como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

Foi até interessante mesmo ver estas tabelas pra ver que meu AP-1600 anda até um pouco mais que alguns AP-1800.

E já comprovei isto quando dei máxima no meu e máxima num 1.8 de um amigo meu... Fiquei bolado na época por ver que o 1.8 dele tinha uma final menor que o meu 1.6... Os 2 reguladinhos.

Mas o 1.8 é um monstro comprado com o 1.6 até 120km/h o velocímetro sobe muito rápido... Dirigindo senti um bocado de torque a mais que o meu carro.

É isso ai
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por Dieikson »

Galera to encabulado meu colega cl 94 está no doc 1.8 a gás mas eu já comprei a álcool agora descubro que no bloco está a sigla UNB ou seja 1.6i gás e agora o1ue tem de errado ele é muito forte pra 1.6 ...
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bleidao
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por bleidao »

Vale lembrar que os blocos 1.6 e 1.8 são absolutamente os mesmos. Só mudam tamanhos de pistão e virabrequim.
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João Victor AP
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Vale lembrar que os blocos 1.6 e 1.8 são absolutamente os mesmos. Só mudam tamanhos de pistão e virabrequim.
Isso mesmo ! Exatamente o mesmo bloco !
Pra saber se é 1.6 ou 1.8, só abrindo o motor e olhando. Abrindo o cárter mesmo dá pra ver o virabrequim e identificar se é 1.6 ou 1.8.
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por bleidao »

Mas aí tem que identificar os pistões também.

Muita gente modifica, lembra?

Virabrequim 1.6 com pistões 1.8, virabrequim 1.8 com pistões 2.0... por aí vai... tem que abrir para identificar.
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João Victor AP
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Mas aí tem que identificar os pistões também.

Muita gente modifica, lembra?

Virabrequim 1.6 com pistões 1.8, virabrequim 1.8 com pistões 2.0... por aí vai... tem que abrir para identificar.
Mas por exemplo... se olhar o virabrequim por baixo, dá pra ter uma noção !
Tá ligado ?
Tipo... se você identificar que é um virabrequim 1.8... ou ele é 1.8, ou é 1.9. Mas você já tem certeza que ele vai ter no mínimo 1.800cc.
A mesma coisa vale para virabrequim 1.6 e 2.0.

Desculpa a correção man... mas virabrequim 1.6 com pistão 1.8 ?
Acho que você se precipitou... até porque, os dois pistões são 81mm. E colocando o pistão 1.8 no virabrequim 1.6, vai ser necessário rebaixar muito o bloco, e não vai ter benefício nenhum em relação aos pistões de 1.6.
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por bleidao »

Sim, mano... tem que rebaixar para compensar o curso do virabrequim.

Aqui no fórum tem. Ele rendeu 1.7.

Muito antigo mesmo esse projeto. Só procurar.
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por hirinhu »

o ap 1.6 se nao me engano são 3 contra-pesos no vira
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João Victor AP
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Sim, mano... tem que rebaixar para compensar o curso do virabrequim.

Aqui no fórum tem. Ele rendeu 1.7.

Muito antigo mesmo esse projeto. Só procurar.
Eu escrevi a mensagem acima porque você citou : "1.6 com pistão 1.8".
Eu sei que é ruim pra caramba ficar fazendo correções, mas é porque vi que teve uma precipitação ali :pard:

1.7 é motor AP com virabrequim 1.6, montado com pistões de 84mm originais do Tempra.
O pistão tem 3mm a mais em relação ao pistão STD do AP 1.6, que é de 81mm.

E não o pistão do 1.8 no virabrequim 1.6 como você citou, até porque o pistão do 1.8 é mais baixo, tem o mesmo diâmetro do 1.6 (os dois tem 81mm na medida STD só muda a altura do pino do pistão).
Seria necessário rebaixar o bloco, para montar o pistão 1.8 no bloco com virabrequim 1.6, e não teria nenhum ganho, nem de potência, nem cilindrada. Pois, os dois, tanto 1.6 quanto 1.8 tem 81mm de diâmetro.

Se for usar um pistão sobre medida também é o mesmo esquema... se quiser usar pistão 0,50mm do 1.8, no bloco com virabrequim 1.6; então já compre logo pistões 1.6 0,50mm, é o melhor.

