Gol Cht Dando dor de Cabeca

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Juninho Lutkenhaus
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Dez 2018, 06:32
Carro: Gol Cht 1.6 1993

Gol Cht Dando dor de Cabeca

Mensagem por Juninho Lutkenhaus »

Fala Galera do Clube
Meu carro é um gol cht 1.6 que usa um carburador blfa 30/34 Ja trabalhei em oficinas , sempre que existe algum problema no meu carro eu conserto .
mais esse ta dificil kkkk
Vamos lá primeiramente o carro comecou a falhar esses dias atrs a uma semana e com o pssar dos dias so piorou pensei ser combustivel pois cabo velas rotor tampa do distribuidor sao novos , so as velas e os cabos que tem 3 mil km Bosch e ngk
fiquei achando que poderia ser as juntas do coletor ou alguma outra entrada de ar falso
beleza troquei a junta do coletor junto com veda escape pois fiquei com medo de ter empeno . troquei juntas carburador , baquelite de borracha junta que vai entre o defletor de calor e o coletor etc... mais ai o carro continuou falhando eu fiz isso pq ele oscilava coisa minima na lenta quando colocva ele no ponto que andava bem e ligava facil . e se atrassase a oscilacao sumia blz , ai depois disso tudo ainda falhava fui realizando diagnosticos ste descobrir que o modulo de ignicao estava com defeito ok , mais antes de trocar o modulo de ignicao o carro dava lenta ( estava com a descarga aberta ) lenta top demais , ai fechei a descarga e troquei o modulo problema resolvido o carro aceitava aceleracao mais infelizmente nao dava mais lenta ja fiz varios testes de entrada de ar etc e nada de mudar a aceleracao do carro , ele nao da lenta e quando da ela fica oscilando como se existisse uma entrada de ar monstruosa . mais o carro esta uma beleza para andar.. forte demais . recentemente eu soltei o eixo do segundo estagio e dei uma limpadinha nele fiquei receioso de ser entrada de ar nele , mais pq depois disso com o outro modulo e descarga aberta ele dava lenta ?
sem alguem poder me ajudar fico agradecido
Juninho Lutkenhaus
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Dez 2018, 06:32
Carro: Gol Cht 1.6 1993

Re: Gol Cht Dando dor de Cabeca

Mensagem por Juninho Lutkenhaus »

obs ele dava lenta mesmo depois de ter dado a geral no carburador ... e ter retirado o eixo .
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Gol Cht Dando dor de Cabeca

Mensagem por DanielGT »

Tudo joia?

Como estão os gicles de lenta desse bura, e do primeiro estágio? pode ser que algum dono anterior, n percebeu o problema do módulo, e ou engordou demais (e agora ele está afogando) ou empobreceu demais(e agora ele morre). Isso tem cara de problema no bura. CHT bem mexido anda bem demais ahhahaa
Juninho Lutkenhaus
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Dez 2018, 06:32
Carro: Gol Cht 1.6 1993

Re: Gol Cht Dando dor de Cabeca

Mensagem por Juninho Lutkenhaus »

é o mesmos gicleurs de quando eu comprei ele , faz 1 ano e 2 meses que eu tenho ele , o problema do modulo foi essa semana , mais pq uma peca nova poderia fazer ele afogar ou faltar ?
e o porque da oscilacao sinistra parecendo que tem uma grotesca entrada de ar e dificuldade para dar lenta
a proposito outro modulo poderia estar queimando mais combustibel ?
voce fala que cht anda dms qundo fucam e poem gicleurs grandes demais ???
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol Cht Dando dor de Cabeca

Mensagem por Rodox »

Olá,

O motor pode falhar por principalmente dois motivos:
1. falha no sistema de ignição (alguma das seguintes peças: velas, cabos de vela, tampa do distribuidor, etc);
2. falha no sistema de alimentação (combustível de má qualidade (batizado) ou alguma das seguintes peças: filtro de combustível entupido, carburador entupido, bomba de combustível defeituosa, etc).

Assim creio que seu problema não seja oriundo de sistema de ignição, mas sim do sistema de alimentação. Eu já tive muita dor de cabeça com combustível batizado, sendo que a última vez foi em um posto de gasolina Shell que eu era freguês assíduo a mais de 6 anos, e era o posto mais caro do bairro e na época passou a baratear o custo.

Mudei par o posto mais caro do bairro vizinho (Ipiranga), e o carro voltou a funcionar normalmente. Se eu fosse você mudava para um outro posto de combustível e de preferência o mais caro do bairro. Pois combustível barato é sinal de batismo na certa!

Não entendi direito quando você diz "fechei a descarga"... isso quer dizer que você fechou o retorno do combustível do carburador para o tanque de gasolina?

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Juninho Lutkenhaus
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Dez 2018, 06:32
Carro: Gol Cht 1.6 1993

Re: Gol Cht Dando dor de Cabeca

Mensagem por Juninho Lutkenhaus »

meu amigo , a bomba combustivel é nova .
Ja realizei o teste de pressao esta muito boa.

Velas ngk novas ... com o modulo de ignicao antigo estavam empreteando como se existisse mistura rica , com a troca e teste de dois modulos de ignicao da mesma numeracao e especificacao o carro comecou aceitar aceleracao e ficou uma beleza para andar mas infelizmente nao dava lenta .
e com o modulo antigo ele nao aceitava aceleracao

cabos novos bosch
tampa nova Bosch
rotor novo bosch
bobina nova bosch

( o Ponto que o carro ficava bom para pegar e andar dava uma minima alteracao na lenta , digo antes desse problema aparecer , se atrasasse ele o carro custava pegar e ficava ruim para andar mais nao oscilava.)

