[DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

[DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Vi o texto abaixo sobre "Óleo da caixa de câmbio precisa de revisão; entenda", e achei muito interessante. Apesar de o manual do proprietário informar que a troca de óleo do câmbio é dispensada, eu troquei o meu semana passada, usei o Shell Spirax S2 80W - API GL-4, conforme especificado em um adesivo de fábrica no meu capô (SAE 80W - API GL-4 - Gol Quadrado 1.8 AP ano 1990) igual ao da foto abaixo:

Imagem

Eu estava com problemas na 5a. Marcha, mas depois da troca de óleo melhorou... as outras marchas também o engate ficou macio. A última troca que eu fiz foi a quase 5 anos e 15.000 km. Então sugiro seguir a recomendação de troca do texto abaixo... a cada 50.000 km ou 3 anos, o que ocorrer primeiro. Agora se antes disso o câmbio ficar com problemas sugiro trocar o óleo antes do referido prazo.

Aproveitando a oportunidade, só usem óleo especificado no manual do proprietário, ou seja a viscosuidade correta (SAE) e o nível de desempenho correto (API), pois se for especificado usar API GL-4 e a pessoa usar o API GL-5 o câmbio quebra.

Segue abaixo o referido texto que eu citei acima:

"Óleo da caixa de câmbio precisa de revisão; entenda

Embora não seja do conhecimento da grande maioria dos motoristas, o óleo do câmbio precisa ser revisado. A manutenção preventiva deve ser feita de acordo com os prazos definidos para impedir que o câmbio quebre.

Fundamental para o perfeito funcionamento do conjunto, o óleo de câmbio tem duas funções essenciais. O fluido opera como todo lubrificante, protegendo as peças internas contra a corrosão e o desgaste, diminuindo os efeitos do atrito entre as partes móveis. Além disso, atua refrigerando e limpando o sistema. Também executa a função de fluído hidráulico, transmitindo torque e manobrando peças internas do sistema.

É importante verificar o nível de óleo, pois em caso de vazamento, a falta do líquido pode comprometer a lubrificação das peças. É difícil o câmbio queimar óleo, portanto, se o nível está baixo, verifique se existe vazamento. Cada carro tem um local para a verificação. O recomendado é procurar um mecânico especializado para que ele realize o serviço sem comprometer nenhuma peça. A verificação do nível deve ser feita periodicamente, a cada 10 mil quilômetros.

Fique atento também aos prazos de troca. O lubrificante do câmbio tem a durabilidade bem maior do que o óleo do motor. Isso acontece porque lida com menos sujeira e contaminação.

Geralmente, o prazo médio para a troca é de 50 mil km ou três anos, podendo variar de acordo com o uso do veículo. A substituição é necessária porque o lubrificante antigo com o passar do tempo perde a viscosidade e pode provocar ruídos e desgaste acentuado nas engrenagens da caixa.

Automáticos

O óleo que lubrifica as engrenagens do sistema é específico, o ATF. Cada automóvel possui um tipo específico de óleo indicado pela montadora. Depende de cada modelo também a quilometragem da troca.

No manual do proprietário há informação de quando é necessário fazer a troca e a orientação de como verificar o nível do óleo da caixa de câmbio automática. Em geral, é recomendado consultar o nível quando o carro está com o motor quente. A falta de óleo na caixa automática compromete os discos de fricção internos e quando isso acontece é preciso substituí-los."


Fonte:
https://economia.terra.com.br/carros-mo ... aRCRD.html
Editado pela última vez por Rodox em 28 Ago 2018, 08:51, em um total de 5 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por João Victor AP »

Dica top Rodox :good:
Show !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por Rodox »

Muito obrigado, João! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
david barreto ruiz da silva
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Jul 2016, 10:55
Carro: GOL GTS 1990

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por david barreto ruiz da silva »

Dica top mesmo, vc gastou uma media de quanto para fazer essa troca ?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por Rodox »

Muito obrigado, David!

Eu troquei em um posto de troca de óleo de motor e câmbio no interior Paulista, gastei na troca R$ 42,00. Foram 2 litros de óleo Shell Spirax 80W - API GL-4.

Nos postos de gasolina enfiam a faca... procure postos de troca de óleo, pois posto de gasolina só serve pra comprar combustível e olhe lá!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
david barreto ruiz da silva
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Jul 2016, 10:55
Carro: GOL GTS 1990

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por david barreto ruiz da silva »

Valeu mesmo, vou procurar por isso, comprei meu carro agora e estou revisando ele todo, começando pela parte mecânica e depois vou ir para parte elétrica e por fim visual.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por Rodox »

david barreto ruiz da silva escreveu:Valeu mesmo, vou procurar por isso, comprei meu carro agora e estou revisando ele todo, começando pela parte mecânica e depois vou ir para parte elétrica e por fim visual.
Disponha! Já que você acabou de comprar o carro veja o tópico sobre Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1):

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... +%C3%B3leo

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
david barreto ruiz da silva
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Jul 2016, 10:55
Carro: GOL GTS 1990

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por david barreto ruiz da silva »

Outro tópico bom, sempre ajudando, assim que trocar o óleo do câmbio eu aviso o resultado.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por Rodox »

David, muito obrigado!

Eu uso no meu motor o Mobil Super 20W-50 API SM, ele é o melhor óleo do mercado no segmento base mineral.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
david barreto ruiz da silva
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Jul 2016, 10:55
Carro: GOL GTS 1990

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por david barreto ruiz da silva »

Rodox escreveu:David, muito obrigado!

Eu uso no meu motor o Mobil Super 20W-50 API SM, ele é o melhor óleo do mercado no segmento base mineral.



Vou procurar por esse na próxima troca pode ter certeza. Assim que meu carro ficar do jeito que eu quero vou mandar as fotos dele.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por Rodox »

david barreto ruiz da silva escreveu:
Rodox escreveu:David, muito obrigado!

Eu uso no meu motor o Mobil Super 20W-50 API SM, ele é o melhor óleo do mercado no segmento base mineral.



Vou procurar por esse na próxima troca pode ter certeza. Assim que meu carro ficar do jeito que eu quero vou mandar as fotos dele.
Combinado!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por Ricardo RCR »

Maravilha Rodox :clapaa: :clapaa: :clapaa:

Seeeeeeeeeeeeeeempre vigilante rsrsrs :good:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por Rodox »

Muito obrigado, Ricardo!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por ZANATTA »

Boa Rodox

no começo eu tinha a opinião do manual... de que era só necessario completar...

mas depois de ver o que o óleo sofre, eu troco com 30.000 ... e do motor entre 4 e 5 mil
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Hora da troca do óleo do câmbio manual

Mensagem por Rodox »

ZANATTA escreveu:Boa Rodox

no começo eu tinha a opinião do manual... de que era só necessario completar...

mas depois de ver o que o óleo sofre, eu troco com 30.000 ... e do motor entre 4 e 5 mil
Obrigado Zanatta!

Mas não se esqueça de levar em conta o tempo... 3 anos para óleo de câmbio e 6 meses para óleo de motor.

Eu mesmo troco óleo de motor a cada 3000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º. A última troca que fiz deu 1.500 km em 6 meses... o óleo já estava escuro. Após a troca senti o motor mais liso e solto.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Cambio”