Dois problemas ao mesmo tempo

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
William D.G.M.
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 28 Jul 2013, 10:16
Carro: Gol 1000 95/95
Localização: Jaraguá do Sul

Dois problemas ao mesmo tempo

Mensagem por William D.G.M. »

Boa tarde galera

Pois é gente, notei que o carro tava fraco e bebendo demais, todo fim de ano limpo o carburador, há vezes que precisa e outras eu limpo apenas por garantia depende onde ando durante o ano, mas enfim depois de exatos 12098 km da retifica segue o link: http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =1&t=33386 , tirei as velas para ver: 1º cilindro normal(um pouco sujo),2º cilindro vela enferrujada :OO , 3º cilindro normal(um pouco sujo),4º cilindro excesso de carvão envolta dos eletrodos. notei também que de amanhã cedo quando ligo o motor trabalha irregular bem fraco e depois funciona quase normal (a lenta fica pipocando quase como se tivesse um comando 288° :lol:), olhando com uma lanterna o 2º cilindro estava cheio de aditivo que uso no radiador...Então, acredito que seja junta queimada e talvez também anéis com folga ou mal colocados pois esta fumando, eu vi o mecânico montando os anéis e estavam corretos, mas com 12 mil km os anéis já estarem danificados é um tanto estranho, notei também a água baixar, a tampinha da tampa de valvula e uma parte da vareta de óleo com uma maionese escura. Falei ontem com o mecânico e ele falou que o motor ta na garantia é só eu levar lá p/ ele ver.Algo a mais nesses sintomas que poderia ser?
Roda 13 BBS [x]
Aerofólio[x]
Insulfilme g20 [x]
Farol de milha amarelo[x]
Farol de neblina[x]
Conversão 1.0 >1.6[x]
Coletor 4x1 cht[ ]
Painel GTS[x]
Xenon 8000k H4-2[x]
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Dois problemas ao mesmo tempo

Mensagem por SCarrilho »

No cht eu não sei mas no ap a maioria das vezes são os retentores de válvula que fazem o carro fumar, é difícil a parte de baixo estragar.... e outra, se tem carbonização o anel pode ter travado e tá passando óleo pra câmara de combustão.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Dois problemas ao mesmo tempo

Mensagem por Rodox »

Acho que queimou a junta de cabeçote. E carbonizar a vela é o que o Scarrilho disse... retentor de válvula estragado.

Você por acaso por ter convertido de 1000cc para 1.600cc, você por acaso forçou demais o motor a ponto de superaquecé-lo?

Pois numa conversão dessas se deve até adaptar todo o sistema de arrefecimento as peças dele caso não sejam iguais (válvula termostática, cebolão, etc), salvo melhor juízo.

Ou então ocorreu algum vazamento de água ou o cebolão ou válvula termostática estava com defeito?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
William D.G.M.
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 28 Jul 2013, 10:16
Carro: Gol 1000 95/95
Localização: Jaraguá do Sul

Re: Dois problemas ao mesmo tempo

Mensagem por William D.G.M. »

Pois então, sempre cuidei da água sempre com aditivo, ainda mais na época da retifica, mas ai sou muito sortudo anéis,retentores e junta em breve vou tirar o cabeçote e ver, mas terei que fazer em casa pois o mecânico me cobraria mesmo que apenas para ver, ele falou até em trinca, mas não sei bem os equipamentos para fazer isso...
Roda 13 BBS [x]
Aerofólio[x]
Insulfilme g20 [x]
Farol de milha amarelo[x]
Farol de neblina[x]
Conversão 1.0 >1.6[x]
Coletor 4x1 cht[ ]
Painel GTS[x]
Xenon 8000k H4-2[x]
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Dois problemas ao mesmo tempo

Mensagem por Rodox »

Um compressimetro apontaria que o cilindro estivesse com problema.

Já o teste de vazão de cilindro apontaria exatamente qual é o problema, como: anéis de segmento quebrados, junta de cabeçote queimada, etc.

Estes dois equipamentos não precisa abrir o motor para fazer o teste, basta tirar as velas do motor e desconectar o cabo da bobina.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Dois problemas ao mesmo tempo

Mensagem por bleidao »

O aditivo na câmara de combustão e a "maionese" na tampa de óleo condenam a junta do cabeçote.

