[DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Ah... adoro Raul Seixas. Obrigado pela música que postou no tópico.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Bom dia!

Não vejo motivos para levarem para o pessoal um debate que estávamos progredindo.

Não somos donos da verdade. Quando na comunicação não há a contra palavra, deixa de ser uma interação e passa a ser verdade absoluta, o que não é!

Estamos aqui para debater, esclarecer e, principalmente, fazer amizades.

O fórum sempre tem a ganhar com discussões benignas. Isso torna os nossos conhecimentos mais claros e profundos.

Não gostei de ler as coisas que li acima. Lastimável que consigam levar uma discussão legal para o lado pessoal.

Eu mesmo, sem entender nada, estava aqui, tirando minhas dúvidas e aprendendo.

JV me ajudou muito e Rodox sempre posta conteúdos. Muitas vezes polêmicos e que, embora informativos, geram imensos debates. Como no caso do atual tópico.

Sei que cada um tem o seu ponto de vista. Não é vocês se estranhando em discussões que vão conseguir provar a verdadeira teoria. Parem com isso. Aqui somos todos amigos.

Rodox... não leve a mal o que o JV disse. Ele parece estar tentando esclarecer as dúvidas da mesma forma que eu mesmo estou aqui. Infelizmente não presenciei (ou presenciei e passou batido) a parte que ele te maltratou anteriormente. Peço desculpas também se algum dia fui um pouco mais chato nos seus tópicos. Sempre procuro comentar e tirar as minhas dúvidas. Ora sério, ora brincalhão, mas nunca deixo passar um assunto polêmico.

Saiba que é muito importante você estar aqui no fórum, comentando e aprendendo. Eu faço daqui a minha casa. No entanto, não gostaria que você deixasse de comentar nada por conta de um "desentendimento".

Abraço!

Bleidão,

Muito obrigado por me apoiar nessa hora tão triste, mas cheguei no meu limite, e não quero mais passar raiva a toa com João... saí mesmo do Forum, não tem mais volta!

Apesar de não parecer na fala do João que destaquei ("Isso você encontra em qualquer site que fale de motores diesel e gasolina") (ver o contexto da fala ofensiva na integra abaixo) pequenas ofensas como essa do João, e irônicas por sinal, são um tanto discretas que chega a parecer que são inofensivas, mas de grão em grão vão envenenando a minha alma...

"Temperatura dos motores diesel é bem maiores.
A temperatura dos cilindros do motor diesel chega á 800C°. Enquanto a temperatura dos cilindros do motor Gasolina é de 450°.
Os cilindros dos Motor Diesel esquentam quase que o dobro de um motor á Gaasolina/Álcool.
Isso você encontra em qualquer site que fale de motores diesel e gasolina".

O João tem que saber respeitar as pessoas... Eu sempre tive cuidado em não me impor a ninguém... mas ele é o que mais gosta de se impor a minha pessoa!

E ainda neste tópico aqui João deu carteirada em mim dizendo que é mecânico automotivo e tal... agora citar fonte de site de Universidade não posso, agora ele dizer que tem foro privilegiado por ser mecânico automotivo, pode!

Repito são meses o João assim comigo frio e respostinhas irônicas... pois ele sempre quer competir comigo em quem tem razão, e esta batalha não existe, pois ninguém é dono da verdade.

Tem pessoas que não ligam pra desaforo, mas eu ligo sim e capto o que tem de maldade nas entrelinhas de uma frase irônica do João.

O que o João me fez passar nesses últimos meses não dá pra engolir mais... chega... nunca humilhei ele... mas no fim maldade fica pra quem faz.

Fique com Deus Bleidão!
Editado pela última vez por Rodox em 25 Out 2017, 18:46, em um total de 24 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu: Rodox... não leve a mal o que o JV disse. Ele parece estar tentando esclarecer as dúvidas da mesma forma que eu mesmo estou aqui. Infelizmente não presenciei (ou presenciei e passou batido) a parte que ele te maltratou anteriormente. Peço desculpas também se algum dia fui um pouco mais chato nos seus tópicos. Sempre procuro comentar e tirar as minhas dúvidas. Ora sério, ora brincalhão, mas nunca deixo passar um assunto polêmico.
Isso ! Não estou aqui para criar inimizades, nem ofender ninguém, nunca maltratei ninguém, nem por mensagens no fórum e nem por MP, pode analisar todo o tópico.

