Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

JCX escreveu:Fala galera, tô com o mesmo problema e já fiz de tudo pra resolver e até agora nada.
Toquei a junta do cabeçote por uma de aço comprada na original e depois disso a luz do óleo demorava a apagar.
Depois de uns 3 meses ela ficou acesa direto na marcha lenta.
Motor com 170 mil km rodado.
Troquei óleo, filtro, bomba, fiz a sangria e nada de resolver.
As vezes se ouve barulhos metálicos, tipo o cabeçote trabalhando a seco.
Quando acelera a 1500 RPM a luz apaga.
Agora no final do ano vou abrir a parte de baixo pra dar uma olhada, afinal, ainda é STD.
Amigos mecânicos dizem que pode ser as bonzinas, mas como sou chato, já vou trocar tudo.

Mas como o motor SCarrilho é novo, fica o mistério.
Fala JCX,

Antes de fazer a retífica total do seu motor você já pensou em fazer um teste de compressão de cilindros ou melhor ainda o teste de vazão de cilindros? Veja no vídeo abaixo como é este último teste:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]

Pois no meu caso a troca de bronzinas deixou o motor 0 km, mas ele não ascendia a luz de óleo antes, só rajava um pouco quando dava a partida com motor frio.

Hoje ele tem 160 psi em cada cilindro sendo que o mínimo para ele é 145 psi e o máximo é 175 psi (1.8AP ano 1990 - gasolina).
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por meison »

Rodox escreveu:
JCX escreveu:Fala galera, tô com o mesmo problema e já fiz de tudo pra resolver e até agora nada.
Toquei a junta do cabeçote por uma de aço comprada na original e depois disso a luz do óleo demorava a apagar.
Depois de uns 3 meses ela ficou acesa direto na marcha lenta.
Motor com 170 mil km rodado.
Troquei óleo, filtro, bomba, fiz a sangria e nada de resolver.
As vezes se ouve barulhos metálicos, tipo o cabeçote trabalhando a seco.
Quando acelera a 1500 RPM a luz apaga.
Agora no final do ano vou abrir a parte de baixo pra dar uma olhada, afinal, ainda é STD.
Amigos mecânicos dizem que pode ser as bonzinas, mas como sou chato, já vou trocar tudo.

Mas como o motor SCarrilho é novo, fica o mistério.
Fala JCX,

Antes de fazer a retífica total do seu motor você já pensou em fazer um teste de compressão de cilindros ou melhor ainda o teste de vazão de cilindros? Veja no vídeo abaixo como é este último teste:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]

Pois no meu caso a troca de bronzinas deixou o motor 0 km, mas ele não ascendia a luz de óleo antes, só rajava um pouco quando dava a partida com motor frio.

Hoje ele tem 160 psi em cada cilindro sendo que o mínimo para ele é 145 psi e o máximo é 175 psi (1.8AP ano 1990 - gasolina).
O teste de compressao como o Rodox falou, tem que ser feito sempre no diagnostico, porque ele pode dar indicios de aneis gastos ou problemas na vedaçao das valvulas no cabeçote.

Eu fiz quando montei o motor e deu 160psi em todos os cilindros, apos 3000km que o motor ja nao ia "mudar" nada, fiz o teste novamente, e deu 155psi em cada cilindro, muito parelho. Assim fiquei tranquilo que os aros estao boms

Voce tem como instalar um manometro de oleo no cabeçote? tem algums que tem uma rosca do lado de tras do cabeçote do lado da pipa dagua que sai para o cortafogo. Se puder instale e veja, se voce acende o carro e apos uns 30s nao tem NADA de pressao no manometro na cabeçote, ligue o manometro no lugar do sensor do oleo no porta filtro, e faça o mesmo teste. Se tambem nao tiver pressao no manometro mecanico no porta filtro, ai ja tem problema de verdade, poder ser a bomba ou alguma galeria entupida
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

Rodox e Meison, obrigado pelas dicas.

