Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Area destinada para tópicos diversos que ainda não tenha categoria especifica.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Nilmar_1.6
Membro
Membro
Mensagens: 163
Registrado em: 14 Out 2007, 19:54
Carro:
Localização: Salvador/BA

Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por Nilmar_1.6 »

Olá galerinha do clube do gol quadrado.. É o seguinte.. Tow instalando ar condicionado no meu golzinho pra andar com os vidrinhos fechados tirando uma ondinha.. rs A duvida é o seguinte, tow com o a caixa evaporadora original do gol pra instalar e tb tenho a opção de instalar uma caixa evaporadora de um veiculo mais moderno.. O que eu gostaria de saber é o seguinte, o ar original do gol quadrado gela bem?! Da pra andar tranquilamente com o ar original do gol quadrado?! Moro em Salvador na Bahia e aqui faz calor a maior parte do ano, com temperatura media 32º C.. O tecnico que irá instalar o meu ar sugeriu instalar um evaporador de um veiculo mais moderno no meu carro, ou seja, fazer uma adaptação de um evaporador de uma melhor tecnologia dentro da caixa original do gol quadrado.. Prezo muito pela originalidade do carro,é por esse motivo, a existência da duvida.. Se o ar original do gol gelar o suficiente, instalarei o ar com evaporador original, caso não gele o suficiente, mesmo gostando de manter a originalidade do carro, optarei por fazer uma adaptação com um evaporador de maior eficiencia.. Aguardo comentarios da galerinha para me auxiliar na decisão.. Aproveitando o assunto, o consumo do gol de voces aumenta muito com o ar ligado?! Qual a media de consumo do carro de voces com o ar ligado e o ar desligado?! O carro perde muita potencia com o ar ligado?! O meu gol é um CL 1.8 à gasolina, com motor AP.. Quem tiver alguma dica, opiniões e comentários que possam me auxiliar na instalação do ar, ficarei agradecido.. Desde ja agradeço a atenção de todos e um forte abraço..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por madson »

O nosso gol não tinha tecnologia suficiente de isolamento térmico, portanto com a caixa evaporadora original o carro não fica gelado como os carros mais modernos. O máximo que conseguimos com o ar cond original é manter o carro fresquinho, porém em dias de muito sol se vc pegar um trânsito, com certeza vai querer até comprar um carro mais novo, pois nosso ar cond não foi projetado para o calorão que tá fazendo atualmente. Nosso ar original até gela bem em dias nublados, mas basta um sol quente no teto no engarrafamento que o rendimento cai muito, ainda mais porque o tabelier todo de plástico tb esquenta, ou seja, não tinha tanta preocupação da parte das montadoras na época de 1990 de que o carro virasse uma geladeira, como é o caso de um Palio ou Peugeot.

Por experiência própria de quem botou a evaporadora original, sugiro que vc bote a caixa evaporadora de Gol ou Palio o mais moderno possível, pois assim vai compensar todo o investimento que fez no sistema de ar cond. Meu carro só gela bem se não estiver parado no engarrafamento com sol em cima, ou seja, o ar cond não está servindo para sua função principal que é ficar geladinho no engarrafamento no verão. Só gela bem quando tá nublado ou chovendo e o motor está em altas rotações.
Isso pq já botei isolante térmico em tudo que é lugar. Se eu pudesse voltar ao passado teria botado a caixa evaporadora de veículo mais moderno.

No teu caso, além de botar a caixa mais moderna, vc pode vender a original por R$ 450,00 no Mercado Livre que não dura nem um mês o anúncio.

Abraço,
Madson.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Nilmar_1.6
Membro
Membro
Mensagens: 163
Registrado em: 14 Out 2007, 19:54
Carro:
Localização: Salvador/BA

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por Nilmar_1.6 »

Instalei o ar e ta gelando muito Madson.. Segue as peças que compõe meu ar..

