Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por João Victor AP »

JCX escreveu:
Rodox escreveu:Meu concunhado usa Bradahl B12... eu tenho receio de usar... quem usa diz que diminui o ruído do motor, pois parece que ele engrossa o óleo.
Rodox,

Sobre o motor trabalhar mas solto e mais silencioso: nunca usei nenhum aditivo e em todas as trocas de óleo notei que o motor trabalhou melhor, então, quando se troca o lubrificante velho por um zerinho, pelo menos pra mim, É LÓGICO que sentiremos a diferença no funcionamento do motor.
Acho que é por isso que a galera acha que o Bardahl B12 deicha o motor mais silencioso.
Só não temos como saber a viscosidade desse Bardahl B12.

Não conheço nada sobre o Bardahl B12.
Pra mim Bardahl era sinônimo de gambiarra pra vender o carro com motor cansado. Vivendo e aprendendo...

Vi esse vídeo agora e achei legal compartilhar com a galera:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=wpKzwf97G30[/BBvideo]

Não sei se usaria, mas pra quem é adepto a aditivos pode ser uma boa opção.
Uns defendem uso de Militec-1, Molycote, Bardahl, Alfa X... eu defendo o óleo PURO, com API SL ou superior, de bom fabricante, e trocado no prazo correto.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

Vi um mecânico hoje dizendo que folga nos mancais do virabrequim e do comando de válvulas faz a pressão de óleo cair... isso seria em caso de desgaste do mtor, mas e se no seu caso algum mancal soltou por falta de torque de aperto?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Uns defendem uso de Militec-1, Molycote, Bardahl, Alfa X... eu defendo o óleo PURO, com API SL ou superior, de bom fabricante, e trocado no prazo correto.
Estou contigo! :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

Rodox escreveu:Vi um mecânico hoje dizendo que folga nos mancais do virabrequim e do comando de válvulas faz a pressão de óleo cair... isso seria em caso de desgaste do mtor, mas e se no seu caso algum mancal soltou por falta de torque de aperto?
E aí Rodox, blz?

Então, conversei com alguns mecânicos (trocadores de peças e discípulos do Scaner) e todos dizem que tenho que abrir o motor para conferir as folgas.

Porém, para garantir o trampo tenho que fazer o motor completo, aí fica fácil né...

Eu acredito que seja o cabeçote, pois antes da troca o carro estava normal, e o carro saiu da oficina já ascendendo a luz quando quente.

Eu suspeito de folgas no cabeçote, pois o comprei no desmanche e levei pro mecânico (que foi uma indicação, nem o conhecia) que mandou eu levar em uma retífica de confiança dele. Levei lá e mandei fazer tudo o que tinha direito, ficou R$ 600,00.

Esse mês encosto ele pra ver, só preciso encontrar um mecânico de verdade agora.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

Rodox escreveu:
João Victor AP escreveu:
Uns defendem uso de Militec-1, Molycote, Bardahl, Alfa X... eu defendo o óleo PURO, com API SL ou superior, de bom fabricante, e trocado no prazo correto.
Estou contigo! :friend:
Também só uso óleo e nada mais, mas confesso que fiquei curioso depois de ler um pouco a respeito desses aditivos.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Troquei a bomba, coloquei a Brosol.

Coloquei a bomba no lugar e achei que o pescador estava batendo no cárter, coloquei o pescador original e ele também estava batendo, ele tem duas abinhas pra não deixar o carter encostar todo nele e olhei no carter e estava a marca das duas abinhas no fundo do cárter, ou seja, a bomba "antiga" estava pegando no fundo e o espaço que fica ali deve ser de 1 mm, tirei o pescador e passei uma dremel ali em ambos os lados para fazer uma janelinha e também tirei as duas abinhas. Não tinha como medir mas acho que talvez agora a "janela" que fiz ficou do tamanho do pescador moderno que veio na bomba.

Fechei tudo, coloquei óleo e liguei o carro, a luz não apagou... fiz o esquema com a furadeira e o óleo circulou normal, espero que isso tenha acontecido porque a bomba estava seca.

Eu estava achando esquisito o meu carro estar fazendo barulho de saia batendo, agora parece que acabou.


