Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura baix

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mtsalcova
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Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura baix

Mensagem por mtsalcova »

Fala galera, tudo jóia!?

Poderiam tirar uma dúvida por favor, acabei fazendo o motor completo do meu gol quadrado 1.8 AP GL, o cabeçote que eu tinha não dava mais retifica e acabei comprando um na própria retifica mesmo. Enfim, estou dando os primeiros 1.000km ainda (Já andei 80km) e andei percebendo que o sensor de temperatura não está chegando no centro, quando ele chega no barquinho já é acionado a ventoinha e pelo que pude ver embaixo do carro o mecânico não trocou o cebolão.

Como vcs podem ver na imagem abaixo: ( Subiu um pouco só a temperatura quando eu estava na rodovia, chegou quase no meio do barco)
Imagem

A temperatura não está passando disso. Foi colocado aditivo também, será que o mecânico não misturou água? E por isso está assim?

Pelo que pesquisei o ideal é o marcador ficar no centro neh, que é 90°C...

Poderiam me ajudar nisso? Obrigado!
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SCarrilho
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por SCarrilho »

O carro está com a válvula termostática?
mtsalcova
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por mtsalcova »

SCarrilho escreveu:O carro está com a válvula termostática?
Creio que esteja sim, é possivel ver se ela está instalada sem retirar todo o aditivo/água? Mas acho que esteja sim.
mtsalcova
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por mtsalcova »

Não é ideal ficar andando com essa temperatura que está na foto neh galera?
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SCarrilho
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por SCarrilho »

mtsalcova escreveu:
SCarrilho escreveu:O carro está com a válvula termostática?
Creio que esteja sim, é possivel ver se ela está instalada sem retirar todo o aditivo/água? Mas acho que esteja sim.
Cara, a princípio tem que tirar sim. Teu carro é gasolina ou álcool? Como está o consumo?
mtsalcova
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por mtsalcova »

SCarrilho escreveu:
mtsalcova escreveu:
SCarrilho escreveu:O carro está com a válvula termostática?
Creio que esteja sim, é possivel ver se ela está instalada sem retirar todo o aditivo/água? Mas acho que esteja sim.
Cara, a princípio tem que tirar sim. Teu carro é gasolina ou álcool? Como está o consumo?
Pelo visto precisa tirar sim, acabei de ver esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KaXypO9jZH4

Verifiquei embaixo do motor e a Cebolão não está com cara de novo, só se na hora de toda a montagem (pois o motor foi retificado inteiro) o cara colocou outro cebolão, ainda hoje entrarei em contato com ele pra ver se foi colocado a valvula e se foi trocado o cebolão por algum outro que não seja entre 87º ~ 92º C, pois meu carro é álcool.

O consumo não faço ideia ainda como está haha, preciso encher o tranque e medir, acabou de sair da retifica neh, aí deu essa zica agora, estou com receio de sair andar com ele nessa situação... hahah
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por mtsalcova »

E caso tenha a válvula termostática em 87ºC + o cebolão correto pro carro a alcool que é de 87 ~ 92º C, o que poderia ser que esteja ocasionando essa temperatura baixa e acionamento da ventoinha bem cedo? Talvez o painel esteja marcando errado tbm?
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SCarrilho
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por SCarrilho »

Se o teu carro é álcool e tá funcionando normal, sem engasgar nem nada eu diria que tá marcando errado. Se a temperatura realmente estivesse baixa o carro ia ficar um lixo, po, eu lembro que quando o meu carro era a álcool só o fato daqueles caninhos que vão embaixo do coletor estarem entupidos o carro nunca acertava a lenta, que dirá o motor todo gelado.

E não tem porque o cara trocar o cebolão, só se você pedisse, pelo menos eu nunca vi trocar sensor nenhum que estivesse funcionando em retífica.

