[Dúvida] Modelo de roda e pneu

Modelos, perfil, desempenho.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
ctksan08
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 21 Mai 2017, 18:56
Carro: Voyage 89 CL
Localização: São Paulo - SP

[Dúvida] Modelo de roda e pneu

Mensagem por ctksan08 »

Opa pessoal, estou com uma dúvida. É seguinte, to com umas rodas aro 15 no meu voyage 89 e estão com pneus 195/55, nas dianteiras precisei colocar um espaçador de 10mm em cada lado, pois os pneus pegavam na torre, e nas rodas traseiras precisei colocar um espaçador de 5mm só no lado do motorista, pois pegava na parte debaixo da suspensão. Blz os espaçadores resolveram, as da frente pegam um pouco da caixa de roda quando esterço muito o volante. Me incomoda um pouco isso, mas tranquilo. Porém eu tava pensando de comprar uma outra medida de pneu 185/65 na próxima troca de pneu do carro, mas queria saber se isso adiantaria fazer, pra que não pegasse mais em nada e eu não precisasse usar os espaçadores. Ou se essas rodas não são apropriadas pra usar no meu quadrado, porque se não tiver jeito, eu vou tentar trocar elas por algumas outras aro 15 mesmo, ou aro 14.

As rodas são umas FUMAGALLI's (Coquinho) e as informações que tem na roda são essas: 6Jx15H2 / 10 08 99 / ET 49.50 / F 1397

Imagem

Não entendo muito sobre essas medidas de rodas, rapaziada, se puderem dar uma força, agradeço! Valeu!!!
Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

Re: [Dúvida] Modelo de roda e pneu

Mensagem por prata2004 »

Então jovem, não sei se ajuda, mas alguns anos atrás usei rodas 15 mas com pneus 195/50 sem espaçadores e não pegava nada, hoje tá com essas coquinho mas 14 e pneus 185/60 também não pega nada, detalhe ambos na suspensão original.
Avatar do usuário
ctksan08
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 21 Mai 2017, 18:56
Carro: Voyage 89 CL
Localização: São Paulo - SP

Re: [Dúvida] Modelo de roda e pneu

Mensagem por ctksan08 »

prata2004 escreveu:Então jovem, não sei se ajuda, mas alguns anos atrás usei rodas 15 mas com pneus 195/50 sem espaçadores e não pegava nada, hoje tá com essas coquinho mas 14 e pneus 185/60 também não pega nada, detalhe ambos na suspensão original.
Será que se eu colocasse uns pneus 195/50 ficaria bom mano ? Precisaria fazer um teste com umas que tivesse com essa medida de pneu né...
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Modelo de roda e pneu

Mensagem por João Victor AP »

ctksan08 escreveu:Opa pessoal, estou com uma dúvida. É seguinte, to com umas rodas aro 15 no meu voyage 89 e estão com pneus 195/55, nas dianteiras precisei colocar um espaçador de 10mm em cada lado, pois os pneus pegavam na torre, e nas rodas traseiras precisei colocar um espaçador de 5mm só no lado do motorista, pois pegava na parte debaixo da suspensão. Blz os espaçadores resolveram, as da frente pegam um pouco da caixa de roda quando esterço muito o volante. Me incomoda um pouco isso, mas tranquilo. Porém eu tava pensando de comprar uma outra medida de pneu 185/65 na próxima troca de pneu do carro, mas queria saber se isso adiantaria fazer, pra que não pegasse mais em nada e eu não precisasse usar os espaçadores. Ou se essas rodas não são apropriadas pra usar no meu quadrado, porque se não tiver jeito, eu vou tentar trocar elas por algumas outras aro 15 mesmo, ou aro 14.

As rodas são umas FUMAGALLI's (Coquinho) e as informações que tem na roda são essas: 6Jx15H2 / 10 08 99 / ET 49.50 / F 1397

Imagem

Não entendo muito sobre essas medidas de rodas, rapaziada, se puderem dar uma força, agradeço! Valeu!!!
Roda pra VW Quadrado tem que ser no máximo aro 15. A partir do aro 16 já é obrigatório rebater para-lama, até uma roda 15 dependendo se a tala for muito grande é necessário rebater.
Use pneu de perfil baixo, se não o pneu pega.
Experimenta usar um pneu menor, como os 185/65/R15, ou 175/70/R15...

Vai ser muito difícil do 175/70/R15 pegar no para-lamas ou suspensão. Só que já é um pneu com perfil bem baixo. Vai do seu gosto.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Modelo de roda e pneu

Mensagem por Rodox »

Outro cuidado que se deve ter é o erro causado no velocímetro... pois você pode estar por exemplo a 120 km/h e o velocímetro dizer 110 km/h, então já viu o perigo!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Modelo de roda e pneu

Mensagem por Rodox »

Pneu que entra feito luva é o 175/70-R13" ou o 185/60-R14" devido a terem praticamente o mesmo diâmetro, e ainda não causam erro no velocímetro devido a alteração do diâmetro do pneu original de fábrica (175/70-R13). E também estes pneus não raspam, pois pneu tala 195 pode raspar.
* 185/60-R14 - diâmetro: 577,6 mm
* 175/70-R13 - diâmetro: 575,2 mm
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Modelo de roda e pneu

Mensagem por Rodox »

Me lembrei também que ocorrem duas coisas quando se aumenta o diâmetro do pneu:
1) o torque do conjunto cai devido ao alongamento da relação de transmissão com o pneu maior, logo se perderá em aceleração (0 a 100 km/h por exemplo) e velocidade final.
2) se mantido os freios originais (tamanho de discos e pastilhas, lonas e tambores) será diminuído o torque de frenagem, logo os freios serão sobrecarregados.

"Por fim vejam a reportagem abaixo:

Existe alguma diferença no desempenho do carro em relação ao tamanho das rodas? O que muda entre um Gol com rodas de 15 polegadas e outro de 13? – Deyvson Cunha, Coronel Fabriciano (MG)

A aceleração, a velocidade final e a frenagem dependem muito do conjunto roda-pneu utilizado. Por exemplo, se o carro tiver rodas aro 13 e pneus 175/70 R13, o diâmetro do pneu é de 572 mm. Você cede à tentação e instala rodas aro 15 e pneus 195/55 R15. Assim, o diâmetro do novo pneu é 595 mm. Portanto, 4% maior que o pneu instalado na roda aro 13.

Com isso, você ganharia em velocidade final, mas perderia em aceleração. Além disso, o conjunto velocímetro/hodômetro marcaria menos do que o real. Por outro lado, o perfil mais baixo (55) do pneu aro 15 diminuiria a distorção direcional do pneu (slip angle), gerando mais resposta e precisão ao girar o volante. Faça algumas contas antes de decidir pela troca. Não é só a estética que está em jogo".


Fonte:

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-s ... o-veiculo/
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Rodas/Pneus”