Peço desculpas então se errei quando escrevi, ou se pareci ser rude !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu: Isso ! Não estou aqui para criar inimizades, nem ofender ninguém, nunca maltratei ninguém, nem por mensagens no fórum e nem por MP, pode analisar todo o tópico.

Peço desculpas então se errei quando escrevi, ou se pareci ser rude !

João,

Você não achou neste tópico nada??? Certeza?

Pessoal,

Outra frase provocativa do João por exemplo neste tópico:

"Atualmente só vejo links de sites buscados na hora, vídeos, e cada um querendo quebrar o que o outro falou e escrevendo algo para tentar se sobressair".

Se isso não é provocativo então não sei o que é provocaçâo então! Ele inverteu... ele que quer dar o do dono da verdade, esta fala mais parece ele falando de si do que de mim. E vem dar uma de moralista... me dando lição de moral, tenho 37 anos e ele 22... Tenho estrada de o que é moral e ética... e sei reconhecer um arrogante e dissimulado no que ele escreve... ou seja, o que o João exatamente é!

E a propósito site buscado na hora uma ova... João você não tem noção de quantas horas eu perdi procurando essa informação de que são 120ºC as paredes dos cilindros... só fui atrás de fontes confiáveis... achei até uma outra apostila de uma Universidade de Engenharia Mecânica sobre isso que também fala por volta dessa temperatura (110ºC na maioria da parede do cilindro e uns 150°C próximo da câmara de combustão ou cabeçote) mais era tão complexo que achei melhor não citar... fui até no Google Acadêmico pesquisar tese de doutorado e tal... não foi busca rápida como você pensa!

Adeus pessoal... fui! :bye: Minha última homenagem a canção "Tocando em Frente - Almir Sater"... filosofia de vida: "Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe. Só levo a certeza de que muito pouco sei ou nada sei".


[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=SWtjTkixv5M[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:
João Victor AP escreveu: João,

Você não achou neste tópico nada??? Certeza?

Pessoal,

Outra frase provocativa do João por exemplo neste tópico:

"Atualmente só vejo links de sites buscados na hora, vídeos, e cada um querendo quebrar o que o outro falou e escrevendo algo para tentar se sobressair".

Se isso não é provocativo então não sei o que é provocaçâo então! Ele inverteu... ele que quer dar o do dono da verdade, esta fala mais parece ele falando de si do que de mim. E vem dar uma de moralista... me dando lição de moral, tenho 37 anos e ele 22... Tenho estrada de o que é moral e ética... e sei reconhecer um arrogante e dissimulado no que ele escreve... ou seja, o que o João exatamente é!

E a propósito site buscado na hora uma ova... João você não tem noção de quantas horas eu perdi procurando essa informação de que são 120ºC as paredes dos cilindros... só fui atrás de fontes confiáveis... achei até uma outra apostila de uma Universidade de Engenharia Mecânica sobre isso que também fala por volta dessa temperatura (110ºC na maioria da parede do cilindro e uns 150°C próximo da câmara de combustão ou cabeçote) mais era tão complexo que achei melhor não citar... fui até no Google Acadêmico pesquisar tese de doutorado e tal... não foi busca rápida como você pensa!

Adeus pessoal... fui! :bye: Minha última homenagem a canção "Tocando em Frente - Almir Sater"... filosofia de vida: "Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe. Só levo a certeza de que muito pouco sei ou nada sei".


[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=SWtjTkixv5M[/BBvideo]
Man...
Tá... errei... beleza.... falei errado !
Até porque pensa comigo : Se os cilindros chegassem á 450 graus, não iria ter junta de cabeçote para aguentar isso.
Essas temperaturas são do Ar comprimido nos cilindros, e eu coloquei só "cilindros"... dá nada não vey !
Já isso em qualquer site por aí deve ter !

Inverti nada não !
Sem ofensas, falando numa boa, não é eu que gosto de buscar muitos links na net, com muitas teorias. (não estou ofendendo não). Pois você falou que pareço estar falando mais de mim do que de você ?