O sensor de temperatura do painel fica naquele T que pega duas mangueiras no cabeçote, geralmente é o debaixo com uma bolachinha pra encaixar, pede pra alguém ir dentro do carro, desencaixa o fio e encosta na carcaça do motor e vê se ele ta indo lá em cima como se o carro estivesse fervendo. Se sim, dá uma limpada ali no contato do sensor e do encaixe e vê se a temperatura marca certo.
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por mtsalcova »

SCarrilho escreveu:Se o teu carro é álcool e tá funcionando normal, sem engasgar nem nada eu diria que tá marcando errado. Se a temperatura realmente estivesse baixa o carro ia ficar um lixo, po, eu lembro que quando o meu carro era a álcool só o fato daqueles caninhos que vão embaixo do coletor estarem entupidos o carro nunca acertava a lenta, que dirá o motor todo gelado.

E não tem porque o cara trocar o cebolão, só se você pedisse, pelo menos eu nunca vi trocar sensor nenhum que estivesse funcionando em retífica.

O sensor de temperatura do painel fica naquele T que pega duas mangueiras no cabeçote, geralmente é o debaixo com uma bolachinha pra encaixar, pede pra alguém ir dentro do carro, desencaixa o fio e encosta na carcaça do motor e vê se ele ta indo lá em cima como se o carro estivesse fervendo. Se sim, dá uma limpada ali no contato do sensor e do encaixe e vê se a temperatura marca certo.

Cara, aparentemente deve ser o sensor mesmo. Bom, fiz o que vc falou, parece que tinha uma gota de oleo bem no meio do encaixe do fio, aí acabei lixando um pouco e limpei com papel higiênico, limpei o sensor tbm. Enfim, já tinha dado partida a algumas horas atras, aí liguei agora e demorou pra aquecer no painel, pelo tempo que está aqui (está bem quente) era pra ter esquentado rápido, está meio estranho mesmo... E ainda não marcou certo, parou exatamente como está na foto e acionou a ventoinha...

Olha o estado do encaixe:
Imagem

Eu só não fiz o teste de colocar ele na carcaça do motor pra ver se a temperatura sobe muito no painel, não tem chances de ocasionar nada neh? kkk

Seria ideal levar na auto eletrica e mudar esse conector? colocar um novo...
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por SCarrilho »

Esse conector aí é comum, vc pode comprar ele em loja de componentes eletrônicos ou até onde onde instala som de carro e trocar em casa mesmo.



Você pode comprar uma escovinha dessas aqui e passar no sensor para tirar qualquer crosta de sujeira que estiver por cima dele

Imagem


E não vai dar problema nenhum encostar o encaixe do sensor na carcaça, você só vai simular uma resistência baixa assim como se o carro estivesse quente.


E repito, se teu carro estivesse rodando frio ele ficaria muito ruim pra andar por ser a álcool, além de beberrão!


Outra coisa que pensei aqui, dá uma olhada pra ver se não tem nenhuma emenda no fio, ela pode estar dando mau contato também.
mtsalcova
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por mtsalcova »

SCarrilho escreveu:Esse conector aí é comum, vc pode comprar ele em loja de componentes eletrônicos ou até onde onde instala som de carro e trocar em casa mesmo.



Você pode comprar uma escovinha dessas aqui e passar no sensor para tirar qualquer crosta de sujeira que estiver por cima dele

Imagem


E não vai dar problema nenhum encostar o encaixe do sensor na carcaça, você só vai simular uma resistência baixa assim como se o carro estivesse quente.


E repito, se teu carro estivesse rodando frio ele ficaria muito ruim pra andar por ser a álcool, além de beberrão!


Outra coisa que pensei aqui, dá uma olhada pra ver se não tem nenhuma emenda no fio, ela pode estar dando mau contato também.

Entendi, o que reparei é que quando estou em marchas baixas como 2 e 3º, e subo a rotação e depois reduzo o carro pra passar numa lombada por exemplo, ele dá uns trancos meio estranho sabe, como se tivesse alguém apertando o freio e tirando, apertando e tirando... porém não é muito e talvez seja o carburador que ñ está 100% regulado. Pelo que tenho notado, ñ tem falhado não, pisou, ele responde normal...

