Dificuldade na primeira partida

Dúvidas de como utilizar o forum? Poste aqui sua dúvida que o mais breve possivel, seu problema será solucionado.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Guilherme Almendros
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Nov 2016, 13:48
Carro: Gol quadrado

Dificuldade na primeira partida

Mensagem por Guilherme Almendros »

Boa noite galera.
Tenho um gol 92 ap 1.8 (álcool)
Esses dias atrás mandei o carro em um preparador para instalar a injeção MI com os bicos verdes do volvo turbo 42 lbs, é uma ft250 como módulo.
O carro ficou super rápido, tá andando bem, mas a primeira partida é um verdadeiro sofrimento, tenho que dar umas 5 partidas e segurar meio pedal acelerado. Depois que esquenta perto de uns 50 graus, aí fica tranquilo. Vocês sabem dizer se tem como fazer algo para melhorar. Sabem se é assim mesmo.

Obs:. O carro foi regulado com sonda.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por Rodox »

Guilherme Almendros escreveu:Boa noite galera.
Tenho um gol 92 ap 1.8 (álcool)
Esses dias atrás mandei o carro em um preparador para instalar a injeção MI com os bicos verdes do volvo turbo 42 lbs, é uma ft250 como módulo.
O carro ficou super rápido, tá andando bem, mas a primeira partida é um verdadeiro sofrimento, tenho que dar umas 5 partidas e segurar meio pedal acelerado. Depois que esquenta perto de uns 50 graus, aí fica tranquilo. Vocês sabem dizer se tem como fazer algo para melhorar. Sabem se é assim mesmo.

Obs:. O carro foi regulado com sonda.
Olá,

O reservatório de partida a frio está abaixando o nível da gasolina, caso contrário não está sendo injetada a gasolina para facilitar a partida. Estamos no outorno, e então imagine a dificuldade de ligar que será quando chegar o inverno.

Outra hipótese é o ponto de ignição estar muito atrasado devido ao turbo, então dificulta a partida.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Guilherme Almendros
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Nov 2016, 13:48
Carro: Gol quadrado

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por Guilherme Almendros »

O carro está "original" não está instalado kit turbo, apenas a injeção eletrônica do mi gerenciado pela ft250. O reservatório de partida a frio está normal, conectei a mangueira no tubinho depois da borboleta para que o vácuo do motor não sugue a gasolina.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por Rodox »

Guilherme Almendros escreveu:O carro está "original" não está instalado kit turbo, apenas a injeção eletrônica do mi gerenciado pela ft250. O reservatório de partida a frio está normal, conectei a mangueira no tubinho depois da borboleta para que o vácuo do motor não sugue a gasolina.
Se seu carro funcionava normal antes de injetar, então tenho a impressão que pode ser:
- regulador de pressão de combustível defeituoso;
- válvula de retenção da bomba defeituosa;
- bicos injetores gotejando.
- combustível batizado.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por bleidao »

Rapaz... está com cara de sistema de partida a frio não funcionando. A própria FT gerencia isso.
Guilherme Almendros
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Nov 2016, 13:48
Carro: Gol quadrado

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por Guilherme Almendros »

bleidao escreveu:Rapaz... está com cara de sistema de partida a frio não funcionando. A própria FT gerencia isso.
O rapaz que preparou disse que é por conta de os bicos serem de baixa vazão, poucas lbs (42lbs), aí o sistema de partida a frio da ft, segundo ele está no máximo, por conta disso tem que dar de 3 a 4 partidas para injetar a quantidade suficiente de combustível pra poder pegar.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por Rodox »

Guilherme Almendros escreveu:
bleidao escreveu:Rapaz... está com cara de sistema de partida a frio não funcionando. A própria FT gerencia isso.
O rapaz que preparou disse que é por conta de os bicos serem de baixa vazão, poucas lbs (42lbs), aí o sistema de partida a frio da ft, segundo ele está no máximo, por conta disso tem que dar de 3 a 4 partidas para injetar a quantidade suficiente de combustível pra poder pegar.
Me parece que o seu "preparador" é meia boca... como pode deixar um carro ficar assim??? Se eu fosse você ia em outro mecânico para arrumar isso.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por bleidao »

Não me parece realmente uma boa prática o cara deixar com o problema. Isso não é legal. Mas não vamos queimar o preparador que montou a Injeção Eletrônica para você.

Vê com ele o que será necessário para deixar o correto funcionamento. Os bicos para um motor original são realmente de baixa vazão, mas tem que ver se seria possível resolver isso mantendo os bicos.
Guilherme Almendros
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Nov 2016, 13:48
Carro: Gol quadrado

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por Guilherme Almendros »

bleidao escreveu:Não me parece realmente uma boa prática o cara deixar com o problema. Isso não é legal. Mas não vamos queimar o preparador que montou a Injeção Eletrônica para você.

Vê com ele o que será necessário para deixar o correto funcionamento. Os bicos para um motor original são realmente de baixa vazão, mas tem que ver se seria possível resolver isso mantendo os bicos.
Segundo ele não, me disse para por o sistema de partida a frio que iria melhorar um pouco.

Andei conversando com um outro rapaz que tbm tem um gol 1.8 ao a álcool e também injetou com FT , igualzinho o meu caso. Aí ele disse que também tem que dar umas 4 partidas pra ele funcionar. Depois que o carro está quente pega de primeira, rapidinho.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por Rodox »

Guilherme Almendros escreveu:
bleidao escreveu:Não me parece realmente uma boa prática o cara deixar com o problema. Isso não é legal. Mas não vamos queimar o preparador que montou a Injeção Eletrônica para você.

