(DÚVIDA) Quantas horas de viagem o motor aguenta?

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
DaniellMexanico
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Jan 2018, 19:03
Carro: Gol 1.6 CHT

(DÚVIDA) Quantas horas de viagem o motor aguenta?

Mensagem por DaniellMexanico »

Olá para todos! Eu estou com um Gol cht 1.6 gasolina e estou planejando fazer uma viagem muito longa e queria saber não só a velocidade de cruzeiro ideal para fazer um viagem longa e quantas horas de viagem o motor aguenta sem prejudica-lo. Lembrando que o motor está com a manutenção em dia. É que eu não estou acostumado a ir para muito longe com o carro e não sei como vai se comportar.
Então quem estiver experiência para dar umas dicas eu ficaria muito agradecido. :good:
Avatar do usuário
nilocabral
Membro
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 14 Jan 2017, 20:21
Carro: Gol 1.0

Re: (DÚVIDA) Quantas horas de viagem o motor aguenta?

Mensagem por nilocabral »

DaniellMexanico escreveu:Olá para todos! Eu estou com um Gol cht 1.6 gasolina e estou planejando fazer uma viagem muito longa e queria saber não só a velocidade de cruzeiro ideal para fazer um viagem longa e quantas horas de viagem o motor aguenta sem prejudica-lo. Lembrando que o motor está com a manutenção em dia. É que eu não estou acostumado a ir para muito longe com o carro e não sei como vai se comportar.
Então quem estiver experiência para dar umas dicas eu ficaria muito agradecido. :good:
Cara, eu já fiz uma viagem com meu cht 1.0 em 100km/hr uma viagem de 5 horas sem pausa, logo você com 1.6 vai longe :D
Nilo Cabral
Gol 1994/95 CHT 1.0
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: (DÚVIDA) Quantas horas de viagem o motor aguenta?

Mensagem por Rodox »

Olá,

O problema não é quantas horas o carro aguenta, mas o seu estado de conservação. Pois um carro que está baixando o nível da água do radiador e abaixando o nível de óleo com certeza se não parar na hora certa para completar o nível da água e do óleo o motor vai superaquecer podendo queimar junta de cabeçote, empenar cabeçote e até num caso extremo fundir o motor.

Assim o prudente seria fazer uma revisão geral no carro antes de fazer uma longa viagem ou fazer paradas na estrada para checar a água e o óleo do motor.

Eu mesmo com meu Gol 1.8AP ano 1990 - gasolina, com 234.000 km rodados, já fui diversas vezes de São Paulo/SP a Ourinhos/SP pela Rodovia Presidente Castelo Branco (380 km de distância), ia em uma média de 130 km/h só tirava o pé nos radares (o máximo permitido é 120 km/h e consideravamos um erro de velocímetro + tolerância do radar de no máximo 10 km/h). Revezava no volante com meu pai, e só faziamos uma parada no Grall para descansar e comer, a viagem era em torno de 3 horas e 30 minutos.

Há dois meses atrás fui de São Paulo/SP a Cunha/SP (230 km de distância)... foram umas 3 horas de viagem pela Rod. Presidente Dutra a uma média de 110 km/h. Só parei uma vez para descansar e aproveitei e vi o nível da água e do óleo na parada.

Nessa época da viagem a Cunha/SP meu carro baixava 1 dedo de água a cada 400 km e meu carro consome aproximadamente 300 ml a cada 1000 km de óleo 20W-50 Valvoline. Chegando em casa da viagem de Cunha/SP eu fui ao mecânico, pois não sabia de onde era o vazamento de água. E então o mecânico viu que o duto de água que fica ao lado do cabeçote furou, então ele trocou e o motor parou de baixar água.

Mas mesmo com o carro não vazando água e não vazando óleo mesmo assim eu mantenho o hábito antes de pegar estrada checar o nível da água e do óleo, pois como diz o ditado popular: "sempre é melhor prevenir do que remediar".

Sempre é bom ter uma caixa de ferramentas e as seguintes peças sobressalentes:
- 1 (um) cabo de embreagem;
- 1 (um) cabo do acelerador e bucha de encaixe no pedal do acelerador;
- 1 (uma) correia do alternador;
- 1 (um) litro de óleo de motor.

Por fim, antes de abastecer o carro em uma cidade que você não conhece procure perguntar nos restaurastes, hotéis, pousadas do local quais são os melhores postos de combustível, pois assim você escapa da gasolina batizada com solvente, ou com muito etanol. E o etanol também é batizado com solvente e infelizmente também é batizado com água.

Nessa viagem a Cunha/SP eu perguntei para o dono da pousada que eu fiquei hospedado quais eram os melhores postos da cidade, e ele me disse quais eu deveria ir e quais eu deveria ficar bem longe... pois se carro flex... injetado e tal falha após abastecer nesses postos pilantras que batizam combustível imagine um Gol 90 carburado...

E um taxista do meu bairro com etanol batizado perdeu o cabeçote do Colbat ano 2017... ele disse que agora apreendeu que o barato pode sair caro no abastecimento de combustível, e agora só abastece em posto bom. Pois outro indicativo é o preço... combustível barato é sinal de batismo na certa!

Veja o tópico abaixo sobre gasolina "Formulada":

Bomba do ano! :bum: :bum: :bum: :bum: :bum: :bum: :bum: :bum: ANP libera venda de gasolina "formulada"...

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 22&t=39084

Boa viagem! :friend:
Editado pela última vez por Rodox em 05 Mar 2018, 09:40, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: (DÚVIDA) Quantas horas de viagem o motor aguenta?

Mensagem por bleidao »

Se o motor estiver bem regulado, com o óleo e liquido de arrefecimento em dia, você poderá dar a volta ao mundo. Lembrando que tem que andar em velocidade de cruzeiro. Nada de andar com giro muito alto para não forçar.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: (DÚVIDA) Quantas horas de viagem o motor aguenta?

Mensagem por João Victor AP »

Assim como os amigos disseram... se o motor estiver com a manutenção em dia, bem regulado, com óleo e o líquido de arrefecimento no nível correto você poderá andar muuuuuito :D
Avatar do usuário
JedoGolG1
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Mai 2018, 21:03
Carro: Gol G1 Azul Bebe

Re: (DÚVIDA) Quantas horas de viagem o motor aguenta?

Mensagem por JedoGolG1 »

Cara, eu acho que andando com tudo certo, e dando umas paradas que nao custa nada, voce vai bem longe :good:
Gol G1 na rosca, calçado na Pingo d'agua 17"
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: (DÚVIDA) Quantas horas de viagem o motor aguenta?

Mensagem por João Victor AP »

JedoGolG1 escreveu:Cara, eu acho que andando com tudo certo, e dando umas paradas que nao custa nada, voce vai bem longe :good:
Isso ! :good:
Em uma viagem, Motor AP vai longe... desde que esteja com tudo em ordem, e toda manutenção em dia.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”