Refazer o motor em casa. Preciso de ajuda

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
dante500anos
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Dez 2015, 23:21
Carro: Gol BX

Refazer o motor em casa. Preciso de ajuda

Mensagem por dante500anos »

Pessoal, boa noite.

Em primeiro lugar, quero dizer que sou totalmente leigo quanto aos Gol BX. Comprei o meu primeiro para ser escola, e quero ir desenvolvendo para ter outros (quero um copa depois desse), e para aprender e desenvolver trabalhos sozinhos.

Meu carro está numa situação até que confortável. Não está todo detonado e tals. Dá pro gasto.

Acontece que ele tem uma folga no mancal, que faz vazar óleo. Vaza bastante óleo.

Conversei com meu mecânico que mexe nos meus carros, e ele não se anima em fazer manutenção em mecânica a ar. Me cobrou 1500 de manutenção para desmontar e montar o motor, e estimamos um custo de 400~500 de retífica.

Eu acho bem desproporcional, e penso que com esses 1500 de mão de obra eu posso fazer MUITA coisa eu mesmo. Não acredito ser um bicho de sete cabeças.

Com isso, andei lendo aqui no fórum sobre desmontagem do motor e achei esse tópico. Vou seguir os passos ali para tirar o motor do carro. (http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 17&t=37546)

Além disso, quero comprar também um suporte de motor, aqueles que são tipo um carrinho, que a gente consegue trabalhar melhor.

No mais, depois do motor fora do carro, e instalado no carrinho, vou precisar de muita ajuda. Tenho procurado manuais de serviço, lista de apertos, torques, etc, e é claro que vou precisar de quem tem experiência.

Estou aqui para pedir ajuda. O máximo de infos, experiências, materiais, dicas, e o que puderem, por favor, me ajudem.

Conto com vocês!

Abraços e obrigado.

Dante Olivares
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Refazer o motor em casa. Preciso de ajuda

Mensagem por João Victor AP »

Boa noite !

Cara, se você tem um motor Air-Cooled Volkswagen, para você mecher nesse motor vá no YouTube e veja os vídeos do MarceloTonella, lá ele mostra como desmontar o motor, retirar o motor, e tem uma série de vídeos onde ele mostra como fazer uma retífica completa no motor Air-Cooled, (que é o nome original do motor refrigerado a Ar que aqui no Brasil é conhecido como motor Tork).

Aqui está o vídeo da retífica do motor Volkswagen refrigerado a Ar : https://youtu.be/n3TWhktA5K0
Esse é apenas o primeiro vídeo, acho que no total são mais de 15 vídeos, são todos grandes (alguns chegam a 1 hora e meia de vídeo) mas vale a pena assistir.

Sobre tabelas de aperto. Eu tenho vários catálogos e apostilas de manutenção, acredito que também tenho apostila de manutenção do motor Tork, se eu encontrar essa apostila eu itei fazer o Upload em algum site e disponibilizar o Link de Download aqui para você baixar.

Sobre você achar que com R$1.500,00 dá pra fazer muita coisa, acredito que não dê pra fazer muita coisa com Mil e Quinhentos não, mas tudo depende do estado do seu motor e do que é necessáio arrumar.
Caso queira fazer uma manutenção geral, irá ficar mais caro do que mil e quinhentos.
E acredito que desmontar o motor em casa será uma tarefa um pouco complicada, o motor do Fusca é um dos mais complicados para remover o volante do motor, todo mundo que já retirou esse volante dos motores de Fusca, Brasília, Gol BX, sabe o quanto é complicado remover o parafuso do volante.

O Tonella também tem uns 3 vídeos de um BX á Álcool onde ele mostra um BX prata com problemas no carburador, ele troca os dois carbutadores do BX por carburadores niquelados, ele estava usando carburdores para carro a Gasolina, e por consequência não era niquelados e o Álcool corroeu toda a cuba dos carburadores.
Mas ele não troca apenas os carburadores, ele faz outras manutenções no BX, e dá dicas muito legais para quem tem um Golzinho com motor refrigerado a Ar.

Espero ajudar !
Abraço !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Refazer o motor em casa. Preciso de ajuda

Mensagem por bleidao »

Mais um projeto interessante!!! Então, irmão...

Mete a cara. No que puder ir ajudando, vamos lá.

Quero aprender mais também a respeito dos motores Air-Cooled.

Quando puder, posta imagens pra nós.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "AR"”