[DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Quanta teoria... estou cada vez mais confuso.
É por isso que o óleo do motor abaixa o nível, pois é impossível o anel raspador de óleo tirar todo o óleo do cilindro sempre, pois conforme vão passando os km rodados os anéis vão desgastando, então o que sobra após a raspagem do anel raspador de óleo é queimado devido às altíssimas temperatura dos gases da combustão (1050º a 3000ºC para motores a gasolina turbo) .

Por isso é aceitável um consumo de óleo entre 100 a 200 ml de óleo a cada 1000 km em um motor em boas condições de uso.

E ainda pior fica o consumo de oleo se os anéis ou cilindros estiverem desgastados devido a alta quilometragem do motor ou mal uso. Já vi carro da minha irmã gastar muito mais que 1 litro de óleo a cada 1000 km, então os anéis de segmento dose pistões foram trocados e o consumo de óleo se normalizou e o carro ganhou muita potência.

Outra alternativa para diminuir o consumo de óleo seria aumentar a viscosidade do óleo, mas eu mesmo não recomendo essa prática, pois o óleo mais viscoso que o especificado pode não lubrificar adequadamente todas as partes móveis do motor, diminuindo assim a vida útil e aumentando o consumo de combustível.

Dizem que o melhor óleo é aquele que lubrifica até o anel mais próximo da cabeça do pistão e por este motivo é parcialmente queimado nos cilindros pelos gases de combustão. Deste ponto de vista o óleo baixar um pouco é um bom sinal ao contrário do que muitos dizem.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por ZANATTA »

Eu ja usei oleo pra motor a diesel no meu golzinho.. e uso ainda... pra mim vale a pena pois meu pai tem um 113, aí compramos de balde hehehe

e hoje os óleos para motores diesel estão vindo com classificação SL, portanto querendo ou não, tem classificação para motores a gasolina alcool flex...

ja conversei por email com um engenheiro da lubrax e perguntei sobre oleo de motor diesel em motor de carro.. e ele me disse que atende perfeitamente ambos os casos... bom, quem vai descutir com um engenheiro não é mesmo? :relax:

e falar que lubrax é ruim é de muita ignorância ein... visto que sempre usamos lubrax 40 turbo ou 15w 40 top turbo no Scania 113 desde os primeiros kms e já virou 1.000.000 de km's..

então lubrax não é um óleo ruim como dizem concorda?

nesse meio de óleo, tem muito marketing envolvido.. e o pessoal acaba gastando seu suado dinheiro em algo só porque algúem que não entende muito disse ou viu em algum comercial..

mas vai de cada um neh.. cada um usa o oleo que gosta e que o motor não reclama... só sei que esse assunto de óleo dá muito pano pra manga :D :D :D num outro forum arrumei até briga :lol:

hoje to mais sossegado, uso o óleo que me atende e que posso comprar, e cada um cada um :bb:

valeu
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

ZANATTA escreveu:Eu ja usei oleo pra motor a diesel no meu golzinho.. e uso ainda... pra mim vale a pena pois meu pai tem um 113, aí compramos de balde hehehe

e hoje os óleos para motores diesel estão vindo com classificação SL, portanto querendo ou não, tem classificação para motores a gasolina alcool flex...

ja conversei por email com um engenheiro da lubrax e perguntei sobre oleo de motor diesel em motor de carro.. e ele me disse que atende perfeitamente ambos os casos... bom, quem vai descutir com um engenheiro não é mesmo? :relax:

e falar que lubrax é ruim é de muita ignorância ein... visto que sempre usamos lubrax 40 turbo ou 15w 40 top turbo no Scania 113 desde os primeiros kms e já virou 1.000.000 de km's..

então lubrax não é um óleo ruim como dizem concorda?

nesse meio de óleo, tem muito marketing envolvido.. e o pessoal acaba gastando seu suado dinheiro em algo só porque algúem que não entende muito disse ou viu em algum comercial..

mas vai de cada um neh.. cada um usa o oleo que gosta e que o motor não reclama... só sei que esse assunto de óleo dá muito pano pra manga :D :D :D num outro forum arrumei até briga :lol:

hoje to mais sossegado, uso o óleo que me atende e que posso comprar, e cada um cada um :bb:


valeu
API SL do seu oleo de caminhão é muito inferior a um API SN de um oleo de carro, por isso não vejo vantagem no seu caso. Eu uso Valvoline Max Life 20W-50 API SN semi-sintético e este foi o melhor óleo que usei n meu carro sem sobra de dúvidas... com ele meu motor ficou mais liso, principalmente com o motor na fase fria.