Numa boa também... você fala que sou provocante e tal, mas você está provocando, comparando nossas idades... "tenho 32 ele tem 22", e daí !? As vezes experiência nem sempre se dá pela idade. Estou na área de carros, mexendo com carros desde muleque.
Falando mal de mim, egoísta e tal, não é humilde, arrogante, dissimulado... cara, eu não te ofendi nesse tópico, eu nunca falei isso de você, nem no CdGQ, nem pra ninguém, e nem de ninguém. Você que fica postando músicas no YouTube, e citando frases, escrevendo textão aí...
Falando de boa, mas é o que você está fazendo, e eu nunca fiz isso com você !

Já te ajudei sim, até criei um tutorial adiantado sobre farol de neblinas, ligação do modo paralelo, foi você quem fez o pedido, e eu postei o mais rápido possível para resolver o problema do seu carro.
Já tem mandei MP muitas vezes, pra não corrigir você pelo tópico, e até citei nas mensagens que eu não iria corrigir pelo tópico porque fica chato, pode reler as mensagens.
E agora, fica falando que me acho o dono da verdade, sendo que nunca disse que eu estou 100% certo !

Se mesmo assim ainda não entramos em acordo........
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Retomando o tópico... descobri algumas coisas e pensei em outras variáveis também... :badbad: :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:

Como alguns sabem sou Engº Mecânico e o assunto abaixo vai ser de fato muito avançado... não se preocupem se não conseguirem entender tudo. Eu também demorei muito para entender... tive que ralar muito, estudar muito. Mas hoje entendo tudo o que escrevi logo abaixo... afinal sou engenheiro mecânico e é nossa linguagem diária o que está descrito abaixo.

Meu concunhado que é Químico Industrial achou muito bom o que escrevi abaixo para vocês, mas ele me alertou que não é qualquer um que vai conseguir entender tudo, pois a linguagem é muito técnica e complexa por sinal... afinal é linguagem de engenharia mecânica e química industrial.


Por fim a vida é assim:

"Quanto mais sei, mas sei que nada sei!"


Então chega de papo e vamos lá!

Eu só usaria óleo de caminhão (motor ciclo Diesel) no meu carro (motor ciclo Otto (gasolina, etanol, metanol ou GNV)) se eu soubesse da formula exata de um óleo de carro e de um equivalente de caminhão, ou seja através de uma análise em laboratório saberia a composição química do óleo (teor de aditivos anti-desgaste, detergente e dispersante).

Então o correto seria a pessoa rodar em um mesmo carro 5.000 km com óleo de caminhão de determinada marca (Mobil por exemplo) e 5.000 km com o óleo de carro API SN da mesma marca que o de caminhão, e então levaria os referidos óleos usados para análise em laboratório.

Feito isso, através do resultado do exame laboratorial de óleo lubricante denominado como: absorção atômica (contaminação por metais) , saberia qual óleo o motor desgastou menos nos 5.000 km rodados com cada uns dos dois óleos. Isso sim seria plausível porque achar que tal óleo é melhor que outro é especulação.

Vejam no vídeo do link abaixo aos 16 minutos e 30 segundos, como é feita uma análise completa de um óleo lubrificante para motores, em especial a de absorção atômica (contaminação por metais):

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=7sqPbXrgN3E[/BBvideo]


Abro um parênteses aqui, para lembrar que como vocês sabem eu já fiz 2 (duas) análises de óleo (1 (uma) de óleo novo e 1 (uma) óleo usado com 6 meses de uso e 2000 km rodados) agora só falta a análise de 5000 km rodados, conforme informado no tópico do link abaixo:

Fiz uma análise do óleo do meu motor 1.8AP gasolina:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=38966


Porque com certeza um óleo de caminhão não é igual a um de carro, ambos provavelmente tem seu pró e contra. Vale ressaltar a diferença entre os motores diesel de caminhão (linha pesada - 20 toneladas de carga) e carros com motor Ciclo Otto (gasolina, etanol, metanol ou GNV):

1. regime de rotação:

Motor de caminhões grandes (carreta 20 toneladas e etc) tem faixa de giro mais baixa em relação a um carro.