1- Radiador (Original Volksvagen) do gol G4 pra carro com ar; (Novo)
2- Eletro ventilador para gol G4 com ar, aquele que funciona com dois estagios; (Usado em EXCELENTE estado)
3- Compressor 6P (Gas 134 R); (Novo)
4- Mangueiras do gol G4; (Usadas em OTIMO estado)
5- Recirculação do ar original, aquela peça que faz com o ar de dentro do carro passe pelo evaporador novamente; (Usado)
6- Motor do ventilador de ar forçado do gol G4 sem ar, pois o com ar não deu para adaptar; (Novo)
7- Suporte do compressor e alternador do gol G4 com motor AP, o que favoreceu no uso de uma correia 6PK unica pra todo o sistema do carro, dando um visaul melhor.. (Usado-mandei pintar e ficou novo)
8- Caixa original do gol quadrado; (Nova-Estoque antigo de consessionaria)
9- Item Importantissimo que influencia muito no rendimento do ar.. Tem que isolar o radiardo do motor do carro pra não deixar o mesmo puxar o ar quente de dentro do capo.. Eu isolei o meu usando os plasticos originais do gol G4 (Moldando e cortando) e acrilico.. Vedei bem direitinho.. Muita gente nao sabe mas o rendimento do ar tem muito haver com uma boa refrigeração do condensador..
10- Filtro secador e instalação eletrica do gol G4 (Novo)

Se tiver esquecendo de algo depois posto aqui.. So sei que um dos carros que ja andei e gelava muito foram o corsa novo e o polo e sinceramente meu gol nao ta devendo NADA!! Em dias com temperatura agradavel, finais de tar e a noite entro no carro ligo o ar rapidinho meus vidros começam a condensar e sinceramente eu adoro andar com meus vidros embaçados pela rua, ainda mais sendo eles verdes.. Muita gente olha com aquela cara de surpresa e admiração por ver os vidros embaçados e eu finjo que nem tow vendo.. Acho muito engraçado.. E ainda ando de agazalhado no carro pra deixar bem claro que ta frio mesmo.. rs E é serio galera, ta gelando muito mesmo não é exagero de dono.. Abraços amigos..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
Nilmar_1.6
Membro
Membro
Mensagens: 163
Registrado em: 14 Out 2007, 19:54
Carro:
Localização: Salvador/BA

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por Nilmar_1.6 »

Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por madson »

Show de bola, parabéns, agora só falta colocar qto vc gastou.
Abraço.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Nilmar_1.6
Membro
Membro
Mensagens: 163
Registrado em: 14 Out 2007, 19:54
Carro:
Localização: Salvador/BA

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por Nilmar_1.6 »

Vou sentar aqui pra fazer as contas certinho, mas com certeza ta girando em trono de R$ 3.000,00.. Assim que tiver um tempinho, posto aqui..

Abraços..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por madson »

Então agora o pessoal vai interpretar melhor o post que coloquei "troque de carro e pegue um com ar cond. ou instale um no seu e se arrependa". Quando eu disse isso me referia à questão de valores, pois vc gastou R$ 3.000,00, mas ninguém vai pagar R$ 3.000,00 a mais no seu carro por causa do ar cond., mas ao invés disso o valor dele deprecia pq adaptação de ar condicionado é reprovada por 90% dos compradores. Portanto vc só encontra vantagem em instalar um ar cond na goleta se for vender para a classe de 10%. Logo, é muito mais vantajoso manter o preço do carro sem tomar prejuízo vendendo para os 90% sem precisar pedir R$ 3.000,00 a mais e sem que eles desvalorizem alegando que adaptação estraga o carro.
Só recomendo investir em ar condicionado na goleta quem for ficar com o carro por 10 anos no mínimo.
Abraço a todos.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Nilmar_1.6
Membro
Membro
Mensagens: 163
Registrado em: 14 Out 2007, 19:54
Carro:
Localização: Salvador/BA

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por Nilmar_1.6 »

