Cambio Ps ou Px

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Bruno02
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 03 Dez 2015, 21:20
Carro: Gol 85 1.8 Turbo

Cambio Ps ou Px

Mensagem por Bruno02 »

Ola estou em divida ?
Tenho um Gol 1.8 turbo orginal
Turbina .50 carbura 2e estou andando 1k de presso
Gostaria de sabe qual o melhor cambio no meu caso Px Ou Ps ?
Carro de rua ate o momento!
Obrigado desde ja !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por Rodox »

Vai depender da velocidade final que você quiser atingir e da rotação de potência máxima do turbo... creio que 6.000 rpm.

A 6.000 rpm em 5a. marcha o PX (0,73) está a 217 km/h e o PS na 5a. (0,68) está a 233 km/h.

Só que para atingir 233 km/h creio que você vai precisar de uns 250 CV a 6.000 rpm.

Agora se você quiser desempenho de 0 a 100 km/h e não se importar com velocidade final é melhor usar o câmbio do GTS (PV).

Com relação a durabilidade creio que a PS dure mais, pois o giro é mais baixo e a potência de dimensionamento deve ser quase igual a do PV.... uns 100 CV contra 120 CV do PV.

Mas é claro que vai durar muito menos do que um carro sem turbo... afinal eles foram projetados/dimensionados para 85 CV (PX) "se não me engano, pois é de 1.6AP ou 1.6 CHT",100 CV (PS) e 120 CV (PV) e não pra mais que isso.
Editado pela última vez por Rodox em 04 Dez 2015, 11:22, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por bleidao »

O PX é um câmbio com as relações curtas. Usado bastante para quem quer aproveitar o torque. Já o PS é um mais longo.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:Vai depender da velocidade final que você quiser atingir e da rotação de potência máxima do turbo... creio que 6.000 rpm.

A 6.000 rpm em 5a. marcha o PX (0,73) está a 217 km/h e o PS na 5a. (0,68) está a 233 km/h.

Só que para atingir 233 km/h creio que você vai precisar de uns 250 CV a 6.000 rpm.

Agora se você quiser desempenho de 0 a 100 km/h e não se importar com velocidade final é melhor usar o câmbio do GTS (PV).

Com relação a durabilidade creio que a PS dure mais, pois o giro é mais baixo e a potência de dimensionamento deve ser quase igual a do PV.... uns 100 CV contra 120 CV do PV. Mas é claro que vai durar muito menos do que um carro sem turbo... afinal eles foram projetados/dimensionados para 85 CV (PX) "se não me engano, pois é de 1.6AP ou 1.6 CHT",100 CV (PS) e 120 CV (PV) e não pra mais que isso.
Gostei da resposta!

Eu tenho no meu Gol um câmbio PV, que estou retirando e vai entrar o PS. Detalhe... não quero carro para correr. O PS vai deixar o carro mais pesado.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu: Gostei da resposta!

Eu tenho no meu Gol um câmbio PV, que estou retirando e vai entrar o PS. Detalhe... não quero carro para correr. O PS vai deixar o carro mais pesado.
Obrigado! O PS vai ser mais pesado, porém vai ser mais econômico.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por Andre Reis »

Rodox e Bleidao ai falaram tudo!
Eu só no seu caso cogitaria por uma PG dos gol bola 1.6 que não é difícil de achar.

PX

1------------- 38/11---3,45:1-------46 km/h a 6.000 rpm
2------------- 35/18---1,94:1-------82 km/h a 6.000 rpm
3------------- 36/28---1,29:1------123 km/h a 6.000 rpm
4------------- 30/33---0,91:1------174 km/h a 6.000 rpm
5------------- 27/37---0,73:1------217 km/h a 6.000 rpm
ré------------ 38/12---3,17:1
Diferencial---37/09---4,11:1