Mas teria que analisar melhor.
Avatar do usuário
William D.G.M.
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 28 Jul 2013, 10:16
Carro: Gol 1000 95/95
Localização: Jaraguá do Sul

Re: Dois problemas ao mesmo tempo

Mensagem por William D.G.M. »

Rodox escreveu:Um compressimetro apontaria que o cilindro estivesse com problema.

Já o teste de vazão de cilindro apontaria exatamente qual é o problema, como: anéis de segmento quebrados, junta de cabeçote queimada, etc.

Estes dois equipamentos não precisa abrir o motor para fazer o teste, basta tirar as velas do motor e desconectar o cabo da bobina.
Isso em qualquer mecânica faz ou seria em Retíficas ?
Roda 13 BBS [x]
Aerofólio[x]
Insulfilme g20 [x]
Farol de milha amarelo[x]
Farol de neblina[x]
Conversão 1.0 >1.6[x]
Coletor 4x1 cht[ ]
Painel GTS[x]
Xenon 8000k H4-2[x]
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Dois problemas ao mesmo tempo

Mensagem por SCarrilho »

teste de vazão consiste em jogar ar dentro do cilindro pelo buraco da vela enquanto as válvulas estão fechadas, aí você vai ver se vai vazar ar pro coletor de admissão, escape ou até pra dentro do bloco.

Teste de compressão você vai fazer parecido mas vai fixar um "relógio" onde vai a vela e vai dar a partida no carro (todos os outros cilindros sem a vela e sem injetar combustível), aí ele vai te dar uma pressão e você consulta na tabela pra ver se está dentro do limite.


O aparelho para fazer o teste de compressão não é caro, eu até o tenho aqui mas o de vazão como precisa de um compressor de ar eu nem penso em pegar.


Ah, e outro detalhe, é interessante que você não ande com o carro vazando água pro cilindro, se o caminho estiver livre ele pode jogar compressão para o sistema de arrefecimento, estourar uma mangueira e cagar tudo de vez.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Dois problemas ao mesmo tempo

Mensagem por Rodox »

William D.G.M. escreveu:
Rodox escreveu:Um compressimetro apontaria que o cilindro estivesse com problema.

Já o teste de vazão de cilindro apontaria exatamente qual é o problema, como: anéis de segmento quebrados, junta de cabeçote queimada, etc.

Estes dois equipamentos não precisa abrir o motor para fazer o teste, basta tirar as velas do motor e desconectar o cabo da bobina.
Isso em qualquer mecânica faz ou seria em Retíficas ?
Não é qualquer mecânico que tem, só os com bom conhecimento sabem da importância dessas ferramentas de diagnóstico, pois alguns mecânicos ou desconhece ou é charlatão ou é mexânico.

Veja como é o teste de vazão de cilindro:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Dois problemas ao mesmo tempo

Mensagem por João Victor AP »

William D.G.M. escreveu:Boa tarde galera

Pois é gente, notei que o carro tava fraco e bebendo demais, todo fim de ano limpo o carburador, há vezes que precisa e outras eu limpo apenas por garantia depende onde ando durante o ano, mas enfim depois de exatos 12098 km da retifica segue o link: http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =1&t=33386 , tirei as velas para ver: 1º cilindro normal(um pouco sujo),2º cilindro vela enferrujada :OO , 3º cilindro normal(um pouco sujo),4º cilindro excesso de carvão envolta dos eletrodos. notei também que de amanhã cedo quando ligo o motor trabalha irregular bem fraco e depois funciona quase normal (a lenta fica pipocando quase como se tivesse um comando 288° :lol:), olhando com uma lanterna o 2º cilindro estava cheio de aditivo que uso no radiador...Então, acredito que seja junta queimada e talvez também anéis com folga ou mal colocados pois esta fumando, eu vi o mecânico montando os anéis e estavam corretos, mas com 12 mil km os anéis já estarem danificados é um tanto estranho, notei também a água baixar, a tampinha da tampa de valvula e uma parte da vareta de óleo com uma maionese escura. Falei ontem com o mecânico e ele falou que o motor ta na garantia é só eu levar lá p/ ele ver.Algo a mais nesses sintomas que poderia ser?
Se o motor está na garantia, leve lá para ele dar uma olhada.

Pelo jeito, se está passando água para o cilindro, tem algum problema no cabeçote ou na junta.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”