Troca dos freios GOL GL 93

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

fogo
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Dez 2009, 09:25
Carro:
Localização: Cascavel -Pr

Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por fogo »

Bom dia a todos. Esta semana comprei as pinças de freio do GOL G3 e o cilindro mestre de 22 mm, são para discos ventilados de 239 mm. Minha dúvida é sobre discos e pastilhas, vi bons preços nos discos da marca Hiperfreios e nas pastilhas Cobreq. Pesquisando na Internet, li relatos bons e outros nem tanto. Gostaria de saber se alguém usa estas marcas e pode passar a experiência? Muito obrigado e uma boa semana a todos.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por Rodox »

Eu uso pastilhas de freio Cobreq. Elas são boas, mas eu sou meio suspeito para falar, pois meu uso é praticamente 90% rodoviário, então o freio quase não é usado.

A única reclamação que tenho é que ela chiava/apitava muito quando freiava, então tive que pedir para quebrarem os cantos das pastilhas pra mim, assim o apito sumiu.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
fogo
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Dez 2009, 09:25
Carro:
Localização: Cascavel -Pr

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por fogo »

Valeu Rodox. Acho que vou comprar Cobreq mesmo, o preço é bem atrativo. Qualquer dúvida pergunto. KKKK.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por Rodox »

Disponha, amigo! :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por bleidao »

Já eu não gosto da marca Cobreq. Elas agridem o disco causando um desgaste prematuro e desnecessário. O material delas é muito "duro" e não causam uma boa frenagem. Fora que, depois de dias de chuva, os freios ficam com um chiado horroroso.

Gosto mesmo é da marca TRW/Varga.
fogo
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Dez 2009, 09:25
Carro:
Localização: Cascavel -Pr

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por fogo »

Bom dia Bleidao. Comprei ontem a tarde da marca Cobreq, paguei até que barato (acho) R$ 46,00. Vou instalar tudo até o final de semana, tomara que não de problema. Caso contrário vou procurar a marca que você falou. Comprei os discos novos, reparos das duas pinças, pastilhas e fluído DOT-4. Acredito que vá ficar bom.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Já eu não gosto da marca Cobreq. Elas agridem o disco causando um desgaste prematuro e desnecessário. O material delas é muito "duro" e não causam uma boa frenagem. Fora que, depois de dias de chuva, os freios ficam com um chiado horroroso.

Gosto mesmo é da marca TRW/Varga.

Olha eu já rodei 35.000 km com essas pastilhas Cobreq e discos também trocados juntos com as pastilhas, e meus discos praticamente não gastaram... derrepente a marca do disco que você usada deu problema, será?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por João Victor AP »

fogo escreveu:Bom dia a todos. Esta semana comprei as pinças de freio do GOL G3 e o cilindro mestre de 22 mm, são para discos ventilados de 239 mm. Minha dúvida é sobre discos e pastilhas, vi bons preços nos discos da marca Hiperfreios e nas pastilhas Cobreq. Pesquisando na Internet, li relatos bons e outros nem tanto. Gostaria de saber se alguém usa estas marcas e pode passar a experiência? Muito obrigado e uma boa semana a todos.
Melhores marcas de pastilhas na minha opinião são FRAS-LE, VARGA, ATE e COBREQ.

Se o disco for usado, quebre todas as quinas das pastilhas no esmeril, se não fizer isso vão ficar "chiando" ao frear.
Se for usar disco novo, então monte da forma que ela vir na caixa.
fogo
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Dez 2009, 09:25
Carro:
Localização: Cascavel -Pr

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por fogo »

Bom dia.
Fiz a instalação do sistema de freio do Gol G4 no sábado. Fiz tudo por conta, troquei os reparos das pinças, reparos dos pinos guias, retirei e instalei os cavaletes, discos (239 mm), pastilhas e pinças. Comecei a uma da tarde e terminei de sangrar o sistema as oito da noite. Foi bem trabalhoso, tive que cortar as cabeças dos parafusos do cavalete do lado do carona, estavam emperrados, mas fora isso foi beleza. Coloquei o fluido DOT 4. Andei ontem e hoje de manhã, parece que o freio melhorou um pouco, não senti uma melhora muito grande porque ainda estou andando devagar para o sistema se assentar. Mas parece melhor. Custo do sistema novo: Pinças de freio (desmanche) $ 120,00 o par, discos (Hyperfreios 239 mm) $ 86,00 o par, pastilhas de freio Cobreq $ 46,00 o jogo, reparo das pinças e dos pinos guias $ 38,00 tudo, fluido de freio DOT4 $ 32,00 (dois frascos de 500ml), cilindro mestre (original VW 22mm) $50,00 (desmanche), Coca-Cola 3 $7,00 (gelada), total $ 379,00. A mão-de-obra foi paguei com a Coca-Cola.
Abraço a todos.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por João Victor AP »

