[LUTO] 30/04 Morre o criador do Gol Quadrado -Wolfgang Sauer

História da Trajetória do Gol, fotos antigas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Soundmax
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1063
Registrado em: 13 Ago 2009, 21:55
Carro: GoLeTo
Localização: Indaiatuba-SP
Contato:

[LUTO] 30/04 Morre o criador do Gol Quadrado -Wolfgang Sauer

Mensagem por Soundmax »

Imagem

Wolfgang Sauer, que presidiu a Volkswagen do Brasil entre 1973 e 1993, morreu na noite de ontem aos 83 anos, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia.

Ele estava internado no hospital Sírio Libanês desde o dia 3 de março. Deixa a mulher, Maria Amélia Gomes, duas filhas do primeiro casamento e três netos.

O corpo será cremado hoje (30), às 16h, no cemitério da Vila Alpina (zona leste). No sábado (4), haverá missa na igreja da Paz (zona sul), às 11h.

Imagem

"Ele lutou até o último minuto sem reclamar, foi valente até o fim", disse Maria Amélia.

Sauer foi o responsável pelo desenvolvimento do VW Gol, carro mais vendido do mercado brasileiro. O modelo nasceu para substituir o Fusca no mercado brasileiro.

Imagem

Na década de 1980, ele comandou a exportação de modelos Passat para o Iraque e a fusão com a Ford (que deu origem à Autolatina, parceria desfeita em 1996).

Imagem

Em nota, a Volkswagen afirma que "Sauer promoveu a internacionalização da Volkswagen do Brasil, levando os veículos nacionais da marca a cerca de 100 países, inclusive a China, nos anos 1990, no início da globalização. Ele criou também o Consórcio Nacional Volkswagen e o Banco Volkswagen".

Sauer falou à Folha em dezembro de 2012, quando foi lançado a biografia "O Homem Volkswagen" (Geração Editorial), com texto de Maria Lúcia Doretto.

Leia a ultima entrevista com o pai do Gol Quadrado:

Após a reunião no gabinete, Wolfgang Sauer, então presidente da Volkswagen do Brasil, segue para a casa de Mario Henrique Simonsen (1935-1997), ministro da Fazenda entre 1974 e 1979. O anfitrião coloca um vinil na vitrola e a dupla se põe a entoar árias entre taças de vinho e muito papo. Eis um exemplo do que foi a "era Sauer", marcada pela conversa fácil com operários ou com chefes de Estado.

Ele esteve à frente da VW entre 1973 e 1993 --nos três últimos anos, como presidente do conselho executivo do fabricante. Da janela de seu escritório na fábrica de São Bernardo, viu o Gol nascer e o Fusca morrer. Aos 82 anos, Wolfgang Sauer tem sua biografia lançada pela editora Geração. O executivo falou à Folha na última quarta-feira, véspera do lançamento de "O Homem Volkswagen".

Folha - Depois de presidir a Bosch na Venezuela, o senhor foi transferido para o Brasil. Como foi sua chegada à Volkswagen?
Wolfgang Sauer - Uma confusão tremenda. Logo comecei a avaliar os produtos dentro da fábrica e a definir os próximos passos da empresa. Todos os principais carros da marca foram lançados na minha época. Fizemos tudo aqui, sem a interferência da matriz. São produtos realmente nossos.

Folha - Mas era preciso ter a concordância de Wolfsburg [cidade-sede do grupo Volkswagen]. Foi difícil aprovar o projeto do Gol?
Sauer - Não, eles gostaram de imediato. eu sempre fui muito claro na relação com a matriz.

A indústria de então já havia percebido o que viria a ser o mercado brasileiro?
Já, com certeza. Nunca tive dúvidas de que este seria o país do automóvel.

O senhor parece ser um alemão bastante apaixonado pelo Brasil.
Admito que sim, foi amor à primeira vista.

Mas como era tocar uma indústria no país em tempos de tantas mudanças políticas e monetárias?
Dava trabalho, mas seguimos em frente. Nosso setor contábil virou referência na indústria e conquistou a admiração dos alemães.

Dizem que o senhor conseguia saber se estava tudo correndo bem no chão da fábrica apenas olhando pela janela de seu escritório.
Eu fazia equitação às 7h, e às 8h já estava em minha sala, de onde via o trabalho dos operários na linha de montagem. Sempre me preocupei com a fábrica, e dali eu conseguia observar se a produção ia bem ou se ia mal.

O senhor acompanhou a grande mudança da VW: a passagem da geração Fusca, com modelos de tração traseira e refrigerados a ar, para automóveis de tração dianteira, a começar pelo Passat e, depois, o Gol.
Foi uma evolução contínua. Primeiro o desenho do projeto, depois o produto final, seu lançamento e aperfeiçoamentos ao longo do tempo. Dizem que o Volkswagen Gol é "o carro do Sauer", mas considero que todos os modelos atuais são meus também.

Como foi o período da Autolatina [parceria com a norte-americana Ford que começou em 1987 e terminou em 1996]?
Considero que foi uma experiência muito positiva para todos. Conhecemos as vantagens que os americanos apresentavam, houve uma complementação de trabalhos.

A Ford só não conseguiu produzir um best-seller como o Gol. Qual é o segredo do sucesso desse carro?
As pessoas gostam dele por oferecer o que elas esperavam. Este sempre foi o norte da minha gestão: perceber o que o público queria.

Fonte: Folha de São Paulo
30/04/2013 - 14h37
Avatar do usuário
Augusto Neto
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 08 Set 2012, 14:24
Carro: Na espera
Localização: Caldas Novas - Go

Re: [LUTO] Morre o criador do Gol Quadrado - Wolfgang Sauer

Mensagem por Augusto Neto »

nossa ki chato :nowai:
e uma pena o pai do quadrado ter partido :bye: :bye:
meus pesames a familia
Avatar do usuário
Andrius
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 571
Registrado em: 19 Jul 2011, 18:40
Carro:
Localização: São Lourenço do Sul

Re: [LUTO] 30/04 Morre o criador do Gol Quadrado -Wolfgang S

Mensagem por Andrius »

Com certeza este cara tem meu respeito!

Abraços
Avatar do usuário
Billl
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1036
Registrado em: 16 Fev 2010, 15:37
Carro:
Localização: Taubaté

Re: [LUTO] 30/04 Morre o criador do Gol Quadrado -Wolfgang S

Mensagem por Billl »

eita ! tai... esse sim foi um grande homem!
Meu GolZera << em falta

Meu Face > http://www.facebook.com/fabio.goeldi.Bill
Minduca
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Jul 2013, 17:17
Carro:

Re: [LUTO] 30/04 Morre o criador do Gol Quadrado -Wolfgang S

Mensagem por Minduca »

Mesmo agora em 2013, lendo está matéria que data ano de 2009, não poderia de deixar aqui para todos, que este homem Sauer fez o carro dos nos sonhos, digo no plural pois somos loucos pelo gol.
Lucas Henrique dos Reis
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Out 2013, 10:59
Carro: Gol Quadrado GL 1.8

Re: [LUTO] 30/04 Morre o criador do Gol Quadrado -Wolfgang S

Mensagem por Lucas Henrique dos Reis »

foi o cara...
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: [LUTO] 30/04 Morre o criador do Gol Quadrado -Wolfgang S

Mensagem por Rodrigo Naressi »

pena não ter sido mais divulgado o trabalho dele... não conhecia a história...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Responder

Voltar para “Tunel do Tempo”