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Fábio Vinícius
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Especificações Técnicas

Mensagem por Fábio Vinícius »

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE RODAS E PNEUS

OffSet, Códigos Velocidade Pneus, Aro e Tala, BackSpace, Anel Centralizador e Furação

PARTE 1 – PNEUS

INFORMAÇÕES GERAIS

195/60 R 15 82 V

195 - É a largura nominal da secção do pneu, em mílimetros (195 mm)
60 - É o perfil do pneu. É a relação percentual entre a altura e a largura da secção do pneu. (60%). Nesse caso, a altura de cada ombro do pneu é igual a 60% de 195 mm, ou seja, 117 mm
R - Indica que o pneu é de construção radial. Quando ausente, significa que o pneu é de construção diagonal.
15 - É o diâmetro em polegadas do aro em que o pneu é montado.
82 - É o de índice de carga, isto é, a capacidade de carga máxima que o pneu pode suportar
V - Índice de velocidade, ou seja, indica a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido.

No exemplo então, e conforme a tabela abaixo, a velocidade máxima é de 240 km/h para uma carga de 475 kg

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INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

D. O. T.
UTQG = Treadwear 200 Traction A Temperature A
T.W.I .

DOT = Departament Of Transportation (EUA) – Significa que o pneu atende os padrões mínimos exigidos para ser utilizado em vias públicas.

UTQG = Uniform Tyre Quality Grading, são 3 aspectos. Todos vêm gravados nos flancos (laterais) da maioria dos pneus vendidos também no Brasil.
Treadwear index, ou índice de desgaste da banda de rodagem, permite comparar a expectativa de durabilidade dos pneus. Um pneu com índice 200, por exemplo, deve durar 2 vezes o que duraria um pneu de índice 100.

Traction index, ou índice de tração, define a capacidade do pneu em aderir ao solo nas acelerações e frenagens. Em geral, é definido pela capacidade de frenagem no molhado (situação mais crítica). São usados, em ordem decrescente de aderência, os índices AA, A, B, C.

Temperature index, índice de temperatura, refere-se à capacidade de suportar e dissipar o calor adquirido na rodagem. São usados, em ordem decrescente, os índices A, B, C.

Obs.: Essa classificação não é supervisionada e serve apenas para comparar produtos de um mesmo fabricante.

TWI = Tread Wear Indicator , ou indicadores de desgaste da banda de rodagem, são marcadores em alto relevo, presentes entre os sulcos e nos flancos da banda de rodagem. Quando a banda de rodagem ficar nivelada com esses marcadores, significa que o pneu atingiu a profundidade mínima dos sulcos, e portanto, deve ser substituído.

PARTE 2 – RODAS

DIÂMETRO E LARGURA (ARO E TALA)

Medidas em Polegadas

Ex: Calibra = 15” x 6” , ou seja, aro 15” e tala 6”

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FURAÇÃO (PCD)

PCD é o número de furos e o diâmetro, em milímetros, de um círculo imaginário que passa pelo centro de cada um dos furos de fixação da roda.

Ex: Calibra = 4 x 100 , ou seja, 4 furos x 100 mm de diâmetro entre furos

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OFF-SET

OFFSET é a diferença entre a metade da largura da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. As rodas podem ter: OFFSET POSITIVO (quando a diferença é maior do que zero ). A superfície de apoio é mais interna à roda. Na prática significa que quanto maior for o offset, mais para dentro ficará a roda. OFFSET ZERO OFFSET NEGATIVO (quando a diferença é menor do que zero). A superfície de apoio da roda é mais externa. Significa que quanto menor for o offset, mais para fora ficará roda As medições de OFFSET são em milímetros.

Ex. Calibra = ET = Offset = 49 mm

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BACK-SPACE

BACKSPACE é a distância entre a borda interna da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. Indica a área interna livre, o espaço interno da roda. Permite avaliar eventuais interferências da roda nos componentes da suspensão do veículo.

Imagem

PARAFUSOS DE FIXAÇÃO

Ao se instalar rodas liga leve, no lugar das de aço estampado, via de regra, é necessária a substituição dos parafusos por outros mais longos.

