[Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Pietra
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Fev 2018, 12:07
Carro: Gol 1.6

[Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por Pietra »

Bom dia gente,
Estou entrando aqui para ver se alguém consegue me ajudar.
É o seguinte possuo um Gol 1.6 Motor AP que foi deixado de herança.
Mais estou com um problema constante e ninguem, absolutamente ninguem consegue resolver.
Seguinte problema:
Meu carro fica com pressões nas mangueiras quase chegando a estoura-las, levei o carro em um mecânico que apenas trocou a junta da cabeça e pronto.
O carro se comportava bem e nao abaixava mais água, mais rodou apenas 6 meses e voltou a pressão nas mangueiras.
Decidir procurar um outro mecânico que foi muito honesto e me mostrou muitas coisas que estavam erradas no carro dentre elas o sistema de agua onde estava com cor de barro nao sei se é isso mesmo.
Ele limpou tudo mandou retificar o motor e colocou um liquido rosa que ele falou que é obrigatorio a ter, como nao entendo do assunto decedir pesquisar e vi que realmente tem que ter.
Mais o carro rodou 8 meses e novamente voltou a pressão nas mangueiras retornei no mecânico que me deu a garantia e dessa vez fui ate a retifica acompanhar os trabalhos deles e a cabeça passa em todos testes.
Foi feita uma plaina e diamanta se nao me engano assim que se fala.
Usei juntas compradas numa concessionária vw e montado de novo novamente 9 meses e novamente veio a surpresas, retornei no mecânico e ele ligou pro rapaz da retifica onde foi pedido pra eu levar o carro levei o rapaz verificou tudo mediu bloco, teste de plaina e tudo mais esta ok.
A cabeça tambem esta tudo normal, porém ele disse que o problema tende a ser 90% ela e que vai ser preciso trocar ela.
Usei os parafusos de aço forjado porque me diserram que eles nao esticam como os comuns.
Mais estou com medo de trocar a cabeça e novamente vier dar o defeito.
Alguém sabe oque pode ser esse defeito que ninguem descobre ?
Dessa vez a pressão chegou a estourar a carcaça da bomba d'agua onde esta vazando agua naquele pino branco que tem nela.
E se eu trocar o cabeçote preciso procurar um despachante para mudar o numero do documento ?
Eu nao entendo muita coisa por ser Mulher mais conversando com os rapazes eu consigo pegar alguma coisa aqui ou ali.
Lembrando que o carro e para ficar na família tenho interesse de reforma-lo ate para plaxa preta pous ele é de ano 1988. Mais antes preciso resolver o eventual problema do motor.

Ha me recomendaram o site numa comunidade do facebook.
Espero conseguir alguma ajuda.
Grata.
Avatar do usuário
nilocabral
Membro
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 14 Jan 2017, 20:21
Carro: Gol 1.0

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por nilocabral »

Olha, também não sou muito experiente, mas isso tá com cara de cabeçote que realmente está com problema, mas como já passou em varias retificas e falaram que tá ok, vamos esperar os mais experientes falarem, porém, para trocar o cabeçote não altera numero no documento.
Aditivo no sistema de arrefecimento ajuda bastante, utilize também água sem sais minerais.
Nilo Cabral
Gol 1994/95 CHT 1.0
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por Rodox »

Olá,

É como o Nilo disse... isso é sintoma de cabeçote empenado e/ou junta queimada. Para saber exatamente o que é tem que fazer o teste de vazão de cilindro do vídeo, esse teste está bem descrito no vídeo abaixo.



[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]



Se não conseguir encontrar nenhum mecânico que tenha essa ótima ferramenta de diagnóstico segue abaixo alguns sintomas de junta de cabeçote queimada:

- o óleo fica da cor de café com leite (está misturando óleo com água);
- o nível do reservatório de água abaixa;
- as magueiras de água incham (devido ao excesso de pressão vindo da câmara de combustão que passa pela junta queimada para o sistema de arrefecimento);
- o motor superaquece.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Pietra
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Fev 2018, 12:07
Carro: Gol 1.6

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por Pietra »

Rodox escreveu:Olá,

É como o Nilo disse... isso é sintoma de cabeçote empenado e/ou junta queimada. Para saber exatamente o que é tem que fazer o teste de vazão de cilindro do vídeo, esse teste está bem descrito no vídeo abaixo.



