[SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Ajuda

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

[SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Ajuda

Mensagem por MacLeod »

Olá! Comprei há pouco tempo um GTI 1993, com as molas cortadas, não sei exatamente quanto. Na frente mede-se uns 3 dedos de distância do pneu até o paralama, na traseira uns 2. As rodas são Orbitais com pneus 185/60/14.

Quero colocar a suspensão original de volta. Primeiro porque mola cortada não é um bom método de se rebaixar um carro, resultando no desgaste prematuro e desacerto do conjunto da suspensão. Depois porque não quero ter problemas com fiscalização e porque a cidade é cheia de buracos e armadilhas para destruir-se o carro.

O que é necessário para se voltar a suspensão original?

As molas do GTI são diferentes das dos outros Gols? Quais marcas de mola são boas (além da original VW) e aonde comprar?

Quanto é um preço razoável a ser cobrado numa oficina para fazer o serviço? Alguém conhece uma oficina bacana em BH?

Obrigado. ;-)

Mac
Avatar do usuário
Marcus Vinicius
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1057
Registrado em: 15 Abr 2011, 16:06
Carro:
Localização: Filial CdGQ!-zOna Leste

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por Marcus Vinicius »

Bom amigo, primeiramente parabéns pela a aquisição .. afinal é um Gti .. Molas são todas iguais... aconselho que verificar tbm, buxhas e batentes, para ver como esta..

provavelmente a suspensão do carro deve ser original só com molas cortadas mesmo ( pela altura que vc descreveu, baixou pouca coisa ), agora se ele trocou até amortececores, tem que ver como esta trabalhado o amortecedor, se da pra usar mola original.. se sim blz, se não vai ter que trocar amortecedores e ver como esta o telescópio da suspensão dianteira...

a marca original é Aliperti Molas...

qualquer duvida estamos ai.. boa sorte!
Adeus Gol :'( ___ Nova Aquisição Pag. 20

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=27456

CDGQ! Familia Z/L
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por MacLeod »

Valeu Marcus! O GTI é um sonho de muitos anos e é realmente muito bom. Vida longa aos VW Gol da primeira geração!

Depois de colocar o carro na vala, um maluco de uma loja de suspensões me cobrou R$ 1.500,00 pra voltar com as molas e amortecedores originais. :drink: Acho que vai ser necessário trocar os amortecedores também, mas esse preço está muito exagerado, não? Detalhe que o cara não aceita que eu compre as peças e leve só pra montar.

Em relação às molas, a Alipert é que fabrica pra VW? E a Fabrini, é boa? Onde que é bom de comprar?

É muito complexo para trocar essas peças ou um mecânico razoável dá conta do recado?

Obrigado. :y:
Avatar do usuário
Marcus Vinicius
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1057
Registrado em: 15 Abr 2011, 16:06
Carro:
Localização: Filial CdGQ!-zOna Leste

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por Marcus Vinicius »

Sim, Gti é um sonho de qualquer quadradeiro...

agora 1.500 esse cara ta me enfiando a faca no peito cara, esse negócio de ele não aceita que vc leva peças é só pelo caso que vc irá pagar 180,00 no jogo de molas.. com ele ficará uns 400,00 sem duvidas... afinal quando se entra com um Gti em uma loja os caras ja metem a faca pelo caso do carro ser 'raro'

Alipert é original VW ... no meu quando levantei coloquei Fabrini tbm original... paguei na época 180,00 no jogo, pq precisei levantar pq tinham aprendido meu Doc ( durou 2 meses depois cortei as molas novamente #BURRO ) kkkk... muito boas tbm, duas excelentes marcas...

para trocar é meio complicado, pois tem q ter ferramentas certas, tem caras mesmo que soltam os trerminais da barra de direção na porrada, acaba com a peça... e tem que ter encolhedor de molas, é um perigo mexer com isso, Deus o livre se escapa uma mola disso é 1/2 pé na cova.. kkk

melhor vc comprar o que precisa por fora.. e ir em uma Oficina de confiança para trocar..

qualquer coisa estamos aii..

abçs
Adeus Gol :'( ___ Nova Aquisição Pag. 20

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=27456

CDGQ! Familia Z/L
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por Bill »

MacLeod,


Beleza ???


