Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
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- Hudsonmatos1985
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Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Boa tarde Galera,
Me chamo Hudson e tenho 32 anos.
Após longos 2 anos a procura, adquiri em Dezembro/2017 Meu Voyage!
Ele é 93/93 Branco com motor AP 1.6. Com 60% de pintura original ainda. Apenas a lateral esquerda foi repintada devido a 02 batidas bem leves. Este carro está atualmente com 74.500Km rodados e condiz muito com a conservação externa e interna do carro. Sou o terceiro dono. A primeira foi uma senhora que ficou com o carro de 1993 até 2015 e o conservou como nunca havia visto (com grande histórico das revisões feitas). o segundo dono ficou apenas 2 anos e pouco rodava devido a rotina (falta de tempo). Desde que peguei, revisei alguns itens básico de motor (mangueiras, correias, bomba de combustível e regulagem de carburador), coloquei farol de neblina e desmontei algumas partes para aplicar anti-rust.
Apesar de gostar demais de originalidade, decidi fazer algumas alterações para ter conforto, principalmente o Ar condicionado, pois em Salvador-Ba faz muito calor. Comprei Ar condicionado, Direção hidráulica e Injeção eletrônica de um Santana 2.0 2002.
Estou fazendo quase tudo sozinho em casa.
Já coloquei a direção hidráulica para funcionar e ficou show, muito leve.
Próxima etapa é o ar condicionado! estou estudando como irei colocar o núcleo evaporador dentro da caixa original dele (talvez tenha que aprofundar mais para baixo para caber), pois não quero usar caixa evaporadora universal (para não perder a função dos controles do painel) e também porque a caixa do GTI é extremamente cara.
Depois é a vez da injeção, que também tem seus desafios, principalmente a bomba elétrica.
Hoje minhas dificuldades são 02:
- Freio traseiro não funciona bem! Já substituir os burrinhos (cilindros), mangueiras e óleo de freio. As lonas e tambor estão semi novos. O freio de estacionamento funciona muito bem, mas no pedal.... Pode pisar no freio com toda força! as rodas da frente travam, porem as traseiras não quase não surtem efeito.
- Carburador, estão com todos os componentes originais e de acordo com as tabelas da weber (gicles, venturis,...), porem não ultrapassa 130Km/h. Já destravei o segundo estagio e a capsula está acionando. Quando chega a 110Km/h, o ruido do motor aumenta (como se estivesse forçando) e o consumo aumenta muito e não rende mais que 130km/h. Além disso, na transição de marcha lenta para aceleração, ele falha.
Voltando ao objetivo, é um carro maravilhoso e cada dia que faço alguma coisa passo a gostar mais dele.
Me chamo Hudson e tenho 32 anos.
Após longos 2 anos a procura, adquiri em Dezembro/2017 Meu Voyage!
Ele é 93/93 Branco com motor AP 1.6. Com 60% de pintura original ainda. Apenas a lateral esquerda foi repintada devido a 02 batidas bem leves. Este carro está atualmente com 74.500Km rodados e condiz muito com a conservação externa e interna do carro. Sou o terceiro dono. A primeira foi uma senhora que ficou com o carro de 1993 até 2015 e o conservou como nunca havia visto (com grande histórico das revisões feitas). o segundo dono ficou apenas 2 anos e pouco rodava devido a rotina (falta de tempo). Desde que peguei, revisei alguns itens básico de motor (mangueiras, correias, bomba de combustível e regulagem de carburador), coloquei farol de neblina e desmontei algumas partes para aplicar anti-rust.
Apesar de gostar demais de originalidade, decidi fazer algumas alterações para ter conforto, principalmente o Ar condicionado, pois em Salvador-Ba faz muito calor. Comprei Ar condicionado, Direção hidráulica e Injeção eletrônica de um Santana 2.0 2002.
Estou fazendo quase tudo sozinho em casa.
Já coloquei a direção hidráulica para funcionar e ficou show, muito leve.
