Substituição de Homocinetica por Eixo Cardan

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
JOSMAR BMX
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Out 2018, 21:17
Carro: Gol Quadrado

Substituição de Homocinetica por Eixo Cardan

Mensagem por JOSMAR BMX »

Pessoal
Estou com um projeto em mente
Quero trocar a Homocinetica do Gol por Eixo Cardan
Acredito que a manutençao seria mais facil com esse tipo de modificação alem da durabilidade que eu acredito que seria maior pelo fato de a homocinetica usar coifas de borracha que com o tempo se desgastam e prejudicam a lubrificação da mesma
Para nao ter que modificar muita coisa pensei em soldar uma flange para cardan na homocinetica em seguida a cruzeta uma luva o eixo com ponta estriada novamente uma flange soldada no eixo cruzeta novamente e por fim uma flange parafusada no bolachão ou até mesmo na tulipa
Outra idéia seria a flange soldada na Homocinetica a cruzeta a luva e o semi eixo original do caro ligado na luva e cruzeta da flange parafusada na tulipa
Sugestões Criticas e Conselhos serão bem vindos

desde ja agradeço

se alguem ja fez poste fotos e os ingredientes dessa receita
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Substituição de Homocinetica por Eixo Cardan

Mensagem por SCarrilho »

Não querendo criticar o seu projeto mas acho que não vale a pena, mesmo os carros preparados usam homocinética. Se realmente fosse melhor eu acho que eles migrariam pra cardã, não acha?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Substituição de Homocinetica por Eixo Cardan

Mensagem por Rodox »

Também não acho isso necessário. Meu carro quando fui alinhar viram que a coifa rasgou e então trocaram... foi barato trocar, então tudo é questão de zelo e atenção as coifas.

E uma coisa que rasga a coifa é deixar o carro estacionado com o volante esterçado.

A propósito um que vinha de fábrica era o Chevette que tem eixo cardan... isso tem o inconveniente de agregar mais peso ao carro. Chevette era o único da categoria que ainda tinha eixo cardan, e atualmente não existe até hoje na categoria outro carro do porte que tenha eixo cardan. Logo, não deve ser economicamente viável.

Imagem
Editado pela última vez por Rodox em 31 Out 2018, 09:27, em um total de 4 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: Substituição de Homocinetica por Eixo Cardan

Mensagem por Bill »

Acho que iria ter um trabalho mostro e acabar com seu carro, pois teria que balancear esses dois cardãs, e outra, a cruzeta não lhe dará a mobilidade necessária para poder virar as rodas, ela é extremamente limitada quanto a este movimento, vc também irá gerara mais massa móvel ali na frente o que pode gerara vibrações e tudo mais ......
Portanto acho completamente inviável essa adaptação, além do mais a homocinética nem tem uma manutenção tão cara assim né .......



Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Substituição de Homocinetica por Eixo Cardan

Mensagem por João Victor AP »

JOSMAR BMX escreveu:Pessoal
Estou com um projeto em mente
Quero trocar a Homocinetica do Gol por Eixo Cardan
Acredito que a manutençao seria mais facil com esse tipo de modificação alem da durabilidade que eu acredito que seria maior pelo fato de a homocinetica usar coifas de borracha que com o tempo se desgastam e prejudicam a lubrificação da mesma
Para nao ter que modificar muita coisa pensei em soldar uma flange para cardan na homocinetica em seguida a cruzeta uma luva o eixo com ponta estriada novamente uma flange soldada no eixo cruzeta novamente e por fim uma flange parafusada no bolachão ou até mesmo na tulipa
Outra idéia seria a flange soldada na Homocinetica a cruzeta a luva e o semi eixo original do caro ligado na luva e cruzeta da flange parafusada na tulipa
Sugestões Criticas e Conselhos serão bem vindos

desde ja agradeço

se alguem ja fez poste fotos e os ingredientes dessa receita
Nunca irá funcionar tal adaptação.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Substituição de Homocinetica por Eixo Cardan

Mensagem por João Victor AP »

Bill escreveu:Acho que iria ter um trabalho mostro e acabar com seu carro, pois teria que balancear esses dois cardãs, e outra, a cruzeta não lhe dará a mobilidade necessária para poder virar as rodas, ela é extremamente limitada quanto a este movimento, vc também irá gerara mais massa móvel ali na frente o que pode gerara vibrações e tudo mais ......
Portanto acho completamente inviável essa adaptação, além do mais a homocinética nem tem uma manutenção tão cara assim né .......



Abraços !!! :cool:
Isso... geralmente uma homocinética SKF custa em torno de R$100, e já vem completa com tudo.
Se com o tempo uma coifa rasgar, uma coifa é muito baratinha.
Responder

Voltar para “Cambio”