[Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

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Diogennes
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[Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

Mensagem por Diogennes »

Eai galera, então indo direto ao ponto, abri o meu apzão aqui em casa mesmo e em relação a isso nenhum problema, o carro estava bebendo óleo, as velas ficavam um pouco carbonizadas e o consumo aumentou um pouco, eu não sentia uma perca de desempenho grande ou algo assim, então queria dicas de como avaliar o desgaste do bloco e do cabeçote, sei que o cabeçote deve ir pra retifica neste caso, mas e o bloco? Só a retifica ou um mecânico mesmo pra avaliar?

O carro originalmente era a álcool, estava rodando na gasolina com os pistões a álcool e uma junta "grossa" pra destaxar, coisa de algum mecânico ai, eu quero colocar os pistões a gasolina e usar a junta original, seria o melhor?

O meu comando é um 049H, tava querendo colocar um comandinho mais forte, sei que tem o 049g, mas vocês recomendam outro? Um tranquilo para andar no dia a dia.
Rodox
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Re: [Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

Mensagem por Rodox »

Para medir a saúde do motor você pode fazer isso através de um teste muito simples... teste de compressão dos cilindros. Veja no tópico abaixo como é simples o referido teste:

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... ess%C3%A3o

Boa sorte!
Rodox

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João Victor AP
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Re: [Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

Mensagem por João Victor AP »

Diogennes escreveu:Eai galera, então indo direto ao ponto, abri o meu apzão aqui em casa mesmo e em relação a isso nenhum problema, o carro estava bebendo óleo, as velas ficavam um pouco carbonizadas e o consumo aumentou um pouco, eu não sentia uma perca de desempenho grande ou algo assim, então queria dicas de como avaliar o desgaste do bloco e do cabeçote, sei que o cabeçote deve ir pra retifica neste caso, mas e o bloco? Só a retifica ou um mecânico mesmo pra avaliar?
Você mesmo pode avaliar esse bloco.
Verifique com um paquímetro se há muito desgaste nos cilindros.
Mas na minha opinião, como esse motor começou a carbonizar velas, queimar óleo, na minha opinião é legal também levar esse bloco para a retífica.
Se o motor tá ruim, já que vai abrir, abre e faz inteiro, Coloque pistões novos MetalLeve, anéis novos, Troque as bronzinas/casquilhos fixos e os das bielas, Verificar se há desgaste no virabrequim, Ajuste e embuchamento das bielas, Bomba de Óleo, Jogo de Juntas.
E depois o simples que é um Filtro de óleo de marca boa como a Mann Filter, e coloque óleo Sintético 15w40.

Esse papo de "só cabeçote" "só isso" ou "só aquilo" é o seguinte...
Digamos que seu motor rodou 400 mil KM e começou a queimar óleo quando liga o motor ou está ruim e te falam pra "fazer a parte de cima", se você fizer a retífica só "na parte de cima", você terá uma parte de cima nova e a parte debaixo com 400 mil, e terá logo mais de parar para fazer retífica na "parte de baixo". E assim sucessivamente com tudo o que fizer.
O motor funciona como um conjunto, dificilmente algo está estragado por desgaste que quase todo o resto não esteja também.

Logo, se a ideia é abrir por queima de óleo, velas cheias de óleo, abre e faz todo o motor, porque pelo menos daí você saberá o que está sendo feito e irão te dar garantia nesse motor.

Mecânico que diz pra fazer pela metade é um "ótimo" mexânico, quem dirá colocar junta grossa e andar na gasolina com pistão e cabeçote á Álcool.
Diogennes escreveu: O carro originalmente era a álcool, estava rodando na gasolina com os pistões a álcool e uma junta "grossa" pra destaxar, coisa de algum mecânico ai, eu quero colocar os pistões a gasolina e usar a junta original, seria o melhor?
Mano, aí o motor vai ficar ruim.
Tipo assim...
Se o motor era originalmente á Álcool e o seu mecânico colocou uma junta grossa para usar Gasolina, não adianta quase nada, pois o cabeçote do AP á Álcool é mais baixo para ter mais taxa, e se transformar para AP Gasolina e manter o cabeçote e os pistões, vai ficar muito taxado para usar Gasolina, e essa junta que esse cara colocou apenas "ajuda" a reduzir a taxa. E motor Gasolina com taxa alta não é muito bom.

Quando se vai montar Turbo eles usam uma Junta Grossa da UniversalJuntas, ela é o dobro de expessura da junta Original VW, e ela "ajuda" a reduzir taxa, e não retira muita taxa.

