[Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
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[Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Bom dia gente,
Estou entrando aqui para ver se alguém consegue me ajudar.
É o seguinte possuo um Gol 1.6 Motor AP que foi deixado de herança.
Mais estou com um problema constante e ninguem, absolutamente ninguem consegue resolver.
Seguinte problema:
Meu carro fica com pressões nas mangueiras quase chegando a estoura-las, levei o carro em um mecânico que apenas trocou a junta da cabeça e pronto.
O carro se comportava bem e nao abaixava mais água, mais rodou apenas 6 meses e voltou a pressão nas mangueiras.
Decidir procurar um outro mecânico que foi muito honesto e me mostrou muitas coisas que estavam erradas no carro dentre elas o sistema de agua onde estava com cor de barro nao sei se é isso mesmo.
Ele limpou tudo mandou retificar o motor e colocou um liquido rosa que ele falou que é obrigatorio a ter, como nao entendo do assunto decedir pesquisar e vi que realmente tem que ter.
Mais o carro rodou 8 meses e novamente voltou a pressão nas mangueiras retornei no mecânico que me deu a garantia e dessa vez fui ate a retifica acompanhar os trabalhos deles e a cabeça passa em todos testes.
Foi feita uma plaina e diamanta se nao me engano assim que se fala.
Usei juntas compradas numa concessionária vw e montado de novo novamente 9 meses e novamente veio a surpresas, retornei no mecânico e ele ligou pro rapaz da retifica onde foi pedido pra eu levar o carro levei o rapaz verificou tudo mediu bloco, teste de plaina e tudo mais esta ok.
A cabeça tambem esta tudo normal, porém ele disse que o problema tende a ser 90% ela e que vai ser preciso trocar ela.
Usei os parafusos de aço forjado porque me diserram que eles nao esticam como os comuns.
Mais estou com medo de trocar a cabeça e novamente vier dar o defeito.
Alguém sabe oque pode ser esse defeito que ninguem descobre ?
Dessa vez a pressão chegou a estourar a carcaça da bomba d'agua onde esta vazando agua naquele pino branco que tem nela.
E se eu trocar o cabeçote preciso procurar um despachante para mudar o numero do documento ?
Eu nao entendo muita coisa por ser Mulher mais conversando com os rapazes eu consigo pegar alguma coisa aqui ou ali.
Lembrando que o carro e para ficar na família tenho interesse de reforma-lo ate para plaxa preta pous ele é de ano 1988. Mais antes preciso resolver o eventual problema do motor.
Ha me recomendaram o site numa comunidade do facebook.
Espero conseguir alguma ajuda.
Grata.
Estou entrando aqui para ver se alguém consegue me ajudar.
É o seguinte possuo um Gol 1.6 Motor AP que foi deixado de herança.
Mais estou com um problema constante e ninguem, absolutamente ninguem consegue resolver.
Seguinte problema:
Meu carro fica com pressões nas mangueiras quase chegando a estoura-las, levei o carro em um mecânico que apenas trocou a junta da cabeça e pronto.
O carro se comportava bem e nao abaixava mais água, mais rodou apenas 6 meses e voltou a pressão nas mangueiras.
Decidir procurar um outro mecânico que foi muito honesto e me mostrou muitas coisas que estavam erradas no carro dentre elas o sistema de agua onde estava com cor de barro nao sei se é isso mesmo.
Ele limpou tudo mandou retificar o motor e colocou um liquido rosa que ele falou que é obrigatorio a ter, como nao entendo do assunto decedir pesquisar e vi que realmente tem que ter.
Mais o carro rodou 8 meses e novamente voltou a pressão nas mangueiras retornei no mecânico que me deu a garantia e dessa vez fui ate a retifica acompanhar os trabalhos deles e a cabeça passa em todos testes.
Foi feita uma plaina e diamanta se nao me engano assim que se fala.
