Re: Falha quando quente, se apaga e sem força [RESOLVIDO]

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Demétrio_RS
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força [RESOLVIDO]

Mensagem por Demétrio_RS »

Boa tarde!

Bem, meu problema até o momento não foi diagnosticado pelo mecânico nem pelo eletricista, não sabemos ainda sequer se trata-se de uma falha mecânica ou elétrica, infelizmente.

O que acontece com meu Gol GTi 93 é que ele pega normalmente de primeira, anda relativamente normal por um tempo, com algumas pequenas rateadas, principalmente em subidas e quando faço uma curva meio rápida, como se faltasse gasolina no pescador (porém não é o caso aqui, pois ando com ele bem acima da reserva), daí nesses casos ele dá uma tossida, se engasga mas logo se apluma e segue normal; após esquentar, falha e não pega mais, é preciso esperar 1 ou 2 minutos, daí pega e segue normal, até a próxima rateada, igual mencionada antes. Hoje perdi a paciência, não consegui subir com ele numa garagem, simplesmente se corta, sem força e se apaga, fiquei bem chateado mesmo! Após isso, deixei ele no parelho e pisei no bucho, ele não chega no último RPM e fica oscilando a aceleração, desce um monte, dali um pouco sobe fica nessa porcaria!

Uns dias atrás coloquei bomba externa de combustível nova e filtro, e bobina nova. Conforme testes, o problema não é rotor, distribuidor, bobina, pois chega centelha nas velas mesmo quando começa a esquentar, daí o eletricista disse que não trata-se de problema elétrico.

E agora, alguém teria alguma ideia do que pode ser o problema???
Editado pela última vez por Demétrio_RS em 03 Ago 2018, 00:08, em um total de 1 vez.
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Jorge Silva
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Jorge Silva »

Você por acaso colocou no seu GTI a bobina do Gol Bola MI? Pois se você colocou a bobina do MI pode estar superaquecendo o módulo de ignição.

Se você estiver com a bobina original e o seu sistema elétrico estiver de fato OK como disse o seu eletricista, então o problema só pode ser no sistema de alimentação (bicos injetores, bomba de combustível, válvula reguladora de pressão, etc... e até combustível batizado, por que não? Já tive um apuro feio por causa de combustível batizado).

Hoje só abasteço nos postos mais caros das cidades que eu vou ou frequento, pois combustível barato é sinal de batismo na certa. E eu mesmo testo o teor de álcool da gasolina que eu compro com o teste da proveta (tem vários vídeos na internet mostrando como é). O último teste deu apenas uns 15% de álcool na gasolina Shell V-Power.
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por bleidao »

Exatamente como disse o amigo acima.
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Demétrio_RS »

Jorge Silva escreveu:Você por acaso colocou no seu GTI a bobina do Gol Bola MI? Pois se você colocou a bobina do MI pode estar superaquecendo o módulo de ignição.

Se você estiver com a bobina original e o seu sistema elétrico estiver de fato OK como disse o seu eletricista, então o problema só pode ser no sistema de alimentação (bicos injetores, bomba de combustível, válvula reguladora de pressão, etc... e até combustível batizado, por que não? Já tive um apuro feio por causa de combustível batizado).

Hoje só abasteço nos postos mais caros das cidades que eu vou ou frequento, pois combustível barato é sinal de batismo na certa. E eu mesmo testo o teor de álcool da gasolina que eu compro com o teste da proveta (tem vários vídeos na internet mostrando como é). O último teste deu apenas uns 15% de álcool na gasolina Shell V-Power.
Sim, Jorge, troquei a bobina pelo do MI mesmo mas não foi esse o problema, já estava ruim com a bobina original. Levei o carro hoje num especialista em VW aqui, aqueles mecânicos da antiga mesmo, porém se atualizou um pouco, faz limpeza de bicos, mexe em injeção eletrônica e etc, o diagnóstico dele é que só pode ser o sensor de fluxo de ar, disse que é comum dar problema nas LE Jetronic esse sensor, e acho que faz sentido mesmo, o sensor do carro tá bem feio mesmo, colado com durepoxi, inclusive, comprei assim já. Além de outro mecânico vagabundo aqui e mal intencionado ter amassado ainda mais ele pra me dar prejuízo e tentar me vender outro! :x

Mas enfim, vou deixar ele ruim por mais alguns dias apenas, até chegar minha FT400 e instalar, espero que se acabem definitivamente os problemas quanto à injeção.

