Consumo CHT em rodovia

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
SnCLucas
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Jan 2018, 16:54
Carro: Gol CHT 1000 )

Consumo CHT em rodovia

Mensagem por SnCLucas »

Fala galera,

Seguinte, eu tenho um CHT 1000 que está bebendo demais em rodovia (cerca de 8 km/l andando de boa a 80/90km/h), sendo que na cidade ele esta fazendo de 10,5 a 11 km/l. Alguém tem ideia do que pode ser?

OBS: Recentemente troquei as velas,cabos de vela, filtro de combustivel, bomba de combustivel e dei uma geral no carburador.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Consumo CHT em rodovia

Mensagem por Rodox »

Seu carro é a gasolina?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Consumo CHT em rodovia

Mensagem por Rodox »

SnCLucas escreveu:Fala galera,

Seguinte, eu tenho um CHT 1000 que está bebendo demais em rodovia (cerca de 8 km/l andando de boa a 80/90km/h), sendo que na cidade ele esta fazendo de 10,5 a 11 km/l. Alguém tem ideia do que pode ser?

OBS: Recentemente troquei as velas,cabos de vela, filtro de combustivel, bomba de combustivel e dei uma geral no carburador.
Olá,

Parece que seu carro é a gasolina, correto?

Seu carro está gastão mesmo na estrada... mas pela lógica devia ser gastão tanto na estrada quanto na cidade. Como você fez a manutenção toda o meu palpite é verificar:
- ponto de ignição;
- compressão dos cilindros.

Ponto atrasado o carro fica fraco e consome mais combustível que se estivesse no ponto correto. Já a compressão ruim o carro fica gastão e fraco.

Veja no vídeo abaixo como é o teste de compressão de cilindros:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=4wrACgEdhRE[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
SnCLucas
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Jan 2018, 16:54
Carro: Gol CHT 1000 )

Re: Consumo CHT em rodovia

Mensagem por SnCLucas »

Rodox escreveu:Seu carro é a gasolina?
sim
Rodox escreveu:
SnCLucas escreveu:Fala galera,

Seguinte, eu tenho um CHT 1000 que está bebendo demais em rodovia (cerca de 8 km/l andando de boa a 80/90km/h), sendo que na cidade ele esta fazendo de 10,5 a 11 km/l. Alguém tem ideia do que pode ser?

OBS: Recentemente troquei as velas,cabos de vela, filtro de combustivel, bomba de combustivel e dei uma geral no carburador.
Olá,

Parece que seu carro é a gasolina, correto?

Seu carro está gastão mesmo na estrada... mas pela lógica devia ser gastão tanto na estrada quanto na cidade. Como você fez a manutenção toda o meu palpite é verificar:
- ponto de ignição;
- compressão dos cilindros.

Ponto atrasado o carro fica fraco e consome mais combustível que se estivesse no ponto correto. Já a compressão ruim o carro fica gastão e fraco.

Veja no vídeo abaixo como é o teste de compressão de cilindros:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=4wrACgEdhRE[/BBvideo]
Vou pedir pro meu mecânico dar uma olhada pra mim, porque 8km/l em rodovia é triste viu. Outra coisa que esqueci de mencionar é o fato da bobina estar esquentando mais que o normal, mas nao sei se influenciaria tanto no consumo rodoviário.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Consumo CHT em rodovia

Mensagem por Rodox »

Bom dia!

Quanto a bobina esquentar é muito esquisito isso, mas geralmente quando ela superaquece o motor rateia, o que seguramente não é o seu caso.

Esqueci de dizer algumas coisas...

1) Catalizador entupido/saturado aumenta o consumo e o motor perde potência;

2) o filtro de ar é novo ou limpo?

3) óleo do motor está em dia é é o especificado (15W-40) e de marca de renome? Óleo mais grosso como por exemplo 20W-50 gasta mais combustível.

4) Gasolina batizada e a gasolina "formulada" rendem bem menos que uma gasolina refinada. Veja no tópico do link abaixo o que é gasolina "formulada":

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 22&t=39084

Meu carro fazia 13 km/litro de gasolina aditiva da Shell V Power, resolvi mudar de posto devido ao fator preço mais em conta e o consumo subiu para apenas 10 km/litro, tudo indica que esta última gasolina era batizada com solventes, pois fiz o teste da proveta em casa e o teor de etanol deu apenas 15%.

