Motor Travado

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Vedovato
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Jun 2019, 15:38
Carro: Gol GL 91 1.8 Gas

Motor Travado

Mensagem por Vedovato »

Fala Galera, tudo certo?

Antes de eu abrir este novo tópico pesquisei no fórum porém não encontrei nada sobre. Se eu estou enxergando mal, os moderadores me desculpem, se precisar excluam. :D
Seguinte, eu nem fiz a apresentação do meu quadrado aqui no fórum ainda e ele já tá na oficina novamente rsrs. infelizmente. :lol:

Ontem feriadão peguei uma estrada vazia e decidi esticar o AP 1.8 (gasolina) pra ver como se comporta. Já estava na temperatura normal de trabalho, e com apenas 3 km rodados na alta rpm (4, 5 mil no máx.) ouvi como se ele estivesse engazopado e na hora caiu para 3 mil e a luz do óleo ascendeu (intermitente, não tão forte, mas ascendeu). Já coloquei em ponto morto e lenta, deu 5 segundos de lenta anormal (abaixo) e morreu. Parei no acostamento, liguei novamente e o barulho de válvulas batendo era enorme. Desliguei rápido.

Abri o capô, mas nada anormal no cofre. Sim, o óleo estava ok na vareta, verifico sempre antes da aventura.
Após uns 20 min parado tentei ligá-lo novamente, porém só girou meia volta e o motor de partida não tem forças.

>guincho.

Levei ao mecânico, que já tinha andado no carro e trocou embreagem/caixa de direção para mim, comentou que o motor estava bala até então. Ele tentou girar direto no vira, porém o Apzão está travado, segundo ele.
Deixei lá e vim para o trampo rsrs A tarde passarei para saber o que houve e compartilho aqui com vocês, pois vai que tem alguém na mesma situação...

Gostei da interação do pessoal aqui no fórum e o xodó que cada um tem com seu quadrado e como recebem um novo membro! :bb:
Abraços.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Motor Travado

Mensagem por Rodox »

Olá, Vedovato!

Seja bem vindo!

Acho que o seu motor fundiu. Qual era a marcha e qual era a velocidade você estava quando quebrou?

Tenho duas hipóteses:

1a) Você tem contagiros? Pois se não, teoricamente talvez você passou de 6.000 rpm, e forçou o motor.

2a) O motor já estava desgastado e não aguentou o pau. E este desgaste pode ter sido devido a alta quilometragem, em caso negativo devido ao mau uso e/ou má manutenção dos donos anteriores, salvo melhor juízo.

Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 21 Jun 2019, 16:50, em um total de 3 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Motor Travado

Mensagem por Rodox »

Só pra ilustrar... veja o vídeo da moto cb 750cc travado o motor em alto giro:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=I_3eRUkWG4U[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Vedovato
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Jun 2019, 15:38
Carro: Gol GL 91 1.8 Gas

Re: Motor Travado

Mensagem por Vedovato »

Fala Rodox,
Obrigado pelas boas vindas. :bb:

Ele tem tacômetro sim, inclusive como mencionei, no exato momento eu estava de olho nele aos constantes 4,5 / 5 mil RPM no máximo, e na hora do barulho, reduziu para 3 mil.
Vi algo na internet e com alguns amigos que existe a chance de o óleo ter "colado" no sistema com a bomba fraca. Seria possível também?
Eu estava a +/- 145 km/h em 5a marcha com pé no fundo. Carburador provavelmente mal regulado.

A segunda hipótese eu acredito ser muito próxima, porém não tenho como afirmar, pois há um outro mistério nesse Apzão: ele está com bura de álcool (2E Brosol), cabeçote brilhando e no doc está à gasolina. Alguns detalhes me fazem questionar se já não foi projeto turbão :find: e isso só reforçaria a teoria do mal uso por conta dos antigos donos.

Abraços. :good:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Motor Travado

Mensagem por Rodox »

Fala amigo!

Então se você está desconfiado que o seu carro era turbinado então é por era... faz quanto tempo e quantos km que você comprou esse carro?

Esse lace da bomba de óleo acho que é pouco provável... na dúvida mande o mecânico dar uma verificada na bomba de óleo.

