akawan escreveu:difersilva escreveu:Ola pessoal,
è o seguinte.: O amaciamento do motor existe!, ou não.... A questão é bem polemica, mas minha opiniao é que ele existe sim.
Primeiramente, como no seu caso Filipe, que retificou todo o motor seu jogo de aneis se encontra novo e ele precisa de 100 a 200 Km para acentar e criar ressalto no bloco... algo milimetrico mais que faz com que ele não gire durante utilização e cause possiveis problemas.
Como no inicio de utilização o anel sofre risco de girar, não aconselhavel rotação acima de 3.000 para nao contribuir com esse giro. Mas isso só ate os primeiros 200 Km.... funcionar em marcha lenta é otimo, pois pistao trabalha em sua rpm minima.
E por que um motor amaciado anda mais que um mesmo motor nao amaciado? Esa é a grande polemica entre mestre e doutores. Minha opiniao defende que um motor que apos passou seu periodo de carencia de uns 200Km começar a ser utilizado com rotação mais alta fica melhor do que outro que nao explorou seus limites, pois um motor que é levado a altos giros desde seu inicio de vida util tem sua peças acentadas de forma diferente pela simples razão da velocidade de rodagem que sofre.
Com rpm em seu grau maximo, faz as peças se acentarem em seu grau maximo, pelo esforço efetuado e com isso seu atrito diminui consideravelmente.
Esta é minha opiniao espero ouvir outras.
E por favor pessoal, quem ai tem AP 1.8 com Brosol 2E, postem pa mim o tempo de aceleração de 0-100Km/h e postem o carro, combustivel e se tem pistoes a alcool ou gasolina. se tiverem dados de giclagem tb agradeço.
Faço 0-100 em 13-14seg. Pampa L 1.8 pneu 175/70 13, gicles 135 e 150. no Alcool.
Tamo por ai.
Cara...
boa tarde!!
Mas quem q t disse que os anéis naum giram????
ELES TEM QUE GIRAR.... o que naum pode acontecer é o alinhamento de anés.. e esse eh um fator que qualquer motor seja novo ou usado esta sujeito!!!
e outra.. os anéis servem estritamente para fazer a lubrificação do cilindro e a vedação de óleo entre cilindro e carter!
e mais.. naum pode de maneira nenhuma, nunca, riscar qto mais criar um degrau no cilindro do motor, se fez isso no motor, vc tem um sério problema no motor que exige estudo e determinadas retíficas.
sem mais,
Alisson
Por
Fabrício Samahá
Um velho mito sobre motores envolve o amaciamento. Não são poucos os que ainda dispensam ao carro novo cuidados exigidos décadas atrás, como não impor longos percursos nem atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 km.
Hoje a regra é outra: basta não atingir altas rotações (acima de 3.000 rpm) por 100 ou 200 km iniciais. Nesta fase os anéis ainda estão se assentando e é importante não forçá-los. Depois, pode-se explorar todo o regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o motor -- sobretudo em um esportivo de 16 válvulas e alta rotação como o da Parati do primeiro motor.
Se o motor for "acostumado" ao uso com baixas rotações e pouca carga (entenda-se carga como abertura de acelerador: pé no fundo significa carga total), pode realmente ficar mais lento que um utilizado em sua plenitude. Há, porém, quem discorde desse método.
por
Iran Cartaxo
A relação entre o modo de dirigir e o desempenho obtido pelo veículo já causou grande polêmica, Alexandre. Especialistas no assunto se dividem entre os que atribuem a agilidade de motor à pilotagem esportiva e os que descartam qualquer ligação entre esses fatores.
A primeira corrente defende que motores utilizados sempre em potência máxima -- o chamado W.O.T., wide open throttle ou acelerador todo aberto -- tornam-se melhores do que aqueles dirigidos "civilizadamente". O assentamento das principais peças móveis (virabrequim, bielas, pistões e anéis) nessas condições seria aprimorado ao máximo grau, devido ao próprio esforço efetuado. Com isso, o atrito entre elas diminui consideravelmente.
Conta a história que a Porsche fabricou um motor 1,1-litro para um 550 da equipe de fábrica, para competir na classe até 1.100 cm3 na 24 Horas de Le Mans de 1953. Esse motor era um 1,5 litro reduzido. Mediram o motor no dinamômetro, como de praxe, e obtiveram 72 cv, em seguida colocando o carro no transporte rumo à França. O carro treinou, correu e venceu na sua classe. De volta à fábrica, mediram o motor só por curiosidade, para saber de quanto tinha sido a perda de potência em função do desgaste. A potência tinha subido para 80 cv!
Outro exemplo célebre: em meados da década de 60, quando Émerson Fittipaldi era imbatível na Fórmula Vê 1.200, seu preparador Roger Resny tinha um segredo. Os motores de corrida eram colocados para rodar em Kombis de uso profissional, que normalmente andavam bem carregadas -- e "pé em baixo", pois o motor 1,2-litro de 30 cv mal conseguia movimentar o utilitário com bastante peso a bordo. Depois de cerca de 2 mil quilômetros os motores eram retirados, as válvulas eram esmerilhadas e os cabeçotes, limpos. Pronto, mais um motor "canhão".
Já os opositores da teoria do W.O.T. acreditam que usar o motor esportivamente não resulta em melhor desempenho, mas antecipa a fase de sua vida útil em que o motor atinge a maior potência. Assim, o procedimento seria benéfico apenas em veículos de competição, reduzindo a necessidade de amaciamento até sua entrada nas pistas. Para essa corrente, andar com aceleração total encurtaria a durabilidade do motor, trazendo mais prejuízos que vantagens.
Acreditar ou não na "mágica" do WOT, portanto, cabe a cada um. Cabe lembrar que o termo está em desuso, pois se referia especificamente à borboleta ou borboletas do carburador. Devido aos sistemas de injeção, em seu lugar usa-se TPS 100, que significa Throttle Position Sensor 100 ou sensor de posição do acelerador 100% movimentado. Preciosismos da era da alta tecnologia...
O anel tem que se acentar! Ele cria um canal milimétrico no bloco que faz ele não girar e garantir assim uma boa vedação sem risco de chegar oléo na mistura ou até mesmo deste anel absurdamente sair de seu canal e travar o motor.
Se o anel de seu carro gira ele está fora de especificação, pis com um alto nivel de vibrações esse anel não vedará o suficiente, comprometendo seu motor.
Eu defendo a tese do amaciamento, pelo que vi você não concorda, mas o assunto é assim mesmo bem polemico...
Mas procura um carrinho de madame que só anda na city na boa na casquinha e 1x por semana. Compara com outro motor... depois me diz se existe ou não o amaciamento, o acentamento das peças, entre outras.
Abraços.