com o motor nunca aberto! Trocas a cada 3 a 5mil KM, como recomenda o manual.
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”