Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

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leoolouzada
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Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por leoolouzada »

Bom dia, estou desconfiando que meu câmbio está trocado (motor CHT) pois quando estou em 5° marcha a 100km/h meu giro fica em media de 3,5 a 4 mil rpm. Eu acho que está muito alto, meu carro bebe muito e não passa de 150km/h
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por Rodox »

leoolouzada escreveu:Bom dia, estou desconfiando que meu câmbio está trocado (motor CHT) pois quando estou em 5° marcha a 100km/h meu giro fica em media de 3,5 a 4 mil rpm. Eu acho que está muito alto, meu carro bebe muito e não passa de 150km/h
Seu carro tem contagiros?
Seu carro é a gasolina?
Quantos km/litro ele faz na cidade e na estrada?

Rendimento do motor depende do perfeito funcionamento do motor, que por suavez é ffunção do seu estado de conservação que envolve basicamente:
- sistema de ignicao (velas, cabos de vela, bobina);
- sistema de alimentação (carburador, bomba de combustível e qualidade do combustível);
- desgaste mecânico do motor (faça um teste de comprensão de cilindro para ver se seu motor está em ordem).
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jean48
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por jean48 »

parceiro, tah normal seu carro

o custo de uma adaptação de um cambio CHT em um motor AP e mais alto do que comprar uma caixa AP. O que acontece e que as relaçoes da caixa de cambio do seu carro são curtas. o que confere ao seu carro bastante forca, porem nao lhe ajuda em velocidade final.
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João Victor AP
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por João Victor AP »

leoolouzada escreveu:Bom dia, estou desconfiando que meu câmbio está trocado (motor CHT) pois quando estou em 5° marcha a 100km/h meu giro fica em media de 3,5 a 4 mil rpm. Eu acho que está muito alto, meu carro bebe muito e não passa de 150km/h
Olhando por trás do motor, por cima do câmbio, terá uma sigla.
Olhe lá qual a sigla que está grafada na parte de cima do câmbio, e nos diga.

A caixa de câmbio original do AP 1.6 é a PX.
PX tem a 1°, 2° e 3° marchas idêntica ao câmbio PV (câmbio mais curto dos motores AP, equipa os motores 1.8S).
Já a 4° e 5° marcha do PX, é mais longa que a 4° e 5° do câmbio PV.

Com o câmbio PX, com a 5° engatada, com a rotação do motor á 3.000RPM ~3.500RPM, o carro chega aos 100Km/h man.
Pelo jeito, seu carro está certo.
Sei disso, através de um programa de relações de câmbio que o DanielGT fez e postou aqui no fórum.
jean48 escreveu:parceiro, tah normal seu carro

o custo de uma adaptação de um cambio CHT em um motor AP e mais alto do que comprar uma caixa AP. O que acontece e que as relaçoes da caixa de cambio do seu carro são curtas. o que confere ao seu carro bastante forca, porem nao lhe ajuda em velocidade final.
Jean, eu também acho que está certo :good:

Fica caro mesmo colega e no final não acaba compensando, pois, para colocar um câmbio de CHT em AP, tem que trocar a capa seca. E para isso, vai precisar ter um câmbio AP como "doador", e nenhum desmanche vai querer vender só a capa seca, e sim o câmbio completo.
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por leoolouzada »

Rodox escreveu:
leoolouzada escreveu:Bom dia, estou desconfiando que meu câmbio está trocado (motor CHT) pois quando estou em 5° marcha a 100km/h meu giro fica em media de 3,5 a 4 mil rpm. Eu acho que está muito alto, meu carro bebe muito e não passa de 150km/h
Seu carro tem contagiros?
Seu carro é a gasolina?
Quantos km/litro ele faz na cidade e na estrada?

Rendimento do motor depende do perfeito funcionamento do motor, que por suavez é ffunção do seu estado de conservação que envolve basicamente:
- sistema de ignicao (velas, cabos de vela, bobina);
- sistema de alimentação (carburador, bomba de combustível e qualidade do combustível);
- desgaste mecânico do motor (faça um teste de comprensão de cilindro para ver se seu motor está em ordem).
meu carro tem contagiros, é a álcool e ta bebendo muito (4,5 km/l na cidade)
coloquei ele no ponto ontem, tava bem fora
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por Rodox »

Segundo o Manual do Proprietário do Gol 1994, para o motor 1.6AP a álcool a velocidade máxima é de:
167 km/h.

Para esse ano (1994) o câmbio do CHT 1.6 e o do AP 1.6 é o mesmo segundo o referido manual, sendo o câmbio PX com as relações descritas abaixo:

PX:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,91:1 (30/33)
5ª - 0,73:1 (27/37)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11

O motor 1.6 AP a álcool ano 1994 tem potência máxima a 5.600 rpm, então é por volta dessa rotação que é atingida a velocidade máxima de 167 km/h. Pelos meus cálculos 167 km/h são atingidos em 4a. marcha a 5.750 rpm (no 1.6 AP original a álcool).

A 5a. marcha desse câmbio (PX) é a famosa ouverdrive... para economia de combustível e rodar silencioso de cruzeiro. Com essa 5a. marcha a 100 km/h são apenas 2.750 rpm... silêncio e economia.

Então acho que seu conta-giros está descalibrado e o consumo excessivo se deve a algum problema mecânico, pois é como disseram acima... fica muito caro mudar câmbio.
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João Victor AP
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Top sua explicação Rodox :good:

Mas a 3.500Rpm, com o câmbio PX, e a quinta marcha engatada, o carro chega nos 105km/h ~ 115km/h.
Ou seja, está certo mesmo !
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Top sua explicação Rodox :good:

Mas a 3.500Rpm, com o câmbio PX, e a quinta marcha engatada, o carro chega nos 105km/h ~ 115km/h.
Ou seja, está certo mesmo !
Muito obrigado, João!

