ar saindo da tampa do oleo e do ante-chamas é normal?

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

ar saindo da tampa do oleo e do ante-chamas é normal?

Mensagem por linhares »

ola a todos, bem amigos, hoje vendo um video sobre carburador,( silvio carburadores) , chegou uma parati 93 com o motor falhando e nao dava lenta, bem ele ligou o motor e abril a tampa do oleo e começou a sair fumaça de oleo queimando e saia um vapor na pressao e o motor deu lenta depois fechou e voltou a nao dar lenta , tirou a mangueira do ante-chamas e o carro voltou a funcionar normal e ao recolocar a mangueira voltou a nao dar lenta, meu carro tambem nao estava dando lenta e ate morria na lenta, vi este video e fiquei com a pulga atras da orelha, fiz o mesmo e nao alterou nada, nem na lenta, so que quando eu tirei a tampa do oleo tava saindo ar numa certa pressao, a mesma coisa aconteceu com o ante-chamas , pergunto: é normal sair este ar do ante-chamas e da tampa de oleo? desculpem o tamanho do texto , mas e pra ficar tudo explicadinho, valew! saudaçoes quadriláteras!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: ar saindo da tampa do oleo e do ante-chamas é normal?

Mensagem por Rodox »

Olá, :bye:

Sim é normal, pois são os gases do cárter, e então eles são expelidos pelo respiro do motor, que no seu caso fica no anti-chamas.

Quando o motor está muito desgastado se acumula muitos gases de exaustão no carter, então em casos extremos de desgaste do motor se observa que o óleo sai do respiro entra no filtro de ar e vai para o carburador, o que suja muito de óleo o carburador. Então isso sim é um problema grave, exigindo manutenção corretiva, como por exemplo desde a trocada de anéis de segmento dos pistões a a num caso extremo retífica total do motor dependendo do caso.

Por fim, caso o respiro do motor fique entupido os gases do cárter não terão como sair, então a pressão do cárter vai subir acima do valor normal e vai vazar óleo por algum lugar, geralmente por um retentor de óleo ou junta do motor (tampa de válvulas ou cárter).
Editado pela última vez por Rodox em 26 Set 2018, 14:31, em um total de 5 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: ar saindo da tampa do oleo e do ante-chamas é normal?

Mensagem por Rodox »

Em complemento para se saber se o motor está com excesso de pressão no cárter devido ao desgaste excessivo do motor bata se fazer um simples teste de compressão. Veja como é este teste no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=4wrACgEdhRE
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: ar saindo da tampa do oleo e do ante-chamas é normal?

Mensagem por bleidao »

linhares escreveu:ola a todos, bem amigos, hoje vendo um video sobre carburador,( silvio carburadores) , chegou uma parati 93 com o motor falhando e nao dava lenta, bem ele ligou o motor e abril a tampa do oleo e começou a sair fumaça de oleo queimando e saia um vapor na pressao e o motor deu lenta depois fechou e voltou a nao dar lenta , tirou a mangueira do ante-chamas e o carro voltou a funcionar normal e ao recolocar a mangueira voltou a nao dar lenta, meu carro tambem nao estava dando lenta e ate morria na lenta, vi este video e fiquei com a pulga atras da orelha, fiz o mesmo e nao alterou nada, nem na lenta, so que quando eu tirei a tampa do oleo tava saindo ar numa certa pressao, a mesma coisa aconteceu com o ante-chamas , pergunto: é normal sair este ar do ante-chamas e da tampa de oleo? desculpem o tamanho do texto , mas e pra ficar tudo explicadinho, valew! saudaçoes quadriláteras!!
A coisa mais normal do mundo.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: ar saindo da tampa do oleo e do ante-chamas é normal?

Mensagem por João Victor AP »

linhares escreveu:ola a todos, bem amigos, hoje vendo um video sobre carburador,( silvio carburadores) , chegou uma parati 93 com o motor falhando e nao dava lenta, bem ele ligou o motor e abril a tampa do oleo e começou a sair fumaça de oleo queimando e saia um vapor na pressao e o motor deu lenta depois fechou e voltou a nao dar lenta , tirou a mangueira do ante-chamas e o carro voltou a funcionar normal e ao recolocar a mangueira voltou a nao dar lenta, meu carro tambem nao estava dando lenta e ate morria na lenta, vi este video e fiquei com a pulga atras da orelha, fiz o mesmo e nao alterou nada, nem na lenta, so que quando eu tirei a tampa do oleo tava saindo ar numa certa pressao, a mesma coisa aconteceu com o ante-chamas , pergunto: é normal sair este ar do ante-chamas e da tampa de oleo? desculpem o tamanho do texto , mas e pra ficar tudo explicadinho, valew! saudaçoes quadriláteras!!
É normal, colega :good:
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”