Câmbio AP com barulho

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

ouroeste
Membro
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 11 Fev 2019, 20:23
Carro: Gol 1.8

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por ouroeste »

eu peguei naquele "braço" que vai na homocinética, tem folga dos dois lados.. isso pode influenciar?
eu balancei os braços dos dois lados, e tem folga .. não sei como chama aquilo mas, vocês devem saber ... é aquele ferro que vai na homocinética que fica acoplada no câmbio.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por Rodox »

ouroeste escreveu:eu peguei naquele "braço" que vai na homocinética, tem folga dos dois lados.. isso pode influenciar?
eu balancei os braços dos dois lados, e tem folga .. não sei como chama aquilo mas, vocês devem saber ... é aquele ferro que vai na homocinética que fica acoplada no câmbio.
O eixo de tração só faria barulho se o carro entrasse em movimento... e é um barulho bem caracterítico quando quebra a junta homocinética. E os coxins como estão?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
ouroeste
Membro
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 11 Fev 2019, 20:23
Carro: Gol 1.8

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por ouroeste »

O do câmbio está ok..
Ele tem uma "arroela" calçando ele, mas ela sempre existiu lá, não sei por qual razão, mas tem.
Porém, está bem apertado, não está estourado.
Será que pode ser alguma coisa na planetária? eu pensei em trocar o óleo do câmbio ( mas está no nível certinho );
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por Rodox »

ouroeste escreveu:O do câmbio está ok..
Ele tem uma "arroela" calçando ele, mas ela sempre existiu lá, não sei por qual razão, mas tem.
Porém, está bem apertado, não está estourado.
Será que pode ser alguma coisa na planetária? eu pensei em trocar o óleo do câmbio ( mas está no nível certinho );
Não acho que seja as engrenagens planetárias... acho que é algum problema na embreagem. Câmbio de AP sem ser turbo é muito difícil de quebrar... ou seu carro é turbo?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
ouroeste
Membro
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 11 Fev 2019, 20:23
Carro: Gol 1.8

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por ouroeste »

Não é turbinado não.
Eu fui numa oficina que trabalha com suspensão e embreagem, o rapaz me disse que também pode ser o rolamento do eixo piloto.
Já outro mecânico, me disse que na maioria das vezes o rolamento do eixo piloto faz um "assovio" quando está estourado..
Estou mais perdido que tudo ..
O jeito vai ser gastar uma grana, e mandar retira o câmbio ( 200,00 ) só a mão de obra .. aí, se tiver garfo ruim, rolamento ruim, vou ter que trocar tudo :/

Eu esticava bastante esse carro antes de fazer o motor, mas não tinha o barulho não ..
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por Rodox »

ouroeste escreveu:Não é turbinado não.
Eu fui numa oficina que trabalha com suspensão e embreagem, o rapaz me disse que também pode ser o rolamento do eixo piloto.
Já outro mecânico, me disse que na maioria das vezes o rolamento do eixo piloto faz um "assovio" quando está estourado..
Estou mais perdido que tudo ..
O jeito vai ser gastar uma grana, e mandar retira o câmbio ( 200,00 ) só a mão de obra .. aí, se tiver garfo ruim, rolamento ruim, vou ter que trocar tudo :/

Eu esticava bastante esse carro antes de fazer o motor, mas não tinha o barulho não ..
Eu acho que não é o rolamento do eixo piloto não... acho que o mecânico fez cagada na montagem da embreagem... mas só abrindo pra ver no que vai dar. Vá em um mecânico que você sinta confiança nele... se ficar desconfiado não vá nesse mecânico.

Abraços e até amanhã!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
ouroeste
Membro
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 11 Fev 2019, 20:23
Carro: Gol 1.8

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por ouroeste »

Eu vou mandar afastar esse câmbio e dar uma olhada. Vai ser o jeito....
Eu só queria mesmo ter uma idéia do que podia ser, para que eu ficasse por dentro do assunto....
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por Rodox »

ouroeste escreveu:Eu vou mandar afastar esse câmbio e dar uma olhada. Vai ser o jeito....
Eu só queria mesmo ter uma idéia do que podia ser, para que eu ficasse por dentro do assunto....
Esse seu caso é só abrindo mesmo... você agora vai depender da honestidade do mecânico para não ser passado pra trás. De preferência acompanhe o serviço... não deixe o carro ser concertado sem você estar do lado. Se você for com a cara do mecânico vá nele, se não for com a cara vá em outro que tenha sintonia com você.