Entendeu ? Foi isso que eu disse acima :find:
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por bleidao »

Realmente, JV...

Não lembro exatamente como era o projeto... só sei que era pistão AP mesmo que ele usou. Agora não lembro como ele compensou a diferença no curso. Sei que rebaixou o bloco e, salvo engano, compensou ou na Biela de 159mm ou a de 149mm do Golf SR.

Procurei no campo de pesquisa esse projeto para te mostrar. Infelizmente não achei.
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João Victor AP
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Realmente, JV...

Não lembro exatamente como era o projeto... só sei que era pistão AP mesmo que ele usou. Agora não lembro como ele compensou a diferença no curso. Sei que rebaixou o bloco e, salvo engano, compensou ou na Biela de 159mm ou a de 149mm do Golf SR.

Procurei no campo de pesquisa esse projeto para te mostrar. Infelizmente não achei.
Ah... vai ser difícil achar.

Mas então se ele teve que usar biela mais longa ainda, ele usou o pistão de 2.0 (82,5mm),

O 2.0 tem jeito de usar no AP 1.6, isso pelo pistão ser mais baixo, assim basta rebaixar o bloco ou usar biela mais longa.

Já com pistão 1.8 no virabrequim 1.6 se torna impossível, o pistão também é mais baixo, mas caso faça as adaptações e coloque esse pistão, ele vai continuar 1.6. Pois o diâmetro do cilindro é o mesmo.
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João Victor AP
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por João Victor AP »

Mas agora, passando pra outro assunto... mas também de cilindrada... :paz:

Se eu perder a paciência de esperar um GTi Vermelho Colorado, e comprar um GL 1.8 mesmo...

Eu não se se vale a pena investir para aumentar a cilindrada dele para 2.0, adaptando o virabrequim no bloco e colocando os pistões maiores de 82,5mm.
Mas aí eu fico com dúvida... o que você acha de abrir um 1.8 que ainda está rodando ok, e retificar ele inteiro, pra montar 2.0 ?

Ficaria bem bacana, um GLzinho originalzinho, mas com um "veneno oculto".
Mas ao mesmo tempo fica bem caro... pistão, anéis, bronzinas... eu sei que não vou aguentar e vou querer colocar comando, melhorar cabeçote fazendo blueprint, etc, etc :ol:
Ixi... e o preço só vai subindo :qus:
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:Mas agora, passando pra outro assunto... mas também de cilindrada... :paz:

Se eu perder a paciência de esperar um GTi Vermelho Colorado, e comprar um GL 1.8 mesmo...

Eu não se se vale a pena investir para aumentar a cilindrada dele para 2.0, adaptando o virabrequim no bloco e colocando os pistões maiores de 82,5mm.
Mas aí eu fico com dúvida... o que você acha de abrir um 1.8 que ainda está rodando ok, e retificar ele inteiro, pra montar 2.0 ?

Ficaria bem bacana, um GLzinho originalzinho, mas com um "veneno oculto".
Mas ao mesmo tempo fica bem caro... pistão, anéis, bronzinas... eu sei que não vou aguentar e vou querer colocar comando, melhorar cabeçote fazendo blueprint, etc, etc :ol:
Ixi... e o preço só vai subindo :qus:
Eu, na minha humilde opinião, jamais abriria um motor que está em perfeitas condições de uso.

Mas na primeira zica que desse, adeus 1800.
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Eu, na minha humilde opinião, jamais abriria um motor que está em perfeitas condições de uso.

Mas na primeira zica que desse, adeus 1800.
Vou fazer isso então !

Vou rodando no 1.8 até dar zica.
Se um dia eu precisar abrir, passo o motor para 2.000cc.
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por bleidao »

Ou quem sabe 2200cc?
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por hirinhu »

2.0 na veia!!
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Ou quem sabe 2200cc?
Aí já fica complicado :D
Tem que usar Virabrequim da Kombi 1.9 com Pistão 85mm.
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por bleidao »

Mas dá...
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Re: como saber se o motor eh 1600 ou 1800!!

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Mas dá...
Sim... e um AP com 2.200cc fica um Motor AP muito "ignorante" KKKKKKK
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