[DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por hirinhu »

é impressionante a melhoria na estabilidade do carro com o uso da anti-torção inferior, usava imohr no quadradinho e coloquei imohr de novo no bolinha.. filé demais
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
HenriqueC1
Membro
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 30 Mai 2017, 20:09
Carro: Não tenho
Localização: Santos/SP

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por HenriqueC1 »

Muito bem explicado e útil, valeu pelo tópico mano!!

Abraço!
TIAO
Membro
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 08 Fev 2009, 00:51
Carro: Saveiro CLi 1.6
Localização: Barra Mansa - RJ

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por TIAO »

Vou instalar a barra superior e estou com uma dúvida, devemos furar a torre e passar um parafuso ou soldar um parafuso no topo da torre?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por João Victor AP »

TIAO escreveu:Vou instalar a barra superior e estou com uma dúvida, devemos furar a torre e passar um parafuso ou soldar um parafuso no topo da torre?
Primeiro você deve marcar os furos com um pincel, depois furar ali com uma furadeira.
Após fazer os furos, passe o parafuso de "cabeça pra baixo" do jeito que a cabeça dele fique para o lado da roda, e o lado da rosca para cima, depois solde o parafuso com solda MIG, então pegue a barra e coloque no lugar, e prenda a barra por cima com uma porca.
De preferência, que o parafuso e a rosca seja de Inox.
Na minha opinião essa é a melhor forma de colocação da barra anti-torção superior.
TIAO
Membro
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 08 Fev 2009, 00:51
Carro: Saveiro CLi 1.6
Localização: Barra Mansa - RJ

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por TIAO »

João Victor AP escreveu:
TIAO escreveu:Vou instalar a barra superior e estou com uma dúvida, devemos furar a torre e passar um parafuso ou soldar um parafuso no topo da torre?
Primeiro você deve marcar os furos com um pincel, depois furar ali com uma furadeira.
Após fazer os furos, passe o parafuso de "cabeça pra baixo" do jeito que a cabeça dele fique para o lado da roda, e o lado da rosca para cima, depois solde o parafuso com solda MIG, então pegue a barra e coloque no lugar, e prenda a barra por cima com uma porca.
De preferência, que o parafuso e a rosca seja de Inox.
Na minha opinião essa é a melhor forma de colocação da barra anti-torção superior.
Pow, o carro já foi todo lanternado e está no pintor para raspar e pintar, mexer com solda agora não dá, o máximo que teria lá seria um oxiacetileno. Será que fica ruim fixar ela desse jeito, porem sem soldar?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por João Victor AP »

TIAO escreveu: Pow, o carro já foi todo lanternado e está no pintor para raspar e pintar, mexer com solda agora não dá, o máximo que teria lá seria um oxiacetileno. Será que fica ruim fixar ela desse jeito, porem sem soldar?
Mas o carro ainda vai ser raspado e pintado ?
Então pode soldar man, não terá problema nenhum uai, pois o carro será pintado !
TIAO
Membro
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 08 Fev 2009, 00:51
Carro: Saveiro CLi 1.6
Localização: Barra Mansa - RJ

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por TIAO »

João Victor AP escreveu: Mas o carro ainda vai ser raspado e pintado ?
Então pode soldar man, não terá problema nenhum uai, pois o carro será pintado !
Sim, mas o pintor não tem equipamento de solda, no máximo, poderia rolar um oxiacetileno emprestado, mas é certeza que em menos de 6 meses a solda quebra... então estou pensando em colocar o parafuso sem soldar.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por João Victor AP »

TIAO escreveu: Sim, mas o pintor não tem equipamento de solda, no máximo, poderia rolar um oxiacetileno emprestado, mas é certeza que em menos de 6 meses a solda quebra... então estou pensando em colocar o parafuso sem soldar.
Então o jeito vai ser colocar o parafuso sem soldar mesmo ! Pode... não vai ficar bom como o parafuso soldado, mas pode sim.
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por ZANATTA »

eu sei da importancia da barra e tal..

mas queria saber pq a volks nao botou em todos os golzinhos e derivados essa barra ein?? redução de custos??
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por João Victor AP »

ZANATTA escreveu:eu sei da importancia da barra e tal..

mas queria saber pq a volks nao botou em todos os golzinhos e derivados essa barra ein?? redução de custos??
Primeiro porque iria encarecer muito.
Os Quadrados quando eram novos não apresentavam esses problemas estruturais.
Na época não tinham fabricantes aqui no Brasil para fornecer as barras a Volkswagen.