Usei juntas compradas numa concessionária vw e montado de novo novamente 9 meses e novamente veio a surpresas, retornei no mecânico e ele ligou pro rapaz da retifica onde foi pedido pra eu levar o carro levei o rapaz verificou tudo mediu bloco, teste de plaina e tudo mais esta ok.
A cabeça tambem esta tudo normal, porém ele disse que o problema tende a ser 90% ela e que vai ser preciso trocar ela.
Usei os parafusos de aço forjado porque me diserram que eles nao esticam como os comuns.
Mais estou com medo de trocar a cabeça e novamente vier dar o defeito.
Alguém sabe oque pode ser esse defeito que ninguem descobre ?
Dessa vez a pressão chegou a estourar a carcaça da bomba d'agua onde esta vazando agua naquele pino branco que tem nela.
E se eu trocar o cabeçote preciso procurar um despachante para mudar o numero do documento ?
Eu nao entendo muita coisa por ser Mulher mais conversando com os rapazes eu consigo pegar alguma coisa aqui ou ali.
Lembrando que o carro e para ficar na família tenho interesse de reforma-lo ate para plaxa preta pous ele é de ano 1988. Mais antes preciso resolver o eventual problema do motor.
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Espero conseguir alguma ajuda.
Grata.
- nilocabral
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Olha, também não sou muito experiente, mas isso tá com cara de cabeçote que realmente está com problema, mas como já passou em varias retificas e falaram que tá ok, vamos esperar os mais experientes falarem, porém, para trocar o cabeçote não altera numero no documento.
Aditivo no sistema de arrefecimento ajuda bastante, utilize também água sem sais minerais.
Aditivo no sistema de arrefecimento ajuda bastante, utilize também água sem sais minerais.
Nilo Cabral
Gol 1994/95 CHT 1.0
Gol 1994/95 CHT 1.0
Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Olá,
É como o Nilo disse... isso é sintoma de cabeçote empenado e/ou junta queimada. Para saber exatamente o que é tem que fazer o teste de vazão de cilindro do vídeo, esse teste está bem descrito no vídeo abaixo.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]
Se não conseguir encontrar nenhum mecânico que tenha essa ótima ferramenta de diagnóstico segue abaixo alguns sintomas de junta de cabeçote queimada:
- o óleo fica da cor de café com leite (está misturando óleo com água);
- o nível do reservatório de água abaixa;
- as magueiras de água incham (devido ao excesso de pressão vindo da câmara de combustão que passa pela junta queimada para o sistema de arrefecimento);
- o motor superaquece.
É como o Nilo disse... isso é sintoma de cabeçote empenado e/ou junta queimada. Para saber exatamente o que é tem que fazer o teste de vazão de cilindro do vídeo, esse teste está bem descrito no vídeo abaixo.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]
Se não conseguir encontrar nenhum mecânico que tenha essa ótima ferramenta de diagnóstico segue abaixo alguns sintomas de junta de cabeçote queimada:
- o óleo fica da cor de café com leite (está misturando óleo com água);
- o nível do reservatório de água abaixa;
- as magueiras de água incham (devido ao excesso de pressão vindo da câmara de combustão que passa pela junta queimada para o sistema de arrefecimento);
- o motor superaquece.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Muito obrigado a vocêsRodox escreveu:Olá,
É como o Nilo disse... isso é sintoma de cabeçote empenado e/ou junta queimada. Para saber exatamente o que é tem que fazer o teste de vazão de cilindro do vídeo, esse teste está bem descrito no vídeo abaixo.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]
Se não conseguir encontrar nenhum mecânico que tenha essa ótima ferramenta de diagnóstico segue abaixo alguns sintomas de junta de cabeçote queimada:
- o óleo fica da cor de café com leite (está misturando óleo com água);
- o nível do reservatório de água abaixa;
- as magueiras de água incham (devido ao excesso de pressão vindo da câmara de combustão que passa pela junta queimada para o sistema de arrefecimento);
- o motor superaquece.
a junta da cabeça queimada eu sei, carro abaixa agua e mangueira fica inchada devido a compressão
eu queria descobrir o motivo da queima dela direto ja e a 5 ou 6x que troco.