Próxima etapa é o ar condicionado! estou estudando como irei colocar o núcleo evaporador dentro da caixa original dele (talvez tenha que aprofundar mais para baixo para caber), pois não quero usar caixa evaporadora universal (para não perder a função dos controles do painel) e também porque a caixa do GTI é extremamente cara.
Depois é a vez da injeção, que também tem seus desafios, principalmente a bomba elétrica.
Hoje minhas dificuldades são 02:
- Freio traseiro não funciona bem! Já substituir os burrinhos (cilindros), mangueiras e óleo de freio. As lonas e tambor estão semi novos. O freio de estacionamento funciona muito bem, mas no pedal.... Pode pisar no freio com toda força! as rodas da frente travam, porem as traseiras não quase não surtem efeito.
- Carburador, estão com todos os componentes originais e de acordo com as tabelas da weber (gicles, venturis,...), porem não ultrapassa 130Km/h. Já destravei o segundo estagio e a capsula está acionando. Quando chega a 110Km/h, o ruido do motor aumenta (como se estivesse forçando) e o consumo aumenta muito e não rende mais que 130km/h. Além disso, na transição de marcha lenta para aceleração, ele falha.
Voltando ao objetivo, é um carro maravilhoso e cada dia que faço alguma coisa passo a gostar mais dele.
Jesus é o nosso Rei!
Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
a) quanto a freio meu palpite seria o cilindro mestre que está com problemas.
b) quanto a não atingir a velocidade final pode ser:
- como era de uma senhora, ela nunca passava dos 80 km/h kkkkkkkkkkkk o carro deve estar amarrado. Tacalhe o pau que ele vai começar a ganha fólego
- verifique a compressão dos cilindros, pois se tiver ruim o motor perde potência;
- o cabo do acelerador está mal esticado... com o pedal do acelerador totalmente acionado peça pra alguém ver se a borboleta do carburador está totalmente aberta;
- os freios podem estrar travando e então o motor não atinge a velocidade máxima, se isso ocorrer as rodas com problema esquentam.
b) quanto a não atingir a velocidade final pode ser:
- como era de uma senhora, ela nunca passava dos 80 km/h kkkkkkkkkkkk o carro deve estar amarrado. Tacalhe o pau que ele vai começar a ganha fólego
- verifique a compressão dos cilindros, pois se tiver ruim o motor perde potência;
- o cabo do acelerador está mal esticado... com o pedal do acelerador totalmente acionado peça pra alguém ver se a borboleta do carburador está totalmente aberta;
- os freios podem estrar travando e então o motor não atinge a velocidade máxima, se isso ocorrer as rodas com problema esquentam.
Editado pela última vez por Rodox em 23 Mai 2018, 13:17, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Faltou eu diz que catalizador tem uma vida útil de em média uns 80.000 km, então após isso ele entope e tira a potência do motor... verifique esse item com urgência!
E a propósito faça uma revisão em todo o sistema de ignição (velas, cabos de vela, rotor do distribuidor e tampa do distribuidor), se alguma peça estiver ruim troque. E regule o ponto de ignição... use o valor especificado no manual do proprietário, ou se você não tiver mais o manual do proprietário consulte uma tabela de ponto como a do link abaixo:
http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela ... -ponto.pdf
E a propósito faça uma revisão em todo o sistema de ignição (velas, cabos de vela, rotor do distribuidor e tampa do distribuidor), se alguma peça estiver ruim troque. E regule o ponto de ignição... use o valor especificado no manual do proprietário, ou se você não tiver mais o manual do proprietário consulte uma tabela de ponto como a do link abaixo:
http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela ... -ponto.pdf
Rodox
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- Hudsonmatos1985
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Destes itens q citou, só faltou checar a compressão dos cilindros. Quando for colocar a injeção, vou lapidar as sedes de válvulas.
Freios estão livres, e por eliminação falta só o cilindro mestre.
O catalisador não sei como identificar se está ruim.
A cerca de 2 a 3mil RPM ele muda o som do carro (fica meio roco).
