Biela de 159 no lugar da 144 alguem ja fez?

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
MRBAraujo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 11 Nov 2016, 09:43
Carro: -----

Biela de 159 no lugar da 144 alguem ja fez?

Mensagem por MRBAraujo »

Alguem ja colocou biela de 159 no lugar da 144?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Biela de 159 no lugar da 144 alguem ja fez?

Mensagem por João Victor AP »

MRBAraujo escreveu:Alguem ja colocou biela de 159 no lugar da 144?
Cara, Biela de 159mm é para AP de Bloco Alto e Fluxo Cruzado mano !

AP comum usa biela de 144mm, essa biela é 15mm maiores, ou seja, o pistão original vai ficar muito para fora do bloco.
E então se quiser utilizar mesmo assim, deverá estudar o uso de um Pistão mais baixo, para usar no seu AP.
MRBAraujo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 11 Nov 2016, 09:43
Carro: -----

Re: Biela de 159 no lugar da 144 alguem ja fez?

Mensagem por MRBAraujo »

Amigo eu ja estou estudando pistao. mas alguem ja fez de usar biela de 159 no lugar da 144?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Biela de 159 no lugar da 144 alguem ja fez?

Mensagem por Rodox »

Acho que pra poder fazer isso tem que trocar o virabrequim, pois por exemplo para transformar um 1.6AP em 1.8AP se tem que trocar o virabrequim, pois mudando a biela o pistão atinge as válvulas.
Editado pela última vez por Rodox em 12 Nov 2016, 12:20, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
MRBAraujo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 11 Nov 2016, 09:43
Carro: -----

Re: Biela de 159 no lugar da 144 alguem ja fez?

Mensagem por MRBAraujo »

Rodox estou pensando em usar no AP 1600 trocando so os pistoes pois vi que tem pistao com mesmo diametro do AP 1600 so que com altura menor
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Biela de 159 no lugar da 144 alguem ja fez?

Mensagem por Rodox »

Alterando a cilindrada de seu AP

Todos os motores AP utilizam bielas com comprimento "centro a centro" de 144 mm. Por isto mesmo, os pistões dos motores 1.6 e 1.8, apesar de terem o mesmo diâmetro, possuem diferentes alturas de compressão (distância entre o centro do pino até o topo do pistão), sendo o pistão dos motores 1.6 mais alto do que o dos motores 1.8, que por sua vez é mais alto que o dos motores 2.0. Lembrando que esta diferença não tem nada a ver com diferenças na taxa de compressão, que neste motor também é definida pelo modelo do pistão utilizado, com suas diferentes "cavas" (ou ausência desta).

Alterando a cilindrada
Para alterar a cilindrada de um motor AP, é necessário saber alguns pontos básicos:
* Todos motores AP 1.6 e 1.8 usam o mesmo bloco. O bloco utilizado na versão 2.0 é ligeiramente diferente, para acomodar o virabrequim com mais curso.
* Todos motores AP, de qualquer cilindrada, usam bielas de 144 mms.

1.6 para 1.8
Para transformar um motor AP de 1.6 para 1.8, é necessário trocar o virabrequim e os pistões (apesar de terem o mesmo diâmetro, os pistões possuem altura de compressão diferente, sendo os de 1.8 mais baixos para compensar o maior curso do virabrequim).

1.6 ou 1.8 para 2.0
Para transformar um motor AP 1.6 ou 1.8 para 2.0, outros passos são necessários. Como eu disse a pouco, o bloco dos motores AP 2.0 é ligeiramente diferente para acomodar o virabrequim com maior curso, então a princípio não seria possível montar este virabrequim nos blocos 1.6/1.8. Porém, com um pequeno retrabalho com esmerilhadeira na área de fixação da bomba de óleo, é possível instalar o virabrequim do motor 2.0 nestes blocos, através da remoção de alguns mm de material neste local, possibilitando ao conjunto virabrequim/bielas girar livremente. Além desta alteração, é óbvio que também é necessária a troca do virabrequim, a compra de novos pistões (diferentes em altura de compressão e diâmetro), e retífica do bloco para acomodar estes novos pistões. Mas nem sempre esta modificação é viavel, deve-se analizar bem se vale a pena o investimento, pois se forem usadas bielas forjadas e nao as originais (que não é recomendado nessa alteração) é preciso retirar muito mais material em outros locais do bloco que pode torna-lo fragil, para essa alteração eu recomendaria a compra de um bloco 2.0 "real" para nao se encomodar mais tarde. fique atento tambem a os agregados dos blocos que podem variar entre eles como os distribuidores, os de 1.6 e 1.8 nao cabem no 2.0 e vice-versa.