ANEL CENTRALIZADOR

A maioria dos veículos tem um encaixe de cubo, que assegura a centralização da roda. O diâmetro desse encaixe varia de fabricante para fabricante e, muitas vezes de modelo para modelo de veículo. Apesar dessa variação ser muito pequena, milímetro ou décimos de milímetro, ao se instalar uma roda, cujo cubo não encaixa perfeitamente, há grandes chances de não se conseguir um bom balanceamento do conjunto roda/ pneu.
Os anéis centralizadores permitem a utilização de um mesmo modelo de roda, em vários modelos e marcas de veículos, cujo PCD (nº de furos e diâmetro) sejam exatamente iguais.

Obs. : Ao retirar a roda do veículo, para substituí-la pelo estepe, verifique se o anel centralizador se desprendeu do cubo do veículo.


CONJUNTO PNEU-RODA

O Conselho Nacional de Trânsito através da Resolução 533/78 estabelece regras que devem ser observadas: As rodas não podem ultrapassar os limites externos dos pára-lamas; O diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto roda/pneu) não pode ser alterado. Na prática, significa que se pode alterar o diâmetro da roda mantendo o mesmo diâmetro externo do sistema. Isso implica na adoção de um perfil menor.

Imagem

FONTE: www.nitromotors.com
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jean pacheco
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Mensagem por jean pacheco »

otimo topico
mto bem formulado
vlw
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goldengol
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Mensagem por goldengol »


Muito bom o tópico vou ler mais tarde cctza com bastante atenção!


flw
"Com fé em Deus, depois da minha casinha vou adquirir um Gol []!"
lost
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Mensagem por lost »

claro e objetivo !!!

parabéns pelo tópico, muito bem formulado !!!

aloha !!!
o caminho é o destino !!!

|quadradeira|CL 1.6 CHT - 1992

http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... html#67114
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Mensagem por augusto.camargo »

Vai o link do site em q podemos calcular o conjunto roda/pneu

http://www.1010tires.com/tiresizecalculator.asp
Gl Ap Gasolina 1.8 - Vinho
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andrezynho
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roda 15

Mensagem por andrezynho »

eae amigo beleza eu comprei uma roda aro 15 pneu 195/50 só que eu tenho um problema pega muito na parte trazeira do carro o q vc sugerem bater o paralama ou diminuir o perfio
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luizfig
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Mensagem por luizfig »

Foi muito bem formulado o tópico , obrigado por dispor de seu tempo a esclarecer os demais!
luizfig
CdGQ!-DF
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Mensagem por augusto.camargo »

baixe o perfil... assim vc diminui a relação do conjunto roda pneu q ta alterado devido a roda maior...
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g.maia
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Mensagem por g.maia »

coloquei tambem aro 15 com pneu 195/50 e atras quando passa por alguma ondulaçao maior tambem está pegando, é por causa dos amortecedore? quero rebaixar pra come o gomo.. o que precisar se feito?
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ederson cc
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Mensagem por ederson cc »

ótimo tópico.............
Ederson CC
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=12898
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lucas-salgado
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Mensagem por lucas-salgado »

alguem sabe qual o tamanho da roda original do gol 1000 ano 94/95?
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ederson cc
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Mensagem por ederson cc »

rapaz acredito q seja R13
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Diego Martins
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Ótimo

Mensagem por Diego Martins »

Muito bom tópico, não é atoa que o Clube está crescendo cada vez mais!
Parabéns
Martins Cateano
terra
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Mensagem por terra »

Pessoal sou novo por aqui, mais ja algum tempo os aprecio, quero descobrir o modelo ( nome ) da roda original do gol gl ano 1993, nao e roda de ferro, e de liga, nao consigo no momento colocar uma foto dela aqui para facilitar a ilustracao da pergunta, mas com a devida venia, verifiquei que ela esta na foto nick do membro do clube de nome Michel Balazs. Desde ja agradeço a atencao.........
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BrunnoGol94
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Alguem pode me ajudar !!

Mensagem por BrunnoGol94 »

Boa tarde, tenho gol cl 1.6 motor CHT com jogo de rodas aro 14 e pneu 175/70
quero trocar de aro 14 para 15 qual o tamanho certo do pneu ? 165/60 ??
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bleidao
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Re: Alguem pode me ajudar !!

Mensagem por bleidao »

BrunnoGol94 escreveu:Boa tarde, tenho gol cl 1.6 motor CHT com jogo de rodas aro 14 e pneu 175/70
quero trocar de aro 14 para 15 qual o tamanho certo do pneu ? 165/60 ??
Amigo... creio que esse assunto não era para discutir nesse tópico.

Você andando com pneu 175/70 14 não pega na lataria do carro?
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