Já medi a compressão é tá de boa, se não me engano estava em 12Bar.
O motor não bate, não fuma, nem raja, o que acontece é que a luz fica acesa em marcha lenta.

Lembrei de um detalhe importante: a luz só acende com o motor quente, até aquecer a luz fica apagada.

Imagino que haja folga nas bronzinas, então a pressão do óleo cai, ocorre a falta de lubrificação e aí luz ascende para me alertar.
Já pensei até em usar um óleo mais grosso, tipo 20w60, mas fico com pé atras.
Já pensei em colocar um manômetro pra monitorar, mas não tenho espaço pra instalar no painel.
Fato é que me acostumei com o carro assim, mas agora no final do ano vou encostar pra ver direitinho.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

JCX escreveu:Rodox e Meison, obrigado pelas dicas.

Já medi a compressão é tá de boa, se não me engano estava em 12Bar.
O motor não bate, não fuma, nem raja, o que acontece é que a luz fica acesa em marcha lenta.

Lembrei de um detalhe importante: a luz só acende com o motor quente, até aquecer a luz fica apagada.

Imagino que haja folga nas bronzinas, então a pressão do óleo cai, ocorre a falta de lubrificação e aí luz ascende para me alertar.
Já pensei até em usar um óleo mais grosso, tipo 20w60, mas fico com pé atras.
Já pensei em colocar um manômetro pra monitorar, mas não tenho espaço pra instalar no painel.
Fato é que me acostumei com o carro assim, mas agora no final do ano vou encostar pra ver direitinho.
Disponha! :friend:

Segundo a Tabela do link abaixo o seu carro são: SANTANA 2.0 G - 89 a 98 - 170 a 190 psi (11,7 a 13,1 bar)

Então 12 bar são 174 psi, logo a sua compressão está quase no valor mínimo, assim deve-se diagnosticar quais peças estão com problema. Eu torço para que seja o cabeçote o problema... pois é mais barato o serviço.

Abraços,

Fonte:

http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela ... basica.pdf
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

Bom dia Rodox.

Meu motor tem 170 mil km rodado, a parte de baixo do motor é STD, então, está mais de meia vida.
O cabeçote foi feito por completo no começo do ano.
O carro continua com a força de 2.0, pau pra toda obra.
O consumo de óleo é normal, baixa 250 ml a cada 6 meses, dificilmente eu completo, faço sempre a troca do lubrificante e filtro.
Talvez eu teste o óleo 25w60 pra ver se a luz para de ascender quando o motor aquece, mas de qualquer maneira, agora no final do ano abro o motar pra dar uma olhada.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

JCX escreveu:Bom dia Rodox.

Meu motor tem 170 mil km rodado, a parte de baixo do motor é STD, então, está mais de meia vida.
O cabeçote foi feito por completo no começo do ano.
O carro continua com a força de 2.0, pau pra toda obra.
O consumo de óleo é normal, baixa 250 ml a cada 6 meses, dificilmente eu completo, faço sempre a troca do lubrificante e filtro.
Talvez eu teste o óleo 25w60 pra ver se a luz para de ascender quando o motor aquece, mas de qualquer maneira, agora no final do ano abro o motar pra dar uma olhada.
Eu não usaria esse 25W-60, ele é muito grosso... ele é pra maquear os problemas, mas usando ele os problemas se agravam.

Eu uso o incrível Valvoline Max Life 20W-50 - API SN (semi-sintético).

Qual viscosidade de óleo você usa e qual marca?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por meison »

JCX escreveu:Bom dia Rodox.