Obrigado pelas dicas aí, gurizada!

Abraços!
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Jorge Silva
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Jorge Silva »

De nada!

Mas se eu fosse você pesquisava mais se a bobina MI pode estragar algo, como por exemplo o módulo de ignição.
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Falhando frio agora, sem reação e sem força!

Mensagem por Demétrio_RS »

Valeu, Jorge! Na verdade, vou reinstalar a bobina original, afinal, não era ela o problema. Vim para o serviço nele hoje e parece que ficou pior com a limpeza de bicos, que tristeza!
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por bleidao »

O sensor MAF (fluxo de ar) da Le Jetronic infelizmente é algo que dá problema mesmo. Principalmente por conter partes móveis e de contato).
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Demétrio_RS »

Pois é, Bleidao, o meu pelo jeito foi pro saco mesmo! E o brabo é que é uma peça difícil de conseguir, e quando se acha pedem mais de 400 reais numa usada, restaurada! :OO

Mas enfim, vou aguentar o carro ruim mais alguns dias, em breve estará de FT400.
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Re: Falhando frio agora, sem reação e sem força!

Mensagem por Jorge Silva »

Demétrio_RS escreveu:Valeu, Jorge! Na verdade, vou reinstalar a bobina original, afinal, não era ela o problema. Vim para o serviço nele hoje e parece que ficou pior com a limpeza de bicos, que tristeza!
Mas com essa nova injeção FT400 que você vai por tudo vai melhorar!!!

Já vi casos em que a pessoa tirou a injeção eletrônica problemática e colocou no lugar um carburador... mas não acho que seja o seu caso, pois você gosta de modernidade.
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Demétrio_RS »

Pois é, Jorge, espero que realmente meus problemas se acabem com a FT. Tenho um amigo que tem um GTi 89 e passou por problemas também na injeção, colocou uma FT e nunca mais se incomodou, espero ficar sossegado assim também! Hehehe...

Quanto à carburar, realmente nunca me passou pela cabeça, seria a última das opções no universo! :lol:
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Jorge Silva »

E para evitar sujar bicos procure só usar gasolina aditivada. Mas carro que nunca usou tem que dosar... comesse com 1/4 de tanque de aditivada e o resto (3/4) coloque de comum... e então 1/2 a 1/2 e por fim tanque cheio de aditivada.
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Demétrio_RS »

Jorge, essa questão da gasolina aditivada é um tanto controversa né, não acredito muito na qualidade melhor da aditivada não, a menos que se use uma Podium, da BR, ou aquela outra da Shell, por exemplo, fora isso acho todas a mesma porcaria, cheia de etanol entre outras coisas. Usei um bom tempo gasolina aditivada nos carros e motos que tive, nunca percebi uma melhora considerável, nem em rendimento nem em consumo, então abandonei de vez.

E outra, tu já viu como a gasolina é "aditivada"? O caminhão chega carregado com gasolina comum, normal, daí descarregam um tanto no reservatório da comum e o outro tanto no da aditivada, daí o pessoal do posto que aditiva ela e mexe com uma vara no reservatório. Kkkkkkkk... Para quem não sabia e pensa que ela vem aditivada da refinaria, não vem. Hehehe...
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por bleidao »

Então... mesmo colocando a FT, vai precisar dos sensores. Terá que gastar do mesmo jeito.

Quanto à gasolina aditivada, se for de uma marca e posto confiáveis, vale sim a pena.