Vê com ele o que será necessário para deixar o correto funcionamento. Os bicos para um motor original são realmente de baixa vazão, mas tem que ver se seria possível resolver isso mantendo os bicos.
Segundo ele não, me disse para por o sistema de partida a frio que iria melhorar um pouco.

Andei conversando com um outro rapaz que tbm tem um gol 1.8 ao a álcool e também injetou com FT , igualzinho o meu caso. Aí ele disse que também tem que dar umas 4 partidas pra ele funcionar. Depois que o carro está quente pega de primeira, rapidinho.
Onde você mora é muito frio? Tipo faz 10 a 15ºC?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por bleidao »

Exatamente.... qual a temperatura média de manhã aí?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por João Victor AP »

Seu preparador então acertou o carro pela metade.

Não sou preparador, e sim um simples mecânico... mas entendo um pouco de injeção programável.
Se você for no menu da FT e tal, vai ter uma opção de ajustes complementares, depois de entrar você terá as opções de partida do motor, e assim a opção do motor frio e quente.
Nessas telas vai aparecer dados em ms (tempo de abertura dos bicos em milissegundos), vai ter os valores em ms para quando o motor estiver frio, vá nessa parte e vá aumentando aos poucos, e vá dando a partida e veja se a partida melhora, e então vá fazendo isso. Mas vá subindo devagar, cada vez que for aumentar, aumente 0.20ms á 0.20ms
Não adianta copiar os dados de outra FT, pois, não vai funcionar, talvez piore, talvez melhore um pouco, e talvez nem dê partida.

Você disse que é partir de 50° que a lenta firma, isso é porque sua FT deve estar configurada para ler mapa de injeção de partida quente a partir de 50°, os mapas de injeção de partida e injeção de partida a frio são diferentes.

Tem outros mapas, o mapa de injeção por temperatura, que é um mapa para complementar, lá você pode dar uma enriquecida na mistura de acordo com a temperatura do motor.
Os mapas principais são os de injeção (controlados por MAP ou pela TPS) e o mapa de ignição que é o ponto de motor de acordo com a rotação. Tem outros mapas de injeção por rotação, temperatura, etc... são para ajudar no bom funcionamento do motor, mas tem que ter um pouco mais de experiência pra alterar os valores nesses mapas.

Bem que a FuelTech poderia controlar a injeção de partida a frio, para quando o motor estivesse frio ela injetasse um pouco de gasolina usando o reservatório original do próprio carro... mas infelizmente não tem.
Guilherme Almendros
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Nov 2016, 13:48
Carro: Gol quadrado

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por Guilherme Almendros »

João Victor AP escreveu:Seu preparador então acertou o carro pela metade.

Não sou preparador, e sim um simples mecânico... mas entendo um pouco de injeção programável.
Se você for no menu da FT e tal, vai ter uma opção de ajustes complementares, depois de entrar você terá as opções de partida do motor, e assim a opção do motor frio e quente.
Nessas telas vai aparecer dados em ms (tempo de abertura dos bicos em milissegundos), vai ter os valores em ms para quando o motor estiver frio, vá nessa parte e vá aumentando aos poucos, e vá dando a partida e veja se a partida melhora, e então vá fazendo isso. Mas vá subindo devagar, cada vez que for aumentar, aumente 0.20ms á 0.20ms
Não adianta copiar os dados de outra FT, pois, não vai funcionar, talvez piore, talvez melhore um pouco, e talvez nem dê partida.

Você disse que é partir de 50° que a lenta firma, isso é porque sua FT deve estar configurada para ler mapa de injeção de partida quente a partir de 50°, os mapas de injeção de partida e injeção de partida a frio são diferentes.

Tem outros mapas, o mapa de injeção por temperatura, que é um mapa para complementar, lá você pode dar uma enriquecida na mistura de acordo com a temperatura do motor.
Os mapas principais são os de injeção (controlados por MAP ou pela TPS) e o mapa de ignição que é o ponto de motor de acordo com a rotação. Tem outros mapas de injeção por rotação, temperatura, etc... são para ajudar no bom funcionamento do motor, mas tem que ter um pouco mais de experiência pra alterar os valores nesses mapas.

Bem que a FuelTech poderia controlar a injeção de partida a frio, para quando o motor estivesse frio ela injetasse um pouco de gasolina usando o reservatório original do próprio carro... mas infelizmente não tem.
Muito obrigado pela sua resposta. Vlw pela ajuda. Estou levando para outro preparador pra regular pra mim. A parte de montagem das peças e instalação da FT ficaram boas, agora o acerto ficou uma bosta.
Guilherme Almendros
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Nov 2016, 13:48
Carro: Gol quadrado

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por Guilherme Almendros »

bleidao escreveu:Exatamente.... qual a temperatura média de manhã aí?
Na avenida perto de casa tem um termômetro que fica no canteiro, direto eu passo lá e está em torno de 23 graus as 7:20 da manhã.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por bleidao »

23º é uma temperatura amena. Mas para o álcool é baixa.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por bleidao »

Exatamente... leve a um preparador que realmente entenda da FuelTech.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Exatamente... leve a um preparador que realmente entenda da FuelTech.
A melhor coisa a se fazer !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Dificuldade na primeira partida

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:
bleidao escreveu:Exatamente... leve a um preparador que realmente entenda da FuelTech.
A melhor coisa a se fazer !
A única saída, na verdade.
Responder

Voltar para “Dúvidas sobre Utilização do Forum”