Bom Carnaval e até 4a feira!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
ouroeste
Membro
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 11 Fev 2019, 20:23
Carro: Gol 1.8

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por ouroeste »

Levei o gol em outro mecânico das antigas mesmo, ele vai olhar o carro amanhã cedo com mais tempo, mas ele já me adiantou que dificilmente seja algo no motor, e também não acredita que seja defeito na embreagem, pois 2 kits com o mesmo defeito seria praticamente impossível.
Ele cogitou algo como a caixa satélite, mas ele quer ouvir o motor gelado mesmo...
É um mecânico muito bom, bem conhecido na cidade.... Posto as novidades aqui, de repente pode servir para outras pessoas com um problema parecido..
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por bleidao »

ouroeste escreveu:eu peguei naquele "braço" que vai na homocinética, tem folga dos dois lados.. isso pode influenciar?
eu balancei os braços dos dois lados, e tem folga .. não sei como chama aquilo mas, vocês devem saber ... é aquele ferro que vai na homocinética que fica acoplada no câmbio.
O Semi eixo trabalha com uma pequena folga, hein.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por bleidao »

ouroeste escreveu:Levei o gol em outro mecânico das antigas mesmo, ele vai olhar o carro amanhã cedo com mais tempo, mas ele já me adiantou que dificilmente seja algo no motor, e também não acredita que seja defeito na embreagem, pois 2 kits com o mesmo defeito seria praticamente impossível.
Ele cogitou algo como a caixa satélite, mas ele quer ouvir o motor gelado mesmo...
É um mecânico muito bom, bem conhecido na cidade.... Posto as novidades aqui, de repente pode servir para outras pessoas com um problema parecido..
Aguardando as novidades.
ouroeste
Membro
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 11 Fev 2019, 20:23
Carro: Gol 1.8

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por ouroeste »

Olha, fui no posto de gasolina, mandei esgotar todo o óleo do câmbio, acredite, dava nojo de ver .... e tem mais, o óleo estava muito fino ( não parecia ser óleo 90 ), aí colocou 2 litros de óleo 90, senti que o câmbio ficou mais macio, porém, se baixar bem a lenta, o barulho aparece sim, mas parece que ficou mais difícil de aparecer.
Outrossim, o carro estava com 18 graus de ignição inicial, comprei uma pistola estroboscópica, conferi hoje, atrasei o distribuidor para 12 graus, que foi o recomendado por um cara que trabalhou na VW na década de 80 e 90, o motor ficou mais "redondo".... Agora, vou esperar a partida amanhã cedo, quero ver se ele vai dar aquele barulho.
Quanto ao semi eixo, vou ter que mandar verificar. Tem que trocar um pivô, uma coifa tb ... Carango tá em dia, mas sempre aparece detalhes né .....
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por Rodox »

Eu sempre troco o óleo do câmbio a cada 2 anos... sempre ele fica macio após a troca, sinal que o óleo que estava lá estava ruim.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por bleidao »

ouroeste escreveu:Olha, fui no posto de gasolina, mandei esgotar todo o óleo do câmbio, acredite, dava nojo de ver .... e tem mais, o óleo estava muito fino ( não parecia ser óleo 90 ), aí colocou 2 litros de óleo 90, senti que o câmbio ficou mais macio, porém, se baixar bem a lenta, o barulho aparece sim, mas parece que ficou mais difícil de aparecer.
Outrossim, o carro estava com 18 graus de ignição inicial, comprei uma pistola estroboscópica, conferi hoje, atrasei o distribuidor para 12 graus, que foi o recomendado por um cara que trabalhou na VW na década de 80 e 90, o motor ficou mais "redondo".... Agora, vou esperar a partida amanhã cedo, quero ver se ele vai dar aquele barulho.
Quanto ao semi eixo, vou ter que mandar verificar. Tem que trocar um pivô, uma coifa tb ... Carango tá em dia, mas sempre aparece detalhes né .....
Legal!