O distribuidor esta dancando ....

fiz teste de entrad de ar em todos componentes

Juntas coletor. baquelites do carburador juntas do defçetor de calor entre coletor e carburador trocadas , utilizei ate silicone black por medo de empeno.

joguei wd em tudo e nada de mudar a aceleracao

deixei ele super acelerado com o modulo novo , ele oscilava muito e quase morria como se existisse uma entrada de ar monstruosa , como combustivel poderia mudar o comportamento com a mudanca de modulo ? nao faz sentido ...

Descarga aberta era a conexao do escape ao coletor

Meu carburador nao possui retorno , simplismente ele nao consegue queimar na alta o combustivel com modulo antigo e da lenta , mais com o novo aceita aceleracao na alta , queima o combustivel mais nao da lenta e fica aparecendo ter entrada de ar falsa. ja troquei outra bobina ja fiz varios testes , nivel de boia perfeito quando aciona o segundo estagio alimenta normalmente carro estava redondinho na alta . mais sem lenta

combustivel foi posto outro
Juninho Lutkenhaus
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Dez 2018, 06:32
Carro: Gol Cht 1.6 1993

Re: Gol Cht Dando dor de Cabeca

Mensagem por Juninho Lutkenhaus »

com a descarga " aberta " ele tinha maior facilidade para dar lenta. lenta de por em filme kkkkk

peguei um distribuidor emprestado para testar , mais aguardo seu retorno , agora que consegui me expresssr melhor

motor nao bate nem fuma.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Gol Cht Dando dor de Cabeca

Mensagem por DanielGT »

Juninho Lutkenhaus escreveu:é o mesmos gicleurs de quando eu comprei ele , faz 1 ano e 2 meses que eu tenho ele , o problema do modulo foi essa semana , mais pq uma peca nova poderia fazer ele afogar ou faltar ?
e o porque da oscilacao sinistra parecendo que tem uma grotesca entrada de ar e dificuldade para dar lenta
a proposito outro modulo poderia estar queimando mais combustibel ?
voce fala que cht anda dms qundo fucam e poem gicleurs grandes demais ???
Os mesmos de quando vc comprou ele, isso não significa que são os certos! entende? pode ser que por ter tido problemas em distribuição e outras coisas, o mexanico e dono antigos gambiarraram mexendo no carburador. Só confere quais estão e compara com a tabela, se estiver errado coloca igual a tabela.

LINK DE TABELA CHT BLFA
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol Cht Dando dor de Cabeca

Mensagem por Rodox »

Juninho Lutkenhaus escreveu: "...deixei ele super acelerado com o modulo novo , ele oscilava muito e quase morria como se existisse uma entrada de ar monstruosa , como combustivel poderia mudar o comportamento com a mudanca de modulo ? nao faz sentido ..."
Juninho Lutkenhaus,

Como dito acima por Daniel GT, que pode ocorrer que os giglês que estão no seu carro estejam fora do especificado, logo a mistura pode estar rica ou pobre. Da mesma maneira combustível de má qualidade a mistura fica pobre. Assim faz sentido sim combustível de má qualidade causar falhas na marcha-lenta.

Vale lembrar que se o carburador for calibrado (uso de giclês) para trabalhar por exemplo com gasolina batizada com 35% etanol, através de giglês com vazão de combustível maior que o especificado na tabela de referência de carburação, se usar uma gasolina de qualidade com 27% de etanol a mistura vai ficar rica o que pode causar falhas no funcionamento do motor, em especial nas acelerações e retomadas de velocidade.

Assim como também poderá ocorrer falha de marcha-lenta e no funcionamento do motor se este carburador do exemplo for calibrado para usar gasolina batizada com 35% de etanol e você abastecer com gasolina batizada com 45% de etanol, por exemplo, ficando porém neste caso a mistura pobre.

Vale lembrar que para motores carburados movidos a etanol, o etanol pode ser batizado com água... quanto pior o etanol mais água ele tem... fica aguado e com mistura pobre, causando os mesmos problemas que os relacionados acima para motores carburados a gasolina.

Desta maneira, quem diz qual é o giglê correto para o seu carro é a qualidade do combustível que você usa. Por fim, se você mudou de posto, mas foi para outro de preço igual é como trocar seis por meia dúzia.

E com relação aos módulos de ignição tenho uma opinião: apenas um deles está funcionando perfeitamente ou nenhum dos dois está funcionando corretamente. Qual deles é o defeituoso é difícil saber, deveria ser feita uma análise com osciloscópio, salvo melhor juízo.

Mas na minha opinião o mais novo seria o perfeito... desde que ele seja projetado para seu veículo e seja novo em folha, e de preferência que seja da marca Bosch. Pois o original de fábrica do seu carro era Bosch na época que ele era 0 km, me corrijam aí se eu estiver errado!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol Cht Dando dor de Cabeca

Mensagem por Rodox »

Em complemento veja no link abaixo o vídeo sobre:

O Que É Osciloscópio e Transdutor?

https://www.youtube.com/watch?v=siDVvB98ZCY
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”