Das 2 últimas vezes ainda acompanhei o serviço da retifica onde passou tudo nos testes inclusive bloco/cabeça.
Então dessa vez me aconselharam mudar a cabeça colocando outra pois ela pode ser 90% dos problemas mais estou meio assim de trocar e ainda vier dar problema novamente.
E pelo que ja andei pesquisando após a troca preciso regulamentar o motor do carro no Detran.
Ai to meio confusa.
- bleidao
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Rapazz... isso parece cabeçote mesmo.
Se você trocá-lo, não será necessário mexer com documento. O único serial que importa é o do motor.
Se você trocá-lo, não será necessário mexer com documento. O único serial que importa é o do motor.
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Do bloco do motor, na verdade.
Gol Plus 1986 Cinza:
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Pietra escreveu:
Muito obrigado a vocês
a junta da cabeça queimada eu sei, carro abaixa agua e mangueira fica inchada devido a compressão
eu queria descobrir o motivo da queima dela direto ja e a 5 ou 6x que troco.
Das 2 últimas vezes ainda acompanhei o serviço da retifica onde passou tudo nos testes inclusive bloco/cabeça.
Então dessa vez me aconselharam mudar a cabeça colocando outra pois ela pode ser 90% dos problemas mais estou meio assim de trocar e ainda vier dar problema novamente.
E pelo que ja andei pesquisando após a troca preciso regulamentar o motor do carro no Detran.
Ai to meio confusa.
Para trocar o cabeçote (parte de cima do motor) não altera em nada o documento, pois o cabeçote não tem numeração de identificação. Somente tem numeração de identificação no documento do carro o bloco do motor, ou seja, a parte de baixo do motor.
O superaquecimento pode ser causado por diversos fatores como:
- magueiras d'água furada;
- cebolão do radiador defeituoso;
- bomba d'água defeituosa;
- tampa do reservatório defeituosa.
Assim qualquer um desses vazamentos/defeitos falta água no sistema ou ela ferve e o motor superaquece.
Editado pela última vez por Rodox em 26 Fev 2018, 13:45, em um total de 1 vez.
Rodox
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Não estou lembrado mas acho que cabeçote tem número de série. Mas esse número não é utilizado para identificação de partes originais do veículo no Brasil.Rodox escreveu:Pietra escreveu:
Muito obrigado a vocês
a junta da cabeça queimada eu sei, carro abaixa agua e mangueira fica inchada devido a compressão
eu queria descobrir o motivo da queima dela direto ja e a 5 ou 6x que troco.
Das 2 últimas vezes ainda acompanhei o serviço da retifica onde passou tudo nos testes inclusive bloco/cabeça.
Então dessa vez me aconselharam mudar a cabeça colocando outra pois ela pode ser 90% dos problemas mais estou meio assim de trocar e ainda vier dar problema novamente.
E pelo que ja andei pesquisando após a troca preciso regulamentar o motor do carro no Detran.
Ai to meio confusa.
Para trocar o cabeçote (parte de cima do motor) não altera em nada o documento, pois o cabeçote não tem numeração de identificação. Somente tem numeração de identificação no documento do carro o bloco do motor, ou seja, a parte de baixo do motor.
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Obrigado Pessoal.
Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Disponha!
E esqueci de dizer que válvula termostástica travada fechada também pode superaquecer o motor.
Tudo de bom pra você!
E esqueci de dizer que válvula termostástica travada fechada também pode superaquecer o motor.
Tudo de bom pra você!
Rodox
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
por nada!Pietra escreveu:Obrigado Pessoal.
Qualquer coisa, só publicar que estamos aqui.
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Quando abrir o motor pede pra verificar se o bloco também está plano, é algo difícil de acontecer mas mesmo de ferro fundido ele pode ter empenado.
Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Esses novos motores com bloco de alumínio tem esse perigo de empenar o bloco, e se isso acontecer é perda total no motorSCarrilho escreveu:Quando abrir o motor pede pra verificar se o bloco também está plano, é algo difícil de acontecer mas mesmo de ferro fundido ele pode ter empenado.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Quero deixar aqui uma homenagem ao motor AP, pois além de ser muito forte e resistente o seu bloco é de ferro fundido, e assim praticamente nunca vai empenar devido a superaquecimento (eu mesmo nunca vi ou ouvi falar de bloco de motor AP empenar devido a superaquecimento), coisa que motor de bloco de alumínio existe o risco.
Esta era da modernidade está tornando os motores descartáveis em caso de problemas corriqueiros como superaquecimento, que adianta o motor ser mais leve se a pessoa tem o risco maior de o bloco empenar e perder o motor.
E ainda dizem que a retífica de bloco de alumínio é mais cara que a de ferro fundido...
Viva ao motor VW AP!
Esta era da modernidade está tornando os motores descartáveis em caso de problemas corriqueiros como superaquecimento, que adianta o motor ser mais leve se a pessoa tem o risco maior de o bloco empenar e perder o motor.
E ainda dizem que a retífica de bloco de alumínio é mais cara que a de ferro fundido...
Viva ao motor VW AP!
Rodox
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Bloco de alumínio é motor descartável.
Gol Plus 1986 Cinza:
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Pode crer!bleidao escreveu:Bloco de alumínio é motor descartável.
Rodox
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Então... Bloco de ferro é raro de empenar, muito raro, mas tem casos.Rodox escreveu:Esses novos motores com bloco de alumínio tem esse perigo de empenar o bloco, e se isso acontecer é perda total no motorSCarrilho escreveu:Quando abrir o motor pede pra verificar se o bloco também está plano, é algo difícil de acontecer mas mesmo de ferro fundido ele pode ter empenado.
Já em blocos de alumínio, empena bem mais fácil... aí nesse caso tem que fazer uma plaina e dá pra usá-lo novamente. Não é perca total.
O complicado, é que se uma simples junta de cabeçote queimar, e empanar o cabeçote e o bloco, tem que desmontar todo o motor.
Mas realmente... bloco de ferro tem durabilidade bem maior que bloco de alumínio
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
João Victor AP escreveu:Então... Bloco de ferro é raro de empenar, muito raro, mas tem casos.Rodox escreveu:Esses novos motores com bloco de alumínio tem esse perigo de empenar o bloco, e se isso acontecer é perda total no motorSCarrilho escreveu:Quando abrir o motor pede pra verificar se o bloco também está plano, é algo difícil de acontecer mas mesmo de ferro fundido ele pode ter empenado.
Já em blocos de alumínio, empena bem mais fácil... aí nesse caso tem que fazer uma plaina e dá pra usá-lo novamente. Não é perca total.
O complicado, é que se uma simples junta de cabeçote queimar, e empanar o cabeçote e o bloco, tem que desmontar todo o motor.
Mas realmente... bloco de ferro tem durabilidade bem maior que bloco de alumínio
Até que ponto o empenamento permite retífica? Pois caso contra´rio teria que encamisar, o que as vezes não fica tão bom quanto um motor 0 km.
O que é mais caro numa retífica bloco de alumínio ou de ferro? É sabido que alumínio dependendo da liga dele é mais caro retificar, então nesses casos será que o custo benefício não compensaria trocar por um motor 0 km com garantia de fábrica?
Nos EUA a retífica é tão cara devido ao alto custo da mão de obra do trabalhados norte ameriano e devido a carga de impostos lá ser mais baixa nas peças e motores que é mais barato colocar um motor novo.
Vejam que um carro lá nos EUA é muito mais barato que aqui... e ainda a gasolina lá é muito mais barata que aqui. Até quando a gente vai pagar tanto imposto e subsídio ao etanol?
