Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

weslerp
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 12 Out 2018, 10:55
Carro: Gol 1.8

Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por weslerp »

Pessoal, sou novo no fórum, gostaria de tirar uma dúvida.
A uns 9 meses retifiquei o cabeçote do meu gol quadrado inteiro, brunimos o cilindro com uma brunideira manual, trocou aneis, bronzinas, etc ... o carro ficou até bom.
recentemente, acelerei fora de giro o motor por várias vezes, deu problema de começar a fumacear.
desmontou, os pistoes estavam até vermelhos e cheio de oleo em cima, mas a junta nem queimou.
levei o bloco pra retifica, usinou, comprei pistoes novos, aneis novos, bronzinas novas, arroelas de encosto novas, poliu o virabrequim e a montagem foi o mecanico que fez.
só que não retifiquei o cabeçote desta vez, e agora acontece que, se eu deixar o carro ligado uns 2 minutos, quando dou uma acelerada sai uma fumaça azul, e quando forço bastante dizm que sai também.
pode ser os retentores?
O mecanico tinha emergido meu cabeçote em um latão cheio de LM desta ultima vez, dizendo que ia limpar , acredito que isso tenha danificado os retentores...
o que voces acham? :find:
Editado pela última vez por weslerp em 19 Out 2018, 20:52, em um total de 1 vez.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por Rodox »

O que é LM? É um solvente?

Se for solvente faz mal sim.

Acho que os retentores podem ter estragado.

Não se pode passar da rotação máxima especificada pela VW, meu carro por exemplo é 1.8AP o máximo é 6.100 rpm.

E motor retificado tem que amaciar, e se amaceia no mínimo nos primeiros 1000 km andando de boa.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por Rodox »

E passar da rotação máxima permitida de projeto o motor quebra, exatamente como ocorreu com você, e vi aqui um caso de um motor AP que quebrou as válvulas porque a pessoa chegou a 8000 rpm, e o motor era original, ou seja, não era comando e cabeçote preparado para alto giro.

E dependendo do motor de hoje em dia ou dependendo da taxa de compressão alta os pistões e as válvulas quebram porque ocorre o fenômeno de flutuação de válvulas, ou seja, não deu tempo da válvula fechar e o pistão golpeou a válvula destruindo ambos.

Motor AP preparado onde as válvulas tocam os pistões devido a alta taxa de compressão é um perigo a flutuação de válvulas.
Editado pela última vez por Rodox em 12 Out 2018, 12:15, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por Rodox »

Veja o estrago dessa moto devido o atropelamento de válvulas:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=vgI2mKy-0i4[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
weslerp
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 12 Out 2018, 10:55
Carro: Gol 1.8

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por weslerp »

então, eu encontrei um mecanico que troca os vedadores das valvulas no local.
é um mecanico bem antigo, muito renomado na minha cidadade.
será que vale a pena arriscar?
LM é um solvente, aquilo que usa pra lavar carros em lava rápidos. O mecânico usou em alta concentração.
esses sintomas parecem mesmo ser de retentores né?
engraçado que de manha na primeira partida nem sempre ele fumaceia, é mais quando fica na lenta mesmo.
Editado pela última vez por weslerp em 19 Out 2018, 20:53, em um total de 1 vez.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por Rodox »

Faça um teste de compressão... se a compressão dos cilindros estiver boa eu acho que são os retentores.

Veja no vídeo abaixo como é simples o teste de compressão:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=4wrACgEdhRE[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por Rodox »

Pois se a compressão estiver ruim pode ser que o problema são os anéis ou cilindros gastos, estou desconfiado porque você diz que forçou o motor em alto giro, então pode ter estragado os anéis ou cilindros, pois motor retificado a compressão é ótima.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
weslerp
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 12 Out 2018, 10:55
Carro: Gol 1.8

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por weslerp »

mas eu retifiquei a parte de baixo inteira depois disto.
troquei tudo na parte de baixo entendeu?
o "pau" que eu dei foi antes de fazer essa retifica.
mas nao retifiquei o cabeçote desta vez que fiz tudo embaixo.
depois que fiz embaixo eu nao cortei giro mais nao.
nao passei dos 5.500 rpm
entendeu?
e foi desta vez que o mecânico emergiu meu cabeçote no produto que te falei. Por isso estou acreditando que seja os vedadores.
Os pistões, anéis, etc é tudo novo. Não sofreram alto giro não..
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por Rodox »

Então creio que seja os retentores de válvulas o problema.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
weslerp
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 12 Out 2018, 10:55
Carro: Gol 1.8

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por weslerp »

foi o que pensei ....
tudo embaixo está novo, brunido na retifica, pistoes takao, aneis mahle, bronzinas mahle, arroelas de encosto takao ...

