[Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Rodox escreveu:Eu simulando aqui... só trocando a engrenagem da 5a marcha fica:


4a marcha a 87 km/h = 3.200 rpm

então quando trocar de 4a para a 5a marcha a 87 km/h fica:

5a marcha a 87 km/h = 2.250 rpm.


Já com a 4a do PS a 87 km/h são 2.650 rpm... para 2.250 rpm são apenas 400 rpm.
Até aí eu entendi. Compreendo perfeitamente a sua ideia.

Mas caso ele queira fazer essas modificações, melhor ele comprar logo um câmbio PS e colocar no lugar. Sai muito mais em conta para ele.

Mas se ele quiser manter a esportividade e sacrificar apenas a quinta marcha, seria o que eu disse.
Mas por outro lado por a 5a marcha 0,68 mata o GTI também... pois ele é muito longa e seguramente na reta ele não vai mais conseguir atingir a velocidade máxima de 190 km/h? Acho que vi a 190 km/h será?

E nem no tempo que ele conseguiria... tipo 0 a 190 km/h em 30 segundos original... com 5a macha 0,68 vai para 185 km/h em 35 segundos.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Mas ele não comentou nada de velocidade máxima. O motor quando chega aos 180 dá para ouvir os mancais pedindo arrego por conta do giro extremamente alto.

Por isso ele queria alongar, salvo engano. kkkkkkkkkkkk


Quando eu usava o câmbio PV no Gol, tinha dó dele quando passava de 160.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

Correção:

No texto abaixo onde se lê:

“Já com a 4a do PS a 87 km/h são 2.650 rpm... para 2.250 rpm são apenas 400 rpm”.

Leia-se:

“Já com a 4a marcha com relação 0,80:1 a 87 km/h são 2.650 rpm... para 2.250 rpm são apenas 400 rpm”.

"Eu simulando aqui... só trocando a engrenagem da 5a marcha fica:


4a marcha a 87 km/h = 3.200 rpm

então quando trocar de 4a para a 5a marcha a 87 km/h fica:

5a marcha a 87 km/h = 2.250 rpm.


Já com a 4a do PS a 87 km/h são 2.650 rpm... para 2.250 rpm são apenas 400 rpm".
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Mas ele não comentou nada de velocidade máxima. O motor quando chega aos 180 dá para ouvir os mancais pedindo arrego por conta do giro extremamente alto.

Por isso ele queria alongar, salvo engano. kkkkkkkkkkkk


Quando eu usava o câmbio PV no Gol, tinha dó dele quando passava de 160.

kkkkkkkkkkkkkk

mas AP é pra isso :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Motores AP (Alta Poluição kkkk) são para curtir devagar porque não tenho grana para ficar estragando motor. Pelo menos no meu caso.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Sem zoeira...

Quando pego estrada de motoca e sinto cheiro de óleo passando para a câmara de combustão, na maioria das vezes, vejo um VW AP na frente kkkkk
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Sem zoeira...

Quando pego estrada de motoca e sinto cheiro de óleo passando para a câmara de combustão, na maioria das vezes, vejo um VW AP na frente kkkkk

kkkkkkkkkkkk
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

bleidao escreveu:Sem zoeira...

Quando pego estrada de motoca e sinto cheiro de óleo passando para a câmara de combustão, na maioria das vezes, vejo um VW AP na frente kkkkk
Bah, o meu tá certinho ainda hein, sem cheiro de óleo queimado e sem fumaça azul. Hehehe...
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

Demétrio_RS escreveu:
bleidao escreveu:Sem zoeira...

Quando pego estrada de motoca e sinto cheiro de óleo passando para a câmara de combustão, na maioria das vezes, vejo um VW AP na frente kkkkk
Bah, o meu tá certinho ainda hein, sem cheiro de óleo queimado e sem fumaça azul. Hehehe...
O meu também não fuma e nem bebe... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Demétrio_RS escreveu: Bah, o meu tá certinho ainda hein, sem cheiro de óleo queimado e sem fumaça azul. Hehehe...
Esquenta não... motor AP dá para fazer na garagem de casa. Moleza!

Eu tive problemas com ele já. kkkkkkkkkkkkkkkkk
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:
O meu também não fuma e nem bebe... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não fuma e não bebe porque o dono não pisa!

Deixa um dia eu pegar no volante desse Gol para vc ver se esses pneus fazem ou não marca no asfalto!
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Rodox escreveu:
O meu também não fuma e nem bebe... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não fuma e não bebe porque o dono não pisa!

Deixa um dia eu pegar no volante desse Gol para vc ver se esses pneus fazem ou não marca no asfalto!
Carro é igual mulher... não se empresta!
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu: Carro é igual mulher... não se empresta!
Concordo plenamente!
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

Rodox escreveu:Carro é igual mulher... não se empresta!
Falando nisso, minha esposa, por exemplo, nunca dirigiu meu Gol; se não me engano, acho que deu a partida uma vez apenas porque pedi, estava vendo algo no motor, e só. Hehehe...
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

Demétrio_RS escreveu:
Rodox escreveu:Carro é igual mulher... não se empresta!
Falando nisso, minha esposa, por exemplo, nunca dirigiu meu Gol; se não me engano, acho que deu a partida uma vez apenas porque pedi, estava vendo algo no motor, e só. Hehehe...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por hirinhu »

amigos, na verdade o par de 5a não tem como usar no lugar do par de 4a e vice-versa, considerando cambios originais VW (eu uso sapinho e escolhi a relação) a melhor configuração pro AP eu considero o PVG, que é o PV com dif 3.88 é um cambio que 1.6, 1.8 e 2.0(considero um pouco curto pra 2.0) empurram até o limite de corte, e se vc ver as quedas de rotação entre as trocas é mto bem escalonado...