Assim como o Opala e a Caravan também apresentam problemas estruturais, trincam a longarina do lado da caixa de direção, na época que eram novos não tinham esses problemas.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por bleidao »

Essas Gifs são tops... conheço elas há um bom tempo.
Avatar do usuário
Demétrio_RS
Membro
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Abr 2015, 23:45
Carro: Gol GTi 93
Localização: São Gabriel - RS

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por Demétrio_RS »

Excelente tópico, show de bola, bem esclarecedor! :clapaa:

Uso as 2 faz tempinho já, meu GTi é rebaixado, senti o carro bem mais firme, recomendo.
GTi 93 branco pérola.
[x] Ar condicionado
[x] Direção hidráulica
[x] Espelhos elétricos
[x] Trio elétrico
[x] FuelTech FT400
[x] Suspensão a ar Castor hardline
Galeiro e apzeiro!
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 12&t=36171
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por bleidao »

Então... vale muito a pena.

Você usa superior e inferior ou apenas inferior?
Avatar do usuário
Demétrio_RS
Membro
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Abr 2015, 23:45
Carro: Gol GTi 93
Localização: São Gabriel - RS

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por Demétrio_RS »

Bleidão, uso as duas. Só me arrependi no modelo superior, comprei a reta, ou seja, sem a curva da bateria, então toda vez que preciso remover a bateria, tem que tirar a barra também.
GTi 93 branco pérola.
[x] Ar condicionado
[x] Direção hidráulica
[x] Espelhos elétricos
[x] Trio elétrico
[x] FuelTech FT400
[x] Suspensão a ar Castor hardline
Galeiro e apzeiro!
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 12&t=36171
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por bleidao »

Mas bateria não é algo que precise ficar removendo.
Avatar do usuário
Demétrio_RS
Membro
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Abr 2015, 23:45
Carro: Gol GTi 93
Localização: São Gabriel - RS

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por Demétrio_RS »

Sim, mas mesmo assim, tive alguns problemas com a última que tive e precisei remover algumas vezes, então senti a dificuldade.
GTi 93 branco pérola.
[x] Ar condicionado
[x] Direção hidráulica
[x] Espelhos elétricos
[x] Trio elétrico
[x] FuelTech FT400
[x] Suspensão a ar Castor hardline
Galeiro e apzeiro!
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 12&t=36171
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por bleidao »

Um caso atípico...

Mas olha... essas barras com curva não acho tão confiáveis quanto as retas.
Avatar do usuário
Demétrio_RS
Membro
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Abr 2015, 23:45
Carro: Gol GTi 93
Localização: São Gabriel - RS

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por Demétrio_RS »

bleidao escreveu:Mas olha... essas barras com curva não acho tão confiáveis quanto as retas.
Na verdade eu também não acho, acredito que perde um pouco a função, a rigidez necessária para evitar torções.
GTi 93 branco pérola.
[x] Ar condicionado
[x] Direção hidráulica
[x] Espelhos elétricos
[x] Trio elétrico
[x] FuelTech FT400
[x] Suspensão a ar Castor hardline
Galeiro e apzeiro!
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 12&t=36171
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por bleidao »

Por esse motivo prefiro retirar toda vez que for mexer na bateria.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]

Mensagem por João Victor AP »

Demétrio_RS escreveu:Excelente tópico, show de bola, bem esclarecedor! :clapaa:

Uso as 2 faz tempinho já, meu GTi é rebaixado, senti o carro bem mais firme, recomendo.
As barras anti-torção são excelentes, ajudam a evitar o aparecimento de trincas na parte estrutural dos VW, e também melhoram a estabilidade do carro.
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”