Meu motor tem 170 mil km rodado, a parte de baixo do motor é STD, então, está mais de meia vida.
O cabeçote foi feito por completo no começo do ano.
O carro continua com a força de 2.0, pau pra toda obra.
O consumo de óleo é normal, baixa 250 ml a cada 6 meses, dificilmente eu completo, faço sempre a troca do lubrificante e filtro.
Talvez eu teste o óleo 25w60 pra ver se a luz para de ascender quando o motor aquece, mas de qualquer maneira, agora no final do ano abro o motar pra dar uma olhada.
nao use oleo groso, nao va mais longe do que 20w50 porque ahi nao tem como, quanto mais espeso o oleo, menos vazao tera as galerias porque e mais restritivo a passagem que o oleo mais "liquido" dai talvez voce tenha mais pressao de oleo, mais nao sera melhor para teu motor. Se isso so acontece com o motor quente, e quando o oleo fica mais leve, qual e a temperatura do motor quando isso acontece? Sera que o oleo esta levantando temperatura demais?
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

Rodox escreveu:
JCX escreveu:Bom dia Rodox.

Meu motor tem 170 mil km rodado, a parte de baixo do motor é STD, então, está mais de meia vida.
O cabeçote foi feito por completo no começo do ano.
O carro continua com a força de 2.0, pau pra toda obra.
O consumo de óleo é normal, baixa 250 ml a cada 6 meses, dificilmente eu completo, faço sempre a troca do lubrificante e filtro.
Talvez eu teste o óleo 25w60 pra ver se a luz para de ascender quando o motor aquece, mas de qualquer maneira, agora no final do ano abro o motar pra dar uma olhada.
Eu não usaria esse 25W-60, ele é muito grosso... ele é pra maquear os problemas, mas usando ele os problemas se agravam.

Eu uso o incrível Valvoline Max Life 20W-50 - API SN (semi-sintético).

Qual viscosidade de óleo você usa e qual marca?


Rodox, uso lubrificante 20w50 mineral, e como faço a troca a cada 6 meses ou no máximo 1 ano, uso Talvoline, Lubrax ou Total.

A ideia de usar essa viscosidade é apenas para testar, o motor vai ser aberto de qualquer maneira.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

meison escreveu:
JCX escreveu:Bom dia Rodox.

Meu motor tem 170 mil km rodado, a parte de baixo do motor é STD, então, está mais de meia vida.
O cabeçote foi feito por completo no começo do ano.
O carro continua com a força de 2.0, pau pra toda obra.
O consumo de óleo é normal, baixa 250 ml a cada 6 meses, dificilmente eu completo, faço sempre a troca do lubrificante e filtro.
Talvez eu teste o óleo 25w60 pra ver se a luz para de ascender quando o motor aquece, mas de qualquer maneira, agora no final do ano abro o motar pra dar uma olhada.
nao use oleo groso, nao va mais longe do que 20w50 porque ahi nao tem como, quanto mais espeso o oleo, menos vazao tera as galerias porque e mais restritivo a passagem que o oleo mais "liquido" dai talvez voce tenha mais pressao de oleo, mais nao sera melhor para teu motor. Se isso so acontece com o motor quente, e quando o oleo fica mais leve, qual e a temperatura do motor quando isso acontece? Sera que o oleo esta levantando temperatura demais?
Bom dia Meison, a temperatura do motor é normal, chega em 90 graus, a ventuinha arma, resfria o motor o cilco recomeça.

A ideia de usar essa viscosidade é apenas para testar, o motor vai ser aberto de qualquer maneira.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

Então se for por pouco tempo talvez não faça tal mal ao motor, mas eu sinceramente preferia adiantar a retífica do que usar este óleo grosso.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

Rodox escreveu:Então se for por pouco tempo talvez não faça tal mal ao motor, mas eu sinceramente preferia adiantar a retífica do que usar este óleo grosso.
Tá na hora de trocar o óleo, então pensei: porque não testar o 25w60?
Pro outro lado, quando eu abrir o motor vou por óleo novo 20w50 que é o recomendado. Então vou acabar gastando duas vezes, o custo chegará a R$ 160,00 mais ou menos.