Olá galera.. Boa noite.. Eu investi no meu carro não so no ar, mas em tudo pensando no meu conforto e nao se um ou outro vai pagar o que gastei.. Eu pretendo continuar com o carro e nem passa por minha cabeça vende-lo.. E outra, o valor minimo foi 3.000,00, mas eu tenho quase certeza que foi mais.. Vou fazer as contas e depois posto aqui.. Apesar do meu ar ser instalado fora da fabrica, ele é original volks e gela muito bem pq eu coloquei tudo original do carro e quando nao foi roiginal do carro foi original da volks.. Então quem entrar no meu carro com o ar funcionando nao vai ter do que reclamar.. Ja levei ele depois de instalado em varias outras empresas que se recuzaram a fazer a instalação pq diziam daria muito trabalho, alem de inventarem varias outras desculpas, mas boa parte deles disseram que quando eu instalasse que passasse la pra que os mesmos dessem uma olhada.. Eu fiz questão de levar em todos, inclusive na CRIMAC pq la no fundo eu acho que eles não acreditavam que eu levariam a historia a frente e fizesse o serviço tão bem feito.. Depois tiro fotos aqui e posto.. Ficou muito bom o serviço.. Todo original do gol com motor Ap mais novo.. Esses caras que nao dao valor são assim mesmo.. Eles querem pagar o minimo possivel em qualquer carro, mas como eu não pretendo vender eles que vão ficar na vontade.. Vou continuar curtindo meu carrinho, ate pq meu golzinho é so curtição mesmo eu uso outro veiculo proprio pro dia a dia ( nao estou me exibindo) mas tow nem ai pra essa galera que so quer desvalorizar o que é dos outro, mas la no fundinho ficam louquinho pra ter o que é nosso.. rs Então Madson vamos curtir nossos golzinhos e pronto.. kkkk.. Vou falar mais uma coisa aqui que é muito verdade.. Quando eu entro no meu carro, ligo o som baixinho com musicas suaves e saio dirigindo na maior tranquilidade eu sinto um prazer e uma paz tão grande que nem sei explicar.. Mesmo antes de ter o ar condicionado.. É como se fosse o melhor carro do mundo.. É onde eu tenho bons pensamentos.. Saio dirigindo meu gol pra pensar e viver coisas boas e momentos bons.. Posso ate ta parecendo maluco, mas garanto que alguns membros daqui tb devem sentir o mesmo que eu.. Eu ADORO ter o meu gol quadrado!! Amo dirigir meu carro.. Me sinto muito bem fazendo isso, mesmo com determinadas limitações que o mesmo venha a ter.. Eu simplemente ADORO meu gol e sou quadradeiro de coração.. Abraços a todos e depois posto aqui o que fiquei devendo..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por madson »

Um dos melhores depoimentos de quadradeiros já postados no fórum, quase chorei...

Concordo com todas as palavras do Nilmar e enfatizo mais ainda que faço a mesma coisa: um carro mais novo para o dia-a-dia, mas o que eu gosto mesmo é de pegar a minha goleta e deixar os 1.0 2012 comendo poeira sem entender o pq, fica mais gostoso ainda quando se pega um 2.0 mais velho na pista todo desregulado e o cara fica comendo poeira sem entender nada...kkkkkkkkkkkkk.

Para quem não sabe ou é novo no fórum, tenho um CHT 1.6 todo "bombado" (alguns pôneis a mais) e completo, inclusive o ar cond. que botei serviu para aumentar a fé do Nilmar de que é possível, porém ele ficou ciente do gasto, pois eu gastei 2kk para botar, isso pq a mão-de-obra foi caseira. Só falta mesmo direção hidráulica que não coloco pq não cabe no cofre do motor.

Enfim, mais uma vez parabéns Nilmar! Curta mesmo seu goleta gelando que mais parece um sonho realizado do que um carro "velho". O melhor mesmo é quando a gente pára no semáforo com os vidros fechados e não precisa pegar o monte de propaganda que tentam nos dar na mão, ou ainda, quando se pára no sinal e ao lado os carros novos sem ar condicionado com os vidros abertos...
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
Marc
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 575
Registrado em: 31 Jan 2007, 20:40
Carro:
Localização: São Paulo

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por Marc »

Essa do Voyage novo não ter um a/c eficiente, me surpreendeu................... imaginava q/ o negócio gelava bem...............

Tenho a/c no meu quadradinho ( original )... e, realmente, não tem como comparar o "qto. gela" c/ um carro mais novo ( ou menos velho ), ou de concepção mais moderna.....

Por exemplo, meu quadradinho é 93...... tive um Tempra 16V 93 q/ o a/c era melhor q/ o do meu Gol...... ainda tive um Siena 98 q/ gelava mais q/ o Tempra..... agora tenho um Civic 05 q/ gela mais ainda....... tô c/ um Corolla 00 "parado" aqui em casa, gela tt. qto. o Civic....

Mas, mesmo assim.... acho sim q/ é pensável ter um a/c no carro..... ok, c/ 4 pessoas no carro, o negócio não é mto. eficiente, mas, como geralmente ando no máximo c/ duas pessoas no carro, sustenta bem no calor.................