fogo escreveu:Bom dia.
Fiz a instalação do sistema de freio do Gol G4 no sábado. Fiz tudo por conta, troquei os reparos das pinças, reparos dos pinos guias, retirei e instalei os cavaletes, discos (239 mm), pastilhas e pinças. Comecei a uma da tarde e terminei de sangrar o sistema as oito da noite. Foi bem trabalhoso, tive que cortar as cabeças dos parafusos do cavalete do lado do carona, estavam emperrados, mas fora isso foi beleza. Coloquei o fluido DOT 4. Andei ontem e hoje de manhã, parece que o freio melhorou um pouco, não senti uma melhora muito grande porque ainda estou andando devagar para o sistema se assentar. Mas parece melhor. Custo do sistema novo: Pinças de freio (desmanche) $ 120,00 o par, discos (Hyperfreios 239 mm) $ 86,00 o par, pastilhas de freio Cobreq $ 46,00 o jogo, reparo das pinças e dos pinos guias $ 38,00 tudo, fluido de freio DOT4 $ 32,00 (dois frascos de 500ml), cilindro mestre (original VW 22mm) $50,00 (desmanche), Coca-Cola 3 $7,00 (gelada), total $ 379,00. A mão-de-obra foi paguei com a Coca-Cola.
Abraço a todos.
Os itens forma comprados por preços bacanas hein ! Show :clapclap:
O freio deve ter ficado bem melhor, você ainda não deve ter notado tanta diferença porque está andando devagar até os discos e pastilhas irem se assentando.
fogo
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Dez 2009, 09:25
Carro:
Localização: Cascavel -Pr

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por fogo »

Bom dia João Vitor.
Com exceção das pinças e do cilindro mestre o resto é tudo novo. Na loja de peças que compro em Cascavel-Pr os preços são sempre inferiores aos concorrentes.
Acredito que em alguns dias o freio fique melhor devido exatamente ao assentamento do conjunto. Mas já estou bem contente por este upgrade no quadrado.
Próximo passo será achar (comprar) as rodas originais dele que são aro 13 de liga leve com 7 raios largos, hoje está com rodas de ferro aro 13. Não pretendo ter rodas maiores, tenho um consumo legal com as 13 e na minha região toda semana tem um quadrado sendo levado pelos amigos do alheio para tirarem as rodas de aro 15 pra cima.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por João Victor AP »

fogo escreveu:Bom dia João Vitor.
Com exceção das pinças e do cilindro mestre o resto é tudo novo. Na loja de peças que compro em Cascavel-Pr os preços são sempre inferiores aos concorrentes.
Acredito que em alguns dias o freio fique melhor devido exatamente ao assentamento do conjunto. Mas já estou bem contente por este upgrade no quadrado.
Próximo passo será achar (comprar) as rodas originais dele que são aro 13 de liga leve com 7 raios largos, hoje está com rodas de ferro aro 13. Não pretendo ter rodas maiores, tenho um consumo legal com as 13 e na minha região toda semana tem um quadrado sendo levado pelos amigos do alheio para tirarem as rodas de aro 15 pra cima.
Isso... rodas 13, 14 já deixam o carro bonito, e mantêm a originalidade do Quadrado :D
Você tem bom gosto man :clapclap:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por Rodox »

Maravilha! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
fogo
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Dez 2009, 09:25
Carro:
Localização: Cascavel -Pr

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por fogo »

Boa tarde.
Problemas no freio. O cilindro mestre por ser usado travou a roda dianteira esquerda.
O freio estava normal quando o carro foi perdendo força, deixei ir na banguela e o carro parou.
Fui até um mecânico que identificou a parte da frente do cilindro estava com algum defeito, o embolo não voltava, deixando o freio acionado.
Voltei o cilindro de 20 mm, aproveitei o reservatório do cilindro de 22 mm que é maior, para tentar compensar o curso menor do cilindro, adicionando mais fluido.
Notei que o freio ficou com uns 2 cm mais baixo para começar a frear.
Vou ficar com ele assim por enquanto, até conseguir outro. Acho que não vai ter muito problema.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por Rodox »

Vamos ver o queo povo diz, mas abaixava tanto assim (2 cm) antes quando era o cilindro mestre que tinha no seu carro quando você comprou ele?

