Novas Regras para Rebaixados - Resolução n. 479/2014 Contran

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Novas Regras para Rebaixados - Resolução n. 479/2014 Contran

Mensagem por MacLeod »

"O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje no Diário Oficial da União a nova resolução que dispõe sobre as regras para regularização de alterações na suspensão de veículos. Em outras palavras, agora você já pode rebaixar seu carro, levantar seu jipe ou empinar a traseira do seu caminhão e regularizar as modificações.

A nova resolução 479/2014 altera o artigo 6º da resolução 292/2008, que proibia sistemas com regulagem de altura e exigia que constasse no CRLV (o documento do carro) a nova altura de rodagem, medida do solo ao ponto do farol baixo. Veja como era:
Art. 6º Na troca do sistema de suspensão não será permitida a utilização de sistemas de suspensão com regulagem de altura

Parágrafo único: Para os veículos que tiverem sua suspensão modificada, deve-se fazer constar no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV a nova altura do veículo medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo.
Agora, a nova resolução libera o uso de suspensões reguláveis para veículos com peso bruto total de até 3.500 kg, desde que a altura mínima de rodagem seja de 100 mm, medida do solo ao ponto mais baixo do chassi. Além da altura mínima, é preciso também que o conjunto de rodas e pneus não toquem em nenhuma parte da carroceria durante o teste de esterçamento.

Se você leu nosso post publicado exatamente no mesmo dia da redação da nova resolução, deve ter visto que o que motivou essa proibição temporária da regularização das modificações em suspensões foram os caminhoneiros que levantam a traseira do chassi e rebaixam o eixo dianteiro, os chamados “verdureiros”. A nova resolução foi direto ao ponto, e determinou que o nivelamento da longarina do chassi não pode ultrapassar dois graus em uma linha horizontal. A intenção é que a inclinação máxima permitida deverá ser a variação natural da carroceria quando vazia ou carregada.

Um passo importante foi dado, mas ainda existem brechas que precisam ser remediadas. A nova resolução altera apenas o artigo 6º da resolução 292/2008, mas o artigo 8º continua inalterado e determinando o seguinte:
Art. 8º Ficam proibidas:

I – A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do
veículo;
II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
III – A substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco,
nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em
motocicletas e assemelhados
IV – A alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão.
Embora a tabela “Modificações Permitidas”, anexada ao texto da resolução original (292/2008) permita a troca do sistema de suspensão, o texto ainda deixa margem para interpretações que possam proibir as alterações, como aconteceu naquele caso de Xanxerê/SC já citado em nosso post anterior sobre o assunto.

Apesar disso, todo esse caso foi um bom exemplo do funcionamento ideal das instituições públicas: um problema foi identificado, as providências para solucioná-lo foram tomadas de forma adequada, suspendendo temporariamente a regularização para que não houvesse injustiças enquanto as novas regras eram criadas. Vamos ver como a nova resolução irá funcionar a partir de agora e se ela vai solucionar os problemas anteriores dos carros rebaixados frente à lei."

Fonte: http://www.flatout.com.br
danffern
Membro
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 30 Jul 2012, 13:37
Carro: Gol GTi 93/93
Localização: Presidente Olegário (MG)

Re: Novas Regras para Rebaixados - Resolução n. 479/2014 Con

Mensagem por danffern »

Ufa até que enfim...

Vou comprar uma downworks pro GTi... Só sobrar um tutu e vou arrumar...

Obrigado pelo compartilhar a informação Mac. Esse post me tirou várias dúvidas...
Gol GTi 93/93 Amarelo Sunny
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Novas Regras para Rebaixados - Resolução n. 479/2014 Con

Mensagem por Rodrigo Naressi »

teve um movimento aqui no sul com muitos carros na rua pedindo para voltar a legalizar, não sei se teve influência, mas a notícia saiu no dia seguinte... muito bom
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Novas Regras para Rebaixados - Resolução n. 479/2014 Con

Mensagem por MacLeod »

Recentemente teve uma carreata em Belo Horizonte para a legalização dos rebaixados. E de forma ridícula a polícia montou uma blitz logo no trajeto da carreata, tentando parar e multar todo mundo. :ruim: Mas pelo menos serviu para conscientizar algumas pessoas. :bb:
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Novas Regras para Rebaixados - Resolução n. 479/2014 Con

Mensagem por Rodrigo Naressi »

putz...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
LucasFN
Membro
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 05 Ago 2013, 18:32
Carro: Gol CL 1.6 1992 Azul
Localização: Mirassol-SP

Re: Novas Regras para Rebaixados - Resolução n. 479/2014 Con

Mensagem por LucasFN »

Muito bom cara!
Só de conseguir legalizar tá bom já.
Valew pela notícia!
O forúm aqui é o meu jornal! XD
Fora daqui, nunca saberia dessa. XD
Alguns gostam de carro. Eu amo os Quadrados!
x]
Imagem
Meu GQ:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =6&t=33141
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Novas Regras para Rebaixados - Resolução n. 479/2014 Con

Mensagem por MacLeod »

LucasFN escreveu:Muito bom cara!
Só de conseguir legalizar tá bom já.
Valew pela notícia!
O forúm aqui é o meu jornal! XD
Fora daqui, nunca saberia dessa. XD
Valeu! Acaba que eu sou apaixonado por carros e formado em Direito... Daí costumo acompanhar as mudanças na legislação, principalmente quando envolvam veículos. E não podia deixar de compartilhar com a galera! :bb:
Avatar do usuário
LucasFN
Membro
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 05 Ago 2013, 18:32
Carro: Gol CL 1.6 1992 Azul
Localização: Mirassol-SP

Re: Novas Regras para Rebaixados - Resolução n. 479/2014 Con

Mensagem por LucasFN »

MacLeod escreveu:
LucasFN escreveu:Muito bom cara!
Só de conseguir legalizar tá bom já.
Valew pela notícia!
O forúm aqui é o meu jornal! XD
Fora daqui, nunca saberia dessa. XD
Valeu! Acaba que eu sou apaixonado por carros e formado em Direito... Daí costumo acompanhar as mudanças na legislação, principalmente quando envolvam veículos. E não podia deixar de compartilhar com a galera! :bb:
Nós aqui só temos que te agradecer!
Se souber de mais, compartilhe por favor!
Valew irmão!
Alguns gostam de carro. Eu amo os Quadrados!
x]
Imagem
Meu GQ:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =6&t=33141
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”