[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]



Se não conseguir encontrar nenhum mecânico que tenha essa ótima ferramenta de diagnóstico segue abaixo alguns sintomas de junta de cabeçote queimada:

- o óleo fica da cor de café com leite (está misturando óleo com água);
- o nível do reservatório de água abaixa;
- as magueiras de água incham (devido ao excesso de pressão vindo da câmara de combustão que passa pela junta queimada para o sistema de arrefecimento);
- o motor superaquece.
Muito obrigado a vocês
a junta da cabeça queimada eu sei, carro abaixa agua e mangueira fica inchada devido a compressão
eu queria descobrir o motivo da queima dela direto ja e a 5 ou 6x que troco.
Das 2 últimas vezes ainda acompanhei o serviço da retifica onde passou tudo nos testes inclusive bloco/cabeça.
Então dessa vez me aconselharam mudar a cabeça colocando outra pois ela pode ser 90% dos problemas mais estou meio assim de trocar e ainda vier dar problema novamente.
E pelo que ja andei pesquisando após a troca preciso regulamentar o motor do carro no Detran.
Ai to meio confusa.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por bleidao »

Rapazz... isso parece cabeçote mesmo.

Se você trocá-lo, não será necessário mexer com documento. O único serial que importa é o do motor.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por bleidao »

Do bloco do motor, na verdade.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por Rodox »

Pietra escreveu:
Muito obrigado a vocês
a junta da cabeça queimada eu sei, carro abaixa agua e mangueira fica inchada devido a compressão
eu queria descobrir o motivo da queima dela direto ja e a 5 ou 6x que troco.
Das 2 últimas vezes ainda acompanhei o serviço da retifica onde passou tudo nos testes inclusive bloco/cabeça.
Então dessa vez me aconselharam mudar a cabeça colocando outra pois ela pode ser 90% dos problemas mais estou meio assim de trocar e ainda vier dar problema novamente.
E pelo que ja andei pesquisando após a troca preciso regulamentar o motor do carro no Detran.
Ai to meio confusa.

Para trocar o cabeçote (parte de cima do motor) não altera em nada o documento, pois o cabeçote não tem numeração de identificação. Somente tem numeração de identificação no documento do carro o bloco do motor, ou seja, a parte de baixo do motor.

O superaquecimento pode ser causado por diversos fatores como:
- magueiras d'água furada;
- cebolão do radiador defeituoso;
- bomba d'água defeituosa;
- tampa do reservatório defeituosa.

Assim qualquer um desses vazamentos/defeitos falta água no sistema ou ela ferve e o motor superaquece.
Editado pela última vez por Rodox em 26 Fev 2018, 13:45, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:
Pietra escreveu:
Muito obrigado a vocês
a junta da cabeça queimada eu sei, carro abaixa agua e mangueira fica inchada devido a compressão
eu queria descobrir o motivo da queima dela direto ja e a 5 ou 6x que troco.
Das 2 últimas vezes ainda acompanhei o serviço da retifica onde passou tudo nos testes inclusive bloco/cabeça.
Então dessa vez me aconselharam mudar a cabeça colocando outra pois ela pode ser 90% dos problemas mais estou meio assim de trocar e ainda vier dar problema novamente.
E pelo que ja andei pesquisando após a troca preciso regulamentar o motor do carro no Detran.
Ai to meio confusa.