O correto no seu caso, ao meu ver, seria comprar pistões de cabeça plana/reta, recomendo os da MetalLeve (mesmo preço dos pistões AP Gasolina MetalLeve).
Usar uma junta de aço da Sabó, Bastos, Universal Juntas, ou Original VW.
Diogennes escreveu:O meu comando é um 049H, tava querendo colocar um comandinho mais forte, sei que tem o 049g, mas vocês recomendam outro? Um tranquilo para andar no dia a dia.
Comando 49G já é bom, tem graduação de 266°.
Mas se quiser um ainda melhor tem o Samcams 276° que é bom, na minha opinião em um motor original o 276° já está de bom tamanho, 288 em motor original ao meu ver é exagero.
Você pode usar o que achar melhor, 049 (Gol GT), 049G (Gol GTS), 276°(Samcams). Mas lembrando que Samcams é maior que o 049G mas é mais caro também.
Dentre esses 3 comandos que eu mostrei você pode usar o que achar melhor.

Abraço !
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Diogennes
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Re: [Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

Mensagem por Diogennes »

João Victor AP escreveu:
Diogennes escreveu:Eai galera, então indo direto ao ponto, abri o meu apzão aqui em casa mesmo e em relação a isso nenhum problema, o carro estava bebendo óleo, as velas ficavam um pouco carbonizadas e o consumo aumentou um pouco, eu não sentia uma perca de desempenho grande ou algo assim, então queria dicas de como avaliar o desgaste do bloco e do cabeçote, sei que o cabeçote deve ir pra retifica neste caso, mas e o bloco? Só a retifica ou um mecânico mesmo pra avaliar?
Você mesmo pode avaliar esse bloco.
Verifique com um paquímetro se há muito desgaste nos cilindros.
Mas na minha opinião, como esse motor começou a carbonizar velas, queimar óleo, na minha opinião é legal também levar esse bloco para a retífica.
Se o motor tá ruim, já que vai abrir, abre e faz inteiro, Coloque pistões novos MetalLeve, anéis novos, Troque as bronzinas/casquilhos fixos e os das bielas, Verificar se há desgaste no virabrequim, Ajuste e embuchamento das bielas, Bomba de Óleo, Jogo de Juntas.
E depois o simples que é um Filtro de óleo de marca boa como a Mann Filter, e coloque óleo Sintético 15w40.

Esse papo de "só cabeçote" "só isso" ou "só aquilo" é o seguinte...
Digamos que seu motor rodou 400 mil KM e começou a queimar óleo quando liga o motor ou está ruim e te falam pra "fazer a parte de cima", se você fizer a retífica só "na parte de cima", você terá uma parte de cima nova e a parte debaixo com 400 mil, e terá logo mais de parar para fazer retífica na "parte de baixo". E assim sucessivamente com tudo o que fizer.
O motor funciona como um conjunto, dificilmente algo está estragado por desgaste que quase todo o resto não esteja também.

Logo, se a ideia é abrir por queima de óleo, velas cheias de óleo, abre e faz todo o motor, porque pelo menos daí você saberá o que está sendo feito e irão te dar garantia nesse motor.

Mecânico que diz pra fazer pela metade é um "ótimo" mexânico, quem dirá colocar junta grossa e andar na gasolina com pistão e cabeçote á Álcool.
Diogennes escreveu: O carro originalmente era a álcool, estava rodando na gasolina com os pistões a álcool e uma junta "grossa" pra destaxar, coisa de algum mecânico ai, eu quero colocar os pistões a gasolina e usar a junta original, seria o melhor?
Mano, aí o motor vai ficar ruim.
Tipo assim...
Se o motor era originalmente á Álcool e o seu mecânico colocou uma junta grossa para usar Gasolina, não adianta quase nada, pois o cabeçote do AP á Álcool é mais baixo para ter mais taxa, e se transformar para AP Gasolina e manter o cabeçote e os pistões, vai ficar muito taxado para usar Gasolina, e essa junta que esse cara colocou apenas "ajuda" a reduzir a taxa. E motor Gasolina com taxa alta não é muito bom.

Quando se vai montar Turbo eles usam uma Junta Grossa da UniversalJuntas, ela é o dobro de expessura da junta Original VW, e ela "ajuda" a reduzir taxa, e não retira muita taxa.

