Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura baix
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Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura baix
Fala galera, tudo jóia!?
Poderiam tirar uma dúvida por favor, acabei fazendo o motor completo do meu gol quadrado 1.8 AP GL, o cabeçote que eu tinha não dava mais retifica e acabei comprando um na própria retifica mesmo. Enfim, estou dando os primeiros 1.000km ainda (Já andei 80km) e andei percebendo que o sensor de temperatura não está chegando no centro, quando ele chega no barquinho já é acionado a ventoinha e pelo que pude ver embaixo do carro o mecânico não trocou o cebolão.
Como vcs podem ver na imagem abaixo: ( Subiu um pouco só a temperatura quando eu estava na rodovia, chegou quase no meio do barco)
A temperatura não está passando disso. Foi colocado aditivo também, será que o mecânico não misturou água? E por isso está assim?
Pelo que pesquisei o ideal é o marcador ficar no centro neh, que é 90°C...
Poderiam me ajudar nisso? Obrigado!
Poderiam tirar uma dúvida por favor, acabei fazendo o motor completo do meu gol quadrado 1.8 AP GL, o cabeçote que eu tinha não dava mais retifica e acabei comprando um na própria retifica mesmo. Enfim, estou dando os primeiros 1.000km ainda (Já andei 80km) e andei percebendo que o sensor de temperatura não está chegando no centro, quando ele chega no barquinho já é acionado a ventoinha e pelo que pude ver embaixo do carro o mecânico não trocou o cebolão.
Como vcs podem ver na imagem abaixo: ( Subiu um pouco só a temperatura quando eu estava na rodovia, chegou quase no meio do barco)
A temperatura não está passando disso. Foi colocado aditivo também, será que o mecânico não misturou água? E por isso está assim?
Pelo que pesquisei o ideal é o marcador ficar no centro neh, que é 90°C...
Poderiam me ajudar nisso? Obrigado!
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
O carro está com a válvula termostática?
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Creio que esteja sim, é possivel ver se ela está instalada sem retirar todo o aditivo/água? Mas acho que esteja sim.SCarrilho escreveu:O carro está com a válvula termostática?
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Não é ideal ficar andando com essa temperatura que está na foto neh galera?
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Cara, a princípio tem que tirar sim. Teu carro é gasolina ou álcool? Como está o consumo?mtsalcova escreveu:Creio que esteja sim, é possivel ver se ela está instalada sem retirar todo o aditivo/água? Mas acho que esteja sim.SCarrilho escreveu:O carro está com a válvula termostática?
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Pelo visto precisa tirar sim, acabei de ver esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KaXypO9jZH4SCarrilho escreveu:Cara, a princípio tem que tirar sim. Teu carro é gasolina ou álcool? Como está o consumo?mtsalcova escreveu:Creio que esteja sim, é possivel ver se ela está instalada sem retirar todo o aditivo/água? Mas acho que esteja sim.SCarrilho escreveu:O carro está com a válvula termostática?
Verifiquei embaixo do motor e a Cebolão não está com cara de novo, só se na hora de toda a montagem (pois o motor foi retificado inteiro) o cara colocou outro cebolão, ainda hoje entrarei em contato com ele pra ver se foi colocado a valvula e se foi trocado o cebolão por algum outro que não seja entre 87º ~ 92º C, pois meu carro é álcool.
O consumo não faço ideia ainda como está haha, preciso encher o tranque e medir, acabou de sair da retifica neh, aí deu essa zica agora, estou com receio de sair andar com ele nessa situação... hahah
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
E caso tenha a válvula termostática em 87ºC + o cebolão correto pro carro a alcool que é de 87 ~ 92º C, o que poderia ser que esteja ocasionando essa temperatura baixa e acionamento da ventoinha bem cedo? Talvez o painel esteja marcando errado tbm?
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Se o teu carro é álcool e tá funcionando normal, sem engasgar nem nada eu diria que tá marcando errado. Se a temperatura realmente estivesse baixa o carro ia ficar um lixo, po, eu lembro que quando o meu carro era a álcool só o fato daqueles caninhos que vão embaixo do coletor estarem entupidos o carro nunca acertava a lenta, que dirá o motor todo gelado.
E não tem porque o cara trocar o cebolão, só se você pedisse, pelo menos eu nunca vi trocar sensor nenhum que estivesse funcionando em retífica.
O sensor de temperatura do painel fica naquele T que pega duas mangueiras no cabeçote, geralmente é o debaixo com uma bolachinha pra encaixar, pede pra alguém ir dentro do carro, desencaixa o fio e encosta na carcaça do motor e vê se ele ta indo lá em cima como se o carro estivesse fervendo. Se sim, dá uma limpada ali no contato do sensor e do encaixe e vê se a temperatura marca certo.