Enfim, vou levar na auto eletrica amanhã e aproveito pra ficar de olho nessas questões,

Aparentemente não tem nenhuma remenda não, será que na auto eletrica eles conseguem ver a temperatura atual do motor com algum equipamento?

muito obrigado pela ajuda cara!! ajudou bastante, valeu msm!
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por SCarrilho »

Para ele verificar a temperatura só com um termômetro infra vermelho ou então um de contato no bloco do motor, depois coloca aí a resposta se o eletricista achou alguma coisa errada.

Gravei um vídeo aqui mostrando o teste que falei para você fazer:


[BBvideo 560,340]https://youtu.be/b1Pf6-ORvAA[/BBvideo]
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por mtsalcova »

SCarrilho escreveu:Para ele verificar a temperatura só com um termômetro infra vermelho ou então um de contato no bloco do motor, depois coloca aí a resposta se o eletricista achou alguma coisa errada.

Gravei um vídeo aqui mostrando o teste que falei para você fazer:


[BBvideo 560,340]https://youtu.be/b1Pf6-ORvAA[/BBvideo]

Show!! entendi, por acaso vc esquentou o carro antes? meio óbvio neh, pra subir o ponteiro... hahaha ou nem precisa?

obrigado pelo video cara!
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por SCarrilho »

Não precisa o carro estar quente, na real o carro estava desligado desde sexta feira e a única coisa que fiz foi virar a chave sem dar partida.
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por mtsalcova »

SCarrilho escreveu:Não precisa o carro estar quente, na real o carro estava desligado desde sexta feira e a única coisa que fiz foi virar a chave sem dar partida.
Cara, acabei de fazer o teste!

O ponteiro está medindo normal, pedi pro meus familiares ficarem olhando pra mim, tirei o cabo e encostei no cabeçote e o medidor foi até a 1º bolinha na direita (como na foto que enviei do meu painel) após o barquinho do óleo, pois depois eu retirei... igual vc no video.

Ou seja, então está medindo certo... meu carro que está rodando em temperaturas abaixo de 90ºC mesmo? :/
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por Rodox »

Amigo,

Ou seu carro está sem a válvula termostatica ou ela travou aberta ou o cebolão está errado.

Para saber se está com a válvula vai ter que tirar a tampa da válvula, e para saber se ela está funcionando direito tem que fazer o teste na panela com água ou usar um termômetro de infravermelho como disse o colega acima.
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por mtsalcova »

Rodox escreveu:Amigo,

Ou seu carro está sem a válvula termostatica ou ela travou aberta ou o cebolão está errado.

Para saber se está com a válvula vai ter que tirar a tampa da válvula, e para saber se ela está funcionando direito tem que fazer o teste na panela com água ou usar um termômetro de infravermelho como disse o colega acima.
Entendi! Então nem é problema de elétrica, vou ver de levar no mecânico, obrigado cara!

Aproveitando que terei que esvaziar a água/aditivo, qual o aditivo que vcs utilizam? E colocam 2 litros mesmo e depois preenche com água?
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por Rodox »

Veja eu testando as válvulas na panela:

Foto 1 - válvula fechada a 20ºC

Imagem


Foto 2 - válvula aberta a 100ºC

Imagem
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por Rodox »

Foto do alojamento da válvula termostástica:

Imagem


Foto da tampa da válvula que eu quebrei por excesso de aperto:

Imagem
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Re: Acabei de fazer o motor completo e está com temperatura

Mensagem por SCarrilho »

Tenho minhas dúvidas se de fato é a termostática, carro a álcool quando roda gelado fica um lixo. Mas infelizmente só abrindo pra saber.

Eu uso um frasco de radiex concentrado e completo o resto com água.

E o teste do painel é pra ver se o ponteiro está funcionando e indo até o final do curso, isso não quer dizer que ele está calibrado.
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