Eu já fiz consultas por e-mail a Mobil e Shell e eles sempre indicaram óleo de carro para o meu Gol 90 1.8AP. Vale também lembrar que o custo do óleo é de acordo com a carga de aditivos e o tipo de base (mineral, semi ou sintético). Não me arrependo de ter pago R$ 30,00 no Max Life, pois vale cada centavo e não é na minha opinião jogar dinheiro no ralo como você pensa.

Se você tivesse um carro que exigisse no manual do proprietário um óleo API SN e sintético, então você usaria nele este óleo de caminhão API SL?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

O Valvoline ainda não tive tempo para testar. Infelizmente.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
bleidao escreveu:Levou em consideração o deslocamento dos pistões dentro dos cilindros?

Eu sempre soube que os motores a diesel trabalham com temperaturas maiores por trabalharem parados em grande parte de seu funcionamento, não tendo o ar externo sempre batendo no bloco para o arrefecimento.

Tanto é que trabalham no horímetro e não odômetro.

Posso estar equivocado.
Temperatura dos motores diesel é bem maiores.
A temperatura dos cilindros do motor diesel chega á 800C°. Enquanto a temperatura dos cilindros do motor Gasolina é de 450°.
Os cilindros dos Motor Diesel esquentam quase que o dobro de um motor á Gaasolina/Álcool.

Isso você encontra em qualquer site que fale de motores diesel e gasolina.

João,

A sua teoria de que motor diesel as paredes dos cilindros chegam a 800ºC e a gasolina 450ºC parece que está furada:

"Em um motor de combustão interna, a refrigeração a água mantém uma temperatura de funcionamento mais regular que a refrigeração a ar. A temperatura das paredes do cilindro não ultrapassa a 120ºC". Fonte 1.

"O motor Diesel é um motor de combustão interna no qual o ar admitido no cilindro é comprimido pelo pistão ou êmbolo, atingindo devido à compressão, uma temperatura de 500 a 700ºC. Uma vez injetado ou atomizado o combustível, a mistura inflama-se espontaneamente, graças ao calor resultante da compressão do ar". Fonte 1.

"A energia produzida pelo motor Diesel é obtida pela combustão da mistura arcombustível, onde o ar é admitido pela válvula de admissão e comprimido pelo pistão e o combustível é injetado pelo bico injetor para dentro da câmara de combustão. Como o ar comprimido pelo pistão está em alta temperatura, cerca de 700°C a 900°C, à medida que o combustível é injetado a combustão ocorre automaticamente sem a necessidade de uma vela para ignição. (Pareto, 2003)". Fonte 2.

"O ponto de combustão é a temperatura em que o óleo emite vapores suscetíveis de serem inflamados. Ele deve ser o mais elevado possível, de modo a evitar as fugas por vaporização ao contato com as partes inferiores do pistão do motor quente. A temperatura de combustão é, geralmente, superior a 220°C para os óleos finos e ultrapassa 250°C para os óleos espessos". Fonte 1.

Fonte:

1.
http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos/ ... stemas.pdf

2.
https://www.ufsj.edu.br/portal2-reposit ... rvalho.pdf

Na citação acima informa que um motor de combustão interna (diesel ou gasolina) a temperatura das paredes do cilindro não ultrapassa a 120ºC.

E ainda após 250ºC o óleo entra em combustão, ou seja ele é queimado. Conforme citação acima a temperatura do ar admitido no cilindro de um motor Deisel na compressão atinge 500 a 900ºC, mas essa é a temperatura do ar admitido e não da parede do cilindro.