Mas o cálculo foi feito pela minha Planilha do Excel, e por ela 3.500 rpm em 5a. marcha são 126 km/h, e a 2760 rpm na 5a. marcha são 100 km/h.

Veja abaixo a tabela retirada da minha Planilha do Excel e também veja abaixo a fórmula do cálculo e todas as variáveis envolvidas:

RPM ........ 1ª (km/h)...2ª (km/h).3ª (km/h).4ª (km/h)..5ª (km/h)
1.500 ....... 11 ........... 20........... 31 .......... 43 .......... 54
2.000 ....... 15 ........... 27 .......... 41 ......... 58 ........... 72
2.760 ....... 21 ........... 41 .......... 64 ......... 88 ...........100
3.000 ....... 23 ........... 41 ........... 61 ........ 87 ........... 108
3.500 ....... 27 ........... 48 ........... 72 ........ 101 ......... 126



Fórmula


km/h = rpm*(perímetro do pneu)*3,6/[1000*60*(relação da marcha)*(relação do diferencial)]

Dados:
* rpm = 2760
* relação da 5a. marcha = 0,73;
* relação de diferencial = 4,11;
* perímetro do pneu (175/70 - R13) = 1807,04 mm

2760*1807,04*3,6/(1000*60*0,73*4,11) = 100 km/h
Rodox

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João Victor AP
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Sim... mas também, o velocímetro não marca certinho !
Temos que saber também que roda ele usa, vai facilitar o cálculo.

#TamoJunto
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Sim... mas também, o velocímetro não marca certinho !
Temos que saber também que roda ele usa, vai facilitar o cálculo.

#TamoJunto
Isso... nessa formuleta é km/h real, a do velocímetro tem o erro que veria de carro a carro. Eu mesmo acompanhava as vezes a velocidade do GPS que é a real e via que o meu velocímetro marcava um pouco mais que a km/h real do GPS.

Mas o conta-giros não tem erro... ou não deve... pois o motivo de ter o erro no velocímetro é para não sermos multados e nem a VW ser processada por eventual erro de velocímetro de fabricação.

Assim se o conta-giros marcar a rpm real a 2.760 rpm a velocidade real seria 100 km/h, mas a velocidade do velocímetro então seria com um erro de 10% de 110 km/h. Mas como disse cada carro tem um erro de velocímetro... que geralmente varia entre 7% a 10%.

Me lembro que li a reportagem da Quatro Rodas de laçamento do Gol GTS 1987 e se relatava que o velocímetro marcava 200 km/h nas descidas e a velocidade real era uns 180 km/h... assim disseram que o erro era bem exagerado deste velocímetro.

Abraços,

:bb:
Rodox

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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por leoolouzada »

Será que pode ser então minha roda, que é 195/55/R15? Pois é uma roda maior e tal?
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por Rodox »

leoolouzada escreveu:Será que pode ser então minha roda, que é 195/55/R15? Pois é uma roda maior e tal?
VAMOS CALCULAR O ERRO DA LEITURA DO VELOCÍMETRO COM A ALTERAÇÃO DO PNEU ORIGINAL...

195/55 - R15 tem perímetro de 1870,82 mm

original - 175/70 - R13 tem perímetro de 1807,04 mm

Então o erro fica:

Erro = [(1870,82 / 1807,04) * 100] % - 100 %

Erro = 3,5 %


Este valor é que será aplicado às leituras do velocímetro, hodômetro e também às relações de marcha, que serão alongadas na mesma proporção. Se antes eram indicados 100 km/h, por exemplo, agora serão cerca de 96,5 km/h à mesma velocidade, pois as rodas passaram a girar 3,5 % a menos.

Já pra saber a km/h real fica difícil... pois não sabemos o valor exato do erro do seu velocímetro. Se eu fosse você usava um GPS pra conferir qual é a diferença, pois o GPS é km/h real.

Então como você não mediu com GPS ainda o erro exato do seu velocímetro em relação a km/h real, suponhamos que o erro original do seu velocímetro seja 10%, então se tem que subtrair desse valor da diferença dos tamanhos dos pneus (3,5 %):

10% - 3,5 % = 6,5 %

Porém se o erro do seu velocímetro não for 10%, mas sim 5%, então fica:

5% - 3,5 % = 1,5 % :OO :OO :OO :OO

Então a leitura de por exemplo 100 km/h no velocímetro a respectiva velocidade real será de:

(100% - 1,5%)*100 km/h = (0,985)*100 = 98,5 km/h

Então com 1,5 % de erro a velocidade marcada no velocímetro fica muito próxima da velocidade real... cuidado pra não levar multa.
Rodox

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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por Rodox »

Vejam no vídeo abaixo a diferença da velocidade do GPS para do velocímetro:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=5U1S_xfaDV0&t=516s[/BBvideo]
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Seu carro está certo !
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por bleidao »

quanta teoria!

kkkk

Então... aparentemente está correto o seu câmbio. Ele é curto assim mesmo.
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:quanta teoria!

kkkk

Então... aparentemente está correto o seu câmbio. Ele é curto assim mesmo.
Isso mesmo amigo...
Câmbio PV e PX tem relações curtas.
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Re: Relação GIRO X VELOCIDADE moto ap 1.6

Mensagem por bleidao »

São dois excelentes câmbios. Infelizmente o meu PV doei para um amigo que precisava. O mané vendeu o carro com o câmbio que arrumei pra ele.
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