[Dúvida] Mangueira estourou

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Falken
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 20 Jan 2016, 08:43
Carro: Gol CL 1.6 CHT

[Dúvida] Mangueira estourou

Mensagem por Falken »

Fala galera, tudo bem com vocês?

Semana passada fiz a "arte" de viajar 150km com meu Gol 93 com a maioria das coisas revisadas.
Na ida, eu parei 2x, checando o arrefecimento, que passou do normal, mas até aí, tudo bem.
Na volta, quase em casa (faltando uns 20 km) estourou uma mangueira (aquela que sai do motor para o reservatório) e vazou a água.
Ainda bem que eu levei 4 litros de água comigo por precaução (hehehe).
Cortei a mangueira e reconectei no reservatório. Funcionou até chegar em casa.

O que me recomendam?
Estava pensando em mandar limpar na casa de radiadores o mesmo e trocar todo conjunto de mangueiras, bem como por aditivo + 30% de água (é o que diz o manual).

Gostaria da opinião dos amigos. Abraço!
Gol CL 1.6 cht 93, Azul Celeste
Primeiro Carro - Em construção!
Avatar do usuário
Marcelo G. Pereira
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Set 2015, 20:31
Carro: Gol Copa 1.6 94 Prat
Localização: Belo Horizonte

Re: [Dúvida] Mangueira estourou

Mensagem por Marcelo G. Pereira »

Cara... tem que tomar muito cuidado com esses aditivos principalmente por causa dos nossos golzinhos serem mais idosos kkk

O motor do meu gol vai fazer 1000 km agora depois da retífica completa que mandei fazer e quando eu fui pegar o carro na oficina eu questionei sobre esse aditivo com o mecânico que me orientou a não colocar pois as mangueiras e a bomba d'água estão muito usadas e poderiam vazar...

Quando comprei o Corolla da minha esposa o antigo dono não usava aditivo e então eu cai na bobagem de usar o aditivo... depois de uns 4 ou 5 mêses começou a vazar água por todo lado pela junta do cabeçote.

Particularmente acho que aditivos devem ser usados somente se o carro for novo e sempre usou desde fábrica.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Mangueira estourou

Mensagem por Rodox »

O meu quando estourou uma mangueira de água acabou queimando a junta de cabeçote e Empenou o cabeçote.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Mangueira estourou

Mensagem por bleidao »

Ele chegou a superaquecer (ferver)?
Avatar do usuário
Falken
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 20 Jan 2016, 08:43
Carro: Gol CL 1.6 CHT

Re: [Dúvida] Mangueira estourou

Mensagem por Falken »

Obrigado pelas respostas, pessoal.
Meu tio que é mecânico falou sobre os selos, na mesma linha de pensamento de vcs.
To com medão de por aditivo.

bleidao escreveu:Ele chegou a superaquecer (ferver)?
Amigo bleidao, não!(eu acho)
Eu parei imediatamente quando vi que superaquecer.
Logo que ele vazou toda a água (secou completo), um amigo tava atrás e mandou eu parar. Isso não deu nem 1 minuto, só o tempo de achar um refúgio na BR.
Espero não ter danificado nada no motor.

Depois do susto ...
Eu cortei e emendei a mangueira e segui viagem bem devagar. Não vi diferença nenhuma e a temperatura veio na média do ponteiro.

Obs.: Depois de tudo isso, logo em casa, um filho da p* bêbado ingressou (não me viu) na via e eu n consegui frear, resultando eu engavetado, com o carro batido na frente e na traseira (maior zica).
O gol tá na chapeação, dps vou conferir se ta tudo OK de mecânica. :choro:
Gol CL 1.6 cht 93, Azul Celeste
Primeiro Carro - Em construção!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Dúvida] Mangueira estourou

Mensagem por bleidao »

Que zica hein!!!

Mas vai dar tudo certo!

Quanto ao motor, fica ligado na temperatura e sempre confere se não está misturando água no óleo. Quando acontece isso e a pessoa não vê, costuma queimar a junta do cabeçote. Como você disse que logo que percebeu já parou, então creio que esteja tudo certo. Quando puder, troca as mangueiras por mangueiras novas. Quando as antigas chegam a estourar, é porque já passou da hora.

Abraço!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Mangueira estourou

Mensagem por Rodox »

Que pena!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Re: [Dúvida] Mangueira estourou

Mensagem por Fets »

Ressucitando o tópico e a minha aparição por aqui (salve Fábio) venho com minha humilde opinião.

Minha experiência se baseia desde minha parati 91 que algum filho de satanás levou, meu gol bolinha 1.6, meu palio hlx 1.8 e todos os carros que eu cuido e cuidei, visto que no ano de 2015 eu passei pela desagradável experiência de trabalhar como mecânico numa oficina credenciada Porto Seguro aqui em São Paulo, e o que tenho a dizer sobre o assunto:
Primeiro que eu não acredito nessa conversinha de que foi o aditivo que fez o sistema vazar, furar mangueiras, e tudo o mais. O aditivo não é o vilão, é a vacina, a sua função é prevenir corrosão das partes metálicas (SEMPRE), elevar o ponto de ebulição (útil no Brasil) e abaixar o ponto de congelamento (Inútil no Brasil).