O correto no seu caso, ao meu ver, seria comprar pistões de cabeça plana/reta, recomendo os da MetalLeve (mesmo preço dos pistões AP Gasolina MetalLeve).
Usar uma junta de aço da Sabó, Bastos, Universal Juntas, ou Original VW.
Diogennes escreveu:O meu comando é um 049H, tava querendo colocar um comandinho mais forte, sei que tem o 049g, mas vocês recomendam outro? Um tranquilo para andar no dia a dia.
Comando 49G já é bom, tem graduação de 266°.
Mas se quiser um ainda melhor tem o Samcams 276° que é bom, na minha opinião em um motor original o 276° já está de bom tamanho, 288 em motor original ao meu ver é exagero.
Você pode usar o que achar melhor, 049 (Gol GT), 049G (Gol GTS), 276°(Samcams). Mas lembrando que Samcams é maior que o 049G mas é mais caro também.
Dentre esses 3 comandos que eu mostrei você pode usar o que achar melhor.

Abraço !
Valeu a atenção ai Rodox e João hehe..

Então João, como eu abri o motor todo, eu já ia trocar tudo o necessário, como bronzinas, a bomba de oleo, a bomba da agua, juntas, anéis, correias, parafusos estas coisas que trocamos quando abrimos o motor, no caso eu queria saber se seria realmente necessário a retifica ou encamisamento no cilindro, mas vou enviar para a retificar de qualquer jeito para um serviço bem bacana.

E sobre colocar os pistões a gasolina, é porque eu quero continuar rodando na gasolina, por isso disse que colocaria estes pistões e a junta original.

Me parece que esse quando o antigo dono transformou o carro para gasolina, ele trocou o cabeçote, colocou junta grossa e trocou o carburador.

Então vou acabar levando o bloco, o cabeçote e as bielas para retifica mesmo.
Rodox
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Re: [Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

Mensagem por Rodox »

Diogenes,

Qual é o consumo de óleo e de gasolina do seu carro?

O meu é um 1.8AP ano 1990 a gasolina, e faz entre 13 a 15 km/litro na estrada a uma velocidade média de 70 km/h e não passando de 80 km/h.

Ele consome 500 ml a cada 1000 km de óleo 20W-50 Mobil Super, sendo que quando eu usava Shell Helix 20W-50 consumia uns 300 ml apenas.
Rodox

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João Victor AP
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Re: [Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

Mensagem por João Victor AP »

Diogennes escreveu:Valeu a atenção ai Rodox e João hehe..

Então João, como eu abri o motor todo, eu já ia trocar tudo o necessário, como bronzinas, a bomba de oleo, a bomba da agua, juntas, anéis, correias, parafusos estas coisas que trocamos quando abrimos o motor, no caso eu queria saber se seria realmente necessário a retifica ou encamisamento no cilindro, mas vou enviar para a retificar de qualquer jeito para um serviço bem bacana.
Opa ! Aí sim fica um serviço top, trocar tudo, verificar tudo, fica show !
O encamisamento de cilindros apenas é necessário quando os cilindros estão bem desgastados, aí na retífica eles colocam as camisas para voltar a medida dos cilindros.
Mas caso seu bloco está usando os 81mm, nessa retífica não será necessário encamisar, basta comprar o pistão de 81,5mm.
E depois na próxima retífica, usinar o bloco e usar pistões de 82,0mm.
Depois na próxima retífica, usinar o bloco e usar pistões de 82,5mm.
E por último o pistão de 83,0mm, depois disso é necessário encamisar pois, o bloco chegou á medida máxima.

Para verificar se há desgaste nos cilindros basta retirar o cabeçote, colocar o primeiro pistão no "topo" do curso, colocar os dedos no pistão e fazer movimentos para frente, para trás, e para os lados, e ver se o pistão vai balançar mais que o normal, se balançar muito, aí indica muita folga.
Vá girando o virabrequim no sentido horário e colocando o pistão do 1° cilindros no topo e verifique se há folga, gire novamente coloque o 2° cilindro no topo e verifique se há folga, e assim adiante com os outros dois cilindros.

