[AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[RESOLVIDO]

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

[AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[RESOLVIDO]

Mensagem por Schubert »

Galera, beleza? Já tem um tempo que meu freio esta muito ruim, inclusive o freio de mão e também estava observando um barulho que vinha da roda traseira direita, tipo um ferro raspando, o barulho era bem baixinho e quando o carro já estava quase parado.
Hoje aproveitando um tempo que tive decidi ir direto nesta roda e para minha surpresa a sapata direita estava sem lona de freio, fiquei de cara, porque não tinha nenhum pedaço da lona lá dentro do tambor.
A ultima vez que os tambores foram revisados foi no único mecânico que eu tinha coragem de levar o carro e foi a uns 8 meses.
O mecânico que não trocou a lona ou é comum a lona de freio quebrar desse jeito?

Imagem

Não tenho a rebitadeira, mas vou comprar e fazer o serviço eu mesmo.
Rebite qual o tamanho?
Qual a melhor marca de lona de freio e cilindro(Burrinho)? O burrinho achei um da TRW por R$25,00, é bom?
Raspou um pouco a sapata, é necessário troca-la? Creio que não.
O tambor ficou cheio de ondas devido aos rebites atritarem nele. Devo troca-lo ou não?

Desde já, agradecido.
Editado pela última vez por Schubert em 11 Fev 2014, 15:49, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio

Mensagem por Schubert »

Galera ajuda aeee. :clapaa: Já tem algum tópico disso, mostra para mim, não achei.

A lona sei que de preferencia original, mas e se não for original qual marca é boa?Tambor devo trocar ou não?Rebite qual usar?
Avatar do usuário
Carlos93
Membro
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 19 Jun 2012, 10:16
Carro: Gol GTS 94
Localização: Foz do Iguaçu -PR
Contato:

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio

Mensagem por Carlos93 »

O meu tava assim também, sabe porque acontece isso? "Mecânico" que aperta demais os rebites!
No meu coloquei lonas da marca Fras-le. Cobreq também são boas. Os rebites vem junto com as lonas.
Você tem que ter alguma experiência com isso, pois sem a ferramenta própria pra apertar os rebites é bem difícil a tarefa.
Vendas, Carlos
(45) 3025-3016 ou (45) 30283014 ou Whatts (45) 98802-7351
EVOLUTION PERFORMANCE
Imagem
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio

Mensagem por Schubert »

Carlos93 escreveu:O meu tava assim também, sabe porque acontece isso? "Mecânico" que aperta demais os rebites!
No meu coloquei lonas da marca Fras-le. Cobreq também são boas. Os rebites vem junto com as lonas.
Você tem que ter alguma experiência com isso, pois sem a ferramenta própria pra apertar os rebites é bem difícil a tarefa.
Aquelas rebitadeiras comuns dão conta do serviço? Ainda não troquei lona de freio, mas já vi o serviço sendo feito ao vivo,rsrs.

De acordo com um orçamento que fiz aqui, os preços estão o seguinte:

Tambor de freio - Marca: Hipper Fre | Valor: R$103,70 o par;
Lona de freio - Marca: Fras-le | Valor: R$31,00 o par;
Cilindro de freio - Marca: ATE | 20,40 o par.

Estar marcas são boas e os valores? Amanhã vou ligar na autorizada reauto para orçar.
Avatar do usuário
Carlos93
Membro
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 19 Jun 2012, 10:16
Carro: Gol GTS 94
Localização: Foz do Iguaçu -PR
Contato:

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio

Mensagem por Carlos93 »

Só o tambor de freio que eu recomendaria outra marca, varga por exemplo. Nunca usei Hipper Freios mas sei que é marca paralela.
Agora quanto aos rebites, eles são diferentes daqueles que usam em rebitadeiras comuns. São assim: Imagem
No lado chato dele você apoia com uma válvula de motor por exemplo e do outro bate com outra válvula um algum pino de metal com a ponta chata.
Vendas, Carlos
(45) 3025-3016 ou (45) 30283014 ou Whatts (45) 98802-7351
EVOLUTION PERFORMANCE
Imagem
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio

Mensagem por Schubert »

Calos, se eu te falar que já vi um cara usando rebitadeira para fazer isso, é inacreditável, não era gol, mas também não sei se tem carro que usa o rebite de rebitadeira.