A gasolina aditivada não opera milagres, mas ela contem aditivos detergentes que limpam o sistema de alimentação. Inclusive, mantém por um tempo maior os bicos limpos, por não conter as impurezas encontradas na gasolina comum.
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Jorge Silva »

bleidao escreveu:Então... mesmo colocando a FT, vai precisar dos sensores. Terá que gastar do mesmo jeito.

Quanto à gasolina aditivada, se for de uma marca e posto confiáveis, vale sim a pena.

A gasolina aditivada não opera milagres, mas ela contem aditivos detergentes que limpam o sistema de alimentação. Inclusive, mantém por um tempo maior os bicos limpos, por não conter as impurezas encontradas na gasolina comum.
Faço minhas as suas palavras... é bem por aí! Eu olho a cabeça dos pistões do meu carro e elas estão limpas... o segredo: "gasolina aditivada e troca de óleo no período certo, ou seja, a cada 5000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Jorge Silva »

Demétrio_RS escreveu:Jorge, essa questão da gasolina aditivada é um tanto controversa né, não acredito muito na qualidade melhor da aditivada não, a menos que se use uma Podium, da BR, ou aquela outra da Shell, por exemplo, fora isso acho todas a mesma porcaria, cheia de etanol entre outras coisas. Usei um bom tempo gasolina aditivada nos carros e motos que tive, nunca percebi uma melhora considerável, nem em rendimento nem em consumo, então abandonei de vez.

E outra, tu já viu como a gasolina é "aditivada"? O caminhão chega carregado com gasolina comum, normal, daí descarregam um tanto no reservatório da comum e o outro tanto no da aditivada, daí o pessoal do posto que aditiva ela e mexe com uma vara no reservatório. Kkkkkkkk... Para quem não sabia e pensa que ela vem aditivada da refinaria, não vem. Hehehe...
Eu mesmo meço o teor de álcool na gasolina que eu compro (teste da proveta)... e ela dá por volta de 12 a 15% apenas... mesmo a lei sendo no máximo 27%. O segredo... abasteço no posto mais caro do meu bairro. E a gasolina vem aditivada sim... a Shell V Power é verde.

Então desconfie de preço barato, pois é sinal de batismo a certa.
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Demétrio_RS »

Pois é, Jorge, como te falei, as gasolinas Podium e V-Power eu até acredito que sejam diferenciadas mesmo, mas as demais gasolinas tipo C aditivadas não levo fé mais. Mas essa questão da confiabilidade do posto é importante também, inclusive detalhes como o caminhão que transporta e o tanque de armazenamento, são muito importantes. Mas como tu mesmo testa a gasolina, é tranquilo.
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Jorge Silva »

Demétrio_RS escreveu:Pois é, Jorge, como te falei, as gasolinas Podium e V-Power eu até acredito que sejam diferenciadas mesmo, mas as demais gasolinas tipo C aditivadas não levo fé mais. Mas essa questão da confiabilidade do posto é importante também, inclusive detalhes como o caminhão que transporta e o tanque de armazenamento, são muito importantes. Mas como tu mesmo testa a gasolina, é tranquilo.
:bb:
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Jorge Silva »

Medir o teor de álcool na gasolina é muito fácil... basta tirar do tanque uns 50 ml de gasolina e por na proveta. No Youtube tem vários vídeos explicando como é. Um que gosto é do Canal do Youtube: "Manual do Mundo".
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Demétrio_RS »

Mas bem, hoje tô bem feliz, chegou minha tão esperada FT400, espero que acabe meus problemas finalmente! :yahoo:

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Editado pela última vez por Demétrio_RS em 02 Ago 2018, 23:59, em um total de 1 vez.
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Re: Falha quando quente, se apaga e sem força para subir

Mensagem por Jorge Silva »

Demétrio_RS escreveu:Mas bem, hoje tô bem feliz, chegou minha tão esperada FT400, espero que acabe meus problemas finalmente! :yahoo:

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Parabéns! :bb: Pense sempre positivo!
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