outra duvida, ao aproveitar a desmontagem do motor o mecanico trocou a embreagem e dps desta troca de embreagem qdo o motor esta com a marcha lenta muiiiito baixo, fica um "cloc cloc" que só some ao apertar meio pedal da embreagem ou qdo a marcha lenta estabiliza.
n tem folga no virabrequim.
antes nao tinha esse barulho, ele nao soube me flar o q é, uns amigos me disseram q pode ser a embreagem batendo ou algum desgaste no cambio...
antes eu usava uma recondicionada e n tinha nd disto, ele colocou uma valeo e o problema surgiu.
o que sera q pode ser?
o carro n escapa marcha nem raspa e nem ronca cambio.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por Rodox »

Qual rpm está a sua marcha-lenta? A sua marcha lenta tem que ficar entre 850 a 950 rpm, abaixo disso faz mal para o motor porque a pressão de óleo cai abaixo do ideal para lubrificar bem o motor.

O meu motor faz um toc toc quando está frio e eu acelero muito pouco pra sair, se eu acelerar mais para arrancar ele não faz barulho.

E por fim em marcha lenta e o câmbio em ponto morto não vejo motivo para a embreagem fazer barulho, pois ela não atua, é muito esquesito isso que está acontecendo com seu carro. Será que é coxim de câmbio ou motor solto?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
weslerp
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 12 Out 2018, 10:55
Carro: Gol 1.8

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por weslerp »

pelo fato dele ser alcool, e estar sem afogador, de manhã o rpm é lento, depois estabiliza.
nao creio ser coxim porque se aperta a embreagem o barulho para entende....
independente de motor frio ou quente ele faz, se ele estiver quente e baixar a marcha lenta no carburador, ele faz o mesmo barulho. E se apertar a embreagem, o barulho para.
e não tem coxim quebrado, nem arriado, já foi conferido.
seria alguma coisa relacionada ao garfo?
o barulho não é no motor, ele está bem acentuado na região da caixa de câmbio mesmo.
não poderia ser o rolamento da embreagem que ficou meio "folgado" onde vai encaixado, ou algo do tipo?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por Rodox »

Alguma coisa errada o mecânico fez... ou na pior das hipóteses algum componente do kit de embreagem feio com defeito de fábrica.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
weslerp
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 12 Out 2018, 10:55
Carro: Gol 1.8

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por weslerp »

entao ele até trocou a embreagem, colocou outro kit da mesma marca e modelo, mas o cara não sabe me dizer o defeito.
o motor eu sei que não é pois um outro mecânico olhou para mim, e disse que esse barulho ou é da embreagem ou do câmbio.
o estranho é que antes não fazia né ..
vou ter que mandar desmontar pra ver se tem algo errado na montagem desta embreagem.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por Rodox »

Se eu fosse você ia em outro mecânico... vai que ele não sabe motar...

Tive uma dor de cabeça com troca de correia dentada... ela fazia barulho tipo cantando... voltei lá e ele disse que não sabia o que era pois fez tudo "certo".

Fui em outro mecânico e na hora viu que o problema era porque o outro mecânico metido a sabido deu excesso de tensão na correia... então foi só folgar um pouca a correia dentada e o ruído sumiu.

Assim troque de mecânico.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
weslerp
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 12 Out 2018, 10:55
Carro: Gol 1.8

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por weslerp »

vou correr atrás desta questão dos retentores semana que vem, já vou pedir para trocar pois essa fumacinha está me incomodando , e depois o próximo passo é pedir para desmontar essa embreagem.
Volto pra falar como ficou.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por Rodox »

Combinado!

Boa sorte! :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
weslerp
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 12 Out 2018, 10:55
Carro: Gol 1.8

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por weslerp »

Levei no mecânico, ele trocou os retentores, visualmente estavam todos bons, sem defeito, ao acabar a troca, colocou o carro no ponto, eu sai com ele e ele fumaceou quando acelerava engatado, porém, depois de alguns minutos ele parou, sai na pista, apertei bastante o carro com um amigo atrás em outro carro visualizando meu escape, e nada de fumaça, levei a 4500 rpm, nada de fumaça, fizemos isto por várias vezes e até agora, nada de fumaça....
acredito e espero que tenha resolvido.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por Rodox »

Creio que seu problema foi resolvida. Talvez colocaram na retífica retentores de marca ruim ou paralelos ou falsos... então agora com retentores de qualidade o motor não fuma mais. :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
weslerp
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 12 Out 2018, 10:55
Carro: Gol 1.8

Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool

Mensagem por weslerp »

Os retentores que usei são da mesma marca que removemos - Spaal.
Acredito que na hora de colocar os retentores na sede da válvula, algum deve ter ficado meio torto e estava passando o óleo.
Andei com o carro hoje, está zero bala....
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”