Diogennes escreveu:E sobre colocar os pistões a gasolina, é porque eu quero continuar rodando na gasolina, por isso disse que colocaria estes pistões e a junta original.
Me parece que esse quando o antigo dono transformou o carro para gasolina, ele trocou o cabeçote, colocou junta grossa e trocou o carburador.
Então vou acabar levando o bloco, o cabeçote e as bielas para retifica mesmo.
Colocar pistões á Gasolina é o correto.
Antes ali (na minha mensagem acima) eu falei para você manter no Álcool porque pelo que vi, ele era originalmente á Álcool, e pensei que o cabeçote era o "rebaixado" do motor AP Álcool, e se fosse, aí eu não recomendo.
Com essa configuração de pistão cabeça plana, e combustível Gasolina, não é recomendado, mas se o cabeçote for o do motor Gasolina, e essa junta realmente for grossa, aí pode sim !
E se o cabeçote foi trocado, aí pode sim mano, mas se for o cabeçote do AP Álcool, aí fica muito taxado.

E se esse cabeçote aí do Motor Gasolina tiver recebido muitas plainas, ou seja, rebaixado, aí já é bom partir para o Álcool, pois talvez ele esteja com a altura até menor que o cabeçote á Álcool.

E faça isso mesmo, leve tudo para retífica.

Boa Sorte !
Espero ter ajudado !
Abraço !
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Diogennes
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Re: [Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

Mensagem por Diogennes »

Rodox escreveu:Diogenes,

Qual é o consumo de óleo e de gasolina do seu carro?

O meu é um 1.8AP ano 1990 a gasolina, e faz entre 13 a 15 km/litro na estrada a uma velocidade média de 70 km/h e não passando de 80 km/h.

Ele consome 500 ml a cada 1000 km de óleo 20W-50 Mobil Super, sendo que quando eu usava Shell Helix 20W-50 consumia uns 300 ml apenas.
O meu também é 1.8, 93 na gasosa aqui na cidade faz 6~7 km/l, na estrada não sei bem ao certo, e o óleo baixa muito rápido, acho que vai 1 litro pra cada 1000km.

João Victor AP escreveu:
Diogennes escreveu:Valeu a atenção ai Rodox e João hehe..

Então João, como eu abri o motor todo, eu já ia trocar tudo o necessário, como bronzinas, a bomba de oleo, a bomba da agua, juntas, anéis, correias, parafusos estas coisas que trocamos quando abrimos o motor, no caso eu queria saber se seria realmente necessário a retifica ou encamisamento no cilindro, mas vou enviar para a retificar de qualquer jeito para um serviço bem bacana.
Opa ! Aí sim fica um serviço top, trocar tudo, verificar tudo, fica show !
O encamisamento de cilindros apenas é necessário quando os cilindros estão bem desgastados, aí na retífica eles colocam as camisas para voltar a medida dos cilindros.
Mas caso seu bloco está usando os 81mm, nessa retífica não será necessário encamisar, basta comprar o pistão de 81,5mm.
E depois na próxima retífica, usinar o bloco e usar pistões de 82,0mm.
Depois na próxima retífica, usinar o bloco e usar pistões de 82,5mm.
E por último o pistão de 83,0mm, depois disso é necessário encamisar pois, o bloco chegou á medida máxima.

Para verificar se há desgaste nos cilindros basta retirar o cabeçote, colocar o primeiro pistão no "topo" do curso, colocar os dedos no pistão e fazer movimentos para frente, para trás, e para os lados, e ver se o pistão vai balançar mais que o normal, se balançar muito, aí indica muita folga.
Vá girando o virabrequim no sentido horário e colocando o pistão do 1° cilindros no topo e verifique se há folga, gire novamente coloque o 2° cilindro no topo e verifique se há folga, e assim adiante com os outros dois cilindros.

Diogennes escreveu:E sobre colocar os pistões a gasolina, é porque eu quero continuar rodando na gasolina, por isso disse que colocaria estes pistões e a junta original.
Me parece que esse quando o antigo dono transformou o carro para gasolina, ele trocou o cabeçote, colocou junta grossa e trocou o carburador.
Então vou acabar levando o bloco, o cabeçote e as bielas para retifica mesmo.
Colocar pistões á Gasolina é o correto.
Antes ali (na minha mensagem acima) eu falei para você manter no Álcool porque pelo que vi, ele era originalmente á Álcool, e pensei que o cabeçote era o "rebaixado" do motor AP Álcool, e se fosse, aí eu não recomendo.
Com essa configuração de pistão cabeça plana, e combustível Gasolina, não é recomendado, mas se o cabeçote for o do motor Gasolina, e essa junta realmente for grossa, aí pode sim !
E se o cabeçote foi trocado, aí pode sim mano, mas se for o cabeçote do AP Álcool, aí fica muito taxado.

