Junta do cabeçote

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
yas96
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 03 Mai 2016, 21:49
Carro: Gol cl 89

Junta do cabeçote

Mensagem por yas96 »

Boa noite pessoal!
Meu quadrado ap 1.6 está com as mangueiras estufando, e baixando um pouquinho e agua.
Fui no mecanico há 1 semana resolver um problema com o óleo, e ele me falou que meu carro ta com sintomas de cabeçote.
Porem meu carro não fuma, não está jogando água no óleo e nem superaquece.
Aí levei em outro mecanico, ele me disse que não tem problema na junta, as mangueiras estarem estufando seria porque já estão velhas, então estão finas e estufam.
Agora fiquei com isso na cabeça, não consigo descansar, não sei se troco as mangueiras pra ver, ou já mando o cabeçote pra retifica.
Alguem poderia me ajudar? meu carro esta com sintomas suficiente pra estar com a junta queimada? :sad: :sad:
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Junta do cabeçote

Mensagem por João Victor AP »

Pode ser sim um problema no cabeçote sim, mas esse excesso de pressão no sistema, também pode ser a tampa do reservatório do radiador que esteja com problema, então tente trocar primeiramente a tampa do reservatorio do radiador...
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Junta do cabeçote

Mensagem por Rodox »

Para se saber se a junta está queimada o seu mecânico deve usar uma ferramenta chamada "medidor de vazamento de cilindro" como o da figura abaixo:

Imagem

Um fator importante no teste de vazamento é que ele mostra-se ideal para localizar em qual componente está a falha de vazamento.
- Um borbulhamento na água de arrefecimento mostra problemas com a junta entre o cilindro e o circuito de arrefecimento;
- Um ruído de vazamento vindo da abertura de abastecimento de óleo indica que o vazamento está localizado na parte baixa do motor (cilindro, pistão e anéis) ou de junta entre o cilindro e o circuito de óleo;
- Um ruído no coletor de admissão indica vazamento nas válvulas de admissão, o mesmo ocorrendo na relação coletor de escapamento / válvulas de escapamento.

O uso deste instrumento é bem simples:
- Com o motor previamente aquecido, retire todas as velas, a tampa do sistema de arrefecimento, a tampa de abastecimeto de óleo e a tampa do filtro de ar;
- Inicia-se posicionando o pistão do cilindro 1 no ponto-morto superior (PMS) em condição de compressão;
- Verifique se o pistão está realmente no PMS. Com a aplicação de ar comprimido, o motor pode se mover, causando um acidente;
- Aplique o adaptador do instrumento na rosca da vela do cilindro 1;
- Através do regulador, aplique uma pressão calibrada recomendada pelo fabricante do instrumento (exemplo: 100 lb/pol²);
- Deixe as leituras estabilizarem, e leia o valor da pressão no segundo manômetro;
- Anote o resultado;
- Repita o procedimento para todos os cilindros.

A taxa de vazamento é definida como a queda percentual de pressão entre o primeiro e o segundo manômetros.

Se, por exemplo, na entrada é aplicada a pressão de 100 lb/pol² (leitura do primeiro manômetro) e na saída temos uma leitura de 60 lb/pol², considera-se uma taxa de vazamento de 40%.

Em alguns instrumentos esta marcação é feita diretamente no segundo manômetro por meio de uma escala colorida.

Imagem

Fonte:
http://www.autoentusiastasclassic.com.b ... motor.html
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Junta do cabeçote

Mensagem por Rodox »

Outra dica e verificar se alguma das velas está enferrujada... se tiver é porque está entrando água no cilindro devido a queima da junta.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Junta do cabeçote

Mensagem por Rodox »

https://youtu.be/_DFsAizQY6o
veja o vídeo no link acima a explicação do teste de vazão de cilindro:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
yas96
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 03 Mai 2016, 21:49
Carro: Gol cl 89

Re: Junta do cabeçote

Mensagem por yas96 »

Agora a tarde andando com ele vi que a temperatura desceu e a ventoinha nao parava, quando cheguei em casa a ventoinha nao queria desligar e tive que desligar manual. O que pode ser? Tbm um sintoma da junta?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Junta do cabeçote

Mensagem por bleidao »

Amigo... estranho se não está misturando água no óleo, nem óleo na água e ne mandando água para os cilindros.

é normal o sistema de arrefecimento trabalhar em pressão. A alta pressão pode também ser junta queimada na parte que separa a água do cilindro. E a compressão pode estar indo para o liquido, estourando a mangueira. Se for, é menos pior e menos prejudicial do que misturar água no óleo.
Avatar do usuário
BrunnoGol94
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Abr 2016, 17:07
Carro: Gol 94 motor CHT 1.6

Re: Junta do cabeçote

Mensagem por BrunnoGol94 »

agora mesmo levei meu quadrado 1.6 94/ branco pro mecânico regular a rápida dele, pois toda vez que eu acelerava rápido ele dava uns tranco .... ai comentei que a cada dois dias tinha que repor a água do radiador, ai ele abriu a tampa da junta o óléo estava branco, estava misturando água no óleo ..
será que é por isso que meu quadrado estava sem força ??? parecia que tava amarrado não tem, trocando a junta meu quadradin terá mais potencia ?????

( x ) AR
( x) TRAVA E ALARME
( X ) Xenon nos milhas
( x ) Vidro Elétrico
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Junta do cabeçote

Mensagem por bleidao »

Provavelmente a compressão estava vazando.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”