Realmente eu tb acho que ta muito caro viu .....
E qualquer mecânico faz essa trocar viu, compra as peças e leva num mecânico normal .... esses caras desses centros automotivos são fogo !!! E ainda condenam um monte de peças boas pra vc trocar e gastar mais com eles ....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por MacLeod »

Vocês observaram bem, eu já percebi que os caras não podem ver um GTI que já acham que o dono é milionário. E quando é pra mecher na injeção Jetronic, a maioria dos mecânicos afrouxa, e os que sobram cobram uma fortuna. Muito difícil isso, a gente nem pagou o empréstimo no banco e já aparecem um bando de abutres rondando. :evil: Quando o maluco me apresentou o orçamento dos R$ 1.500,00 e falou que não aceitava peça de fora eu só olhei o preço dos amortecedores e das molas (umas 3 vezes o preço normal), virei as costas e saí.

Eu nem pretendo trocar as molas sozinho, porque entendo muito pouco de mecânica. Perguntei da dificuldade pra ter uma ideia do preço da mão de obra. Até o momento pesquisei em duas outras oficinas, numa o dono pediu R$ 320,00, na outra, R$ 180,00.

Esse lance de apreender documento é complicado. Pra quem gosta, acho que o melhor é legalizar, mas isso dá trabalho, é cheio de regras e caro. Acho bacana o carro mais baixo, mas tem de se ter muito cuidado na maioria das ruas e estradas. Até o momento nunca tinha dirigido rebaixado, posso dizer que a sensação é boa, menos quando o serviço é mal executado e o carro fica instável nas curvas, igual ao meu caso.

Vou pegar uma dessas duas marcas de molas então. E para amortecedores, quais marcas que valem a pena? Os amortecedores do GTI são os mesmos dos demais ou são diferentes?

Vocês já compraram na Wolloko? Os preços parecem bons. Em quais outros lugares eu acho as molas e amortecedores?

Valeu, obrigado a todos! ;-)
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por Bill »

MacLeod,


Realmente a melhor pedida é comprar as peças e mandar algum mecânico instalar mesmo ....
Vc vai precisar dos amortecedores, molas e o kit dos amortecedores, nele vem o guarda pó e o batente pequeno que vai em cima do amortecedor e vai precisar tb dos batentes com rolamento dos amortecedores dianteiros ....
O traseiro é muito fácil de trocar e dá pra fazer em casa na boa, já o dianteiro é mais complicado, precisa tirar a torre fora e de encolhedor de molas tb .....
Uma marca bo ados amortecedores são os cofap, monroe marca conhecidas e confiáveis, se vc quiser algum mais duro e mais firma pode comprar os pressurizados dessas mesmas marcas ....
Eu aconselho comprar em lojas de auto peças grandes aí mesmo na sua cidde, senão pela internet o frete pode pesar e vc paga mais caro, além de ser mais dificil a garantia depois, se precisar ......


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por MacLeod »

Valeu Bill! As molas já achei aqui na cidade. Os kits também estão disponíveis.

Estou com problema para encontrar amortecedores a um preço razoável em BH. Além disso, a maioria das lojas só vende o amortecedor do Gol furgão, afirmando que a peça é igual a do Gol normal. Até abri um tópico para discutir isso nessa seção, se você puder passe por lá (http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 18&t=30170).

Quem souber de alguma loja bacana aqui em BH ou que venda amortecedores baratos online, dê um help! :roll:
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por Bill »

MacLeod,


Nessa loja tem, mas nunca comprei lá e não sei se é boa, mas ja teve bastante gente daqui que compra direto lá .....


http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CM ... 6&CP=71865


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por MacLeod »

Opa! Então Bill, é o caso que falei, o amortecedor que essa loja está vendendo é do Gol furgão (código 32208):

"Amortecedor dianteiro - Cofap - Gol/Parati/Saveiro - 1980 até 2008 - Voyage 1982 até 1996 - Super - cada (unidade) - 32208" :glare:

Ou os catálogos dos fabricantes estão errados, ou muita gente está comprando enganada. O que vocês acham?

Sobre as molas, há algum problema em se misturar dois fabricantes diferentes, no caso, Aliperti na frente e Fabrini atrás?

Valeu! :y:
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por Bill »

MacLeod,


Aí complica mesmo hein .....
Vc não consegue falar com o pesoal da Cofap para eles esclarecerem isso não ???? De repente consegue uma boa explicação .....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por MacLeod »

Valeu Bill! Fiz um update no tópico sobre as diferenças entre os amortecedores (http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 18&t=30170). Parece que agora os amortecedores do Gol furgão são iguais aos do Gol comum.