Para trocar o cabeçote (parte de cima do motor) não altera em nada o documento, pois o cabeçote não tem numeração de identificação. Somente tem numeração de identificação no documento do carro o bloco do motor, ou seja, a parte de baixo do motor.
Não estou lembrado mas acho que cabeçote tem número de série. Mas esse número não é utilizado para identificação de partes originais do veículo no Brasil.
Pietra
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Fev 2018, 12:07
Carro: Gol 1.6

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por Pietra »

Obrigado Pessoal.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por Rodox »

Disponha! :friend:

E esqueci de dizer que válvula termostástica travada fechada também pode superaquecer o motor.

Tudo de bom pra você!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por bleidao »

Pietra escreveu:Obrigado Pessoal.
por nada!

Qualquer coisa, só publicar que estamos aqui.
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por SCarrilho »

Quando abrir o motor pede pra verificar se o bloco também está plano, é algo difícil de acontecer mas mesmo de ferro fundido ele pode ter empenado.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:Quando abrir o motor pede pra verificar se o bloco também está plano, é algo difícil de acontecer mas mesmo de ferro fundido ele pode ter empenado.
Esses novos motores com bloco de alumínio tem esse perigo de empenar o bloco, e se isso acontecer é perda total no motor :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por Rodox »

Quero deixar aqui uma homenagem ao motor AP, pois além de ser muito forte e resistente o seu bloco é de ferro fundido, e assim praticamente nunca vai empenar devido a superaquecimento (eu mesmo nunca vi ou ouvi falar de bloco de motor AP empenar devido a superaquecimento), coisa que motor de bloco de alumínio existe o risco.

Esta era da modernidade está tornando os motores descartáveis em caso de problemas corriqueiros como superaquecimento, que adianta o motor ser mais leve se a pessoa tem o risco maior de o bloco empenar e perder o motor.

E ainda dizem que a retífica de bloco de alumínio é mais cara que a de ferro fundido...

Viva ao motor VW AP! :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por bleidao »

Bloco de alumínio é motor descartável.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Bloco de alumínio é motor descartável.
Pode crer! :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:
SCarrilho escreveu:Quando abrir o motor pede pra verificar se o bloco também está plano, é algo difícil de acontecer mas mesmo de ferro fundido ele pode ter empenado.
Esses novos motores com bloco de alumínio tem esse perigo de empenar o bloco, e se isso acontecer é perda total no motor :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:
Então... Bloco de ferro é raro de empenar, muito raro, mas tem casos.

Já em blocos de alumínio, empena bem mais fácil... aí nesse caso tem que fazer uma plaina e dá pra usá-lo novamente. Não é perca total.
O complicado, é que se uma simples junta de cabeçote queimar, e empanar o cabeçote e o bloco, tem que desmontar todo o motor.

Mas realmente... bloco de ferro tem durabilidade bem maior que bloco de alumínio :good: :clapclap:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:
SCarrilho escreveu:Quando abrir o motor pede pra verificar se o bloco também está plano, é algo difícil de acontecer mas mesmo de ferro fundido ele pode ter empenado.
Esses novos motores com bloco de alumínio tem esse perigo de empenar o bloco, e se isso acontecer é perda total no motor :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:
Então... Bloco de ferro é raro de empenar, muito raro, mas tem casos.

Já em blocos de alumínio, empena bem mais fácil... aí nesse caso tem que fazer uma plaina e dá pra usá-lo novamente. Não é perca total.
O complicado, é que se uma simples junta de cabeçote queimar, e empanar o cabeçote e o bloco, tem que desmontar todo o motor.

Mas realmente... bloco de ferro tem durabilidade bem maior que bloco de alumínio :good: :clapclap:

Até que ponto o empenamento permite retífica? Pois caso contra´rio teria que encamisar, o que as vezes não fica tão bom quanto um motor 0 km.

O que é mais caro numa retífica bloco de alumínio ou de ferro? É sabido que alumínio dependendo da liga dele é mais caro retificar, então nesses casos será que o custo benefício não compensaria trocar por um motor 0 km com garantia de fábrica?