E não tem porque o cara trocar o cebolão, só se você pedisse, pelo menos eu nunca vi trocar sensor nenhum que estivesse funcionando em retífica.
O sensor de temperatura do painel fica naquele T que pega duas mangueiras no cabeçote, geralmente é o debaixo com uma bolachinha pra encaixar, pede pra alguém ir dentro do carro, desencaixa o fio e encosta na carcaça do motor e vê se ele ta indo lá em cima como se o carro estivesse fervendo. Se sim, dá uma limpada ali no contato do sensor e do encaixe e vê se a temperatura marca certo.
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
SCarrilho escreveu:Se o teu carro é álcool e tá funcionando normal, sem engasgar nem nada eu diria que tá marcando errado. Se a temperatura realmente estivesse baixa o carro ia ficar um lixo, po, eu lembro que quando o meu carro era a álcool só o fato daqueles caninhos que vão embaixo do coletor estarem entupidos o carro nunca acertava a lenta, que dirá o motor todo gelado.
E não tem porque o cara trocar o cebolão, só se você pedisse, pelo menos eu nunca vi trocar sensor nenhum que estivesse funcionando em retífica.
O sensor de temperatura do painel fica naquele T que pega duas mangueiras no cabeçote, geralmente é o debaixo com uma bolachinha pra encaixar, pede pra alguém ir dentro do carro, desencaixa o fio e encosta na carcaça do motor e vê se ele ta indo lá em cima como se o carro estivesse fervendo. Se sim, dá uma limpada ali no contato do sensor e do encaixe e vê se a temperatura marca certo.
Cara, aparentemente deve ser o sensor mesmo. Bom, fiz o que vc falou, parece que tinha uma gota de oleo bem no meio do encaixe do fio, aí acabei lixando um pouco e limpei com papel higiênico, limpei o sensor tbm. Enfim, já tinha dado partida a algumas horas atras, aí liguei agora e demorou pra aquecer no painel, pelo tempo que está aqui (está bem quente) era pra ter esquentado rápido, está meio estranho mesmo... E ainda não marcou certo, parou exatamente como está na foto e acionou a ventoinha...
Olha o estado do encaixe:
Eu só não fiz o teste de colocar ele na carcaça do motor pra ver se a temperatura sobe muito no painel, não tem chances de ocasionar nada neh? kkk
Seria ideal levar na auto eletrica e mudar esse conector? colocar um novo...
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Esse conector aí é comum, vc pode comprar ele em loja de componentes eletrônicos ou até onde onde instala som de carro e trocar em casa mesmo.
Você pode comprar uma escovinha dessas aqui e passar no sensor para tirar qualquer crosta de sujeira que estiver por cima dele
E não vai dar problema nenhum encostar o encaixe do sensor na carcaça, você só vai simular uma resistência baixa assim como se o carro estivesse quente.
E repito, se teu carro estivesse rodando frio ele ficaria muito ruim pra andar por ser a álcool, além de beberrão!
Outra coisa que pensei aqui, dá uma olhada pra ver se não tem nenhuma emenda no fio, ela pode estar dando mau contato também.
Você pode comprar uma escovinha dessas aqui e passar no sensor para tirar qualquer crosta de sujeira que estiver por cima dele
E não vai dar problema nenhum encostar o encaixe do sensor na carcaça, você só vai simular uma resistência baixa assim como se o carro estivesse quente.
E repito, se teu carro estivesse rodando frio ele ficaria muito ruim pra andar por ser a álcool, além de beberrão!
Outra coisa que pensei aqui, dá uma olhada pra ver se não tem nenhuma emenda no fio, ela pode estar dando mau contato também.
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
SCarrilho escreveu:Esse conector aí é comum, vc pode comprar ele em loja de componentes eletrônicos ou até onde onde instala som de carro e trocar em casa mesmo.
Você pode comprar uma escovinha dessas aqui e passar no sensor para tirar qualquer crosta de sujeira que estiver por cima dele
E não vai dar problema nenhum encostar o encaixe do sensor na carcaça, você só vai simular uma resistência baixa assim como se o carro estivesse quente.
E repito, se teu carro estivesse rodando frio ele ficaria muito ruim pra andar por ser a álcool, além de beberrão!
Outra coisa que pensei aqui, dá uma olhada pra ver se não tem nenhuma emenda no fio, ela pode estar dando mau contato também.