E como eu disse anteriormente a temperatura dos gases de combustão de um motor a gasolina é de 3000ºC quando ocorre a combustão (explosão da mistura), já o motor Diesel é de 2500ºC. E os gases de combustão em um motor turbo a gasolina na região da turbima chegam a 1050ºC, logo, a temperatura dos gases de combustão no motor a gasolina turbo varia entre 1050ºC a 3000ºC. Sendo que em motor Turbo Diesel encontrei temperatura de descarga de 790ºC (Fonte 3).

Fonte 3:

http://www.mecanica.ufrgs.br/mmotor/apostila.pdf


Assim esses 500 a 900ºC do ar admitido e comprimido em um motor Diesel não são nada se comparados a temperatura dos gases de combustão de um motor a gasolina turbo de fábrica (Audi, Mercedes, etc).
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Rodox... me desculpe... mas não consigo confiar nessas fontes da internet.

Há alguma pesquisa com testes e provas?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Rodox... me desculpe... mas não consigo confiar nessas fontes da internet.

Há alguma pesquisa com testes e provas?
Bleidão,

Não achei fontes mais confiáveis do que as três que postei... uma é uma apostila de Escola Técnica e as outras são Universidades Federais... agora o João disse que qualquer site achava a informação de 800°C e tal... mas eu sou conservador e só postei essas tres fontes confiáveis. Se não formos confiar em Universidade em quem iremos confiar? Existem fontes confiáveis sim na internet, mas temos que saber separar o joio do trigo.

Não me leve a mal, mas se você não confia em um site de internet Universitário e de uma apostila de Escola Técnica, então pra você qual seria a fonte confiável? Pois a fábrica de carro ou caminhão nunca vai passar essa informação, pois é segredo industrial.

E outra não entra na cabeça do João que no motor a gasolina os gases de combustão atingem 3000ºC na explosão da mistura... já o diesel são 2500ºC na explosão, ou seja, 500ºC a menos, assim motor a gasolina é mais quente.

E outra coisa para se pensar... se a água que circula nas gaserias de água do bloco está no máximo a 90ºC, então as paredes do cilindro não podem estar a muito mais que isso, ou seja, com os 120ºC no máximo a citação diz.

Pois se a perecde dos cilindros estiver a 1050ºC que troca de calor será feita com a água da galeria a 90ºC? Ou seja, seria inóquo refreiar 1050ºC com apenas 90ºC de água... o motor fundiria.

Por fim as pessoas sempre dizem que a teoria é uma e a prática é outra, então se fosse assim como o homem teria ido a lua? Será que os nossos motores seriam os mesmos dos anos 1910 até hoje? Então se a teoria não bate com a prática alguma coisa está errado ou com a teoria ou com a prática.
Editado pela última vez por Rodox em 19 Out 2017, 13:23, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Mas Rodox.... o que importa mesmo é a temperatura das paredes dos cilindros e não a temperatura dos gases a serem expelidos. Logo, a parte que tem contato com o óleo é a que, tanto nos motores a gasolina quanto nos motores a diesel, atingem, no máximo, 120°C. Pensando por esse lado, o óleo para motores a Diesel e Gasolina são basicamente os mesmos. Com a diferença de o Diesel conter uma elevada porção de enxofre, poluindo os cilindros e cabendo ao óleo limpar essas impurezas restantes.

O João é um tanto conservador também. Creio eu que ele esteja aqui discutindo nesse tópico pelo mesmo motivo que eu: Absorver conhecimentos.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Mas Rodox.... o que importa mesmo é a temperatura das paredes dos cilindros e não a temperatura dos gases a serem expelidos. Logo, a parte que tem contato com o óleo é a que, tanto nos motores a gasolina quanto nos motores a diesel, atingem, no máximo, 120°C. Pensando por esse lado, o óleo para motores a Diesel e Gasolina são basicamente os mesmos. Com a diferença de o Diesel conter uma elevada porção de enxofre, poluindo os cilindros e cabendo ao óleo limpar essas impurezas restantes.