- Scania R 400 - ano 2017 - 12.7-L - 6 cilindros - diesel tem: 406 CV a 1.900 rpm e torque máximo de 2.100 N.m a 1.000 rpm;
- Porsche 911 Turbo - ano 2017 - 3.8-L - 6 cilindros - gasolina tem: 580 CV a 6.800 rpm e torque máximo de 765 N.m a 2.300 rpm;
- Gol 1.8AP - ano 1990 - gasolina tem: 95 CV a 5.400 rpm e torque máximo de 153 N.m a 3.200 rpm.

Então o desgaste de um motor de carro é maior que o de um caminhão devido ao alto giro do motor (rpm) de um carro em relação a um caminhão. Imagine o calor gerado pelo atrito entre os anéis dos pistões e os cilindros do motor com o aumento da rotação do motor. E somado a isso a carga de calor gerada a cada ignição a mistura ar combustível com o aumento da rotação... coitado do óleo... frita literalmente.


2. Potência Específica (performance) - relação potência vs capacidade volumétrica (cilindrada/litros) do motor (CV vs litro)


Talvez a forma mais comum de comparação, a potência específica nada mais é do que o resultado da divisão da potência máxima pela cilindrada em litros (capacidade volumétrica do motor), sendo que essa relação é conhecida como "performance", e quanto maior o valor desta relação menor será a vida útil do motor.

A Unidade que expressa a Potência Específica (performance) é CV/litro (cavalo vapor por litro).

Já a potência em si em física:

"Potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado. Potência também pode ser entendida como sendo a força multiplicada pela velocidade".

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pot%C3%AAncia

Já o torque em si na física:

"O torque é definido a partir da componente perpendicular ao eixo de rotação da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação. A distância do ponto pivô ao ponto onde atua uma força ‘F’ é chamada braço do momento e é denotada por ‘r’. Note que esta distância ‘r’ é também um vetor.

Numa linguagem mais informal, poderá dizer-se que o torque é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo gire".


Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Torque

Assim quando o intuito é velocidade máxima o importante é a potência do motor. Por outro lado quando o intuito é o trabalho em si não importando a velocidade ou tempo de execução o importante é o torque do motor.

Vejam a tabela abaixo que mostra a potência específica de diversos motores:

Imagem

Fonte:

http://nivelandoaengenharia.com.br/geral/potencia/



- Scania R 400 - ano 2017

406 CV / 12,7 litros = 32,0 CV / litro


- Porsche 911 Turbo - ano 2017

580 CV / 3,8 litros = 152,6 CV / litro


- Gol 1.8AP - ano 1990 - gasolina

95 CV / 1,8 litros = 52,8 CV / litro


Assim vejam que um simples motor 1.8AP tem maior potência específica (relação potência e sua capacidade volumétrica) que um caminhão super potente como o Scania R 400 - ano 2017 (52,8 CV / litro contra 32,0 CV / litro). Logo um Gol 1.8 AP é mais exigido que um caminhão Scania R 400, assim a vida útil de um motor de Gol 1.8AP tende a ser muito menor que a de um caminhão Scania R 400.



3. Pressão Média Efetiva - MEP

A Pressão Média Efetiva (MEP – Mean Effective Pressure), é definida como a pressão constante que, se aplicada aos pistões de um motor, resultaria no torque que ele é capaz de exercer. É muito útil para comparar motores de cilindradas diferentes, servindo como uma medida da capacidade de trabalho que um motor consegue realizar independentemente de sua cilindrada ou ciclo de funcionamento (ciclo Diesel e ciclo Otto (gasolina, etanol, metanol e GNV)).


MEP = 2*Pi*T*10(-5) / Cc*nc*10(-6)


MEP = Pressão média efetiva (bar)
T = Torque (N.m)
Cc = Cilindrada (cm³)
nc = Número de rotações por ciclo de potência (0,5 para motores 4 tempos, 1 para motores Wankel e 2 tempos)
10(-5) = base de 10 elevada a (-5) potência.



"Podemos ver assim que a MEP pode ser vista como um resumo da eficiência do design de um motor, pois maiores valores estão diretamente relacionados a maiores eficiências, tanto volumétricas quanto de combustão.