Freios estão livres, e por eliminação falta só o cilindro mestre.
O catalisador não sei como identificar se está ruim.
A cerca de 2 a 3mil RPM ele muda o som do carro (fica meio roco).
Jesus é o nosso Rei!
Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Tem dois vídeos abaixo que explicam como se sabe:Hudsonmatos1985 escreveu:Destes itens q citou, só faltou checar a compressão dos cilindros. Quando for colocar a injeção, vou lapidar as sedes de válvulas.
Freios estão livres, e por eliminação falta só o cilindro mestre.
O catalisador não sei como identificar se está ruim.
A cerca de 2 a 3mil RPM ele muda o som do carro (fica meio roco).
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_PspyVN2k38[/BBvideo]
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Gan1gUvYbtM[/BBvideo]
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Bom dia,
Obrigado! Vou fazer esses testes.
Obrigado! Vou fazer esses testes.
Jesus é o nosso Rei!
Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Bom dia!
Disponha!
Disponha!
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Veja mais dicas sobre catalizador:
"Principais sintomas de problemas no catalisador:
O carro não anda o que deveria quando se pisa no acelerador;
Aumento de consumo de combustível
Aumento da rotação do motor quando em marcha lenta
Se o catalisador estiver totalmente entupido, o motor pode parar de funcionar depois de alguns minutos por causa do aumento da contrapressão no escapamento".
Fonte:
http://motorsa.com.br/como-funciona-o-catalisador/
"Principais sintomas de problemas no catalisador:
O carro não anda o que deveria quando se pisa no acelerador;
Aumento de consumo de combustível
Aumento da rotação do motor quando em marcha lenta
Se o catalisador estiver totalmente entupido, o motor pode parar de funcionar depois de alguns minutos por causa do aumento da contrapressão no escapamento".
Fonte:
http://motorsa.com.br/como-funciona-o-catalisador/
Editado pela última vez por Rodox em 24 Mai 2018, 09:53, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
"TESTE DE CATALIZADOR
TCE-500
O TCE-500 foi desenvolvido para diagnosticar a obstrução do
no sistema de escape e catalisador.
Muitas vezes o veículo apresenta perda de potência, mesmo
sendo feita a limpeza dos bicos injetores, e não constatada falha no
sistema eletrônico. Com este equipamento o mecânico evita muito
trabalho, e em apenas alguns segundos é possível diagnosticar o
problema de entupimento do escapamento e do catalisador no
veículo, sendo o TCE-500 ligado no local da sonda lambda".
Fonte:
http://www.planatc.com.br/config/templa ... MN1711.pdf
TCE-500
O TCE-500 foi desenvolvido para diagnosticar a obstrução do
no sistema de escape e catalisador.
Muitas vezes o veículo apresenta perda de potência, mesmo
sendo feita a limpeza dos bicos injetores, e não constatada falha no
sistema eletrônico. Com este equipamento o mecânico evita muito
trabalho, e em apenas alguns segundos é possível diagnosticar o
problema de entupimento do escapamento e do catalisador no
veículo, sendo o TCE-500 ligado no local da sonda lambda".
Fonte:
http://www.planatc.com.br/config/templa ... MN1711.pdf
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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- João Victor AP
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
O problema no freio é estranho.
A única variável que sobrou foi o cilindro mestre, mas ao mesmo tempo se ele estivesse com problemas, as rodas dianteiras não iriam funcionar de forma correta.
Lembrando que as rodas traseiras possuem uma regulagem de freio.
Já a falta de desempenho aparenta ser problema na carburação.
A única variável que sobrou foi o cilindro mestre, mas ao mesmo tempo se ele estivesse com problemas, as rodas dianteiras não iriam funcionar de forma correta.
Lembrando que as rodas traseiras possuem uma regulagem de freio.
Já a falta de desempenho aparenta ser problema na carburação.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- Hudsonmatos1985
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Olá galera.
Novidades sobre o desempenho.