O João é um tanto conservador também. Creio eu que ele esteja aqui discutindo nesse tópico pelo mesmo motivo que eu: Absorver conhecimentos.
A melhor maneira de garantir uma longa vida útil ao motor do nosso carro é usar o óleo especificado no manual do proprietário (ou seja, viscosidade, óleo de carro e API igual ou superior), trocar o óleo no prazo recomendado no referido manual, e se a pessoa tiver interesse em economizar nas trocas de óleo e rodar muitos quilômetros seria interessante fazer manutenção preditiva através de análise de óleo, pois pela análise se troca o óleo na hora certa, e pelo manual geralmente é antes da hora ideal.

Vejam uma monografia sobre manutenção preditiva através de análise de óleo no link abaixo:

http://bd.centro.iff.edu.br/bitstream/1 ... ICANTE.pdf
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por SCarrilho »

"A melhor maneira de garantir uma longa vida útil ao motor do nosso carro é usar o óleo especificado no manual do proprietário."

Mais ou menos né, não dá pra ignorar os avanços tecnológicos, um óleo atual para motores a diesel pode ser melhor que um óleo para motores a gasolina dos anos 70/80.

Quando abri o motor da parati vi que estava vazando compressão do cilindro 4 para o 3 e acho que a junta só não queimou por ser de aço, coisa que não vinha no carro de fábrica. Um upgrade que me salvou de ficar na rua.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:"A melhor maneira de garantir uma longa vida útil ao motor do nosso carro é usar o óleo especificado no manual do proprietário."

Mais ou menos né, não dá pra ignorar os avanços tecnológicos, um óleo atual para motores a diesel pode ser melhor que um óleo para motores a gasolina dos anos 70/80.

Quando abri o motor da parati vi que estava vazando compressão do cilindro 4 para o 3 e acho que a junta só não queimou por ser de aço, coisa que não vinha no carro de fábrica. Um upgrade que me salvou de ficar na rua.

Eu não falei só isso... releia o que eu disse logo acima... falei de óleo API igual ou superior ... Hoje só fábrica óleo de carro de marca de renome API SJ no mínimo. .. Quem põe marca bosta tem que se dar mal mesmo .

Essa frase que eu disse se aplica a carros atuais (semi-novos e 0 km inclusive) e nossos gols quadrados... Por isso disse "API especificado ou superior".

Essa frase quer dizer que com o passar do tempo a pessoa pode usar óleo de API superiores em qualidade ao especificado para o seu carro. Pois um carro 0-km hoje daqui uns 10 anos vai poder usar um óleo superior ao API SN se surgir nesse período um API SO ou até SP até 2027.

Eu uso Valvoline Max Life API SN 20W-50 semi-sintético. Paguei R $ 30,00 no litro dele.
Editado pela última vez por Rodox em 20 Out 2017, 17:50, em um total de 4 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Concordo que seguir o manual é uma boa prática... mas o que tinhamos antigamente não é o mesmo que temos hoje. A tecnologia investida é bem superior.

Você mesmo utiliza um óleo API SN.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Concordo que seguir o manual é uma boa prática... mas o que tinhamos antigamente não é o mesmo que temos hoje. A tecnologia investida é bem superior.

Você mesmo utiliza um óleo API SN.
* a frase que eu disse se aplica a qualquer carro, ou seja, pode ser um semi-novo ou 0-km também. ... não só gol quadrado, mas eu disse para usar óleo API igual ou superior.

Hoje só fábrica óleo de carro de marca de renome API SJ no mínimo. .. Quem põe marca bosta tem que se dar mal mesmo . :badbad: :badbad: :badbad:

Essa frase quer dizer que com o passar do tempo a pessoa pode usar óleo de API superiores em qualidade ao especificado para o seu carro. Pois um carro 0-km hoje daqui uns 10 anos vai poder usar um óleo superior ao API SN se surgir nesse período um API SO ou até SP até 2027.

"A melhor maneira de garantir uma longa vida útil ao motor do nosso carro é usar o óleo especificado no manual do proprietário (ou seja, viscosidade, óleo de carro e API igual ou superior)...".