Estou aguardando seu retorno quanto ao barulho.
ouroeste
Membro
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 11 Fev 2019, 20:23
Carro: Gol 1.8

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por ouroeste »

Retiramos o cãmbio! Rolamento do eixo piloto sem graxa nenhuma.
Engraxamos, verificamos o conjunto de embreagem, tudo beleza....
montamos novamente, apertamos alguns parafusos de escapamento que estavam meios soltos, dei partida no carro, e o barulho não apareceu ...
ele estava bem frio, pois ficou quase 12 horas parado, mas amanhã cedo será o "veredito" .... creio que algo não estava muito certo, pois era pra ter feito o barulho logo que ligou.... a marcha ficou muiiiiito lenta .... Outro detalhe, a mangueira que vem do hidrovácuo estava rachada, arrumamos, acredito que ali estava perdendo vácuo do quarto cilindro.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por bleidao »

Esse rachado na mangueira altera o funcionamento do motor, pois há o vazamento de vácuo.
ouroeste
Membro
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 11 Fev 2019, 20:23
Carro: Gol 1.8

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por ouroeste »

O barulho do câmbio não tem jeito mesmo .... mas fiquei mais tranquilo, só de saber que não é folga de mancal, etc já me aliviou.... o mecânico me disse que pode rodar 200 anos que não vai estragar .
Segundo ele, esses câmbios de motores AP são muito resistentes.

Quanto a mangueira, realmente notei diferença na marcha lenta mesmo ..
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por bleidao »

Nem tão resistentes assim, mano...

KKK

Eu tenho 2 com problemas. Um PX roncando pinhão e um PS com os anéis sincronizadores estragados.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por João Victor AP »

ouroeste escreveu:Bom dia galera
tenho um quadrado 91 ap, estou com um problemão. Meu carro quando gelado, por estar sem afogador, eu dou partida e se deixar naquela marcha lenta vem um barulho batido mesmo " clac clac clac clac", se aperto um meio pedal de embreagem, some! Solto a embreagem, volta!
O motor foi feito inteiro embaixo, e a embreagem foi colocada uma Valeo, depois destes serviços o barulho apareceu. Ninguém sabe me dizer ao certo o que é, uns falam em rolamento de eixo piloto, outros falam em caixa de marchas. O nível de óleo da caixa está ok.
Quando a marcha lenta estabiliza, some o barulho, se mesmo frio eu acelerar, some o barulho. É somente em ponto morto mesmo, com a marcha lenta bem baixa e o pedal da embreagem solto.
O que poderia ser? :bum: :bum:
Mano... vamos lá !
Trabalho com mecânica, e já mexi em carros assim.
Fica um clec clec parecendo que tem um ferro batendo bem rápido né ?
Se pisa na embreagem o barulho para ? Então... pimba... descobrimos o defeito... COLAR DA EMBREAGEM !

O Colar foi trocado ?
Pois, o cara que troca disco e platô, e não troca o colar... esse aí é artista ! Esse fez curso na OFICINA DO TIÃO !
Acredito que foi trocado né ! KKKK
Se não sabe, olhe na nota do serviço, e veja.
Lembrando que tem muito cara desonesto, mostra pra você uma peça, e na hora de montar usa uma peça usada, e guardam a nova pra eles.

Pelo jeito tem algum problema no colar, ou é de marca vagabunda, ou o cara fez burrada na hora de montar, ou são desonestos e usaram algum colar velho e guardaram pra eles o novo.

Verifica isso aí !
Tem que retirar o câmbio do carro.
Se o serviço ainda estiver na garantia corre lá !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Câmbio AP com barulho

Mensagem por bleidao »

Exatamente, JV... já vi muitos problemas assim.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”