Pesquisei aqui é vi como é fácil, para te falar a verdade, meu pai também dava manutenção ele mesmo, então achei 2 válvulas que provavelmente ele utilizava para esta tarefa, achei perto também alguns rebites iguais a estes.
Estou fazendo o seguinte, retirei tudo dos tambores e estou pintando com uma tinta acho que se chama duco ou algo assim, na cor vermelha(antes removi toda sujeira e resto de tinta com o removedor de tinta pastoso e depois dei fundo protetor de metais)e as demais peças dei uma leve demão de tinta em spray de alta temperatura preto para proteger de corrosão, amanhã devo montar tudo da parte de trás, ai vou dar uma geral nas pinças na frente e depois ver como esta o hidrovacuo.

O tambor ainda estava utilizável, só precisei lixar um pouco com uma lixa grossa e depois com lixa fina de acabamento ai ficou igual o outro, não danificou muito a ponto de ter que trocar, então comprei:

Lona de freio - Marca: Fras-le | Valor: R$15,90 o par;
Cilindro de freio - Marca: ATE | Valor: R$20,40 o par;
Fluido de freio Dot4 | Valor: R$14,00.

Os cilindros de freio não estavam vazando, mas como o tambor da direita estava sem lona e ele ficou muito aberto, observei pontos de ferrugem, ai decidi trocar os dois de uma vez, fazer o serviço completo.

No mais é isso, depois posto fotos de como esta ficando tudo.
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[Resolvido]

Mensagem por Schubert »

Finalizado o serviço nos tambores de freio, foi a primeira vez que troquei lona de freio, mas achei muito tranquilo, para quem gosta do "faça você mesmo" muito de boa, utilizei uma válvula para apoiar o rebite e outra para bater, contei com ajuda para segurar a sapata, já que não tenho morça. Amanhã vou terminar de regular e começar a desmontar as pinças de freio para dar fundo e pintar no final posto resultado de tudo, segue uma foto de como ficou.

Ah, galera tem um tópico aqui no fórum muito bom ensinando a regular tambor de freio, falando do pingente, os mecânicos não dão atenção para esse pingente e ele é responsável pela regulação automática.

Imagem
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio

Mensagem por Schubert »

Ae galera, terminei o serviço nos freios, segui o topico: http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 25&t=25099 e o video: http://www.youtube.com/watch?v=3dWqtQgUAuY. O freio ficou bom de mais, inclusive o freio de mão que antes estava duro. Ficou muito bom o resultado.

ATENÇÃO: A regulagem do pingente é muito importante, muitos não dão atenção ou nem sabe como funciona.

Segue ai umas fotos, aproveitei que revisei os freios para pintar o tambor e as pinças de freio:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Antes estava assim:
Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio

Mensagem por bleidao »

Gostei do trampo... mas vc poderia me ajudar melhor com a regulagem automática do freio de mão, pq eu não consegui utilizar aquele tópico na época... Pra falar a verdade, nem tive coragem de mexer, mas meu carro está comigo há anos, eu regulei aquele parafuso embaixo que puxa os dois cabos, e mesmo com 3 travas puxando o máximo, o carro não trava o freio de mão.

Abraço!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio

Mensagem por Rodrigo Naressi »

bacana o trampo...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio

Mensagem por Schubert »

bleidao escreveu:Gostei do trampo... mas vc poderia me ajudar melhor com a regulagem automática do freio de mão, pq eu não consegui utilizar aquele tópico na época... Pra falar a verdade, nem tive coragem de mexer, mas meu carro está comigo há anos, eu regulei aquele parafuso embaixo que puxa os dois cabos, e mesmo com 3 travas puxando o máximo, o carro não trava o freio de mão.

Abraço!!!
Resumidamente, tem que deixar aquelas porcas do freio de mao bem na ponta da rosca, ou seja, o freio praticamente solto, empurra todo o pingente para cima, ele tem um limite, depois puxe a alavanca 3 ou 4 dentes, aperte as porcas bem, cuidado para não as esmagar, depois ligue o carro e aperte o freio algumas vezes para o pingente ajustar, mas ele deve ajustar melhor depois que der umas voltas. O seu não deve estar dando mais ajuste porque o pingente ja deve esta no limete. Precisando de ajuda é só falar.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[RESOLVIDO]

Mensagem por bleidao »

E o que seria o pingente?