E acrecento ao texto que o óleo deve ser de boa marca como por exemplo: Shell, Castrol, Mobil, Valvoline, etc.
Editado pela última vez por Rodox em 21 Out 2017, 07:15, em um total de 5 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Falando em cuidar bem do carro vejam essa história: Um americano que rodou 1.000.000 milhas (1.600.000 km) sem abrir o motor e só fazia revisão na concessionária, ou seja, só trocava o óleo na concessionária (Toyota Tundra ano 2007). A Tundra ano 2007 vinha com 3 opções de motores a gasolina: V6 4.0, V8 4.7 e V8 5.7. .... Moral da história... quem cuida dura!"

Veja a reportagem sobre isso no link abaixo:
https://quatrorodas.abril.com.br/notici ... -presente/
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por João Victor AP »

Rodox... os 800°C do motor diesel é no momento da compressão, como eles não tem velas a temperatura é maior, já no motor gasolina e álcool na compressão a temperatura é menor.
Quem me disse isso foi um amigo meu, ele trabalha com bombas injetoras.
E isso não é um valor EXATO, pode ser um pouco menos ou mais.

Você mesmo postou em letras azuis :
"O motor Diesel é um motor de combustão interna no qual o ar admitido no cilindro é comprimido pelo pistão ou êmbolo, atingindo devido à compressão, uma temperatura de 500 a 700ºC"

Os 450° que citei é a temperatura do ar quando comprimido no motor gasolina/álcool.
Os 800° que citei é a temperatura do ar quando comprimido no motor diesel.
Acho que não expliquei direito, coloquei só que ele "trabalha nessa temperatura", ficou uma informação incompleta !

Já os resíduos do motor a gasolina, para o óleo para motores diesel isso não é tarefa difícil, pois, o diesel é um combustível mais pesado e o óleo de motores diesel absorve todos os resíduos, logo os resíduos dos motores gasolina é quase nada para ele.




Amigos, sem querer ser chato... Mas eu acho que a proposta do tópico foi deixada de lado, que é adquirir conhecimento, compartilhar experiências, aprender com os erros.

Atualmente só vejo links de sites buscados na hora, vídeos, e cada um querendo quebrar o que o outro falou e escrevendo algo para tentar se sobressair.

Devemos resgatar a utilidade dos fóruns, cada um postar sua opinião aqui no fórum, um dizer que acha bom o óleo Z, o outro já escrever outra mensagem postando a opinião dizendo que prefere o óleo X, e o outro escrevendo uma mensagem dizendo prefere o óleo Y, no final cada um dos membros obterá conhecimento.
E não um postar sua opinião dizendo que gosta do Y, e ser respondido por outra pessoa dizendo que não gosta do Y e sim do X, o outro discordando dizendo que o Z é melhor, e postar um link de um site que tem uma informação de "telefone sem fio", onde na maioria das vezes é feito CTRL+C e CTRL+V.

Abraço !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Rodox... os 800°C do motor diesel é no momento da compressão, como eles não tem velas a temperatura é maior, já no motor gasolina e álcool na compressão a temperatura é menor.
Quem me disse isso foi um amigo meu, ele trabalha com bombas injetoras.
E isso não é um valor EXATO, pode ser um pouco menos ou mais.

Você mesmo postou em letras azuis :
"O motor Diesel é um motor de combustão interna no qual o ar admitido no cilindro é comprimido pelo pistão ou êmbolo, atingindo devido à compressão, uma temperatura de 500 a 700ºC"

Os 450° que citei é a temperatura do ar quando comprimido no motor gasolina/álcool.
Os 800° que citei é a temperatura do ar quando comprimido no motor diesel.
Acho que não expliquei direito, coloquei só que ele "trabalha nessa temperatura", ficou uma informação incompleta !

Já os resíduos do motor a gasolina, para o óleo para motores diesel isso não é tarefa difícil, pois, o diesel é um combustível mais pesado e o óleo de motores diesel absorve todos os resíduos, logo os resíduos dos motores gasolina é quase nada para ele.




Amigos, sem querer ser chato... Mas eu acho que a proposta do tópico foi deixada de lado, que é adquirir conhecimento, compartilhar experiências, aprender com os erros.

Atualmente só vejo links de sites buscados na hora, vídeos, e cada um querendo quebrar o que o outro falou e escrevendo algo para tentar se sobressair.