Nunca que o aditivo vai "terminar de estragar" o sistema do carro. Se após a adição de aditivo o carro começou a vazar por algum cantinho, é porquê aquele ponto ja estava nas últimas, e pode procurar que existem mais pontos como esse.

Ainda que o aditivo fizesse algum mal, deixar sem ele faria mais ainda pois naturalmente a água vai corroendo o bloco e sem aditivo também vai vazar cedo ou tarde. Os gols quadrados já tem todos pelo menos 20 anos de idade (considerando os últimos 1996) e temos que aceitar o fato que todos eles já vem com vários pontinhos prestes a dar problema, como por exemplo essa parte do arrefecimento.

Pra cuidar bem do bixinho é deixar então o sistema sempre limpo com aditivo de qualidade:

1 - Limpe bem todo o sistema com enxágues (igual os caras fazem no youtube sabe, drena água, enche denovo, deixa motor aquecer, drena denovo) - Faça isso entre 4 e 5 vezes, não esquecendo de deixar o ar quente acionado pra limpar por dentro;

2 - Se quizer ser mais caprichoso, compre um limpa radiador bom (e por consequência caro), aplique no reservatório, deixe esquentar e faça denovo os 5 enxágues com água;

3 - Troque todas as mangueiras do arrefecimento, se houver (como nos AP) troque também o cano de ferro que passa perto do distribuidor, não reclame do valor, o total de mangueiras vai dar menos de 200 reais e vai durar muitos anos;

4 - Troque também a bomba de água pela melhor que você puder comprar (se a água está barrenta a bomba também ja não deve estar lá essas coisas;

5 - Complete o sistema com aditivo na proporção recomendada (geralmente é meio a meio), lembrando que o AP possui 5 litros de arrefecimento, então vai 2 garrafas e meia (denovo, nada de ser mão de vaca e comprar só 2 garrafas);

6 - Uma tampa nova do reservatório vem a calhar também, como vc pagou caro no aditivo não vai querer perder ele porquê vazou pela tampa.


Se a grana estiver apertada, podes pular a troca da bomba de água e andar no modo "até onde guentar" com a bomba que está no carro, ou ainda caso já tenha trocado recentemente.

Sobre os aditivos, o inmetro publicou também um material (link abaixo) onde na página 12 constam as marcas conformes e não conformes. Eu adicionaria à essa lista o aditivo da Valvoline (líquido rosa) e também o AcDelco (original chevrolet), ambos não foram testados e são muito bons. O Paraflu (original Fiat) também é ótimo, mas recentemente a petronas mudou o nome dele para "Petronas Coolant", mas é o mesmo líquido.

http://xa.yimg.com/kq/groups/20007123/8 ... adores.pdf

Se após todo esse trato aparecer vazamento, volto com os dizeres, o carro tem seus 20 aninhos ou mais, manutenções vão aparecer, é um ponto crítico mas a única maneira de evitar é cuidar como podemos do nosso querido carro.

Só pra constar: é a minha opinião, cada um tem o direito de achar o que quizer, que não deve usar aditivo ou que deve usar suco de banana, o importante é compartilharmos informações. :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo:
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Avatar do usuário
Falken
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 20 Jan 2016, 08:43
Carro: Gol CL 1.6 CHT

Re: [Dúvida] Mangueira estourou

Mensagem por Falken »

@Fets
Grande Fets. Obrigado pela sua opinião. Li atenciosamente. É sempre bom ouvir quem é mais experiente.

Então, no meu caso: Ele estava com água, fiz a lavagem e botei aditivo. Aí fui viajar e deu esse "crepe".
Quando cheguei na praia (na ida), notei que a água já estava barrenta, bem marrom, já não estava na cor do aditivo.
Na volta estourou a mangueira e jorrou tudo. :c

Esses dias (está parado na chapeação), liguei e notei que a água está de novo barrenta (agora com água pura, pq eu n vou por aditivo e jogar tudo fora kkk).
Então, desmontei as mangueiras, tirei o radiador do lugar.
Assim que terminar a chapeação vou trocar: Reservatório (que está PAVOROSO de barro dentro, vou fotografar e mostrar pros amigos) e Kit de mangueiras.

Os amigos sugerem trocar: O radiador, a bomba de água e aquele caninho que recebe a água (esse meu tio queria trocar, mas n está podre)?

Não costumo viajar com o carro, mas o sistema de arrefecimento é um "TOC" que tenho, fico toda hora olhando no ponteiro kkkkkkk.

Abraços. :bb:
Gol CL 1.6 cht 93, Azul Celeste
Primeiro Carro - Em construção!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Dúvida] Mangueira estourou

Mensagem por Rodox »

O meu já troquei tudo... radiador, bomba d'água, reservatória de expansão, tampa do reservatório, mangueiras e o duto d'água.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”