Eu to pensando em eu mesmo trocar os burrinhos e as lonas de freio, igual vc fez... não sei se precisarei trocar mais algo...

Abraço!!!
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[RESOLVIDO]

Mensagem por Schubert »

bleidao escreveu:E o que seria o pingente?

Eu to pensando em eu mesmo trocar os burrinhos e as lonas de freio, igual vc fez... não sei se precisarei trocar mais algo...

Abraço!!!
O pingente é a peça do lado direito da foto abaixo onde a mola vertical esta ligada, ele esta na parte de cima da mola, esta difícil de ver porque eu o empurrei todo para cima:

Imagem

Achei as peças em um anuncio de uma olha ai, mai a baixo:

Imagem

De uma olhada neste video também, me ajudou:

[BBvideo 560,340]http://www.youtube.com/watch?v=3dWqtQgUAuY[/BBvideo]
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[RESOLVIDO]

Mensagem por bleidao »

gostei do video...

Mas o pingente no video está beeeeeem baixo kkk o seu tá altão kkk

Vou trocar logo quando eu pegar o carro as lonas e o tambor para não ter problemas.

Abraço!!!
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[RESOLVIDO]

Mensagem por Schubert »

Pois é, no video esta errado, sempre que troca as lonas de freio tem que soltar o cabo do freio de mão e subir o pingente, para que ele possa ir regulando as sapatas conforme as lonas foram se gastando, muitos só troca as lonas e deixa o pingente no mesmo lugar ai sempre tem que ficar ajustando o freio nas porcas do freio de mão.

Abraço!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[RESOLVIDO]

Mensagem por bleidao »

Vou ter que abrir o meu para ver se tem esse tal pingente.

Será que tem?

Eu travei o freio de mão na porca e, mesmo assim, ele não trava. Com 4 travinhas já puxa ele todo e mesmo assim nada.
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[RESOLVIDO]

Mensagem por Schubert »

bleidao escreveu:Vou ter que abrir o meu para ver se tem esse tal pingente.

Será que tem?

Eu travei o freio de mão na porca e, mesmo assim, ele não trava. Com 4 travinhas já puxa ele todo e mesmo assim nada.
Você não ouve um barulho de ferro raspando não, quando esta freando alguns segundos antes do carro parar ouve um barulho de ferro vindo de uma ou ambas as rodas traseiras, estou achando é que você não tem nem lona mais nas sapatas, essas porcas já estão no final da rosca ali do freio de mão? Desmonta e olha, pois pode estar até mesmo comendo seu tambor. Da para retirar o tambor e pelo menos conferir em menos de 30min. Verifica o cabo do freio também se tiver rasgado ou aberto em algum lugar troca ele, custa em média R$45,00 se for trocar o burrinho(cilindro do tambor) de alguma das rodas já troca os dois, para frear equalizado.

Meu freio esta show e macio, qualquer duvida pode falar, não sou mecânico, mas te passo o que tenho de experiencia.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[RESOLVIDO]

Mensagem por bleidao »

kkkk

O meu não faz barulho nenhum quando freia... Gol quadrado é ruim de freio mesmo, mas o meu é normal.

Eu também acho que não tenho nada de freio, mas pouco antes de eu parar ele para a funilaria, troquei os rolamentos traseiros e o cara não me falou nada sobre isso.


Abraço!!!
Avatar do usuário
Mateus de Assis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 906
Registrado em: 19 Jun 2011, 15:04
Carro: Gol 1000 96
Localização: Conselheiro Lafaiete-mg
Contato:

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[RESOLVIDO]

Mensagem por Mateus de Assis »

Belo tuto de ajuda, salvei as fotos pretendo desmontar na saveiro pra trocar lonas...
Gol 1000 96 - Ajeitando em Detalhes - Original é o melhor caminho!
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=25139
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 845
Registrado em: 20 Jan 2007, 17:20
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Re: [AJUDA]Tambor de freio sem lona de freio[RESOLVIDO]

Mensagem por Haruji_Sato »

Já aconteceu comigo que regulava o freio de mão pela porca no túnel/pingente, mas não segurava 0o suficiente. Descobri mais tarde que o tambor/lonas estavam tão gastas que a alavanca (onde prende o cabo) encostava no miolo do tambor e não abria as sapatas o suficiente pra segurar.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”