Solventes não se separam da gasolina no teste da proveta e o teor de etanol por lei é de 27%. Voltei a abastecer no posto de confiança e o consumo voltou ao normal.

A título de curiosidade, estou usando a banguela recentemente, mas com prudência lógico!!! . .. mantenho uma grande distância de segurança do carro a frente, tipo a regra dos 3 segundos... e quando era necessário freiar muito, o que foi raro, engrenava a 5a marcha ou até a 4a marcha dependendo do caso.

Então na Rodovia SP 70 (Ayrton Senna) no trajeto que eu fazia a 100 km/h em média com carro sempre engrenado e na subida mantinha os 100 km/h fazia por volta de 12,8 km/litro (gol 1.8 AP 1990 gasolina).

Domingo passado fui eu, minha esposa e minha sogra (e as respectivas bagagens para 2 dias + mais caixa de ferramentas) no mesmo trajeto e a mesma quantidade de pessoas e bagagens, só que agora usando banguela... eu tinha medo de banguela... mas na banguela o carro até perdia a velocidade de 100 km/h para 90 km/h e então eu engrenava a 5a marcha e embalava até 100 km/h novamente e botava a banguela, poucas vezes ele passava dos 100 km/h na banguela. Nas subidas eu mantinha 90 km/h (10 km/h a menos na subida faz uma baita diferença no consumo)... resultado:

16,9 km/litro :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo:

A viagem foi de uma distância de 194,4 km em 2 horas e 15 minutos aproximadamente. Na Rodovia SP 70 a velocidade máxima regulamentada é de 120 km/h. "Ando devagar porque já tive pressa!" :bb:

Por fim, vale a pena ver a reportagem abaixo sobre a vantagem de ter pé leve...

Quanto a velocidade do carro eleva o consumo de combustível

https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro ... mbustivel/

Abraços,

Dados:

- Gol GL 1.8AP ano 1990;
- quilometragem 234.500 km;
- pressão dos pneus calibrado no posto de gasolina com 27 psi;
- gasolina aditivada Shell V Power;
- pneus 175/70 - R13
Editado pela última vez por Rodox em 26 Mar 2018, 13:57, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Consumo CHT em rodovia

Mensagem por bleidao »

Vale lembrar que, na estrada, um carro 1000 andando em alta rotação tende a ser mais beberrão na estrada do que na cidade.
SnCLucas
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Jan 2018, 16:54
Carro: Gol CHT 1000 )

Re: Consumo CHT em rodovia

Mensagem por SnCLucas »

Rodox escreveu:Bom dia!

Quanto a bobina esquentar é muito esquisito isso, mas geralmente quando ela superaquece o motor rateia, o que seguramente não é o seu caso.

Esqueci de dizer algumas coisas...

1) Catalizador entupido/saturado aumenta o consumo e o motor perde potência;

2) o filtro de ar é novo ou limpo?

3) óleo do motor está em dia é é o especificado (15W-40) e de marca de renome? Óleo mais grosso como por exemplo 20W-50 gasta mais combustível.

4) Gasolina batizada e a gasolina "formulada" rendem bem menos que uma gasolina refinada. Veja no tópico do link abaixo o que é gasolina "formulada":

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 22&t=39084

Meu carro fazia 13 km/litro de gasolina aditiva da Shell V Power, resolvi mudar de posto devido ao fator preço mais em conta e o consumo subiu para apenas 10 km/litro, tudo indica que esta última gasolina era batizada com solventes, pois fiz o teste da proveta em casa e o teor de etanol deu apenas 15%.

Solventes não se separam da gasolina no teste da proveta e o teor de etanol por lei é de 27%. Voltei a abastecer no posto de confiança e o consumo voltou ao normal.

A título de curiosidade, estou usando a banguela recentemente, mas com prudência lógico!!! . .. mantenho uma grande distância de segurança do carro a frente, tipo a regra dos 3 segundos... e quando era necessário freiar muito, o que foi raro, engrenava a 5a marcha ou até a 4a marcha dependendo do caso.

Então na Rodovia SP 70 (Ayrton Senna) no trajeto que eu fazia a 100 km/h em média com carro sempre engrenado e na subida mantinha os 100 km/h fazia por volta de 12,8 km/litro (gol 1.8 AP 1990 gasolina).