O pescador original é desse modelo aqui:

Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

JCX escreveu:
Rodox escreveu:Vi um mecânico hoje dizendo que folga nos mancais do virabrequim e do comando de válvulas faz a pressão de óleo cair... isso seria em caso de desgaste do mtor, mas e se no seu caso algum mancal soltou por falta de torque de aperto?
E aí Rodox, blz?

Então, conversei com alguns mecânicos (trocadores de peças e discípulos do Scaner) e todos dizem que tenho que abrir o motor para conferir as folgas.

Porém, para garantir o trampo tenho que fazer o motor completo, aí fica fácil né...

Eu acredito que seja o cabeçote, pois antes da troca o carro estava normal, e o carro saiu da oficina já ascendendo a luz quando quente.

Eu suspeito de folgas no cabeçote, pois o comprei no desmanche e levei pro mecânico (que foi uma indicação, nem o conhecia) que mandou eu levar em uma retífica de confiança dele. Levei lá e mandei fazer tudo o que tinha direito, ficou R$ 600,00.

Esse mês encosto ele pra ver, só preciso encontrar um mecânico de verdade agora.
Fala JCX, tubo bem?

Eu vou comprar pra mim um torquímetro de vareta como o abaixo, pois scho que é bom ter um pra apertar as peças com o torque certo, e um torquímetro simples desses não é caro... custa apenas R$ 45,00.

Torquímetro de Vareta com Encaixe de 3/8 e 1/2 Pol. - WAFT-6213

Imagem

https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... pos=header
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:Troquei a bomba, coloquei a Brosol.

Coloquei a bomba no lugar e achei que o pescador estava batendo no cárter, coloquei o pescador original e ele também estava batendo, ele tem duas abinhas pra não deixar o carter encostar todo nele e olhei no carter e estava a marca das duas abinhas no fundo do cárter, ou seja, a bomba "antiga" estava pegando no fundo e o espaço que fica ali deve ser de 1 mm, tirei o pescador e passei uma dremel ali em ambos os lados para fazer uma janelinha e também tirei as duas abinhas. Não tinha como medir mas acho que talvez agora a "janela" que fiz ficou do tamanho do pescador moderno que veio na bomba.

Fechei tudo, coloquei óleo e liguei o carro, a luz não apagou... fiz o esquema com a furadeira e o óleo circulou normal, espero que isso tenha acontecido porque a bomba estava seca.

Eu estava achando esquisito o meu carro estar fazendo barulho de saia batendo, agora parece que acabou.


O pescador original é desse modelo aqui:

Imagem
Maravilha! Quem que resolveu! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Hoje fui ligar o carro e nada da luz apagar :tont:

Já testei todas as possibilidades, óleo, filtro, bomba de óleo e ainda cortei um pedacinho da boca do pescador pra ter certeza que ele não estava obstruído pelo contato com o cárter...

Não sei mais o que fazer.
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

E aí man, blz?

Que zika hein...

Vi hoje esse vídeo e fiquei curioso, talvez eu teste no santana.

Dá uma olhadinha, talvez ajude.

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=5K16xMJefmE[/BBvideo]
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

JCX escreveu:E aí man, blz?

Que zika hein...

Vi hoje esse vídeo e fiquei curioso, talvez eu teste no santana.

Dá uma olhadinha, talvez ajude.

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=5K16xMJefmE[/BBvideo]

Já vi algo parecido, até pensei em tentar mas como é uma peça que se parar de funcionar "do nada" dá uma merda colossal eu achei melhor nem tentar.

Meu problema é que já foram 2 bombas novas, 1 não tem nem 1 mês de uso, troquei especificação de óleo e marca de filtro de óleo e nada....

E aumentar a pressão do óleo pode te dar problemas com os retentores
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Uma possível solução para o meu problema:


[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=I3fNd8xdNNs[/BBvideo]


Será que o óleo passa por ali mesmo? nunca tinha ouvido falar disso.

Pelo que ele disse é o mesmo sintoma do meu, o óleo não chega nem no filtro.

E outra coisa, percebi que o carro geralmente apresenta o problema no dia seguinte ao que eu andei esticando um pouco mais as marchas.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

Um cara aqui do forum resolveu o problema dele com este vídeo. Mas veja que o motor desse vídeo está muito sujo, sinal de neguigência de troca de óleo, e como consequência formação de borra.

O seu carro tinha borra antes de fazer a retífica?