Confesso q/, se não tivesse a/c no quadradinho, pensaria 20 vezes antes de gastar uma grana dessas p/ colocar.......... rs......
vwgolrj
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 05 Jan 2012, 20:18
Carro:

Re: isolante térmico

Mensagem por vwgolrj »

madson escreveu:O nosso gol não tinha tecnologia suficiente de isolamento térmico, portanto com a caixa evaporadora original o carro não fica gelado como os carros mais modernos. O máximo que conseguimos com o ar cond original é manter o carro fresquinho, porém em dias de muito sol se vc pegar um trânsito, com certeza vai querer até comprar um carro mais novo, pois nosso ar cond não foi projetado para o calorão que tá fazendo atualmente. Nosso ar original até gela bem em dias nublados, mas basta um sol quente no teto no engarrafamento que o rendimento cai muito, ainda mais porque o tabelier todo de plástico tb esquenta, ou seja, não tinha tanta preocupação da parte das montadoras na época de 1990 de que o carro virasse uma geladeira, como é o caso de um Palio ou Peugeot.

Por experiência própria de quem botou a evaporadora original, sugiro que vc bote a caixa evaporadora de Gol ou Palio o mais moderno possível, pois assim vai compensar todo o investimento que fez no sistema de ar cond. Meu carro só gela bem se não estiver parado no engarrafamento com sol em cima, ou seja, o ar cond não está servindo para sua função principal que é ficar geladinho no engarrafamento no verão. Só gela bem quando tá nublado ou chovendo e o motor está em altas rotações.
Isso pq já botei isolante térmico em tudo que é lugar. Se eu pudesse voltar ao passado teria botado a caixa evaporadora de veículo mais moderno.
No teu caso, além de botar a caixa mais moderna, vc pode vender a original por R$ 450,00 no Mercado Livre que não dura nem um mês o anúncio.

Abraço,
Madson.
Editado pela última vez por vwgolrj em 14 Jan 2012, 20:10, em um total de 1 vez.
vwgolrj
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 05 Jan 2012, 20:18
Carro:

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por vwgolrj »

E aí madson, gostaria saber quais os locais que você pôs o isolante térmico, e onde eu posso encontrar esse material, acho que se você postar um tópico com esse tema : isolamento térmico e se possível com fotos, a galera vai adorar! Acho que vai bombar!!! é uma coisa que muitos gostariam de fazer nos seus goletas! Um abraço!
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por madson »

Olá! Vc é um cara de sorte. pois o isolante térmico que eu comprei vem todo de Duque de Caxias. Vá na feira de panos aí em Caxias, pois há bastante deste material lá, trata-se de um "pano" grosso estilo feltro revestido com uma manta de alumínio. Qualquer loja que vende produtos de revestimento de sofá ou cortinas irá saber te dizer se tem ou onde vende. Ao comprar, basta cortar com tesoura e ir colando com cola de sapateiro embaixo do carpete do carro acima da transmissão, pois assim diminuirá o calor vindo deste local. A seguir tb poderá colocar dentro dos tubos da ventilação e dentro do painel do carro, mas terá que desmontar bem para fazer uma boa instalação.
Abraço,
Madson.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
FucAmarela
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Abr 2012, 12:39
Carro:
Localização: São Paulo/SP
Contato:

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por FucAmarela »

Gostei do Tópico. Meu Voyage GL 1991 tinha ar quando original, meu painel tem os comandos e os dutos mas o ex dono arrancou tudo pra colocar uma turbina. Enfim, hoje o carro é meu e eu comprei um kit desmontado de um GTS, vou buscar no interior de SP no dia 7 e vou precisar de ajuda para montar isso. Quem for de SP e puder ajudar me da um toque. Adorei esse tópico. Logo mais teremos mais um quadrado restaurado, completo e baixo em SP.
Avatar do usuário
fabianohgp
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 709
Registrado em: 14 Set 2010, 20:31
Carro:
Localização: Cuiabá/MT

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por fabianohgp »

Fala Nilmar, tranquilo?
Parabéns pelas palavras, concordo plenamente contigo. Tem muita gente que quebra o pescoço quando passamos em nossos quadrados, auuahauhauha.