Por falar em freio, veja o novo tópico:

[DICA] Vai turbinar... então turbine os freios!

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 18&t=39196
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por João Victor AP »

Então man...
Isso é mais uma questão de cálculos :lol:

Usando cilindro mestre com diâmetro menor, de 20mm, com uma pinça com êmbolo maior o pedal fica mais baixo mesmo... isso porque é necessário que tenha um curso maior no pedal, para compensar o "pistão" menor do cilindro mestre.

O cilindro original do seu carro, ocilindro mestre de 20mm foi feito para ser usado em uma pinça com êmbolo/pistão menor.
O cilindro mestre de 22mm foi feito para ser usado em uma pinca que tenha um êmbolo/pistão maior em relação ao kit de 20mm.
O cilindro mestre de 24mm foi feito para ser usado em uma pinça que tenha um êmbolo/pistão bem maior em relação aos kit's acima
Se colocar o mesmo cilindro de 20mm em uma pinça de Santana de 256mm (que necessita no mínimo de um cilindro 22mm) por exemplo, o pedal vai lááá no fundo, isso porque vai ser necessário que o cilindro mestre pequeno se desloque em um curso bem maior, para enviar o flúido de freio necessário e assim empurrando o êmbolo da pinça e frear o carro.
O cilindro de 22mm envia uma quantidade maior de flúido em um curso menor, fazendo o freio ter um curso menor.

Agora imagine se você usasse um cilindro mestre com diâmetro de 24mm (da Kombi), o pedal ficaria bem mais alto, deixando o pedal com curso menor.
Isso porque quando você pisa no pedal, o cilindro mestre com diâmetro maior envia mais flúido de freio com um curso menor, enquanto o cilindro de 20mm para enviar a mesma quantidade de flúido necessária para o carro parar, o curso acaba ficando maior.

E se você usasse a pinça original, com o cilindro mestre de 22mm, o freio ficaria com curso menor. Pois, ele iria enviar o flúido necessário para o carro frear em um curso menor do pedal.

Agora vamos exagerar :lol:
Imagine um sistema de freio desproporcional, onde um cilindro mestre tenha o diâmetro de uma garrafa Pet :lol:... só de encostar 1 milímetro no pedal, o carro iria frear com toda a força, travar as rodas.
Pense em um segundo sistema de freio desproporcional, onde o cilindro mestre seja bem pequeno (imagine o de 20mm) com uma pinça que tenha um êmbolo enorme. Seria necessário um curso enorme no pedal para fazer o carro parar KKKKK.

Entendeu ? :D
fogo
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Dez 2009, 09:25
Carro:
Localização: Cascavel -Pr

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por fogo »

Bom dia.
É o que está acontecendo, o curso do cilindro de 20 mm era normal, passava a folga do pedal e o frei já vinha forte. Agora com as pinças maiores ele desce um pouco mais para começar a frear. Levei o cilindro com defeito no desmanche e me devolveram o dinheiro, pois não tinham outro igual. vou andar com o carro até semana que vem, se me acostumar vou deixar assim, senão vou comprar um novo de 22 mm e instalar.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por João Victor AP »

fogo escreveu:Bom dia.
É o que está acontecendo, o curso do cilindro de 20 mm era normal, passava a folga do pedal e o frei já vinha forte. Agora com as pinças maiores ele desce um pouco mais para começar a frear. Levei o cilindro com defeito no desmanche e me devolveram o dinheiro, pois não tinham outro igual. vou andar com o carro até semana que vem, se me acostumar vou deixar assim, senão vou comprar um novo de 22 mm e instalar.
Isso aí ! O curso do pedal aumenta, mas o carro vai frear normalmente.

Mas é melhor o cilindro de 22mm, passa mais segurança por causa do curso menor do pedal. É mais indicado :good:
fogo
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Dez 2009, 09:25
Carro:
Localização: Cascavel -Pr

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por fogo »

Bom dia a todos.
Rodei com o carro final de semana, o freio novo ficou muito bom, vou deixar o cilindro de 20 mm, acredito que não terá problema algum. As pastilhas já estão bem assentadas, o pedal ficou quase igual a antes.
Agradeço a todos que opinaram e deram força.
Encerro por aqui este tópico, mas qualquer dúvida sobre outros assuntos posto novamente.
Obrigado e uma boa semana.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca dos freios GOL GL 93

Mensagem por Rodox »

Disponha! :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”