As molas eu encontrei uma loja que vende as quatro da Aliperti por R$ 180,00. Vou verificar se os amortecedores precisam ser trocados, espero que não. :roll:
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por MacLeod »

Quero agradecer a todos que ajudaram. Depois de bastante trabalho o GTI ficou bacana. :D

Segue a relação de peças trocadas na suspensão:

A- Par de amortecedores traseiros: Monroe
B- 4 molas: Aliperti
C- 2 pivôs dianteiros: Nakata
D- 2 rolamentos dianteiros: Ina
E- 2 batentes superiores dianteiros c/ rolamento: Axios
F- 4 borrachas (buchas) do amortecedor traseiro
G- 2 ponteiras dianteiras
H- 2 kits do amortecedor dianteiro (coifa + batente interno)
I- 2 kits do amortecedor traseiro (coifa + batente interno)
J- 2 kits da ponta da barra estabilizadora

No total as peças ficaram em aproximadamente R$ 650,00, compradas direto no distribuidor.

Ao sair do mecânico o carro estava muito melhor, mais confortável. No entanto, continuava sem estabilidade, saía de frente nas curvas e não segurava nas acelerações. Então eu chequei tudo e vi que os pneus dianteiros estavam na lona na parte de dentro. Sem falar que eram refrisados (nem tinham a TWI)... :bleh:

Como estava sem grana fui num borracheiro e peguei um par de Continental 185/65/R14 refrisados por R$ 120,00. Passei os Goodride 185/60/R14 que estavam bons pra frente e deixei os Continental atrás. Devido a diferença nas especificações, a traseira ficou uns 2 cm mais alta, mas agora o carro é outro.

Ainda preciso checar uma diferença no ângulo do cáster que uma loja de alinhamento disse que existia, mas vai ter que ficar pra depois porque a loja que desempena eixos por aqui cobra R$ 250,00 pra cada lado. :facada:

Valeu galera, quando fizer umas fotos eu posto aqui. :y:
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por Bill »

MacLeod,


Que bom que ficou legal hein !!!!
Agora é só juntar uma grana para colocar penus bons hein .....
Essa do caster aí que não entendi, não tem nenhuma loja que faça alinhamento e que faça o cáster tb não ????
Esses caras que só mexem com eixos e tal cobram caro mesmo ....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por MacLeod »

Fale Bill!

O mais bacana foi que apesar da galera quase toda gostar da suspensão rebaixada, ninguém teve preconceito em me ajudar no caminho contrário. :cdgq:

Vou tentar manter os pneus por um tempo, de preferência até pagar o empréstimo ao banco, porém estou certo de que vale investir num pneu bom, porque é um item que influencia muito a estabilidade e segurança do carro.

Segundo algumas lojas de alinhamento aqui por perto, é complicado mexer no cáster. Algumas até disseram fazer o serviço, mais ou menos por uns R$ 100,00 cada lado, mas eu não sei se dá pra confiar. A maioria das oficinas de alinhamento faz no máximo um ajuste de cambagem, cáster e eixo os caras mandam pra uma loja especializada.

Para dizer a verdade eu não pesquisei a fundo, porque não tenho o dinheiro pra fazer o serviço, e por isso ainda preciso pedir avaliações de outras lojas, que confirmem o diagnóstico dado. Não dá pra confiar nisso hoje em dia e, além do mais, o equipamento que fez a medição do cáster podia estar descalibrado.

Queria saber se talvez você ou alguém aqui tem experiência no assunto e se vale a pena investir nisso.

Valeu! :y:
Vandinho
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 27 Mar 2018, 13:12
Carro: Gol cl 91 1.8 ap gas

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por Vandinho »

Cara em qual saite vc comprou essas molas aliperti estou querendo compra mas estou com dificuldade de encontrar
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [SUSPENSÃO] Como Retornar GTI Rebaixado ao Original - Aj

Mensagem por bleidao »

Vandinho escreveu:Cara em qual saite vc comprou essas molas aliperti estou querendo compra mas estou com dificuldade de encontrar
A última postagem já tem 5 anos.

O correto é procurar nas lojas de suspensão da sua cidade.
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”