Domingo passado fui eu, minha esposa e minha sogra (e as respectivas bagagens para 2 dias + mais caixa de ferramentas) no mesmo trajeto e a mesma quantidade de pessoas e bagagens, só que agora usando banguela... eu tinha medo de banguela... mas na banguela o carro até perdia a velocidade de 100 km/h para 90 km/h e então eu engrenava a 5a marcha e embalava até 100 km/h novamente e botava a banguela, poucas vezes ele passava dos 100 km/h na banguela. Nas subidas eu mantinha 90 km/h (10 km/h a menos na subida faz uma baita diferença no consumo)... resultado:

16,9 km/litro :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo:

A viagem foi de Campos do Jordão a São Paulo/SP, uma distância de 194,4 km em 2 horas e 15 minutos aproximadamente. Na Rodovia SP 70 a velocidade máxima regulamentada é de 120 km/h. "Ando devagar porque já tive pressa!" :bb:

Por fim, vale a pena ver a reportagem abaixo sobre a vantagem de ter pé leve...

Quanto a velocidade do carro eleva o consumo de combustível

https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro ... mbustivel/

Abraços,

Dados:

- Gol GL 1.8AP ano 1990 - gasolina - taxa 8,5:1 (original);
- quilometragem 234.500 km;
- bronzinas de biela e mancal STD trocadas por STD também em 2010 aos 190.000 km;
- pressão dos pneus calibrado no posto de gasolina com 27 psi (no meu calibrador de caneta deu 29 psi);
- velas NGK G Power;
- gasolina aditivada Shell V Power - preço pago em Campos do Jordão: R$ 4,45 o litro;
- óleo Valvoline Max Life - semi-sintético - 20W-50 - API SN;
- pneus Goodyear Assurance 175/70 - R13 com apenas 1000 km e 2 meses de uso;
- compressão dos cilindros 160 psi em cada (valor tabelado mín. 147 psi e máx. 175 psi);
- ponto de ignição 12º e o valor no manual do proprietário é de 15º (para cada motor, ano de fabricação e combustível é um valor de ponto de ignição diferente);
- carburador original de fábrica Brosol 2E restaurado, limpado e regulado no Giba Carburadores , São Paulo/SP - Bairro do Ipiranga, em 24/jul/2017 aos 230.000 km.

Site do Giba Carburadores:

http://www.gibacarburadores.com.br/
Atualmente estou usando o óleo 20w50 e tem troca prevista para este mês agora.

Acredito que a qualidade do combustível nao seja o problema, pois de todos os postos que eu testei o que eu abasteço atualmente é o melhor entre eles.

Meu sonho é meu humilde CHT fazendo essa média sua :lol: :lol: :lol:
bleidao escreveu:Vale lembrar que, na estrada, um carro 1000 andando em alta rotação tende a ser mais beberrão na estrada do que na cidade.
Acredito que o giro não esteja tão alto com a velocidade citada, mas um conta giros iria ajudar muito.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Consumo CHT em rodovia

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Atenção:

A parte do texto acima referente a "banguela" foi corrigida no novo tópico do link abaixo com dicas mais precisas e completas:


[DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=39123

:friend:
Editado pela última vez por Rodox em 20 Mar 2018, 14:39, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Consumo CHT em rodovia

Mensagem por Rodox »

SnCLucas escreveu: Acredito que a qualidade do combustível nao seja o problema, pois de todos os postos que eu testei o que eu abasteço atualmente é o melhor entre eles.

Meu sonho é meu humilde CHT fazendo essa média sua :lol: :lol: :lol:
E bota sonho nisso!!! eu não imaginava nem de longe atingir essa marca...

Segundo o site abaixo o seu carro que é ano 1993 faz:
Uso Urbano: 10,9 km/litro;
Uso Rodoviário: 14 km/litro

Fonte:

http://www.carrosnaweb.com.br/fichadeta ... odigo=4298


Obs.: são dados de laboratório e tal, e a teoria é uma e a prática é outra, mas são dados... O meu mesmo (1.8AP 90 Gasolina) o Manual do Proprietário se não me engano diz que faz 15,2 km/litro na estrada.


E vale muito a pena ver o artigo:

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, ASSUNTO COMPLICADO:

http://www.autoentusiastas.com.br/2014/ ... omplicado/

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Consumo CHT em rodovia

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Vale lembrar que, na estrada, um carro 1000 andando em alta rotação tende a ser mais beberrão na estrada do que na cidade.
Isso... CHT 1.0 dependendo de como o motorista dirige, ele tende a beber mais que um CHT 1.6.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”