PS

1------------- 38/11---3,45:1-------46 km/h a 6.000 rpm
2------------- 34/19---1,79:1-------89 km/h a 6.000 rpm
3------------- 34/30---1,13:1------140 km/h a 6.000 rpm
4------------- 29/35---0,83:1------191 km/h a 6.000 rpm
5------------- 26/38---0,68:1------234 km/h a 6.000 rpm
ré------------ 38/12---3,17:1
Diferencial---37/09---4,11:1


PG

1------------- 38/11---3,45:1-------49 km/h a 6.000 rpm
2------------- 35/18---1,94:1-------86 km/h a 6.000 rpm
3------------- 36/28---1,29:1------131 km/h a 6.000 rpm
4------------- 30/33---0,91:1------184 km/h a 6.000 rpm
5------------- 27/37---0,73:1------230 km/h a 6.000 rpm
ré------------ 38/12---3,17:1
Diferencial---35/09---3,89:1
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por bleidao »

A PG é boa...

ela tem as relações curtas com uma quinta longa.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por Rodox »

1. Gráfico do câmbio PS

Imagem



2. Gráfico do câmbio PG

Imagem



3. Gráfico do câmbio PX

Imagem
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por Rodox »

Então a relção da PG é muito parecida com a da PS... fica elas por elas.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por bleidao »

Pouquissima diferença
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por AdrianoSocial »

Oi pessoal!

Aproveitando esse tópico pra perguntar: se eu mudar meu PS para um PV o consumo aumenta muito? Meu carro está fazendo na média 8Km/l em uso misto mas eu não gosto de câmbio longo e agora surgiu uma oportunidade ($$$) de trocar ele.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por Rodox »

Fala Abriano... sumido!

O consumo aumenta, pois é a mesma coisa que se você andasse de 4a. ao invés de 5a... faça um teste... encha o tanque e não coloque a 5a. marcha até acabar o tanque.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por AdrianoSocial »

Rodox escreveu:Fala Abriano... sumido!

O consumo aumenta, pois é a mesma coisa que se você andasse de 4a. ao invés de 5a... faça um teste... encha o tanque e não coloque a 5a. marcha até acabar o tanque.
Dae Rodox!

Mas então, aumenta muito será? Tipo de 8 para 5,5 ou de uns 8 para 7?

A 5ª eu já uso pouco porque empurrar o carro nela só mesmo em longas retas.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por Rodox »

Adriano,

Não sei te dizer quanto, pois nunca fiquei sem usar a 5a... mas eu engato a 5a. no meu a 60 km/h nas retas e descidas. Na subida eu engato a 5a. a uns 70 a 80 km/h.

Vou dar uma saidinha, mas já volto!

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por bleidao »

O consumo aumenta sim. O giro vai subir muito mais rápido e vai ficar amarrado em uma velocidade menor.

Meu Gol está com o PV nele ainda. Consumo de 4 a 4,5 no álcool.

Mas ai... na estrada não tem pra outro. Do mesmo jeito que você joga para ultrapassar, o carro vai.
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por AdrianoSocial »

bleidao escreveu:O consumo aumenta sim. O giro vai subir muito mais rápido e vai ficar amarrado em uma velocidade menor.

Meu Gol está com o PV nele ainda. Consumo de 4 a 4,5 no álcool.

Mas ai... na estrada não tem pra outro. Do mesmo jeito que você joga para ultrapassar, o carro vai.
Nossa, mas aí o consumo é muito alto.
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por Andre Reis »

O meu Gol Bola 1.8 cli cambio PV fazia 9,5 na cidade e 14,0 na estrada na gasolina. O certo é tirar a diferença entre cidade e estrada
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por João Victor AP »

Andre Reis escreveu:O meu Gol Bola 1.8 cli cambio PV fazia 9,5 na cidade e 14,0 na estrada na gasolina. O certo é tirar a diferença entre cidade e estrada
Seu motor do Gol Bola era original ou tinha alguma preparação leve ????
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mar 2013, 01:19
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por Andre Reis »

Era original, todo original.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Cambio Ps ou Px

Mensagem por bleidao »

O meu tem consumo alto porque modifiquei muita coisa nele.
Responder

Voltar para “Cambio”