Vou ver o que faço até o final do ano.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

JCX escreveu:
Rodox escreveu:Então se for por pouco tempo talvez não faça tal mal ao motor, mas eu sinceramente preferia adiantar a retífica do que usar este óleo grosso.
Tá na hora de trocar o óleo, então pensei: porque não testar o 25w60?
Pro outro lado, quando eu abrir o motor vou por óleo novo 20w50 que é o recomendado. Então vou acabar gastando duas vezes, o custo chegará a R$ 160,00 mais ou menos.

Vou ver o que faço até o final do ano.
Eu gasto isso com o Max Life... R$ 30,00 o litro e uns R$ 20,00 o filtro FRAM.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

Meu concunhado usa Bradahl B12... eu tenho receio de usar... quem usa diz que diminui o ruído do motor, pois parece que ele engrossa o óleo.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

Também não sou fã de usar aditivos, nem em óleo, nem no tanque.
Acho que se usar combustível de boa qualidade (o que é muito difícil nos dias de hoje) e trocar os lubrificantes no tempo certo não tem porque usar aditivo.

Sou meio zé frisinho, até a água do sistema de arrefecimento eu troco junto com a troca de óleo.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

Rodox escreveu:Meu concunhado usa Bradahl B12... eu tenho receio de usar... quem usa diz que diminui o ruído do motor, pois parece que ele engrossa o óleo.
Rodox,

Sobre o motor trabalhar mas solto e mais silencioso: nunca usei nenhum aditivo e em todas as trocas de óleo notei que o motor trabalhou melhor, então, quando se troca o lubrificante velho por um zerinho, pelo menos pra mim, É LÓGICO que sentiremos a diferença no funcionamento do motor.
Acho que é por isso que a galera acha que o Bardahl B12 deicha o motor mais silencioso.
Só não temos como saber a viscosidade desse Bardahl B12.

Não conheço nada sobre o Bardahl B12.
Pra mim Bardahl era sinônimo de gambiarra pra vender o carro com motor cansado. Vivendo e aprendendo...

Vi esse vídeo agora e achei legal compartilhar com a galera:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=wpKzwf97G30[/BBvideo]

Não sei se usaria, mas pra quem é adepto a aditivos pode ser uma boa opção.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

Eu também notei que após a troca de óleo o meu motor ficou mais silencioso.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

Rodox escreveu:Eu também notei que após a troca de óleo o meu motor ficou mais silencioso.
Então pensamos igual.

Agora para efeito de comparação, encontrei essa matéria antiga, mas que parâmetro pra optar ou não pelos aditivos:

http://www.renaultclube.com/teste-de-aditivos-de-oleo/

Depois de ler a matéria, reforçou minha ideia de que não há necessidade de aditivos se respeitarmos o intervalo de troca de óleo.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

JCX escreveu: Então pensamos igual.

Agora para efeito de comparação, encontrei essa matéria antiga, mas que parâmetro pra optar ou não pelos aditivos:

http://www.renaultclube.com/teste-de-aditivos-de-oleo/

Depois de ler a matéria, reforçou minha ideia de que não há necessidade de aditivos se respeitarmos o intervalo de troca de óleo.
Eu já tinha lido essa matéria... o resultado foi insignificante dos aditivos.

O que daria uma verdadeira noção do que protege ou não seria fazer a análise do óleo usado por uns 5000 km... eu fiz isso e através disso aperfeçoei a minha maneira de dirigir e o resultado foi que o meu motor praticamente parou de desgastar, pois teve elemento químico (como o Alumínio) que ficou constante o seu valor após 1000 km rodados de uma análise a outra. Veja detalhes disso no vídeo que eu fiz abaixo:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=qGxyMcn1WK0[/BBvideo]


Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qGxyMcn1WK0
Editado pela última vez por Rodox em 26 Out 2018, 10:41, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por JCX »

Muito bom man
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

JCX escreveu:Muito bom man
Muito obrigado! :friend:

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”