Qual a melhor configuração de motor para correr?

Area destinada para tópicos diversos que ainda não tenha categoria especifica.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Pedro_Carrera
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Dez 2015, 09:18
Carro: Não Tenho

Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por Pedro_Carrera »

Gente, bom dia!

Esse é meu primeiro tópico aqui e bom, eu e meus amigos queremos comprar um Golzinho, para correr. E queria saber qual a melhor configuração de motor para mexer. O 1.6/8, se vale a pena pegar um GTI 2.0 etc. E se colocando um turbo 1,6kg precisa reforçar alguma coisa, enfim, sou extremamente novo nesse meio e não conheço os termos corretos e tudo mais, desculpe por algum erro rs.

Valeu!
Avatar do usuário
JorgeLuizFilho
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 472
Registrado em: 06 Jul 2011, 17:03
Carro: Gol CL 2.0 Turbo
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por JorgeLuizFilho »

amigo, primeiro de tudo... voce quer correr onde? nas pistas? pois nas ruas, montamos carro para diversão e lazer... NAO correr!

Portanto, vá com calma.. Nao qremos nenhum louco pelas ruas... fazendo #$@%#& e acabando com nossos prazeres, que é dirigir nossos carros turbos com responsabilidade e acima de tudo com respeito as leis de transito e com respeito aos parceiros!

Pois por causa de 1 ... levamos a culpa de sermos "baderneiros, arruaceiros.. e acima de tudo bando de louco, andando com carro turbo"

O governo e as autoridades, cada vez mais nos prejudica, por causa de 1ou2 baderneiro....

Portanto parceiro, vá com calma.. veja seu projeto... nao é barato! E acima de tudo..... Siga a lei.
Jorge Luiz Filho
Sorocaba - SP - Brasil

Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
:badbad:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por Rodox »

Se você for correr em prova de arrancada em autodromo você vai ter que procurar um preparador para ver o que é ideal para você.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por bleidao »

Então, amigo... qual o tipo de uso para o carro? Se for para usar nas ruas, só uma preparação básica para algumas aceleradas.
Se for para colocar nas pistas, há muito o que fazer.
Pedro_Carrera
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Dez 2015, 09:18
Carro: Não Tenho

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por Pedro_Carrera »

JorgeLuizFilho escreveu:amigo, primeiro de tudo... voce quer correr onde? nas pistas? pois nas ruas, montamos carro para diversão e lazer... NAO correr!

Portanto, vá com calma.. Nao qremos nenhum louco pelas ruas... fazendo #$@%#& e acabando com nossos prazeres, que é dirigir nossos carros turbos com responsabilidade e acima de tudo com respeito as leis de transito e com respeito aos parceiros!

Pois por causa de 1 ... levamos a culpa de sermos "baderneiros, arruaceiros.. e acima de tudo bando de louco, andando com carro turbo"

O governo e as autoridades, cada vez mais nos prejudica, por causa de 1ou2 baderneiro....

Portanto parceiro, vá com calma.. veja seu projeto... nao é barato! E acima de tudo..... Siga a lei.
Bom Jorge, o que eu quis dizer com correr seria acelerar um pouco, por diversão, mas com responsabilidade é claro! Fui pobre na minha definição de correr realmente. Mas é isso, quero turbar, ter um carro que responda bem, me divertir.

Valeu pela sinceridade, rs
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por bleidao »

Opa... começamos então a esclarecer o tópico.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por bleidao »

Se é apenas para se divertir, só montar o "Kit Padaria" mesmo. Pendurar a turbina e andar com pouca pressão.
Pedro_Carrera
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Dez 2015, 09:18
Carro: Não Tenho

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por Pedro_Carrera »

bleidao escreveu:Se é apenas para se divertir, só montar o "Kit Padaria" mesmo. Pendurar a turbina e andar com pouca pressão.
E o que seria o "Kit Padaria", Bleidao?
Avatar do usuário
JorgeLuizFilho
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 472
Registrado em: 06 Jul 2011, 17:03
Carro: Gol CL 2.0 Turbo
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por JorgeLuizFilho »

Fala Pedro... Blz?!

Entao... agora esta dando um norte no que vc tem intenção..
Entao vamos lá:

Qual carro?

Qual Motor?

Qual combustivel original?

Até Quanto esta disposto a gastar?

Kit Padaria... que a galera fala... é colocar um kit turbo 48x42 com coletor deslocado carbura 2E dosador pequeno e andar com no maximo 1Kg pressao.