É o seguinte aqui na minha cidade a média da temperatura é de 40°, não estou exagerando não. Eu passo pelo mesmo problema do Madson, no trânsito o a/c não dá conta. Se o carro fica muito tempo no Sol, aí ferrou, não gela nada mesmo. Li que você "isolou o radiador" pra não puxar o ar quente pra dentro do capô e melhorar a eficiência do a/c, mas não entendi como. No meu carro também coloquei todo o sistema do G3/G4.

Teria como colocar umas fotos pra eu tentar fazer no meu também? Obrigado.
Abs e fique com Deus.
Avatar do usuário
pabloclima
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Mar 2012, 09:51
Carro: Gol GL 1.8Mi 92
Localização: Brasília

Re:

Mensagem por pabloclima »

madson escreveu:O nosso gol não tinha tecnologia suficiente de isolamento térmico, portanto com a caixa evaporadora original o carro não fica gelado como os carros mais modernos. O máximo que conseguimos com o ar cond original é manter o carro fresquinho, porém em dias de muito sol se vc pegar um trânsito, com certeza vai querer até comprar um carro mais novo, pois nosso ar cond não foi projetado para o calorão que tá fazendo atualmente.
Madson eu discordo, tenho um GL que assim que saiu da concessionária foi instalado o ar do gol gti, que tem um compressor excelente, ficou mais de 15 anos sem dar problema \õ não entendo muito de ar pra opinar, por isso tô dando o exemplo do meu. Abraços :D
@pabloclima
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: Re:

Mensagem por madson »

pabloclima escreveu:
madson escreveu:O nosso gol não tinha tecnologia suficiente de isolamento térmico, portanto com a caixa evaporadora original o carro não fica gelado como os carros mais modernos. O máximo que conseguimos com o ar cond original é manter o carro fresquinho, porém em dias de muito sol se vc pegar um trânsito, com certeza vai querer até comprar um carro mais novo, pois nosso ar cond não foi projetado para o calorão que tá fazendo atualmente.
Madson eu discordo, tenho um GL que assim que saiu da concessionária foi instalado o ar do gol gti, que tem um compressor excelente, ficou mais de 15 anos sem dar problema \õ não entendo muito de ar pra opinar, por isso tô dando o exemplo do meu. Abraços :D
Vc passou utilizando 15 anos este carro em Fortaleza onde o vento superabunda? Inclusive uma cidade com capacidade absurda para energia eólica e possuindo vários "ventiladores" gigantes em sua costa?

Faz o seguinte, pergunte a alguém que comprou um GTI em 1992 no calor úmido do RJ ou SP se o ar cond. gelava bem como um Palio 2012. Além dos mais, em Fortaleza nestes 15 anos de uso alguma vez vc conseguiu ficar num engarrafamento de 150km debaixo de sol como ocorre em SP? Ou ficou mais de duas horas debaixo do sol de 08:00h da manhã na hora do rush no verão do RJ?

Mantenho minha afirmação: os carros antigamente não eram tão preparados em isolamento térmico como os carros de hoje em dia, mas se o seu Gol GL gelou bem durante 15 anos em Fortaleza, meus parabéns.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
LEONARDO ANJOS DE LIMA
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jan 2014, 08:32
Carro: GOL GL

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por LEONARDO ANJOS DE LIMA »

Fala comigo!
Se liga, tenho um golzin gl 1.8 Ap e quero por um arzinho nele. queria saber se tem como adaptar as peças do ar do Santana quadrado ( 88/89 eu acho ) pois tenho todas as peças.
Abç
Avatar do usuário
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 609
Registrado em: 30 Mai 2009, 21:02
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992
Localização: Rio de Janeiro

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por madson »

LEONARDO ANJOS DE LIMA escreveu:Fala comigo!
Se liga, tenho um golzin gl 1.8 Ap e quero por um arzinho nele. queria saber se tem como adaptar as peças do ar do Santana quadrado ( 88/89 eu acho ) pois tenho todas as peças.
Abç
Tem como sim. Só precisa levar em caras experientes, não aventureiros de 25 anos pra baixo que fazem curso no SENAI e abrem oficina de ar cond.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
LEONARDO ANJOS DE LIMA
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jan 2014, 08:32
Carro: GOL GL

Re: Instalando ar condicionado no gol quadrado..

Mensagem por LEONARDO ANJOS DE LIMA »

Valeu pelo incentivo Madson! Vou começar a procurar algum desses com boa vontade e experiencia como mencionou rs
Responder

Voltar para “Principal”