Abraços, :bye:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Motor Travado

Mensagem por Rodox »

Agora lembrei que as vezes a bomba é condenada indevidamente sendo que a baixa pressão de óleo é culpa do desgaste (folgas excessivas) do motor. Veja o vídeo abaixo que mostra como diagnosticar uma bomba defeituosa:

https://www.youtube.com/watch?v=rqfMAT1QmV8
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Vedovato
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Jun 2019, 15:38
Carro: Gol GL 91 1.8 Gas

Re: Motor Travado

Mensagem por Vedovato »

Rodox,

Comprei ele faz 1 mês de um amigo, que andava com ele só no fds pra curtir, mas ele não modificou nada desde o dono anterior, somente fez troca de filtros, mangueiras, óleo, etc. Ele tem 146.500 rodados no painel. Me intriga como tem uma galera que coloca o famoso kit padaria nos originais bem rodados e ainda aguenta algumas puxadas, e o meu arriou original e ainda mal regulado. :lok:

Muito legal esse canal. Tenho noção básica do básico sobre a mecânica no geral, então vai ser um bom agregado, valeu!
Amanhã vou falar para o mecânico verificar também a bomba de óleo, mais por desencargo.

Abraços, bom fds!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Motor Travado

Mensagem por Rodox »

Fala amigo!

O Orágio é um excelente professor!

Tenha um ótimo final de semana você também!

Abraços, :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Vedovato
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Jun 2019, 15:38
Carro: Gol GL 91 1.8 Gas

Re: Motor Travado

Mensagem por Vedovato »

Fala galera! Tudo certo?

Trouxe notícias.

O mecânico me ligou hoje e primeiramente me perguntou se eu havia mexido no carburador ou no filtro de ar que está lá. Eu não mexi e informei isso a ele. O lance de ele me perguntar isso e ocorrer tudo para este tópico foi uma maldita porca do carburador que pulou pra dentro do motor!
Isso pode explicar muito a perda de potência e o barulho de "engasopado" que fez no momento, bem como a luz de óleo ascender em lenta pela porca querer travar o ciclo normal e reduzir a pressão (que susto).
Não estourou nada nem riscou camisa. A porca já foi removida e agora é só montar de volta e curtir o bixo. :relax:

Abraços! :bb:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Motor Travado

Mensagem por Rodox »

Que maravilha! :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:

Não sabia que porca do carburador fazia isso. É bom então a gente sempre conferir o aperto delas periodicamente.

Abraços, :bye:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Motor Travado

Mensagem por bleidao »

Vedovato escreveu:Fala galera! Tudo certo?

Trouxe notícias.

O mecânico me ligou hoje e primeiramente me perguntou se eu havia mexido no carburador ou no filtro de ar que está lá. Eu não mexi e informei isso a ele. O lance de ele me perguntar isso e ocorrer tudo para este tópico foi uma maldita porca do carburador que pulou pra dentro do motor!
Isso pode explicar muito a perda de potência e o barulho de "engasopado" que fez no momento, bem como a luz de óleo ascender em lenta pela porca querer travar o ciclo normal e reduzir a pressão (que susto).
Não estourou nada nem riscou camisa. A porca já foi removida e agora é só montar de volta e curtir o bixo. :relax:

Abraços! :bb:

Confesso que estava meio assustado quando comecei a ler o tópico.

Agora me sinto mais aliviado. Ainda bem que tenho o costume de ler todos os comentários. kk

Então... primeiramente bem vindo ao fórum.

Coisas como essas acontecem, mas podem ser evitadas quando feita a manutenção preventiva.

Por pouco não riscou a camisa ou quebrou o pistão... ou qualquer outra coisa ruim.
Vedovato
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Jun 2019, 15:38
Carro: Gol GL 91 1.8 Gas

Re: Motor Travado

Mensagem por Vedovato »

Fala galera,

Então, a porca que soltou aparentemente é de um dos prisioneiros do carburador, eu não sei ao certo. Como disse, sou bem leigão na mecânica. Sei o básico e só. rsrsrs
Pois bem, me digam o que vocês acham: https://drive.google.com/file/d/1_SedDF ... sp=sharing
O menino já tá montado e tá andando que é uma beleza.

Abraços :bb:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Motor Travado

Mensagem por bleidao »

Vedovato escreveu:Fala galera,

Então, a porca que soltou aparentemente é de um dos prisioneiros do carburador, eu não sei ao certo. Como disse, sou bem leigão na mecânica. Sei o básico e só. rsrsrs
Pois bem, me digam o que vocês acham: https://drive.google.com/file/d/1_SedDF ... sp=sharing
O menino já tá montado e tá andando que é uma beleza.

Abraços :bb:
Eita... o que foi embora foi porca com prisioneiro e tudo! KKKKKKKKKKKK

Menos mal que foi apenas esse o problema. Fico muito feliz com isso.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Motor Travado

Mensagem por Rodox »

Maravilha! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”