Devemos resgatar a utilidade dos fóruns, cada um postar sua opinião aqui no fórum, um dizer que acha bom o óleo Z, o outro já escrever outra mensagem postando a opinião dizendo que prefere o óleo X, e o outro escrevendo uma mensagem dizendo prefere o óleo Y, no final cada um dos membros obterá conhecimento.
E não um postar sua opinião dizendo que gosta do Y, e ser respondido por outra pessoa dizendo que não gosta do Y e sim do X, o outro discordando dizendo que o Z é melhor, e postar um link de um site que tem uma informação de "telefone sem fio", onde na maioria das vezes é feito CTRL+C e CTRL+V.

Abraço !

João,

Não queira pagar de vítima... não seja hipócrita! Já estou por aqui com você a meses, você me maltrata a meses gratuitamente.... você me ridicularizou mais uma vez pra variar... quem bate esquece, mas quem apanha não:

"Temperatura dos motores diesel é bem maiores.
A temperatura dos cilindros do motor diesel chega á 800C°. Enquanto a temperatura dos cilindros do motor Gasolina é de 450°.
Os cilindros dos Motor Diesel esquentam quase que o dobro de um motor á Gaasolina/Álcool.
Isso você encontra em qualquer site que fale de motores diesel e gasolina".


Você foi arrogante e cruel comigo dizendo que eu achava essa informação em qualquer site de diesel (informação errada por sinal... correto é 120ºC de parede de cilindro e não 800ºC como você diz) , então vamos parar por aqui de trocar ideia, agora é cada um na sua.

Eu disse que os gases de combustão na explosão do motor a gasolina eram a 3000ºC e diesel 2500ºC e então você chegou chegando e veio com essa de que o cilindro do diesel é 800ºC.

Dizer que se expressou mal uma ova... você confirmou o seu ponto de vista de que os cilindros eram mais quentes no mesmo trecho que destaquei acima: "...Os cilindros dos Motor Diesel esquentam quase que o dobro de um motor á Gaasolina/Álcool"... ninguém erra duas vezes na mesma fala. Seja humilde e reconheça que você falou bobagem... não seja arrogante.... ser humano fala bobagem, arrogantes não.

Seja humilde uma vez na vida e pare de esnobar as pessoas. Você se acha o cara... mas é um chato.... então fique com seu precioso conhecimento.

Agora sinceramente achar que um amigo seu que é mecânico de diesel sabe mais que professor que é engenheiro que fez uma apostila de uma Escola Técnica de Mecânica Industrial cuja apostila eu citei aqui neste tópico pra você, e também as outras duas fontes que eu citei eram de Universidades e foram professores engenheiros que passaram a informação.

Então sinto muito, mas não é muito sábio confiar no seu amigo mecanico diesel do que num professor engenheiro que dá aula para tecnólogos de mecânica e para alunos de engenharia mecânica.

E que Ctrl+C, Ctr+V que nada... eu sei pesquisar fontes confiáveis na internet, já você não sabe... pois você acha que é tudo igual... você não sabe separar o joio do trigo das informações da internet.

Pessoas como você no final da vida não tem ninguém ao lado, pois ninguém suporta ficar ao lado de uma pessoa arrogante, chata e que se acha que é dona da verdade... como exatamente é você... Senhor Dono da Verdade!

Não falo mais uma palavra com sua pessoa. A partir de agora não vou ler mais uma palavra do que você escreve, pode falar a vontade ao vento! Pois não vou escrever ou ler nunca mais neste Forum do Clube do Gol Quadrado!


Adeus Clube do Gol Quadrado :bb: !
Editado pela última vez por Rodox em 23 Out 2017, 08:22, em um total de 8 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por SCarrilho »

Uma pena, o fórum que perde.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por João Victor AP »

Não estou aqui para ridicularizar ninguém, nunca usei palavras ofensivas.
Pode parecer que escrevo "bolado", mas escrevo com calma.

Cara, nunca fui cruel e ofensivo com você... isso é um extremo exagero !
Aonde fui ofensivo e cruel ? Escrevi "as informações você encontra em sites de motores diesel", você acha que com isso estou sendo cruel, ofensivo, chato ? Se estou, me perdoe então, minha intenção não é essa, pois, pra mim não é uma frase ofensiva !