O maior valor da MEP ocorre no pico de torque do motor, e valores maiores indicam uma maior capacidade de realizar trabalho. Abaixo temos alguns valores típicos de MEP:"


Imagem

Fonte:

http://nivelandoaengenharia.com.br/geral/potencia/


- Scania R 400 - ano 2017 = 20,8 bar


- Porsche 911 Turbo - ano 2017 = 25,3 bar


- Gol 1.8AP - ano 1990 - gasolina = 10,7 bar


Assim vejam que o o Porsche 911 tem maior capacidade de realizar trabalho que o Scania R 400, que por sua vez tem mais capacidade que o Gol 1.8AP.



4. tipo de composição química do combustível:

O diesel deve interagir com óleo de uma maneira diferente da gasolina ou etanol, então tudo indica de o diesel tem uma agressividade (degradação) ao óleo mais branda do que a gasolina ou o etanol. E outra o óleo diesel já é um óleo então óleo com óleo não deve fazer tão mal pro óleo do motor.

Vale lembrar que óleo de carro já vem com um aditivo para neutralizar os ácidos resultantes da queima do álcool e também do álcool misturado na gasolina, tornado o óleo imune aos resíduos da queima do álcool, fazendo que não ocorra corrosão no motor. Será que óleo de motor diesel tem esse tal aditivo?



5. regime de trabalho:

Caminhão 90% do trajetos dele geralmente é estrada, ou seja condições normais de utilização, já os automóveis de capitais 99,99% deles (São Paulo-SP por exemplo) que a pessoa usa no dia a dia para trabalhar é um trânsito caótico de anda e para e então o seu uso é severo. Então se exige uma carga de aditivos para compensar esse trânsito caótico de anda e para. Então o motor funciona mas o hodômetro não registra o tempo que o motor funcionou, só registra a quilometragem que o carro andou, ou seja, o carro parado no trânsito em marcha-lenta o óleo vai se degradando e isso não é contabilizado.

As situações a seguir exemplificam condições de uso severo do veículo:
- trânsito freqüente em estradas com alto índice de poeira ou sem pavimentação;
- em trajetos curtos (abaixo de 10 km diários) ou com motor funcionando em temperaturas abaixo do regime considerado ideal;
- trânsito freqüente em baixos regimes de rotação do motor com tráfego intenso, onde o motor permanece um longo período em marcha lenta;
- longos períodos de inatividade.

Eu, por exemplo, moro em São Paulo-SP e na hora do rush eu levo mais de 1h e 15 min para percorrer apenas 15 km, o que daria no mesmo tempo viajando em uma rodovia a uma velocidade média de 80 km/h uns 100 km. Imagine uma pessoa que enfrenta este mesmo trânsito que eu, porém todos os dias 1h e 15 min de ida ao trabalho e mais 1h e 15 min de volta para casa... seria como se andasse 200 km por dia em uma rodovia... o que daria 4.000 km por mês (200 km x 20 dias) e 44.000 km por ano (11 meses). Então esta situação caótica do trânsito de São Paulo-SP pra mim não seria nem uso severo... seria severíssimo!!!



Conclusão

Sendo assim o motor diesel é muito mais evoluído do que um a gasolina, pois tem torque absurdamente maior, maior capacidade de realizar trabalho (Pressão Média Efetiva - MEP) e trabalha em baixas rotações, tem potência específica menor (relação potência vs capacidade volumétrica) e por isso tem vida útil bem maior que de motor a gasolina.

Assim não é o óleo que faz o motor diesel durar mais que o motor de ciclo Otto (gasolina, etanol, metanol ou GNV), mas sim a concepção do projeto, ou seja, a arquitetura do motor deisel é melhor que a do motor ciclo Otto no quesito durabilidade do motor.

Por outro lado quando o assunto for velocidade final o motor Ciclo Otto (metanol, gasolina ou etanol) é melhor que um motor diesel, por isso a Formula 1 não usa motores a diesel.

É uma pena no Brasil ser proibido ter carros a diesel (veículos de passeio), pois no resto do mundo não existe essa proibição. Mas como nem tudo são flores, é sabido que um motor diesel quando está desregulado ou mal conservado polui muito mais que um motor a gasolina ou etanol desregulado ou mal conservado.