Levei para meu pai analisar, já que ele tem mais habilidade q eu. Detectamos q o distribuidor estava atrasado e que a abertura das velas estavam muito fechadas. Calibramos com a lâmina 90 (acredito ser 0,90mm). O desempenho do carro mudou muito. Hj já passa dos 140km/h. O carburador, apesar da limpeza segue falhando na passagem de marcha lenta para aceleração. Meu pai disse que é a agulha de mistura de ar. Como já estou prestes a instalar a injeção eletrônica, não me preocuparei com isso.
Novidades sobre o desempenho.
Levei para meu pai analisar, já que ele tem mais habilidade q eu. Detectamos q o distribuidor estava atrasado e que a abertura das velas estavam muito fechadas. Calibramos com a lâmina 90 (acredito ser 0,90mm). O desempenho do carro mudou muito. Hj já passa dos 140km/h. O carburador, apesar da limpeza segue falhando na passagem de marcha lenta para aceleração. Meu pai disse que é a agulha de mistura de ar. Como já estou prestes a instalar a injeção eletrônica, não me preocuparei com isso.
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- Hudsonmatos1985
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Ola galera, Noticias sobre o falhamento do carburador...
Ontem a noite, estava coletando algumas medidas para fabricar os suportes do condensador do ar condicionado, e percebi que havia uma mangueira solta no filtro de gases do tanque (Provavelmente desde que instalei a D.H.).
Após reconectar, funcionei o carro e consegui regular a marcha lenta.
Hoje pela manhã testei o carro e o falhamento na transição da marcha-lenta para aceleração também foi normalizado.
Ontem a noite, estava coletando algumas medidas para fabricar os suportes do condensador do ar condicionado, e percebi que havia uma mangueira solta no filtro de gases do tanque (Provavelmente desde que instalei a D.H.).
Após reconectar, funcionei o carro e consegui regular a marcha lenta.
Hoje pela manhã testei o carro e o falhamento na transição da marcha-lenta para aceleração também foi normalizado.
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Maravilha!Hudsonmatos1985 escreveu:Ola galera, Noticias sobre o falhamento do carburador...
Ontem a noite, estava coletando algumas medidas para fabricar os suportes do condensador do ar condicionado, e percebi que havia uma mangueira solta no filtro de gases do tanque (Provavelmente desde que instalei a D.H.).
Após reconectar, funcionei o carro e consegui regular a marcha lenta.
Hoje pela manhã testei o carro e o falhamento na transição da marcha-lenta para aceleração também foi normalizado.
Quem foi que fechou a folga das velas? A folga ideal é de 0,8mm.
Rodox
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- Hudsonmatos1985
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
As velas que estão nele é GM (o dono anterior que colocou, mas são novas). Meu pai reabriu e ajustou com a lamina 90 (acredito que seja 0,9mm). O carro está show! Bastante torque e chegando a 140km/h com facilidade.
Agora falta só o freio. Espero ter tempo para resolver isso neste final de semana.
Obrigado a todos.
O novo desafio agora é o ar condicionado.
Estou confeccionando os suportes do condensador e na sequencia será a vez de modificar a caixa de ventilação para caber a evaporadora do Santana 2001.
Agora falta só o freio. Espero ter tempo para resolver isso neste final de semana.
Obrigado a todos.
O novo desafio agora é o ar condicionado.
Estou confeccionando os suportes do condensador e na sequencia será a vez de modificar a caixa de ventilação para caber a evaporadora do Santana 2001.
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- Contato:
Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Seja bem vindo ao fórum, Hudson!
No que precisar, estamos sempre por aqui.
Quando puder, posta umas fotos da criança aí pra nós.
No que precisar, estamos sempre por aqui.
Quando puder, posta umas fotos da criança aí pra nós.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Eu consigo postar fotos direto do PC? Pelo que observei e tentei, parece que somente por link da web...
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
Eu uso o Google Fotos... veja a foto que eu tirei e deixei nele hospedado:
Rodox
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- Hudsonmatos1985
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
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- Hudsonmatos1985
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Re: Apresentação - Voyage CL 93/93 Branco
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