E ainda, tempo de carro ocupando vaga aguardando a retífica do motor na oficina pode ser dinheiro perdido para o dono da oficina e dinheiro a mais para o dono do carro a pagar.
Por fim veja o ponto de vista de um dono de Honda Fit sobre a retífica deste motor que é de alumínio... ficou caro encamisar, mas ficou bom:
"O problema na retífica de motores Honda
Muitas pessoas me falaram que em motor Honda, retífica para medidas acima de 0.25mm o motor fica um lixo. Eu achei que não fosse verdade, mas conversei com vários mecânicos, e falaram que o motor faz barulho, consome muito óleo e aumenta o consumo de combustível consideravelmente. Meu mecânico falou que faria no meu carro com medidas até 0.50mm nos pistões e virabrequim, com minha autorização e sem garantir muito que ficaria perfeito. Aceitei a proposta, mas assim que fomos tirar as medidas, o bloco estava com desgaste de 1.00mm praticamente. E por incrível que pareça, o virabrequim e as bronzinas estavam sem desgaste. Suspeito muito do aditivo de óleo que coloquei.".
"Voltando à solução para o motor, só me restou mandar encamisar. Aí o preço quase dobrou. No final, ficou em torno de R$ 6.000,00 todo o custo. Pesquisei na internet, como ficaria um motor Honda encamisado, e levei um susto com a qualidade deste serviço. Fiquei noites sem dormir imaginando se o meu ficaria assim:"
O lado bom é que eu iria usar pistões standard. Comprei pistões novos, bronzinas, todas as juntas e retentores do motor, e muitos outros itens. Coloquei um kit de embreagem novo, pois o que estava era o original e já no ferro.
Quando recebi essas fotos do encamisamento com extrema perfeição e exatamente como eu desejava que ficasse, fiquei muito aliviado e confiante.
O motor do carro ficou perfeito. Com um óleo 100% sintético 5w40, o motor está muito macio e silencioso, o giro sobe muito suave. Já amaciei e troquei o óleo com mil km. Estou chegando nos 3.000 km e até agora tudo ok com o motor.
Fonte:
https://www.flatout.com.br/project-cars ... honda-fit/
Rodox
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- João Victor AP
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Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
Beleza, amigo
Era só compartilhar minha experiência... sei que é mais caro a retífica de bloco de alumínio.
Mas o bloco do cara aí estava em um caso mais sério.
Tem sempre uma tolerância de empeno, o bloco não precisa estar 100% plano para montar. Se estiver dentro da tolerância, dá até para montar o cabeçote sim, mas já é feito a plaina no bloco para ficar garantido.
Dependendo do caso, uma simples plaina resolve. Tem blocos que não aceitam uma plaina, por ter um grande empeno, e ser necessário retirar muito material.
Era só compartilhar minha experiência... sei que é mais caro a retífica de bloco de alumínio.
Mas o bloco do cara aí estava em um caso mais sério.
Tem sempre uma tolerância de empeno, o bloco não precisa estar 100% plano para montar. Se estiver dentro da tolerância, dá até para montar o cabeçote sim, mas já é feito a plaina no bloco para ficar garantido.
Dependendo do caso, uma simples plaina resolve. Tem blocos que não aceitam uma plaina, por ter um grande empeno, e ser necessário retirar muito material.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento
O cara lá do Fit não disse que aditivo de óleo usou que causou o estrago no motor... mas disse que tinha cloro na sua composição... qual aditivo seria esse?João Victor AP escreveu:Beleza, amigo
Era só compartilhar minha experiência... sei que é mais caro a retífica de bloco de alumínio.
Mas o bloco do cara aí estava em um caso mais sério.
Tem sempre uma tolerância de empeno, o bloco não precisa estar 100% plano para montar. Se estiver dentro da tolerância, dá até para montar o cabeçote sim, mas já é feito a plaina no bloco para ficar garantido.
Dependendo do caso, uma simples plaina resolve. Tem blocos que não aceitam uma plaina, por ter um grande empeno, e ser necessário retirar muito material.
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