Se a solução do vídeo acima não der certo, sugiro você ir a um mecânico para medir a pressão com manômetro de óleo na saída da bomba e no cabeçote. Pois essa falha é grave para o motor e desgasta severamente o mesmo... sem tem que sanar este problema com urgência.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Rodox escreveu:Um cara aqui do forum resolveu o problema dele com este vídeo. Mas veja que o motor desse vídeo está muito sujo, sinal de neguigência de troca de óleo, e como consequência formação de borra.

O seu carro tinha borra antes de fazer a retífica?

Se a solução do vídeo acima não der certo, sugiro você ir a um mecânico para medir a pressão com manômetro de óleo na saída da bomba e no cabeçote. Pois essa falha é grave para o motor e desgasta severamente o mesmo... sem tem que sanar este problema com urgência.

Meu motor sempre foi limpinho, mesmo antes da retífica...

O problema é que eu estou sem opções, já eliminei todas as possíveis causas do problema..

Essa de medir a pressão saindo da bomba é uma boa, só não sei como vou fazê-lo...

Quando o motor veio da retífica eu não limpei nada, só montei tudo e pronto, Talvez alguma partícula da tinta do motor pode ter soltado e entrado, não sei... Vou levar o carro na benzedeira.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:
Meu motor sempre foi limpinho, mesmo antes da retífica...

O problema é que eu estou sem opções, já eliminei todas as possíveis causas do problema..

Essa de medir a pressão saindo da bomba é uma boa, só não sei como vou fazê-lo...

Quando o motor veio da retífica eu não limpei nada, só montei tudo e pronto, Talvez alguma partícula da tinta do motor pode ter soltado e entrado, não sei... Vou levar o carro na benzedeira.
Veja no vídeo abaixo aos 11:27 como é feita a medição da pressão de óleo na saída da bomba (Obs.: vale muito a pena ver este vídeo na integra):

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=1vDxFaxXXMs[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Duvido que ele tenha essa ferramenta, é mais fácil eu furar uma saída ali naquela "tampa" do filtro de óleo e instalar um manômetro do que ele fazer esse teste. Quando o astra do meu pai deu pau no motor ele fez o teste da estopa porque não tinha um medidor de compressão :ol:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:Duvido que ele tenha essa ferramenta, é mais fácil eu furar uma saída ali naquela "tampa" do filtro de óleo e instalar um manômetro do que ele fazer esse teste. Quando o astra do meu pai deu pau no motor ele fez o teste da estopa porque não tinha um medidor de compressão :ol:
Essa é a diferença entre mecânico competente e mexânico... o cara não ter um simples compressímetro é o fim da picada...

Tem lugares que alugam ferramentas especiais... pois comprar um manômetro desses é de fato inviável... no anúncio abaixo éstá R$ 540,00 :lok: :lok: :lok: :lok:

https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... ven-109150
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Uma alternativa seria usar esse suporte aqui:

Imagem

Aquela allen ali deve ser para tirar o ar do sistema mas daria para engatar um manômetro ali, ou até mesmo ver se ele ta jogando óleo.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

Tomara que seja ar então...

Teve um mecânico que disse que é bom tirar a cebolinha e cutucar o buraco do cabeçote onde enrosca a cebolinha com um chave philips, pois ele disse que pode entupir lá.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por bleidao »

JCX escreveu:
Rodox,

Sobre o motor trabalhar mas solto e mais silencioso: nunca usei nenhum aditivo e em todas as trocas de óleo notei que o motor trabalhou melhor, então, quando se troca o lubrificante velho por um zerinho, pelo menos pra mim, É LÓGICO que sentiremos a diferença no funcionamento do motor.
Acho que é por isso que a galera acha que o Bardahl B12 deicha o motor mais silencioso.
Só não temos como saber a viscosidade desse Bardahl B12.

Não conheço nada sobre o Bardahl B12.
Pra mim Bardahl era sinônimo de gambiarra pra vender o carro com motor cansado. Vivendo e aprendendo...

Vi esse vídeo agora e achei legal compartilhar com a galera:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=wpKzwf97G30[/BBvideo]

Não sei se usaria, mas pra quem é adepto a aditivos pode ser uma boa opção.
Rapaz... eu vi esse teste com Militec e com Alfa X pessoalmente. Na boa. Inacreditável que eles façam todo esse milagre mesmo.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”