Qto vai gastar no kit padaria?! Kit novo 1.900,00 Turbina nova: 1.300,00 refluxo coletor/valvula : uns 500,00 Mangotes: uns 200,00 junta aço 120,00
Se vai gastar uns 6mil/7mil... Fora umas "perfumarias" a mais que queira colocar no carro... Restante é isso ae!

Isso ae sem precisar fazer seu motor, Contando que seu motor TA FILÉ !!! TOPPP ... caso contrario... retifica nele!!
Jorge Luiz Filho
Sorocaba - SP - Brasil

Gol CL Bege 1992 - 2.0T - FT200
Gol GTS Preto 1993 - 1.8s Aspirado
:badbad:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por bleidao »

Exatamente o que Jorge Luiz falou!!!

Gasta-se muito para turbinar um carro. Claro que tem formas de se gastar menos. Mas se você for a um bom e conceituado preparador, é essa violenta grana a se gastar.

Mas uma APLzinha 42 48 é essencial para andar nas ruas. Ela enche rápido, o que dá para dar umas espirradas.

Quanto ao Kit, você encontra usados bons para instalar, mas comprar novo é sempre menor o risco de dores de cabeça.
jvgjunior
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Dez 2015, 08:53
Carro: Gol Quadrado

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por jvgjunior »

Vou me intrometer..... rs, concordo com a opção da APL.... turbina grande é legal... mas só anda se "espancar", giro la em cima, ja na APL rapidinho ja enche o carro fica esperto..... eu usei uma gt25 da MP uma vez e troquei por uma k16.... ambas pegando rapidinho! recomendo
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por João Victor AP »

Isso mesmo ! Como o Bleidão disse um Kit simples é legal para usar no dia-a-dia.
Utilize uma turbina pequena como a 42/48 que é esperta em baixas rotações, a .50 começa a ficar esperta em 4.200 RPM pra cima essa .50 demora a encher.
Faça uma preparação no cabeçote aumentando os dutos de admissão e escape do cabeçote, lembre de fazer isso nos coletores também. Faça um rebaixamento no cabeçote.
Você quer saber qual a melhor configuração para mexer. Na verdade o Motor AP 1.6 é o mais resistente para turbinar, o 1.6 possui maior elasticidade e menos potência e possui uma parede de bloco com muito material, ''grossa''.
O Motor AP 1.8 possui alta rotação, agilidade e uma flexibilidade, possui um risco médio de quebra.
O Motor AP 2.0 rotação nas limitações originais, é um motor áspero com pouca elasticidade, risco de quebra mais alto de todos.
No AP 2.0 a parede do bloco é mais fina, com isso a dissipação de calor é mais precária, e ai vem a quebra, mas depende muito do uso do carro.
Se você cuidar do seu 2.0, usar um redutor de atrito como o Militec ou Molykote, e não andar nas rotações muito altas, seu 2.0 dificilmente vai quebrar.
O Motor 2.0 do Gol GTi possui tuchos hidráulicos, o Gol GTi possui um sistema que não deixa o motorista trocar marcha acima de 6.000 RPM, ou seja, se você estiver dirigindo um GTi e passar marcha acima de 6.000 RPM o carro não irá responder os comandos de aceleração, o carro vai esperar a rotação cair para responder as acelerações novamente.
.
Abraço !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por bleidao »

Só vou corrigir uma coisa... se for turbinar, não rebaixe o cabeçote. Nunca! Tem que destaxar o máximo que puder para não ter problemas futuros.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Só vou corrigir uma coisa... se for turbinar, não rebaixe o cabeçote. Nunca! Tem que destaxar o máximo que puder para não ter problemas futuros.
E aí parceiro !
Se for colocar menos de 0,6 de pressão não tem problema dar uma rebaixadinha de leve no cabeçote do APzão.
Mas se o carro for a Álcool não rebaixe o cabeçote porque a taxa de compressão vai ficar muito alta.
E se for utilizar mais de 0,6 utilize os pistões a gasolina.

Tamo Junto parceiro !
Abraço ! :friend:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por bleidao »

Então... não importa a pressão. Quanto menos Taxado estado estiver, menor o risco de quebra.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Então... não importa a pressão. Quanto menos Taxado estado estiver, menor o risco de quebra.
Isto mesmo parceiro ! Pois aí a taxa de compressão fica menor !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual a melhor configuração de motor para correr?

Mensagem por bleidao »

Eu aprendi isso com um amigo que tem o motor todo original e faz uns 4 anos que anda turbo sem quebras. Sem forjar nada. A turbina apenas "pendurada". O máximo que ele tem é um intercooler.

Vocês devem conhecê-lo... aqui do fórum. o APassero.
Responder

Voltar para “Principal”