1.9
Uma alteração bastante usada por preparadores conhecida como "milenove" ou 1.9 que consiste um usar pistões da versão 2.0 com o virabrequim da versão 1.8. Essa alteração tem uma caracteristica de baixai bastante a taxa de compressão do motor as vezes desejada quando se vai usar um turbo, quando não é tão desejada assim pode-se usar pistões do modelo a alcool.


Fonte:
http://lucianopreparacao.blogspot.com.b ... eu-ap.html
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Biela de 159 no lugar da 144 alguem ja fez?

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:Acho que pra poder fazer isso tem que trocar o virabrequim, pois por exemplo para transformar um 1.6AP em 1.8AP se tem que trocar o virabrequim, pois mudando só a biela o pistão atinge as válvulas.
Trocar Virabrequim para colocar biela 159mm de AP de Bloco Alto ????
Não precisa trocar virabrequim não mano !
O cara quer colocar biela maior, e não transformar AP 1.6 em 1.8 ou 1.9 !

O cara quer colocar biela de 159mm no AP 1.6, ele já é o virabrequim com o menor curso dos AP's !
Se colocar outro Virabrequim com maior curso, o pistão nem vai entrar no bloco com essa biela 159 AP Bloco Alto, que é 15mm maior em relação a biela usada no AP comum, que usa biela de 144mm !
Tem que estudar um pistão menor para colocar com biela de 159mm no virabrequim de AP 1.6 !

Como ele quer um AP 1.6 + Biela 159mm, o jeito é procurar um pistão que seja mais baixo, o que na minha opinião vai ser difícil !
Eu já compraria logo um Kit de bielas originais 144mm. E se a intenção é montar um carro preparado eu iria optar pelo Kit de Bielas Forjadas da SPA de bielas 144mm Forjadas, sem medo de ser feliz :D !
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Biela de 159 no lugar da 144 alguem ja fez?

Mensagem por João Victor AP »

MRBAraujo escreveu:Rodox estou pensando em usar no AP 1600 trocando so os pistoes pois vi que tem pistao com mesmo diametro do AP 1600 so que com altura menor
Isso !
Se você tem um AP 1.6, com bielas de 144mm, e quer colocar essas bielas aí de 159mm (que saiu só no AP de Bloco Alto) no AP do Gol, só se colocar um pistão que tenha uma altura menor !
Virabrequim do 1.6 já é o menor dos AP's !

Mas não vejo necessidade em colocar biela de Golf !
Fica meio complicado colocar, precisa de estudar um pistão menor, vai ser necessário adaptações !
Se quer bielas mais resistentes, na minha opinião é bem melhor, usar bielas de 144mm forjadas, que são resistentes, e para colocar elas são simples, pois são do mesmo tamanho das originais Volkswagen !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Biela de 159 no lugar da 144 alguem ja fez?

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:Acho que pra poder fazer isso tem que trocar o virabrequim, pois por exemplo para transformar um 1.6AP em 1.8AP se tem que trocar o virabrequim, pois mudando só a biela o pistão atinge as válvulas.
Trocar Virabrequim para colocar biela 159mm de AP de Bloco Alto ????
João,
Me expressei errado. .. quis dizer que ao invés de trocar biela para 159mm ele deveria era transformar o 1.6AP em 1.8AP, pois assim que são as transformações consagradas de AP.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Biela de 159 no lugar da 144 alguem ja fez?

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:
João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:Acho que pra poder fazer isso tem que trocar o virabrequim, pois por exemplo para transformar um 1.6AP em 1.8AP se tem que trocar o virabrequim, pois mudando só a biela o pistão atinge as válvulas.
Trocar Virabrequim para colocar biela 159mm de AP de Bloco Alto ????
João,
Me expressei errado. .. quis dizer que ao invés de trocar biela para 159mm ele deveria era transformar o 1.6AP em 1.8AP, pois assim que são as transformações consagradas de AP.
Opa aí sim mano :good: :D

Transformar o AP 1.6 para 1.8 é um excelente investimento, pra fazer isso é só trocar os pistões (mesmo diâmetro só que mais baixo) e virabrequim (maior curso).
Ou já aproveita que vai comprar pistões novos, e já compra os pistões da AFP / IAPEL próprios para 1.9, e monta logo o 1.9, hehehe.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”