Entendi, o que reparei é que quando estou em marchas baixas como 2 e 3º, e subo a rotação e depois reduzo o carro pra passar numa lombada por exemplo, ele dá uns trancos meio estranho sabe, como se tivesse alguém apertando o freio e tirando, apertando e tirando... porém não é muito e talvez seja o carburador que ñ está 100% regulado. Pelo que tenho notado, ñ tem falhado não, pisou, ele responde normal...
Enfim, vou levar na auto eletrica amanhã e aproveito pra ficar de olho nessas questões,
Aparentemente não tem nenhuma remenda não, será que na auto eletrica eles conseguem ver a temperatura atual do motor com algum equipamento?
muito obrigado pela ajuda cara!! ajudou bastante, valeu msm!
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Para ele verificar a temperatura só com um termômetro infra vermelho ou então um de contato no bloco do motor, depois coloca aí a resposta se o eletricista achou alguma coisa errada.
Gravei um vídeo aqui mostrando o teste que falei para você fazer:
[BBvideo 560,340]https://youtu.be/b1Pf6-ORvAA[/BBvideo]
Gravei um vídeo aqui mostrando o teste que falei para você fazer:
[BBvideo 560,340]https://youtu.be/b1Pf6-ORvAA[/BBvideo]
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
SCarrilho escreveu:Para ele verificar a temperatura só com um termômetro infra vermelho ou então um de contato no bloco do motor, depois coloca aí a resposta se o eletricista achou alguma coisa errada.
Gravei um vídeo aqui mostrando o teste que falei para você fazer:
[BBvideo 560,340]https://youtu.be/b1Pf6-ORvAA[/BBvideo]
Show!! entendi, por acaso vc esquentou o carro antes? meio óbvio neh, pra subir o ponteiro... hahaha ou nem precisa?
obrigado pelo video cara!
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Não precisa o carro estar quente, na real o carro estava desligado desde sexta feira e a única coisa que fiz foi virar a chave sem dar partida.
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Cara, acabei de fazer o teste!SCarrilho escreveu:Não precisa o carro estar quente, na real o carro estava desligado desde sexta feira e a única coisa que fiz foi virar a chave sem dar partida.
O ponteiro está medindo normal, pedi pro meus familiares ficarem olhando pra mim, tirei o cabo e encostei no cabeçote e o medidor foi até a 1º bolinha na direita (como na foto que enviei do meu painel) após o barquinho do óleo, pois depois eu retirei... igual vc no video.
Ou seja, então está medindo certo... meu carro que está rodando em temperaturas abaixo de 90ºC mesmo? :/
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Amigo,
Ou seu carro está sem a válvula termostatica ou ela travou aberta ou o cebolão está errado.
Para saber se está com a válvula vai ter que tirar a tampa da válvula, e para saber se ela está funcionando direito tem que fazer o teste na panela com água ou usar um termômetro de infravermelho como disse o colega acima.
Ou seu carro está sem a válvula termostatica ou ela travou aberta ou o cebolão está errado.
Para saber se está com a válvula vai ter que tirar a tampa da válvula, e para saber se ela está funcionando direito tem que fazer o teste na panela com água ou usar um termômetro de infravermelho como disse o colega acima.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Entendi! Então nem é problema de elétrica, vou ver de levar no mecânico, obrigado cara!Rodox escreveu:Amigo,
Ou seu carro está sem a válvula termostatica ou ela travou aberta ou o cebolão está errado.
Para saber se está com a válvula vai ter que tirar a tampa da válvula, e para saber se ela está funcionando direito tem que fazer o teste na panela com água ou usar um termômetro de infravermelho como disse o colega acima.
Aproveitando que terei que esvaziar a água/aditivo, qual o aditivo que vcs utilizam? E colocam 2 litros mesmo e depois preenche com água?
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Veja eu testando as válvulas na panela:
Foto 1 - válvula fechada a 20ºC
Foto 2 - válvula aberta a 100ºC
Foto 1 - válvula fechada a 20ºC
Foto 2 - válvula aberta a 100ºC
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Foto do alojamento da válvula termostástica:
Foto da tampa da válvula que eu quebrei por excesso de aperto:
Foto da tampa da válvula que eu quebrei por excesso de aperto:
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura
Tenho minhas dúvidas se de fato é a termostática, carro a álcool quando roda gelado fica um lixo. Mas infelizmente só abrindo pra saber.
Eu uso um frasco de radiex concentrado e completo o resto com água.
E o teste do painel é pra ver se o ponteiro está funcionando e indo até o final do curso, isso não quer dizer que ele está calibrado.
Eu uso um frasco de radiex concentrado e completo o resto com água.
E o teste do painel é pra ver se o ponteiro está funcionando e indo até o final do curso, isso não quer dizer que ele está calibrado.