1 lugar - PVG, PV com dif 3.88
2 lugar - PGA, PX com dif 3.88
3 lugar - PX

PS eu só consideraria usar em 2.0 ou turbos, gosto da ideia de 4+E mas como meu carro tem mais potencia que original prefiro andar com 5 marchas reais
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

Rodox escreveu:
bleidao escreveu:Agora comecei a entender.

Você quer colocar a engrenagem da quinta marcha no lugar da quarta atual e colocar no lugar da quinta a do PS?

Isso?
Exatamente isso... e ainda trocar a 2a marcha e a 3a marcha... colocando no lugar delas a 2a marcha e a 3a marcha do câmbio PS (1,79:1 e 1,13:1), pois ficaria assim perfeito o escalonamento (espaçamento das marchas).

Em resumo o câmbio do GTI (4+E) ficará assim:

1ª - 3,45:1
2ª - 1,79:1
3ª - 1,13:1
4ª - 0,80:1
5ª - 0,68:1

Ou seja, ele é um PS, só que a 4a marcha dele é a 5a marcha do GTI dele (0,80:1) ao invés de 0,83:1.
Bah, ficou uma salada hein! Hehehe...

Entendi mais ou menos essa explicação do 4+E, porém confesso que achei misturado demais, talvez eu opte pela caixa inteira PS. Curto a esportividade do GTi mas não o uso para arrancadas ou pegas, prezo mais pela economia de combustível a longo prazo.

Só mudar a engrenagem de 5ª ainda não está descartado, porém penso na seguinte situação: estou viajando tranquilo em 5ª marcha longa, eis que pego uma subida que peça a 4ª ou outra situação do trânsito que seja necessário baixar marcha, terei que deixar morrer bem a 5ª para não haver uma suba de giro alto demais, pois ela ficará desproporcional com relação às outras marchas. :nosei:
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por hirinhu »

Demétrio_RS escreveu:
Rodox escreveu:
bleidao escreveu:Agora comecei a entender.

Você quer colocar a engrenagem da quinta marcha no lugar da quarta atual e colocar no lugar da quinta a do PS?

Isso?
Exatamente isso... e ainda trocar a 2a marcha e a 3a marcha... colocando no lugar delas a 2a marcha e a 3a marcha do câmbio PS (1,79:1 e 1,13:1), pois ficaria assim perfeito o escalonamento (espaçamento das marchas).

Em resumo o câmbio do GTI (4+E) ficará assim:

1ª - 3,45:1
2ª - 1,79:1
3ª - 1,13:1
4ª - 0,80:1
5ª - 0,68:1

Ou seja, ele é um PS, só que a 4a marcha dele é a 5a marcha do GTI dele (0,80:1) ao invés de 0,83:1.
Bah, ficou uma salada hein! Hehehe...

Entendi mais ou menos essa explicação do 4+E, porém confesso que achei misturado demais, talvez eu opte pela caixa inteira PS. Curto a esportividade do GTi mas não o uso para arrancadas ou pegas, prezo mais pela economia de combustível a longo prazo.

Só mudar a engrenagem de 5ª ainda não está descartado, porém penso na seguinte situação: estou viajando tranquilo em 5ª marcha longa, eis que pego uma subida que peça a 4ª ou outra situação do trânsito que seja necessário baixar marcha, terei que deixar morrer bem a 5ª para não haver uma suba de giro alto demais, pois ela ficará desproporcional com relação às outras marchas. :nosei:
demetrio nem mexe nisso! muito mais facil trocar coroa e pinhao do que mexer no resto... eu se fosse vc pra alongar um tanto a mais pra dar um folego e continuar com muita pegada só trocaria o 4.11 9x37 pelo 3.88 9x35 e correria pro abraço
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu:amigos, na verdade o par de 5a não tem como usar no lugar do par de 4a e vice-versa, considerando cambios originais VW (eu uso sapinho e escolhi a relação) a melhor configuração pro AP eu considero o PVG, que é o PV com dif 3.88 é um cambio que 1.6, 1.8 e 2.0(considero um pouco curto pra 2.0) empurram até o limite de corte, e se vc ver as quedas de rotação entre as trocas é mto bem escalonado...

1 lugar - PVG, PV com dif 3.88
2 lugar - PGA, PX com dif 3.88
3 lugar - PX

PS eu só consideraria usar em 2.0 ou turbos, gosto da ideia de 4+E mas como meu carro tem mais potencia que original prefiro andar com 5 marchas reais
Boa essa opção também, mas talvés Demetrio não goste porque vai alongar todas as marchas ao mesmo tempo.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

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Rodox escreveu:
hirinhu escreveu:amigos, na verdade o par de 5a não tem como usar no lugar do par de 4a e vice-versa, considerando cambios originais VW (eu uso sapinho e escolhi a relação) a melhor configuração pro AP eu considero o PVG, que é o PV com dif 3.88 é um cambio que 1.6, 1.8 e 2.0(considero um pouco curto pra 2.0) empurram até o limite de corte, e se vc ver as quedas de rotação entre as trocas é mto bem escalonado...

1 lugar - PVG, PV com dif 3.88
2 lugar - PGA, PX com dif 3.88
3 lugar - PX

PS eu só consideraria usar em 2.0 ou turbos, gosto da ideia de 4+E mas como meu carro tem mais potencia que original prefiro andar com 5 marchas reais
Boa essa opção também, mas talvés Demetrio não goste porque vai alongar todas as marchas ao mesmo tempo.
o 2.0 empurra facil, o interessante é que alonga todas porém as quedas entre as marchas continua as mesmas
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