Por fim, para uma boa vida útil de qualquer motor é essencial:
- trocar o óleo no período correto (indicado no manual do proprietário ou indicado na análise de óleo em laboratório);
- usar óleo recomendado para o tipo de veículo (óleo de carro para carro);
- usar combustível de qualidade (álcool/etanol ou gasolina batizados com solvente degradam o óleo em pouquíssimos quilômetros e formam a borra de óleo que pode até fundir o motor).

Conheci um taxista que teve um Omega 2.2-L a gasolina comprado aos 0 km e rodou mais de 800.000 km sem nunca ter aberto o motor (uso de taxista é considerado como regime severo de uso para troca de óleo). Ele vendeu este carro aos 800.000 km porque disse que enjoou dele.

O segredo segundo o referido taxista: usar o óleo recomendado pela GM (óleo AC Delco), trocar óleo no período recomendado pela fábrica do carro e usar combustível de qualidade. Ele aplicava o período de troca de óleo de uso severo, ou seja, a metade da quilometragem do de uso normal.

Mas eu já usei no meu Gol 1.8AP ano 90 diversas marcas de óleo (todas 20W-50): Castrol GTX - API SL, Shell Helix - API SL, Mobil Super API SM. Pois na época do meu carro no capô era recomendado umas 4 marcas e a classificação era API SE ou SF sendo 20W-40 ou 20W-50. Porém hoje em dia geralmente o óleo é o da própria marca do fabricante do carro como por exemplo a AC Delco da GM.

E agora estou usando o incrível Valvoline Max Life... ele é semi-sintético e é API SN, a API SN é a melhor classificação de óleo do mercado da categoria 20W-50 para veículos de passeio. Com Valvoline Max Life meu motor ficou mais macio, principalmente quando o motor está frio, mas não é todo motor que pode usar um óleo evoluído desse, pois se tiver borra pode entupir a bomba de óleo e fundir o motor.

Vejam maiores detalhes sobre o Valvoline Max Life e dicas de como limpar a borra de óleo do motor no link abaixo:

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... e+Max+Life

Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 07 Mar 2018, 08:34, em um total de 11 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Bateu uma preguiça, mas li para o meu bem. Continuo sem entender.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Bateu uma preguiça, mas li para o meu bem. Continuo sem entender.
Bleidão,

Não se preocupe em não conseguir entender tudo. Eu também demorei muito para entender... tive que ralar muito, estudar muito. Mas hoje entendo tudo o que escrevi... afinal sou engenheiro mecânico e é nossa linguagem diária o que está descrito acima.

Meu concunhado que é Químico Industrial achou muito bom o que escrevi acima, mas alertou que não é qualquer um que vai conseguir entender, pois a linguagem é muito técnica e complexa por sinal... afinal é linguagem de engenharia mecânica e química industrial.

Sei que você está se formando em TI e se você for falar a linguemn sua acadêmica vou boiar também... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Por fim a vida é assim:


"Quanto mais sei, mas sei que nada sei!"
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Sou formado em Informática pelo IFES - Instituto Federal do Espírito Santo e hoje estou me graduando em Redes.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Sou formado em Informática pelo IFES - Instituto Federal do Espírito Santo e hoje estou me graduando em Redes.
Eu pela minha formação acadêmica sei comparar um motor com um outro, já você sabe comparar um computador com outro...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Aí que você se engana.

Sou da área de infra estrutura e não de arquiteturas de computadores. Não julgue pelo nome que, quando entrei no IFES há muitos anos atrás achava que era isso. Só descobri que não sabia nada quando cheguei lá.

Outra coisa...
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Aí que você se engana.

Sou da área de infra estrutura e não de arquiteturas de computadores. Não julgue pelo nome que, quando entrei no IFES há muitos anos atrás achava que era isso. Só descobri que não sabia nada quando cheguei lá.

Outra coisa...
Mas sem sombra de dúvida você sabe identificar melhor que eu que sou leigo no assunto se um computador de lançamento agora é melhor que outro similar lançamento... aquelas coisas de velocidade de HD, placa mãe tal... processador mais avançado...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Até sei, mas não me dedico a isso.
Basta ler algum artigo em sites de tecnologias uma vez por semana que dá para saber tudo isso.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”