Entrei nesse fórum em 2015, comecei do zero, aos poucos fui fazendo amizades, ajudando os membros e assim também adquirindo cada vez mais conhecimento !

Sempre fui humilde para aprender !
E estou aqui para o que ? Ajudar ué, criei vários e vários tópicos de elétrica, respondi várias mensagens (muitas pela madrugada) com intuito de ajudar.
Para se ter uma noção, a primeira pessoa que entrei em contato foi com o Bleidão para perguntar sobre a elétrica... mesmo eu tendo conhecimento com elétrica já pedi ajuda a ele sim, e muito.

Debater assuntos é uma coisa ! Ofender é outra !
Tratar com desprezo, ser cruel, ofensivo, eu nunca fui... Bleidão, DanielGT mesmo acompanha os mesmos tópicos que eu, e sabe disso.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

João,

Dizer que se expressou mal uma ova... você confirmou o seu ponto de vista de que os cilindros eram mais quentes no mesmo trecho que destaquei acima: "...Os cilindros dos Motor Diesel esquentam quase que o dobro de um motor á Gaasolina/Álcool"... (reveja o referido trecho na integra abaixo se preferir) ninguém erra duas vezes na mesma fala. Seja humilde e reconheça que você falou bobagem... não seja arrogante.... ser humano fala bobagem, arrogantes não.

"Temperatura dos motores diesel é bem maiores.
A temperatura dos cilindros do motor diesel chega á 800C°. Enquanto a temperatura dos cilindros do motor Gasolina é de 450°.
Os cilindros dos Motor Diesel esquentam quase que o dobro de um motor á Gaasolina/Álcool.
Isso você encontra em qualquer site que fale de motores diesel e gasolina".


Adeus as boas amizades que fiz aqui... sentirei saudades de alguns daqui, apesar dos pesares! Deixo aqui a dedicação de uma canção muito especial (ver ela no vídeo abaixo)... que diz para a gente ser humilde na vida: "Quero dizer agora o oposto do que eu disse antes, prefiro ser esta metarmofose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sob tudo". Metarmofose Ambulante - Raul Seixas/Paulo Coelho


[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=7VE6PNwmr9g[/BBvideo]

Grande abraço, Adeus!

:bye: :bye: :bye: :bye:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Bom dia!

Não vejo motivos para levarem para o pessoal um debate que estávamos progredindo.

Não somos donos da verdade. Quando na comunicação não há a contra palavra, deixa de ser uma interação e passa a ser verdade absoluta, o que não é!

Estamos aqui para debater, esclarecer e, principalmente, fazer amizades.

O fórum sempre tem a ganhar com discussões benignas. Isso torna os nossos conhecimentos mais claros e profundos.

Não gostei de ler as coisas que li acima. Lastimável que consigam levar uma discussão legal para o lado pessoal.

Eu mesmo, sem entender nada, estava aqui, tirando minhas dúvidas e aprendendo.

JV me ajudou muito e Rodox sempre posta conteúdos. Muitas vezes polêmicos e que, embora informativos, geram imensos debates. Como no caso do atual tópico.

Sei que cada um tem o seu ponto de vista. Não é vocês se estranhando em discussões que vão conseguir provar a verdadeira teoria. Parem com isso. Aqui somos todos amigos.

Rodox... não leve a mal o que o JV disse. Ele parece estar tentando esclarecer as dúvidas da mesma forma que eu mesmo estou aqui. Infelizmente não presenciei (ou presenciei e passou batido) a parte que ele te maltratou anteriormente. Peço desculpas também se algum dia fui um pouco mais chato nos seus tópicos. Sempre procuro comentar e tirar as minhas dúvidas. Ora sério, ora brincalhão, mas nunca deixo passar um assunto polêmico.

Saiba que é muito importante você estar aqui no fórum, comentando e aprendendo. Eu faço daqui a minha casa. No entanto, não gostaria que você deixasse de comentar nada por conta de um "desentendimento".

Abraço!
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”