E se esse cabeçote aí do Motor Gasolina tiver recebido muitas plainas, ou seja, rebaixado, aí já é bom partir para o Álcool, pois talvez ele esteja com a altura até menor que o cabeçote á Álcool.

E faça isso mesmo, leve tudo para retífica.

Boa Sorte !
Espero ter ajudado !
Abraço !
Ajudou sim, obrigado ai pelas dicas haha, abraço meu querido.
Rodox
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Re: [Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

Mensagem por Rodox »

Diogennes escreveu:
Rodox escreveu:Diogenes,

Qual é o consumo de óleo e de gasolina do seu carro?

O meu é um 1.8AP ano 1990 a gasolina, e faz entre 13 a 15 km/litro na estrada a uma velocidade média de 70 km/h e não passando de 80 km/h.

Ele consome 500 ml a cada 1000 km de óleo 20W-50 Mobil Super, sendo que quando eu usava Shell Helix 20W-50 consumia uns 300 ml apenas.
O meu também é 1.8, 93 na gasosa aqui na cidade faz 6~7 km/l, na estrada não sei bem ao certo, e o óleo baixa muito rápido, acho que vai 1 litro pra cada 1000km.
Na cidade o seu consumo de gasolina está bom... eu fazia de 8 a 9 km/litro no horário do trânsito bom (21 a 23 horas - São Paulo-SP). Outra coisa que influi nisso é a qualidade da gasolina e se o carburador e o sistema de ignição (velas, rotor do distribuidor, tampa do distribuidor, cabos de vela, etc) estão bons.

Quanto ao óleo o consumo está elevado, vamos torcer que seja apenas troca de retentores de válvulas ou anéis.

Abraços,
Rodox

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Re: [Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

Mensagem por João Victor AP »

Diogennes escreveu: Ajudou sim, obrigado ai pelas dicas haha, abraço meu querido.
Opa !
De nada
Tamo Junto :good:
Caso precise de ajuda, é só chamar !

Abraço !
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Re: [Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

Mensagem por Diogennes »

Rodox escreveu:
Diogennes escreveu:
Rodox escreveu:Diogenes,

Qual é o consumo de óleo e de gasolina do seu carro?

O meu é um 1.8AP ano 1990 a gasolina, e faz entre 13 a 15 km/litro na estrada a uma velocidade média de 70 km/h e não passando de 80 km/h.

Ele consome 500 ml a cada 1000 km de óleo 20W-50 Mobil Super, sendo que quando eu usava Shell Helix 20W-50 consumia uns 300 ml apenas.
O meu também é 1.8, 93 na gasosa aqui na cidade faz 6~7 km/l, na estrada não sei bem ao certo, e o óleo baixa muito rápido, acho que vai 1 litro pra cada 1000km.
Na cidade o seu consumo de gasolina está bom... eu fazia de 8 a 9 km/litro no horário do trânsito bom (21 a 23 horas - São Paulo-SP). Outra coisa que influi nisso é a qualidade da gasolina e se o carburador e o sistema de ignição (velas, rotor do distribuidor, tampa do distribuidor, cabos de vela, etc) estão bons.

Quanto ao óleo o consumo está elevado, vamos torcer que seja apenas troca de retentores de válvulas ou anéis.

Abraços,
Ah sim, a gasolina eu costumo abastecer em um petrobras aqui perto de casa mesmo, só abasteço lá, coloco aditivada as vezes para dar uma limpada, o carburador é o TLDZ, eu o levei para regular, mas depois de um tempo eu mesmo aprendi a regular e melhorou e muito, tanto o consumo, lenta, primeira partida. O sistema de ignição, quando o meu pai me passou o carro, eu troquei todo, é tudo bosch, velas, rotor, tampa, cabos e bobina mi também da bosch.

Muito elevado hehe, torcendo aqui também kkk, abraços.
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Re: [Dúvida] Retifica de bloco e cabeçote

Mensagem por bleidao »

Amigo... você mesmo poderá avaliar o desgaste.

Mas prefiro encaminhar à retífica de confiança e eles farão o que for necessário. No meu caso, enviei tudo desmontado. Eu só precisei abrir as camisas porque eu quis, mas eles disseram que eu não precisava.

Lembrando que no meu caso, tinha empenado apenas uma biela.

Comprei com eles mesmos a biela e abri as camisas. O eixo não precisei mexer.

Cara... leva para eles e eles avaliam o que precisa ser feito. Para a sua segurança assim é melhor.
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