Nos EUA a retífica é tão cara devido ao alto custo da mão de obra do trabalhados norte ameriano e devido a carga de impostos lá ser mais baixa nas peças e motores que é mais barato colocar um motor novo.

Vejam que um carro lá nos EUA é muito mais barato que aqui... e ainda a gasolina lá é muito mais barata que aqui. Até quando a gente vai pagar tanto imposto e subsídio ao etanol?

E ainda, tempo de carro ocupando vaga aguardando a retífica do motor na oficina pode ser dinheiro perdido para o dono da oficina e dinheiro a mais para o dono do carro a pagar.

Por fim veja o ponto de vista de um dono de Honda Fit sobre a retífica deste motor que é de alumínio... ficou caro encamisar, mas ficou bom:

"O problema na retífica de motores Honda
Muitas pessoas me falaram que em motor Honda, retífica para medidas acima de 0.25mm o motor fica um lixo. Eu achei que não fosse verdade, mas conversei com vários mecânicos, e falaram que o motor faz barulho, consome muito óleo e aumenta o consumo de combustível consideravelmente. Meu mecânico falou que faria no meu carro com medidas até 0.50mm nos pistões e virabrequim, com minha autorização e sem garantir muito que ficaria perfeito. Aceitei a proposta, mas assim que fomos tirar as medidas, o bloco estava com desgaste de 1.00mm praticamente. E por incrível que pareça, o virabrequim e as bronzinas estavam sem desgaste. Suspeito muito do aditivo de óleo que coloquei.".


"Voltando à solução para o motor, só me restou mandar encamisar. Aí o preço quase dobrou. No final, ficou em torno de R$ 6.000,00 todo o custo. Pesquisei na internet, como ficaria um motor Honda encamisado, e levei um susto com a qualidade deste serviço. Fiquei noites sem dormir imaginando se o meu ficaria assim:"

Imagem

O lado bom é que eu iria usar pistões standard. Comprei pistões novos, bronzinas, todas as juntas e retentores do motor, e muitos outros itens. Coloquei um kit de embreagem novo, pois o que estava era o original e já no ferro.

Quando recebi essas fotos do encamisamento com extrema perfeição e exatamente como eu desejava que ficasse, fiquei muito aliviado e confiante.


Imagem

O motor do carro ficou perfeito. Com um óleo 100% sintético 5w40, o motor está muito macio e silencioso, o giro sobe muito suave. Já amaciei e troquei o óleo com mil km. Estou chegando nos 3.000 km e até agora tudo ok com o motor.


Fonte:

https://www.flatout.com.br/project-cars ... honda-fit/
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por João Victor AP »

Beleza, amigo :good:
Era só compartilhar minha experiência... sei que é mais caro a retífica de bloco de alumínio.

Mas o bloco do cara aí estava em um caso mais sério. :OO
Tem sempre uma tolerância de empeno, o bloco não precisa estar 100% plano para montar. Se estiver dentro da tolerância, dá até para montar o cabeçote sim, mas já é feito a plaina no bloco para ficar garantido.
Dependendo do caso, uma simples plaina resolve. Tem blocos que não aceitam uma plaina, por ter um grande empeno, e ser necessário retirar muito material.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Meu Sistema Arrefecimento

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Beleza, amigo :good:
Era só compartilhar minha experiência... sei que é mais caro a retífica de bloco de alumínio.

Mas o bloco do cara aí estava em um caso mais sério. :OO
Tem sempre uma tolerância de empeno, o bloco não precisa estar 100% plano para montar. Se estiver dentro da tolerância, dá até para montar o cabeçote sim, mas já é feito a plaina no bloco para ficar garantido.
Dependendo do caso, uma simples plaina resolve. Tem blocos que não aceitam uma plaina, por ter um grande empeno, e ser necessário retirar muito material.
O cara lá do Fit não disse que aditivo de óleo usou que causou o estrago no motor... mas disse que tinha cloro na sua composição... qual aditivo seria esse?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”