Para se saber se a junta está queimada o seu mecânico deve usar uma ferramenta chamada
"medidor de vazamento de cilindro" como o da figura abaixo:
Um fator importante no teste de vazamento é que ele mostra-se ideal para localizar em qual componente está a falha de vazamento.
- Um borbulhamento na água de arrefecimento mostra problemas com a junta entre o cilindro e o circuito de arrefecimento;
- Um ruído de vazamento vindo da abertura de abastecimento de óleo indica que o vazamento está localizado na parte baixa do motor (cilindro, pistão e anéis) ou de junta entre o cilindro e o circuito de óleo;
- Um ruído no coletor de admissão indica vazamento nas válvulas de admissão, o mesmo ocorrendo na relação coletor de escapamento / válvulas de escapamento.
O uso deste instrumento é bem simples:
- Com o motor previamente aquecido, retire todas as velas, a tampa do sistema de arrefecimento, a tampa de abastecimeto de óleo e a tampa do filtro de ar;
- Inicia-se posicionando o pistão do cilindro 1 no ponto-morto superior (PMS) em condição de compressão;
- Verifique se o pistão está realmente no PMS. Com a aplicação de ar comprimido, o motor pode se mover, causando um acidente;
- Aplique o adaptador do instrumento na rosca da vela do cilindro 1;
- Através do regulador, aplique uma pressão calibrada recomendada pelo fabricante do instrumento (exemplo: 100 lb/pol²);
- Deixe as leituras estabilizarem, e leia o valor da pressão no segundo manômetro;
- Anote o resultado;
- Repita o procedimento para todos os cilindros.
A taxa de vazamento é definida como a queda percentual de pressão entre o primeiro e o segundo manômetros.
Se, por exemplo, na entrada é aplicada a pressão de 100 lb/pol² (leitura do primeiro manômetro) e na saída temos uma leitura de 60 lb/pol², considera-se uma taxa de vazamento de 40%.
Em alguns instrumentos esta marcação é feita diretamente no segundo manômetro por meio de uma escala colorida.
Fonte:
http://www.autoentusiastasclassic.com.b ... motor.html